Pokémon TCG - Conhecendo os Torneios Online e a LOTP - Pokémon Blast News

Novidades

Ad superior

10/12/2021

Pokémon TCG - Conhecendo os Torneios Online e a LOTP

Pokémon TCG Céus em Evolução

Há pouco mais de um mês, a PBN publicou uma matéria apresentando aos leitores a Limitless Online Tournament Platform (LOTP), mais conhecida como Limitless*, que é atualmente a principal plataforma de torneios online de Pokémon TCG.

No entanto, levando em conta que apenas recentemente o Pokémon TCG Online assumiu o protagonismo do cenário competitivo (em resposta à pandemia), muitas pessoas ainda não conhecem a Limitless ou possuem dúvidas e questões sobre a plataforma e os torneios abrigados por ela.

O objetivo desta matéria é sanar algumas dessas dúvidas, trazendo os pontos fortes e fracos da Limitless e mostrando como jogadores e organizadores podem, através dela, extrair uma das melhores experiências do Pokémon TCG no meio virtual.

O que torna a Limitless tão singular?

Levando em conta que há várias plataformas de torneio disponíveis na internet, uma das primeiras perguntas que surgem é o porquê de a LOTP, criada apenas no final de 2020, ter conseguido tomar os holofotes em relação a outras alternativas. As respostas são várias, como:

Ferramentas dedicadas

A mais perceptível peculiaridade e vantagem da Limitless em relação a outras plataformas é o fato de ela ser, essencialmente, dedicada ao Pokémon TCG.

O principal exemplo é a ferramenta de decklists que o site oferece. Com apenas alguns cliques, o usuário pode registrar ou modificar sua lista para um torneio, ver a lista de seu oponente ou dos outros jogadores e salvá-las, analisar o metagame etc., tudo isso com imagens para facilitar a visualização. O site também bloqueia automaticamente o registro de cartas inválidas para o formato escolhido pelo organizador, poupando muita dor de cabeça para todos.


Essas funções são tão importantes para os torneios online porque eles costumam usar listas abertas, ou seja, o jogador conhece todas as 60 cartas do baralho de seu oponente, de modo a evitar trapaças. Contudo, o organizador tem a opção de desativar o compartilhamento das listas ou, ainda, sequer exigir o envio delas, permitindo que os jogadores alterem seu deck livremente entre as rodadas.

Integração da comunidade

Parte do prazer de jogar Pokémon TCG vem da interação entre os jogadores. Com a LOTP, isso chegou a um novo nível, pois, além de permitir que pessoas do mundo inteiro se enfrentem, os usuários podem, em tempo real, checar o andamento dos torneios do momento, analisar os resultados dos torneios que já aconteceram e se preparar para os próximos.

Assim, é cada vez mais comum nas redes sociais o contato entre jogadores (os quais muitas vezes vivem em lados inversos do globo) interessados em discutir ou comentar tudo que aconteceu e vai acontecer nos eventos da semana, treinar entre si, dar dicas sobre determinadas partidas etc.

Praticidade e autonomia

Essas duas palavras nem sempre andam juntas, mas, nesse caso, elas estão fortemente conectadas.

Do ponto de vista do jogador, usar a Limitless é muito fácil. Todos os futuros torneios abertos ao público (grande maioria) são dispostos numa página, junto a suas informações básicas . Quando se interessar por um deles, apenas alguns cliques serão necessários para ler todos seus detalhes e se
inscrever. Naturalmente, é necessário criar uma conta no site para se registrar em qualquer evento, o que pode ser feito de forma gratuita e muito rápida.


Como organizador, ganhar o direito de usar a plataforma também é simples. Acessando esta página, você terá acesso ao manual da LOTP para organizadores, um material completo sobre as funcionalidades oferecidas. Algumas informações serão pedidas e, após enviá-las, em poucos dias você deve ser aprovado.

Muitas pessoas supõem que, para receber essa aprovação, é necessário ser um organizador ou juiz oficial, influenciador famoso ou algo do tipo. Na verdade, basicamente qualquer pessoa pode se tornar um organizador pela Limitless, incluindo amadores e menores de idade, sem o pagamento de qualquer taxa. Basta preencher o formulário de aplicação de forma correta e convincente.

Por mais que isso possa, a princípio, soar problemático (falaremos a respeito mais abaixo), essa liberdade provou-se muito positiva à comunidade em geral, pois deu espaço para organizadores com variados perfis e objetivos, atendendo públicos diferentes.

Ou seja, mesmo se você não é um dos jogadores mais competitivos, a chance de encontrar um torneio para se divertir e/ou passar o tempo é alta, já que muitos dos organizadores trabalham com estruturas e formatos voltados para o público casual ou iniciante.


