Pokémon TCG - O que fez Golpe Decisivo crescer no meta?


Por: João Alcim Neves (@joaoalcim / DragoNews Podcast)

Já faz algum tempo que eu não escrevo aqui na Pokémon Blast News e o meta de Pokémon TCG se alterou bastante de lá para cá. Uma dessas mudanças é a que mais me intrigou e é sobre ela que venho tratar hoje.

Quando a coleção Espada e Escudo: Estilos de Batalha foi lançada, em meados de 2021, recebemos entusiasmados duas novas mecânicas no TCG: Golpe Fluido e Golpe Decisivo. As diferenças eram elementares entre as mecânicas: enquanto Golpe Fluido possuía ataques mais técnicos, Golpe Decisivo buscava danos altíssimos a um custo bastante elevado. Nesta matéria, você pode aprender mais sobre os estilos de batalha.

O problema de Golpe Decisivo no lançamento

Em um primeiro momento, o estilo Golpe Fluido se sobressaiu no meta do TCG. Os baralhos focados em Urshifu Golpe Fluido VMAX dominaram os torneios naquela épca, especialmente por conta de seu potencial de dano em estilo spread. O Golpe Decisivo, por outro lado, acabou encontrando muita resistência nesse primeiro momento e viu muito menos jogo do que sua contraparte.

Veio a rotação em setembro de 2021 e o estilo Golpe Fluido ganhou ainda mais força, especialmente porque Mew (lançado na coleção Sol e Lua: Elos Inquebráveis) rotacionou e, com ele, a única barreira a dano causado no banco de todo o formato Padrão. Mais ou menos nessa época, cheguei a comentar com Gabriel Henrique, o GH, meu companheiro de bancada no DragoNews Podcast, que o insucesso do estilo Golpe Decisivo era algo que muito me incomodava.

Isso se deu, especialmente, porque o estilo Golpe Decisivo foi o que mais me agradou em um primeiro momento. A sua agressividade, os danos elevados e o efeito perfurante do ataque de Urshifu Golpe Decisivo VMAX me chamaram muita atenção. Qual era o problema então?

O enorme custo de seus ataques. Vale destacar que, até para que haja um balanceamento do jogo, um ataque tão poderoso quanto o de Urshifu Golpe Decisivo VMAX deveria ter um custo alto. Naquele momento do jogo tal custo era, na verdade, impraticável.


Quatro energias é muita coisa para qualquer deck

É bastante verdade que, com o bônus de ataque proporcionado pela Energia Golpe Fusão (20 pontos de dano adicionais), Urshifu Golpe Decisivo VMAX teria o poder de alcançar danos tão altos a ponto de nocautear, com apenas um ataque, qualquer Pokémon do jogo, sendo capaz de vencer a partida em dois ataques. Para isso, contudo, ele deveria conseguir atacar.

Para que Urshifu Golpe Decisivo VMAX conseguisse estar apto a atacar eram necessários ao menos 3 cópias de Houndoom em campo. Assim, “recarregar” após o ataque anterior seria possível. Então, para que o adversário complicasse a vida de Urshifu, bastava que conseguisse focar seus ataques nos Houndoom em campo (o que era particularmente fácil para o estilo Golpe Fluido), impedindo ou retardando a energização de Urshifu Golpe Decisivo VMAX.

A virada de mesa em Espada e Escudo: Céus em Evolução

Tudo mudou com o lançamento da coleção Espada e Escudo: Céus em Evolução, no começo do segundo semestre de 2021. Bastou o lançamento de Umbreon VMAX e... Parece que o jogo virou, não é mesmo?

Vamos dar uma olhada na carta para podermos tratar dela com propriedade:


Uma bela arte de Akira Egawa, não?

Começamos a análise pela habilidade Sinal Sombrio. Quando você jogar esse Pokémon da sua mão para evoluir 1 dos seus Pokémon durante o seu turno, você poderá trocar 1 dos Pokémon no Banco do seu oponente pelo Pokémon Ativo dele(a). De cara já podemos ver as possibilidades que Umbreon VMAX nos traz.

Com a grande necessidade de compra de cartas (para montar e manter Houndoom em campo), poder dar gust effect – esse efeito de “puxar” um Pokémon do banco para o posto de ativo – sem gastar a carta de Apoiador do turno é excelente. Assim, o jogador pode se preocupar apenas em rodar a sua mão, enquanto Umbreon VMAX cuidará de alcançar os alvos certos com sua habilidade.

Quanto ao ataque, à primeira vista ele pode não parecer muito bom: uma energia do tipo-Escuridão e duas incolores para causar 160 pontos de dano, sem efeito adicional, sem custo extra (como descartar energias), nem nada. São 160 de dano seco.

No entanto, abusando da utilização da Energia Golpe Decisivo, acelerada ou não por Houndoom, o dano de Escuridão Max pode chegar a excelentes 220 pontos de dano, suficiente para causar nocautes em praticamente qualquer Pokémon V básico que seja alvo.

Com a utilização de Umbreon VMAX ainda se somava nessa história toda uma vantagem adicional: além de não descartar suas energias, podendo atacar em diversos turnos seguidos, Umbreon VMAX dependia de apenas dois Houndoom para conseguir atacar, e não 3, como era o caso de Urshifu Golpe Decisivo VMAX.

A consolidação em Espada e Escudo: Golpe Fusão

Com o lançamento da coleção Espada e Escudo: Golpe Fusão, no fim de 2021, um novo parceiro para Houndoom surgiu: Gengar VMAX.


Eu não costumo gostar de cartas desenhadas pela 5ban Graphics, mas essa ficou bem legal!

Gengar VMAX também pode usar e abusar da energização promovida pelo Houndoom e agora possui, não um, mas dois ataques excelentes para utilizar. O ataque principal e mais utilizado (especialmente em um meta dominado por cartas V) seria Terror e Pânico. Com três ou quatro Pokémon V no lado do campo do oponente o dano pode se tornar pesado, especialmente com o bônus de ataque da Energia Golpe Decisivo.

E se o oponente não se utilizar de muitos Pokémon-V? Engolir por Inteiro G-Max pode ser a solução. Causar 250 pontos de dano (que podem passar de 310 a depender dos modificadores de dano utilizados) é sempre excelente e pode causar devastação na mesa do adversário.

Com isso, o estilo Golpe Decisivo ganhou um grande upgrade no meta e pode conquistar mais espaço. Vale lembrar que, junto com Gengar VMAX surgiu Mew VMAX, um atacante do tipo-Psíquico poderoso e que praticamente limou as duas versões de Urshifu do formato. No entanto, por ter fraqueza ao tipo-Escuridão, facilitou ainda mais a ascensão do estilo Golpe Decisivo, baseando-se em Gengar VMAX e Umbreon VMAX.

Esse foi meu artigo retratando a ascensão do estilo Golpe Decisivo no meta de Pokémon TCG. Espero que você tenha se divertido lendo e jogando por aí. Para ficar por dentro das novidades do Pokémon TCG competitivo, acompanhe o DragoNews Podcast! Se você quiser ver outros artigos sobre o Pokémon TCG, acesse o nosso menu.

Danilo Andretta

Doutorando em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas, acompanha a franquia Pokémon desde pequeno e entrou na PBN com 14 anos com o sonho de construir o maior portal brasileiro de Pokémon. Fã do anime Pokémon e dos jogos principais da franquia, dedica as horas vagas produzindo conteúdo na PBN e interagindo com os leitores nas redes sociais.

Sinta-se à vontade para comentar!

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال