Pokémon TCG Online - Como Iniciar Sua Jornada

Pokémon TCG Online

Começar nem sempre é um caminho fácil. Pokémon TCG já existe faz muito tempo e isso pode levar as pessoas a pensarem que existe muito conteúdo a ser visto, muitas cartas a serem estudadas, muitos jogadores bons a serem enfrentados - e isso, muitas vezes, desmotiva as pessoas a começar algo novo.
 
Por conta disso, nós vamos guiá-lo através do Pokémon TCG Online, um jogo criado em 2011 e que pode ser jogado tanto no computador quanto em um tablet. Recentemente, o jogo tomou uma proporção bem grande devido a pandemia de Covid que está ocorrendo no mundo. Devido ao fato de que o Campeonato Mundial foi cancelado, o TCG online viu sua quantidade de jogadores crescer significativamente a partir de campeonatos sendo disputados de forma online, incluindo competições oficiais da The Pokémon Company International, como Players Cup e Play! Team Challenge.

Além disso, muitas recompensas estão sendo dadas semanalmente e mensalmente para incentivar os jogadores a não sair de casa, o que explica esse crescimento. Não podemos esquecer também o incentivo da TCPI para que as lojas realizem suas Ligas em casa, sem contar os diversos campeonatos realizados diariamente na nova plataforma Limitless Play.

Tutorial de Pokémon TCG Online

Assim que você criar a sua conta no site Pokemon.com, estará elegível a jogar o Pokémon TCG Online. Você pode baixá-lo em seu computador ou tablet (clique aqui para baixar) e começar a sua jornada após fazer um breve tutorial. Vamos explicar a importância que o tutorial tem nesse início de jogo.

Pokémon TCG Online Tutorial

O tutorial ensina as mecânicas mais simples do jogo, como colocar energias e atacar, por exemplo. Esses são passos que todas as pessoas terão que aprender, então não ignore o tutorial do jogo. Ele pode ser de extrema importância. Além do tutorial ser importante para ensinar mecânicas, ele também fornece recompensas. Ao final, você deve ter 250 moedas, 1 Booster e uma carta GX. A partir dessas 250 moedas, a jornada realmente começa.

Pokémon TCG Online Tutorial

O Versus e suas recompensas

Após o fim do tutorial, iremos começar a jogar contra outras pessoas. Para isso, precisamos ir ao menu de versus, que funciona da seguinte maneira:

Recompensas Modo Versus

Conforme você ganha partidas, são obtidos 10 pontos do Versus, o que gera prêmios, por exemplo, como na imagem acima. Assim que completar seus 10 primeiros pontos, você ganhará 25 moedas. Conforme você ganha vitórias seguidas, toda vitória irá conceder 5 pontos a mais, então, caso ganhe uma e logo depois outra, irá ganhar 15 pontos ao invés de 10.
 
Esse efeito se acumula apenas até você estar ganhando 30 pontos, e caso você perca, sua série de vitórias será zerada, fazendo com que você volte a ganhar apenas 10 pontos. Caso perca a partida, ganhará 1 ponto por cada prêmio que conseguir tirar do oponente. O objetivo primário que temos no Versus é juntar as nossas primeiras 500 moedas para comprar um Deck temático e ter mais força para jogar.

Deck Temático – Poder Mental

Assim que você entrar pela primeira vez no Versus, irá se deparar com seu bônus, um novo baralho chamado Poder Mental. Embora esse não seja o melhor dos Decks temáticos, com certeza é bom para o início. Portanto, iremos mostrar como jogar com o baralho e obter bons resultados para juntar as primeiras 500 moedas.

Pokémon TCG Deck Poder Mental

Como mostrado na foto acima, estamos com 250 moedas e acabamos de pegar nosso primeiro Deck, então, vamos ver o que há nele e como ele funciona.

Podemos ver que o baralho contém muitos Pokémon, mas nem todos são realmente úteis. Esse é o grande problema de baralhos iniciais. Nossa estrela nesse Deck é o Gallade com seu ataque Tempestade Poderosa, que dá 20 de dano para cada energia ligada a nossos Pokémon, então, se tivermos 6 energias em campo, ele dará 120 de dano. Miltank também é de grande ajuda com seu ataque Amigos Poderosos, que normalmente inflige apenas 10 de dano, mas, se tivermos algum Pokémon Estágio 2 em campo, no caso, se o Gallade estiver no banco, Miltank dará 80 de dano. Essa dinâmica serve muito bem para se segurar enquanto você distribui energias em campo.

Furfrou e Delcatty dão pouco dano, mas também podem ser alternativas caso o jogo esteja meio preso, pois tem ataques que podem paralisar o oponente caso tire cara em um cara e coroa. Swoobat merece uma pequena menção honrosa, seu primeiro ataque, Presente de Energia, procura por duas energias em seu baralho e liga em um de seus Pokémon, o que adianta bem o jogo. O revés do ataque é que também depende de um cara e coroa.

Deck Poder Mental Decklist

A linha de itens é bem curta, mas a Evosoda permite buscar a evolução de um Pokémon que esteja no banco diretamente do baralho. Ela foi uma carta muito forte em sua época e é essencial nesse baralho. O ideal do Deck é colocarmos Ralts no banco o mais rápido possível e ir energizando, mas tenha cuidado ao distribuir as energias. Coloque apenas o necessário para que os Pokémon ataquem e distribua bem, pois caso coloque, por exemplo, 6 energias em apenas um Pokémon e ele morrer, diminui em 120 de dano que seu Gallade poderia causar com Tempestade Poderosa.

Deck Poder Mental Jogo

Jogaremos pouco com ele, mas é um bom deck para aprender a mecânica de distribuição de energia. Lembre-se: cada Deck que você utilizar no jogo, por mais mediano ou fraco que seja, pode ser um aprendizado diferente.

Consegui as 500 moedas, e agora?

Agora nós iremos comprar um Deck melhor e, neles, nós temos algumas opções. Listarei brevemente todas elas fazendo uma espécie de Ranking. Uma observação é a de que a Pokémon pausou a produção de Baralhos Temáticos. Não se sabe se teremos novos baralhos temáticos no futuro, porém a última coleção, Espada Escudo 5 – Estilos de Batalha, “substituiu” esse tipo de deck pelo Baralho Batalha V, um tipo de deck inicial que possui carta ultra rara, um produto que já existia no Japão há algum tempo.

5º Lugar – Tormenta Crescente

Deck estrelado por Dragonite, Thundurus e Tornadus, é um excelente Deck que joga em torno da habilidade do Dragonite Carga de Furacão, que permite o jogador colocar uma energia de água e uma elétrica da mão em um dos seus Pokémon. A mecânica de aceleração de energia funciona montando Thundurus e Tornadus para atacar. Também tem Pidgeotto e sua habilidade Correio Aéreo, que permite olhar as duas cartas do topo de seu baralho, escolher uma e voltar com a outra para o fundo do baralho. Essa habilidade é uma das melhores do jogo, fazendo com que Pidgeotto jogue até em alguns baralhos competitivos.

4º Lugar – Laser Focal

Este é o baralho que estrela Necrozma e Malamar, fazendo um combo bem interessante. Malamar consegue, com sua habilidade Recarga Psíquica, colocar energia da pilha de descarte em um Pokémon do banco, com duas energias psíquicas e uma incolor. Necrozma, por sua vez, consegue infligir 100 de dano com seu ataque Laser Especial, porém, se tiver uma energia especial ligada nele, são 160 de dano. O baralho conta com duas energias especiais, então o combo pode ser executado sem problema algum.

3º Lugar – Baralho Temático Rillaboom

O baterista de Galar também tem seu destaque e fica com o prata desse pódio. O baralho também funciona com aceleração de energia com a ajuda de Eldegoss e seu ataque Benção da Fofura, que permite pegar 3 energias de grama do seu baralho e ligar nos seus Pokémon do banco do jeito que desejar. É um efeito insano, pois com essas 3 energias mais a energia no turno seguinte, consegue-se energizar um Rillaboom e fazê-lo capaz de usar Toque do Tambor, dando 180 de dano, tudo isso em dois turnos.

2º Lugar – Baralho Temático do Charizard

Um grande spoiler: não é a única vez que iremos falar do Charizard aqui. O baralho temático do Charizard de Voltagem Vívida é um dos melhores que já foram lançados e, com certeza, um dos mais rápidos e com maior poder de fogo (literalmente). É um deck com gostinho de deck competitivo.

A ideia aqui é preparar o campo para que o Charizard possa queimar seus adversários com a Labareda Real, que, com duas energias de fogo, causa 100 de dano + 50 para cada Leon no descarte. O deck conta com diversos apoiadores de compra que facilitam bastante a montagem do Charizard. No início da partida, Yanma e Yanmega conseguem além de causar um bom dano no oponente, com a ajuda do Leon, fugirem do ataque do adversário, uma vez que possuem uma “substituição” como efeito.

A utilização do Leon enquanto atacar com as libélulas prepara terreno para que o Charizard possa dar 1 hit em qualquer Pokémon quando estiver pronto para entrar em campo. O próprio Charizard possui a habilidade Intuição de Batalha que, além de possibilitar o descarte do Leon, acelera muito a compra de cartas, possibilitando que nunca falte energia ou que seu banco nunca esteja vazio.

Outras opções que podem ser utilizadas no deck são: Lugia, que funciona como um ótimo atacante, podendo dar nocaute em quase todos os Pokémon em disputas de baralhos temáticos, com o auxílio do Leon, sendo também uma boa opção para atacar baralhos de água. Uma das grandes vantagens da Lugia é a possibilidade de nocautear Pokémon básico logo no começo da partida. Com uma energia e a utilização do Leon, você consegue causar 60 de dano com o ataque Lufada de Vento;

Sudowoodo, que é um bom básico com 100 de PS, podendo auxiliar no setup, com Compra Dupla por uma energia e no turno seguinte pode entregar um bom dano com Mangual;

Slugma e Magcargo, que, apesar de exigirem a utilização de mais cartas de energia, podem ser montados mais rapidamente que o Charizard, uma vez que o Magcargo é um Pokémon Estágio 1. O Slugma é um bom Pokémon inicial, podendo deixar o adversário dormindo por uma energia com Bocejo. Já o Magcargo pode ser montado no banco com a ajuda do Beda para um nocaute final na partida com Chama Reluzente, que por 4 energias, causa 180 de dano.

