Eu quero jogar Pokémon TCG, e agora?


Os eventos presenciais de Pokémon TCG estão paralisados no Brasil desde março de 2020, devido a pandemia de Covid-19. Durante os últimos meses, o Pokémon TCG Online foi a forma mais democrática, acessível e segura para se jogar Pokémon TCG. No entanto, após o fim dos últimos eventos oficiais, como a Players Cup IV e Team Challenge, e o anúncio do Pokémon TCG Live, não ficou claro se teremos mais algum evento oficial online ainda este ano.

Embora em alguns lugares do mundo eventos presenciais já estejam acontecendo, a temporada de eventos oficiais e sancionados ainda está paralisada. Alguns países possuem autorização para realização de eventos de Pré Lançamento, por exemplo.

Nossa equipe entrou em contato com lojistas e organizers e ficamos sabendo que eventos sancionados e presenciais no Brasil ainda estão proibidos por parte da própria Pokémon Company. Sendo assim, caso sua cidade esteja com flexibilização e autorização sanitária para eventos em lojas de card games, eventos de Pokémon TCG ocorrerão apenas em caráter de diversão e não serão oficiais ou sancionados. Importante citar que a própria TPCI possui uma série de recomendações para eventos presenciais no presente momento. O link está em frequente atualização - você pode conferir essas recomendações aqui.

Ao que tudo indica - pensando positivamente -, a temporada de eventos presenciais oficiais deve retornar logo no início de 2022 em grande parte do mundo, incluindo o Brasil. Conforme mais informações sobre o retorno forem divulgadas, nós traremos todos os detalhes para vocês, incluindo a cobertura de alguns desses eventos.

Contudo, o intuito dessa matéria é te apresentar uma forma segura e divertida de jogar Pokémon TCG ainda esse ano.

A Plataforma Limitless

O Limitless é um site mundialmente conhecido da comunidade competitiva de Pokémon TCG. Além de ser um time competitivo, o site criado pelo jogador alemão Robin Schulz reúne dados de resultados de todos os grandes eventos competitivos oficiais dos últimos anos. E não só isso: ainda existem artigos, ferramentas para criação de proxies para treino e decklists na íntegra.


Como se não bastasse essa grande quantidade de conteúdo, durante a pandemia, foi criada a plataforma Limitless para realização de torneios. Essa plataforma vem trazendo evoluções inimagináveis no Pokémon TCG competitivo, além de estar tornando o jogo mais democrático. Todos os dias acontecem torneios de diversos horários e formatos. Grande parte dos torneios são de inscrição gratuita e ainda possuem prêmios. Os torneios “pagos” costumam exigir apenas alguns Boosters online como tarifa. Alguns torneios possuem tantos inscritos e rodadas que se assemelham a um Regional.


Como os eventos acontecem diariamente e com pessoas do mundo todo, incluindo alguns dos melhores jogadores do mundo, o metagame evolui muito rápido. Isso tem assustado até alguns jogadores mais experientes. Embora Pokémon TCG Online e Pokémon TCG presencial sejam jogos diferentes por alguns pontos, o metagame atual está sendo ditado nesses eventos. Inclusive, estes torneios foram de fundamental ajuda para o desenvolvimento da nossa matéria especial sobre a rotação que será publicada. (Aliás, fique de olho nelas, porque em breve teremos dicas preciosas para você voltar ao jogo físico bem preparado.)

Não sabemos como os torneios na plataforma funcionarão quando os eventos presenciais voltarem, mas é seguro dizer que estes influenciarão um pouco nos torneios presenciais, e teremos mais jogadores jogando em um nível competitivo elevado. Como estaremos em um momento de transição em breve, tanto no Pokémon TCG Online para o Live quanto dos eventos online para os presenciais, está bem mais fácil e barato investir em cartas online nesse momento do que há alguns meses, então aproveitem essa oportunidade.

Embora alguns textos e descrições de torneios estejam em inglês, grande parte do conteúdo de ambos sites Limitless possuem suporte à português brasileiro. E você pode conferir eles aqui:


E você, está com saudade de jogar um torneio? Eu tenho um segredo para contar para vocês. Nossa equipe está autorizada a criar torneios dentro da plataforma Limitless. Você teria interesse em participar de um torneio de Pokémon TCG Online da PBN?

Sinta-se à vontade para comentar!

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال