Pokémon TCG - Conheça as Competições Oficiais

Pokémon World Championship

Os torneios de Pokémon TCG atualmente possuem muitos competidores, grandes premiações e são acessíveis para diversas localidades. Nessa matéria, você poderá conferir quais competições oficiais existem atualmente:

Prerelease

Pokémon TCG Prerelease Logo

O Prerelease é a porta de entrada de muitos jogadores. Cada jogador compra um kit que contém algumas cartas Pokémon e Treinador e 8 Boosters. Apenas com a utilização dessas cartas e energias básicas, cada jogador monta um baralho de 40 cartas e compete em um torneio suíço. Esse torneio não tem caráter competitivo, não fornecendo Championship Points (CP’s).

League Challenge

Pokémon TCG League Challenge Logo

Os League Challenges são torneios competitivos pequenos, que acontecem uma vez por mês nas lojas que possuem liga ativa. São formados apenas de rodadas em suíço. No final, o jogador que tiver a maior pontuação e rating é o vencedor. Nessa competição, os primeiros colocados recebem CP’s.

League Cup

Pokémon TCG League Cup Logo

Os League Cups são torneios de tamanho médio. Esse tipo de competição se baseia na última coleção lançada. As lojas que realizaram League Challenges são autorizadas a realizar um League Cup em um período de cerca de 3 meses, que, geralmente, são o período de intervalo entre o lançamento de duas coleções. Esse tipo de competição é realizado no formato suíço com corte para o top, realizado em partidas mata-mata. Os primeiros colocados ganham CP’s e o campeão recebe um Playmat de campeão.

Regional

Pokémon TCG Championship Regional Logo

Regionais são eventos de porte grande, com nível competitivo elevado. Possui premiação em dinheiro, podendo chegar numa quantia de U$5.000 para o campeão da categoria Master e muitos CP’s. Com centenas de competidores, geralmente, é realizado em 9 rodadas de suíço, o Day 1. Há um corte de, geralmente, 64 pessoas para um novo dia de suíço, o chamado Day 2. Também no Day 2, há um corte para o top 8, que é disputado logo em seguida. No Day 3, apenas a grande final é realizada.

Intercontinental

Pokémon TCG Championships International Logo

O final de semana do Inter é um dos melhores na vida de um fã de Pokémon. Jogadores de todo o mundo viajam para esse torneio. O Inter tem os mesmos moldes dos Regionais, porém com um número maior de jogadores. A premiação em dinheiro e em CP’s também é maior. Quatro Intercontinentais são realizados por temporada, sendo o da América Latina realizado em São Paulo.

Special Events

Pokémon TCG Championships International Logo
Os SPE são competições complementares aos Regionais, possuem as mesmas regras e moldes, porém com premiação em dinheiro menor. O foco desses torneios é dar oportunidade aos jogadores de conseguirem mais CP’s, visando o convite para o Mundial.

World Championships

Pokémon World Championship Logo

O Mundial é a maior competição de Pokémon TCG. Os jogadores que conquistam determinada quantidade de CP’s, que variam de continente para continente, recebem um convite para competir. Para a América Latina, a quantidade de CP’s mínima para se receber o convite são 250. O torneio funciona da mesma maneira que o Inter, porém, alguns jogadores, geralmente top 8 ou top 16 de cada continente, são convidados diretamente para o Day 2, dependendo da quantidade de CP’s que possuem. Além da premiação em dinheiro, os primeiros colocados recebem uma carta exclusiva como premiação e a Pokémon Company lança um produto selado com os decks campeões com a assinatura do jogador nas cartas.

Outros torneios Oficiais

Devido a pandemia de Covid 19, todos os torneios presenciais oficiais estão suspensos. Inclusive, os mundiais de 2020 e de 2021 foram cancelados. Sendo assim, a TCPI criou novas maneiras para que os jogadores pudessem participar de campeonatos oficiais de suas próprias casas. 

Dessa forma, foram criados a Players Cup e o Team Challenge, transformando a temporada atual em uma das mais democráticas da história, possibilitando que muitas pessoas que nunca tiveram a oportunidade de participar de um grande evento presencial - por morarem distantes de grandes cidades - competissem com jogadores do mundo todo.

Pokémon Players Cup


Pokémon Players Cup Logo

A Players Cup está atualmente em sua 3ª edição, com a 4ª já anunciada. Ela consiste em um campeonato realizado inteiramente no Pokémon TCG Online. A fase qualificatória consiste em um ranking de jogadores, de acordo com o número de vitórias, em torneios que cada jogador precisa de uma chave especial para participar. A partir disso, novas etapas classificatórias e eliminatórias são realizadas, inclusive com transmissão nos canais oficiais da própria Pokémon Company. O vencedor da Players Cup ganha, além de um prêmio em dinheiro, uma viagem paga para qualquer um dos quatro Intercontinentais da temporada quando os torneios presenciais voltarem a acontecer.

Pokémon Team Challenge


Pokémon TCG Team Challenge Logo 

O Team Challenge é um torneio baseado em times que representam lojas. Está atualmente em sua 2ª edição. Cada loja participante realiza quatro torneios. O vencedor de cada um desses torneios formará um time que representará aquela loja. A partir disso, um grande torneio classificatório e eliminatório é realizado entre lojas de quatro continentes, até que a grande final seja realizada por apenas dois times, representando duas lojas.

Sinta-se à vontade para comentar!

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال