Pokémon TCG: Diferentes Tipos de Cartas - Pokémon Blast News

Novidades

Ad superior

26/07/2020

Pokémon TCG: Diferentes Tipos de Cartas

Pokémon TCG

Dando continuidade a nossa série sobre TCG, hoje falaremos sobre os diferentes Tipos de Cartas disponíveis!

O Pokémon TCG sempre foi um universo muito vasto, com diversas cartas e mecânicas diferentes sendo atualizadas ou inseridas ano após ano. Aqui veremos mecânicas que fizeram muito sucesso em suas épocas e outras que são muito colecionáveis!

Diferentes tipos de habilidade

A habilidade que conhecemos hoje já teve diversos nomes diferentes, mas todas elas acabavam desempenhando a mesma função. 

Pokémon Power

Foi o primeiro nome dado para as habilidades e está no jogo desde o Base Set (Traduzido anos depois aqui no Brasil como Coleção Básica) , lançado no Japão em 1996 e nos EUA em 1999. 

Machamp Base SetBlastoise Base SetAlakazam Base Set

Poké-POWER e Poké-BODY

A primeira mudança aconteceu na coleção Expedition Base Set, lançada em 2001 no Japão e em 2002 nos EUA. A diferença entre Poké-POWER e Poké-BODY era que, enquanto a primeira precisava ser ativada durante o jogo, a outra era um efeito passivo que só era interrompido por alguma condição especial.

MeganiumGolemCharizard

Ability

Com o lançamento de Black & White em 2010 no Japão e em 2011 no Ocidente, os nomes foram mais uma vez trocados. Agora, tudo se juntou e passou a se chamar Ability (Habilidade), que é a forma como chamamos até hoje.

SerperiorKlinklangReuniclus

Cartas Dark

São cartas provenientes da coleção Team Rocket, lançada no Japão em 1997 e nos EUA em 2000.
Não eram cartas visualmente extremamente diferentes, já que suas maiores características eram o nome Dark (em Japonês, era escrito Bad ao invés de Dark) antes dos nomes dos Pokémon e um visual um pouco mais sombrio.

Dark CharizardDark GyaradosDark Weezing

As cartas Dark tiveram mais uma aparição na coleção EX Team Rocket Returns, lançada em 2004, mas dessa vez  com um visual mais moderno e ainda mais sombrio, tendo até mesmo um fundo preto.

Dark WeezingDark MagnetonDark Gyarados

Apareceram novamente na coleção Neo Destiny, lançada em 2001 no Japão e nos EUA em 2002, mas eram novamente como a primeira edição. Além das cartas Dark, havia também as cartas Light (em Japonês, Gentle.). Também apareceram em Legendary Collection lançada em 2002.

Cartas EX

Ao contrário do que muitos podem pensar, as cartas EX tiveram sua estreia cedo, na coleção EX Ruby & Sapphire, lançada em 2003. As primeiras versões eram com artes simples, mas a raridade já era alta.

Sneasel exMagmar exLapras ex

Com o lançamento de Black & White - Próximos Destinos (Black & White - Next Destinies) em 2011 no Japão e em 2012 nos EUA, os Pokémon EX foram reformulados. Agora, passaram a ser básicos e extremamente poderosos. Também foi mudada a escrita de ex para EX.



Cartas das equipes Magma e Aqua

Esses tipos de cartas são bastante colecionáveis e costumam ser muito bonitas simplesmente por ter referências aos times vilões da franquia. A primeira aparição dessas cartas foi em 2003 no Japão e em 2004 nos EUA com o lançamento da coleção EX Team Magma vs Team Aqua.

Team Magma's GroudonTeam Magma HideoutTeam Magma Conspirator

Team Aqua's KyogreTeam Aqua HideoutTeam Aqua Conspirator

Em 2014 no Japão e 2015 no Ocidente, foi lançada a expansão Colisão Primitiva (Primal Clash), em homenagem ao remake das séries Ruby e Sapphire, saindo cartas dos líderes das equipes Maxie e Archie. No mesmo ano, foi lançada a mini expansão Crise Dupla (Double Crisis), com isso, novas cartas da equipe Aqua e Magma foram lançadas.



Pokémon Star

Eram Pokémon shiny com o pequeno decalque de uma estrela dourada ao lado de seu nome. Elas foram introduzidas com os três inicias de Hoenn na coleção EX Team Rocket Returns, mas ficaram famosas com a introdução de Latios, Latias e Rayquaza na coleção posterior, EX Deoxys, lançada em 2004 no Japão e em 2005 nos EUA.

Rayquaza StarLatios StarLatias Star

Delta Species

Esse tipo de carta representou cartas que tinham dois tipos: o primeiro que era do Pokémon e o segundo sendo o tipo metal. Foram introduzidos na coleção EX Delta Species, lançada em 2005. Tinha um pequeno símbolo ao lado de seus nomes.

 Tyranitar DeltaSandslash DeltaStarmie Delta

Cartas Lv. X

Foram cartas que mudaram um pouco o estilo de jogo no geral, já que era como uma última evolução. Por exemplo: a carta Empoleon Lv. X só poderia ser colocada evoluindo um Empoleon, como se fosse um estágio 3. A carta chegou junto com a coleção Diamond & Pearl, em 2006 no Japão e em 2007 nos EUA. As primeiras cartas Lv. X foram dos iniciais de Sinnoh.

Empoleon LV. XInfernape LV. XTorterra LV. X

Team Galactic

Com a coleção Platinum, lançada em 2008 no Japão e em 2009 nos EUA, veio também as cartas tematizando a Team Galactic. Eram cartas que tinham um pequeno "G" em frente aos Pokémon e o nome da equipe em cartas treinador. Os Pokémon também tinham uma pequena imagem de Cyrus, líder da Team Galactic.

Team Galactic's MarsGalactic HQPalkia G LV. X

Pokémon GL e Pokémon 4

GL significa "Gym Leader" (Líder de Ginásio) e o 4 se deve a Elite 4, representando Pokémon tanto dos Líderes quanto da Elite 4. Todos eles tinham a foto do respectivo Líder ou integrante da Elite. Também são cartas bastante colecionáveis. Apareceram pela primeira vez na coleção Platinum - Rising Rivals lançada em 2008 no Japão e em 2009 nos EUA.

Lucario GL - MayleneAlakazam 4 - LucianFloatzel GL Lv. X - Wake

Pokémon FB e Pokémon C

Foram feitas na coleção seguinte a dos Pokémon GL e 4, só que dessa vez, FB significa "Frontier Brain" (Traduzidos para o Brasil como "Líderes da Fronteira", mas a tradução literal seria "Cérebros da Fronteira") e C significa "Champion" (Campeão), que, no caso, é a Cynthia, a Campeã de Sinnoh. Foram introduzidas na coleção Platinum - Supreme Victors, lançada em 2009.

Garchomp C Lv. X - CynthiaDragonite FB - PalmerSkarmory FB - Thorton

Cartas Legend

Chegamos nas cartas que muitos dizem ser as cartas mais bonitas já fabricadas. As cartas Legend consistiam de duas partes que deviam ser jogadas juntas e tinham uma arte diferenciada das demais, o que as torna extremamente colecionáveis. Foram estreadas na coleção HeartGold & SoulSilver lançada no Japão em 2009 e em 2010 nos EUA


  Lugia Legend Ho-Oh Legend
  Lugia Legend Ho-Oh Legend


Cartas Prime

São cartas com nome em dourado e com a característica de sempre trazer o Pokémon em um close com um pequeno brilho em seus olhos ou outra parte de seu corpo que seja brilhante. Eram cartas fortes competitivamente e foram lançadas também na coleção HeartGold & SoulSilver.

Feraligatr PrimeDonphan PrimeAmpharos Prime

Ace Spec

As cartas Ace Spec são cartas de item extremamente úteis. Foram lançadas em Black & White - Fronteiras Cruzadas (Black & White - Boundaries Crossed) em 2012. As cartas eram cinzas e podiam aparecer apenas uma vez em seu deck.



Team Plasma

Em 2012 no Japão e 2013 nos EUA, mais um time de vilões foram contemplados com cartas temáticas. Black & White - Tempestade de Plasma (Black & White - Plasma Storm) trouxe realmente uma tempestade de plasma para o mundo do TCG com lindas cartas temáticas.

ColressArticuno-EX - PlasmaHypnotoxic Laser

Mega Evoluções

Com a chegada de XY, também chegaram as Mega Evoluções. A coleção foi lançada em 2013 no Japão e em 2014 nos EUA. As Mega Evoluções são uma mecânica de evolução para certos Pokémon EX. No primeiro set tivemos apenas Mega Venusaur e Mega Blastoise, mas não demorou muito para outras cartas virem.

Mega Charizard X EXMega Blastoise EXMega Venusaur EX

Ancient Trait

Com XY - Conflito Primitivo (XY - Primal Clash), veio também as Ancient Traits, que eram como se fossem habilidades, porém mais fortes e com a mecânica em que a mesma habilidade poderia ser vista em várias cartas diferentes. Elas também contavam com uma arte muito bonita.

LudicoloWhiscashTorchic

BREAK

As cartas BREAK foram traduzidas para o Brasil como TURBO. Todas elas são douradas e funcionam como se fossem uma pós evolução, já que funcionam de um jeito parecido com as cartas Lv. X. Essas cartas lançaram com a coleção XY - TURBOrevolução (XY - BREAKthrough) em 2015.

Noivern BREAKRaichu BREAK
Chesnaught BREAK

Cartas Dual Type

As Dual Type são cartas que tem dois tipos ao mesmo tempo. Isso aconteceu também em outras expansões passadas, mas nunca foi tão bem focado e bem feito quanto na penúltima expansão de XY, Cerco de Vapor (XY - Steam Siege). Lançada em 2016, a coleção foi focada nos Dual Types, que são distinguidas por serem cartas com duas cores.

Volcanion-EXGalvantulaShiftry

Cartas GX

Com Sol e Lua (Sun & Moon), chegou também as cartas GX. A expansão foi lançada no Japão em 2016, chegando no Ocidente em 2017. Junto dela, vieram as cartas GX, que eram parecidas com as EX, mas não eram básicas, tendo que evoluir de algum outro Pokémon caso houvesse necessidade. Também contavam com um poderoso ataque GX, que só podia ser usado uma vez a cada jogo.

Decidueye-GXLurantis-GXTauros-GX

Estrela Prisma

As cartas Estrela Prisma (Prism Star) chegaram junto com Sol e Lua - Ultra Prisma (Sun & Moon - Ultra Prism) em 2018. São cartas que, como a Ace Spec, só podem ter uma no baralho. No entanto, caso tenham nomes diferentes, podem até aparecer mais deu uma vez.

Lance Prism StarCelebi Prism StarDitto Prism Star

Aliados

A coleção Sol e Lua - União de Aliados (Sun & Moon - Tag Team), chegou em 2019 para nós, trazendo os fortíssimos Pokémon Aliados (Tag Team). Com uma vida gigantesca e ataques com muito dano, os Aliados são Pokémon básicos e compõem o meta atual. O único revés dessa carta é que, quando derrotada, o oponente poderá comprar 3 prêmios.

Rowlet & Alolan Exeggutor GXPikachu & Zekrom GXGuzma & Hala

Cartas V e VMAX

Por último, temos os Pokémon V e Pokémon VMAX, que são do bloco Espada e Escudo (Sword & Shield), lançados em 2020. Os Pokémon V São parecidos com os Pokémon EX, já que todos são básicos e também tem uma evolução, as VMAX.

Boltund VToxtricity VToxtricity VMAX

Aqui encerramos esse post sobre as diferentes cartas que já existiram no Pokémon TCG! Obviamente, por trás delas, existem muitas mecânicas e histórias que foram importantes para a franquia. Mesmo assim, podemos esperar muitas novidades para o futuro. 

A próxima expansão a ser lançada é a Espada e Escudo - Escuridão Incandescente (Sword & Shield - Darkness Ablaze), então não se esqueça de se manter ligado aqui na PBN para mais informações!

Post Top Ad