1º Lugar – Chamas Reluzentes

O Deck cujo a carta principal é um dos Pokémon mais queridos da franquia, Charizard. Esse deck é considerado por muitos o melhor Deck temático. Charizard sozinho consegue se auto energizar com sua habilidade Rugido Resoluto, procurando duas energias do Baralho e colocando em si mesmo, mas tomando 30 de dano por isso. O ataque de Charizard Bola de Fogo Contínua causa 30 de dano mais 50 para cada energia que for descartada. Assim, com 2 energias, causa 130 de dano, com 3, 170 e assim sucessivamente. Você acha que o Deck é bom? Então espere que ele ainda pode melhorar.

O Deck contém também Nidoqueen, que possui a habilidade Chamado da Rainha, podendo pegar um Pokémon do baralho e colocar em sua mão, perfeito para agilizar as evoluções. Além da habilidade, Nidoqueen ainda tem o ataque Lariat Poderoso, que dá 10 mais 50 para cada evolução no banco, então, com duas evoluções no banco, são 110 de dano, e aumenta conforme o seu banco vai enchendo, fazendo dela também uma atacante poderosa. Esse deck pode não ser mais rápido que seu irmão de fogo, mas é um dos melhores decks temáticos de todos os tempos, se não o melhor. É extremamente consistente e possui saídas para vencer qualquer outro baralho temático.


Deve-se ressaltar também que essa é a nossa opinião, e, por isso, seu estilo de jogo pode dizer qual é o melhor Deck para você! Para continuar com essa série, jogaremos com o Deck Chamas Reluzentes, pois além dele ser muito bom, ainda é fácil atualizá-lo para jogar outros formatos. Agora, podemos jogar com o Deck escolhido e entender melhor o baralho para subir no Versus, ganhando assim mais recompensas.

Dicas para seguir na sua jornada

Após conseguir seu novo deck temático utilizando as 500 moedas, sua jornada continua. O foco aqui é a sua diversão, mas essas próximas dicas serão valiosas para entrar no competitivo no futuro, caso tenha vontade.

Trocas

Entender o sistema de trocas é uma das melhores maneiras de conseguir mais cartas. As cartas com cadeado não podem ser trocadas. Para você criar uma troca, você precisa marcar a carta “Para trocar” como na imagem abaixo, seja parar criar uma troca pública ou uma troca privada. Cada hora que a sua oferta estiver nas trocas públicas irá custar uma moeda. O jogo, por padrão, te dá três opções, 8 horas (8 moedas), 24 horas (24 moedas) ou 48 horas (48 moedas). Caso sua troca seja efetuada, as moedas relacionadas às horas restantes serão devolvidas. Se você cancelar a oferta de troca ou se a troca não for efetuada, você perde as moedas.

Nas ofertas públicas, quando você deixar a opção “Apenas trocas aceitáveis” marcada, irão aparecer ofertas de trocas para suas cartas sem cadeado. Nesse caso, as cartas que você não marcou como “Para trocar” também poderão ser trocadas. Caso você tenha marcado algumas cartas como “Desejados” (marcando o coração), essas cartas apareceram como prioridade nas ofertas públicas.

Mas, como eu sei quanto vale a minha carta ou a carta que eu quero?

Essa é uma pergunta bastante relevante, tanto para você não gastar moedas em vão em trocas que não serão realizadas quanto para não perder uma carta valiosa por um valor pequeno. No TCG Online, o valor das cartas costuma ser medido em boosters. Geralmente, o booster americano de 11 cartas da coleção mais recente é a principal moeda de troca. O booster brasileiro de 6 cartas costuma valer meio booster de 11 cartas, embora essa conta não seja exata.

Para te ajudar com essa precificação, vamos dar a dica de um site que te diz qual o valor de determinada carta utilizando os próprios dados do sistema de trocas do jogo. O site informa por quanto estão “vendendo” e por quanto estão "comprando” cada carta. O site é o PTCGO Prices.

Pokémon TCGO Coleção

Eventos

Mas, como eu consigo boosters de 11 cartas sem cadeado?

As recompensas do Versus e os Eventos estão diretamente ligados um ao outro. Uma das recompensas do Versus são os Tickets. Os Tickets são ingressos para jogar os Eventos do Online, que se dividem entre Padrão (custando 8 Tickets), Expandido (custando 8 tickets) e Temático (custando 4 tickets). Esses eventos são torneios de eliminação direta, com três rodadas, que possuem como premiação moedas, tickets e, também, os boosters de 11 cartas sem cadeados. Dominar o uso do seu baralho temático favorito é uma das melhores formas de conseguir os boosters, uma vez que são eventos que custam menos para participar e possuem um nível justo de dificuldade para quem está iniciando e não tem muitas cartas ainda.

Matéria atualizada por: Nikolas Sales

Sinta-se à vontade para comentar!

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال