Nesse momento, surgiu uma incógnita para toda a comunidade. Os lançamentos das coleções não foram afetados, o que significava que os colecionadores não seriam tão afetados, mas como o lado competitivo do card game poderia sobreviver sem eventos, encontros e campeonatos, que sempre foram o que lhe deram vida?
A resposta estava em algo há muito tempo deixado um pouco de lado pela Pokémon Company e até mesmo por boa parte dos jogadores: o Pokémon TCG Online (PTCGO), a plataforma digital oficial do Pokémon TCG.
Limitless Series e seu impacto
Tal passo foi dado pela equipe europeia de PTCG competitivo e produção de conteúdo Limitless. Entre o meio de abril e o fim de maio, a Limitless organizou quatro torneios beneficentes totalmente onlines, gratuitos e abertos para pessoas de todo o mundo. Cada um deles teve cerca de 1000 participantes (sendo que último chegou a incríveis 1303), somando mais de 4000 participações.Ocorreu ainda mais uma competição, em junho, com os 12 melhores classificados no ranking das quatro anteriores e influencers convidados. Desse modo, encerrou-se o denominado Limitless Series.
Além disso, os torneios da Limitless foram e são até hoje a melhor referência do meta que temos desde o lançamento do bloco Sword & Shield (Espada e Escudo), carregando de forma pouco discutível o título de mais marcante evento de Pokémon TCG do primeiro semestre.
Players Cup e críticas
Já observando o sucesso das duas primeiras fases do Limitless Series, no dia 14 de maio a Pokémon Company anunciou o primeiro torneio oficial da história a utilizar o PTCGO como plataforma. A Players Cup, que também teria vertentes no Pokkén Tournament DX e no Pokémon VGC, foi assimilada como substituta do World Championship deste ano, equivalente ao mundial.Essa escolha acarretou uma série de críticas, pois:
- O anúncio foi feito menos de 3 semanas antes do ranking ser iniciado, e os tickets utilizados como entrada em EVENTOS são ganhos de forma lenta e limitada dentro do jogo, de forma que as pessoas que não jogavam muito o PTCGO anteriormente tiveram pouca chance de classificação, incluindo boa parte dos jogadores competitivos do físico;
- Por outro lado, o anúncio também veio logo após o lançamento da coleção Rebel Clash (Rixa Rebelde), de modo que muitos dos jogadores mais frequentes gastaram ou viriam a gastar seus tickets para adquirir as novas cartas (vale ressaltar que o modo EVENTOS é a única forma de adquirir boosters e cartas trocáveis dentro do próprio PTCGO, isto é, desconsiderando o resgate de códigos de produtos físicos);
- Outra questão levantada foi a de que o PTCGO não é tão limpo de bugs nem tem servidores tão estáveis quanto se espera de uma plataforma que vai receber uma competição oficial de grande escala.
Com o lançamento de Darkness Ablaze (Escuridão Incandescente), no dia 14 de agosto, e a chegada da rotação, em 28 de agosto, a Players Cup será o último grande torneio no formato UPR – RCL, assim como o único oficial.
Liga em Casa
À medida que as medidas preventivas ao COVID-19 se intensificaram e a temporada foi cancelada, a maioria das lojas dedicadas a Pokémon TCG e card games em geral precisaram, inevitavelmente, ter seu funcionamento limitado. O prejuízo, com eventos e vendas reduzidos, era iminente, mas isso não fez lojistas nem consumidores ficarem parados, tampouco a Pokémon Company. Assim nasceu o projeto League at Home, ou Liga em Casa.Ligas são formadas, basicamente, por jogadores e colecionadores que se reúnem em lojas para jogar, treinar, discutir, fazer trocas, etc. Quando oficiais, ou seja, organizadas em acordo com a TPCi, as ligas dão ainda prêmios especiais aos seus membros, como cartas e itens promocionais, também conhecidas como “promos de liga”.
O futuro
Apesar do observável sucesso da temporada considerando as dificuldades impostas pela situação atual, ainda é utópico pensar que o Pokémon TCG Online continuará recebendo tanto foco após a retomada das atividades no físico.Como citado na introdução, o PTCGO há muito tempo deixou de receber a devida atenção pela TPCi e, consequentemente, pelos jogadores. Ainda que eficiente como complemento ao PTCG físico, a plataforma falha em ser independente, devido à falta de diversidade de modos e recursos que instiguem as pessoas a continuarem utilizando-o. Tal falta de atenção fica ainda mais evidente quando notamos a ausência total de microtransações, principal forma de um jogo gratuito render lucros.
No entanto, pelo menos pelo resto do ano, a temporada online não deve parar. Já foi anunciado, por exemplo, o Pokémon TCG Online Global Championship 2020, ou POG 2020, torneio não-oficial de grande porte patrocinado pela loja Atlas Collectables e marcado para os dias 22 e 23 de agosto. As inscrições, inclusive, já estão abertas.
Não seria exagero dizer, talvez, que esta é a temporada de Pokémon TCG mais democrática que já existiu.
Matéria escrita por: Matheus Fearinn
Tags
TCG