Os desenvolvedores do site também não costumam interferir diretamente na forma como os eventos são administrados, dando-lhes autonomia quase total. Essa autonomia é impulsionada pela variedade de configurações possíveis ao criar um torneio.

Portanto, não se engane: apesar de seu foco no Pokémon TCG, a Limitless pode ser usada tranquilamente para outros jogos e eSports.

Nível técnico elevado

Quem conhece bem o Pokémon TCG Online sabe que o jogo oficial não é o melhor ambiente de treino para quem pretende manter-se ou chegar a nível elevado no competitivo, por uma série de fatores que poderiam ser discutidos numa matéria específica.

A pandemia também estabeleceu limitações ao cenário físico, fora as que sempre o acompanharam, como o custo das cartas e questões geográficas.

Por esses motivos, a Limitless se torna uma boa alternativa para quem quer testar e melhorar suas habilidades contra jogadores de nível mais elevado. Até mesmo campeões mundiais marcam presença em alguns dos campeonatos da semana, enquanto grandes revelações surgem no cenário e ganham respeito com base em seu bom desempenho.

Atualizações frequentes e atenção ao feedback

Grande parte do que faz a plataforma da Limitless ser tão eficiente são as atualizações frequentes que ela recebe, respondendo ao feedback dos usuários, corrigindo problemas ou trazendo ferramentas inovadoras.

Algumas das atualizações recentes introduziram ao site os torneios físicos e ferramentas dedicadas ao Digimon TCG, por exemplo.


Não é possível saber se esse ritmo de suporte irá se manter em 2022, principalmente caso o retorno do circuito físico oficial seja concretizado, mas Robin Schulz, criador e administrador da LOTP, já declarou que a plataforma continuará aberta para uso.

Limitações e problema

Ainda que seu nome sugira o contrário, a Limitless tem suas limitações e seus problemas, como qualquer outra plataforma, e é importante tê-los em mente.

Por exemplo, a liberdade em ingressar como organizador, mencionada anteriormente, faz com que haja realmente múltiplos torneios por dia, os quais podem entrar em conflito de horários e dividir o público.

Organizadores, sobretudo os menos experientes, estão suscetíveis a cometer erros de configurações, decisões ou aplicações de regras, então, se você é um pouco mais cuidadoso, foque em torneios mais conhecidos ou gratuitos. Todavia, os casos de organizadores realmente mal intencionados são raríssimos (para ser mais exato, conhecemos apenas um caso e ele foi rapidamente resolvido).

A LOTP também não permite o pareamento manual de partidas, tampouco a divisão dos jogadores em grupos ou times. Felizmente, a maioria das limitações estruturais são contornáveis pela própria plataforma ou não são tão importantes dentro do contexto do Pokémon TCG.

Outro problema é a ausência de suporte a outras línguas, visto que o site está todo em inglês. Os organizadores de cada país costumam disponibilizar as informações mais importantes também em suas línguas locais (no caso do Brasil, o português), mas, caso o evento não seja destinado exclusivamente a pessoas dessa localidade, se comunicar em inglês será eventualmente necessário.

Claro que esses e outros problemas podem ser corrigidos com atualizações futuras, se julgados como relevantes pelos desenvolvedores. Para isso, o feedback contínuo dos usuários é fundamental.

Conclusão

Mesmo com a vida voltando ao normal aos poucos, o Pokémon TCG Online ainda é a melhor alternativa para quem quer jogar o Pokémon TCG de forma mais segura e barata, com um cenário democrático e promissor, cujo futuro está nas mãos da própria comunidade.

Se interessou pela Limitless e pelos torneios online? Acesse o site e conheça-os! Há tutoriais em português no YouTube mostrando o passo a passo para jogar pela plataforma.


No dia em que esta matéria está sendo escrita, três organizações brasileiras realizam pelo menos um evento por semana, com entrada gratuita e premiações variadas:


Outros organizadores locais se encontram em hiato ou realizam torneios de forma mais esporádica. Esperamos que essa quantidade cresça, assim como a presença dos brasileiros como jogadores!

Quer saber mais sobre os primórdios do cenário online na pandemia? Leia: O PTCGO no Foco do Competitivo.

Deixe suas dúvidas nos comentários e, por fim, fique atento às próximas matérias da Pokémon Blast News para mais conteúdo de Pokémon TCG e Pokémon em geral!

* Não confundir com Limitless TCG, equipe profissional responsável pela plataforma de torneios e outras aplicações direcionadas ao Pokémon.

Post Top Ad