Pokémon TCG - Conhecendo os Estilos de Batalha

Espada e Escudo - Estilos de Batalha

Lançada em 19 de março de 2021, a coleção Espada e Escudo - Estilos de Batalha introduziu ao jogo uma mecânica que mudou a forma como montamos baralhos e jogamos partidas. 

Os Estilos de Batalha são espécies de "selos" presentes em algumas cartas, os quais promovem mais interações entre aquelas cartas que os compartilham.

No momento em que esta matéria está sendo escrita, existem três Estilos de Batalha: Golpe Fluido, Golpe Decisivo e Golpe Fusão. Falaremos sobre cada um deles, mostrando suas principais cartas e seus decks de sucesso.

Golpe Fluido (Rapid Strike)

As primeiras cartas Golpe Fluido foram lançadas na própria coleção Estilos de Batalha, mas continuaram sendo lançadas em coleções posteriores. Segundo a TPCi, esse Estilo de Batalha é focado em "ataques táticos" e um ritmo de jogo mais controlado. 

Algumas das principais cartas Golpe Fluido são:

Energias especiais

Energia Golpe Fluido (BST 140)Energia de Espiral (CRE 159)

Como seu nome sugere, a Energia Golpe Fluido é uma Energia destinada aos Pokémon Golpe Fluido. Ela é responsável por facilitar os ataques desses Pokémon e torná-los mais rápidos, já que vale por duas e por dois tipos diferentes. 

Menos usada atualmente, a Energia de Espiral evita a condição especial Paralisado, mas seu maior benefício é fornecer qualquer tipo de Energia.

Torre das Águas

Torre das Águas (BST 138)

Trocar seu Pokémon Ativo por um do Banco é uma das jogadas mais importantes e comuns no Pokémon TCG. Anulando o custo de Recuo dos Golpe Fluido, a Torre das Águas permite que o jogador mantenha a mobilidade de seu Pokémon e, ao mesmo tempo, reduza os espaços ocupados no deck por cartas que teriam a mesma função, como Substituição e Balão de Ar.

Foco da Korrina

Foco da Korrina (BST 128)

"Compre cartas até ter 6 na mão" é um efeito clássico e dessa vez retornou no Foco da Korrina. Apesar de não ser um dos Apoiadores mais usados no formato, essa carta é muito útil como recurso de emergência nos decks Golpe Fluido, principalmente quando combinada ao Pokémon abaixo.

Octillery

Octillery (BST 037)

Podemos dizer que o Octilley é o "faz tudo" dos Golpe Fluido. Sua Habilidade permite que ele busque qualquer carta Golpe Fluido no deck, seja ela outro Pokémon, uma Energia ou um Treinador.

Ele permite que as cartas comentadas acima sejam encontradas com mais facilidade e, dessa forma, agrega mais consistência a qualquer deck desse Estilo de Batalha.

Inteleon

Inteleon (CRE 043)

Uma das melhores cartas da coleção Reinado Arrepiante, o Inteleon é um dos Pokémon mais usados atualmente, mesmo em decks que não são focados no estilo Golpe Fluido. Sua função é usar sua Habilidade para preparar e fechar nocautes ou espalhar dano pela mesa.

Baralhos de destaque de Golpe Fluido

Urshifu Golpe Fluido VMAX

Urshifu Golpe Fluido VMAX (BST 88)

O Urshifu Golpe Fluido VMAX é de longe o Pokémon e o deck mais bem sucedido entre os Golpe Fluido, devido a sua consistência e velocidade.

Sua estratégia baseia-se nos ataques de Urshifu: além de poder rapidamente golpear o Pokémon Ativo do oponente, ele pode espalhar dano e atingir dois Pokémon de uma só vez, talvez pegando mais de um nocaute no turno. 

Lista de exemplo*:

Deck Urshifu Golpe Fluido VMAX (SSH-FST)

Sylveon VMAX 

Sylveon VMAX (EVS 075)

Lançado na coleção Ceús em Evolução, o Sylveon VMAX é outro grande atacante Golpe Fluido. Como seu ataque exige o uso de Pokémon de vários tipos para causar mais dano, o baralho conta com Pokémon diversos, sendo eles Golpe Fluido (Urshifu VMAX, Blaziken VMAX, Octillery...) ou não, o que faz dele uma das opções mais versáteis do formato.

Lista de exemplo:

Deck Sylveon VMAX (SSH-FST)

Malamar 

Malamar (CRE 070)

Principal atacante de 1 prêmio entre os Golpe Fluido, o Malamar é provavelmente o deck em que podem ser encontradas mais cartas Golpe Fluido, afinal ele precisa delas para causar dano. Também é nesse deck que o Foco da Korrina tem seu potencial melhor aproveitado, pois o jogador costuma acabar seus turnos com mãos pequenas.

Lista de exemplo:

Deck Malamar Golpe Fluido (SSH-FST)

Golpe Decisivo (Single Strike)

O estilo Golpe Decisivo foi introduzido ao jogo ao mesmo tempo que o Golpe Fluido e é, em teoria, seu estilo rival. O foco é em ataques críticos, isto é, que causam dano elevado e têm potencial de realizar nocautes de uma só vez.

As principais cartas Golpe Decisivo são:

Energias Especiais

Energia Golpe Decisivo (BST 141)Energia de Impacto (BST 157)

Tal como a Energia Golpe Fluido, a Energia Golpe Decisivo é crucial para os decks desse Estilo de Batalha, já que seu efeito de aumento de dano tem completa sinergia com a proposta dos Golpe Decisivo.

A Energia de Impacto, por sua vez, é muito similar à Energia de Espiral, mudando apenas a condição especial que ela previne. Nos baralhos de hoje, ela é muito pouco vista.

Torre das Sombras


A Torre das Sombras não precisa de muitas apresentações. Seu efeito não tem mistério e, quando está em campo, os jogadores de Golpe Decisivo têm duas compras de carta a mais em praticamente todo turno. Simples e eficaz.

Urna de Vitalidade
Urna de Vitalidade (BST 139)

No formato atual, a Urna de Vitalidade é o único item capaz de recuperar Energias Especiais para o baralho (no caso, a Energia Golpe Decisivo), o que faz dela uma das principais armas desse Estilo de Batalha.

Houndoom

Houndoom (BST 096)

Outra poderosa arma dos Golpe Decisivo é o Houndoom. Com vários dele em campo, é possível ligar várias Energias Golpe Decisivo em apenas um turno, descomplicando o uso de ataques poderosos em turnos consecutivos.

Umbreon VMAX

Umbreon VMAX (EVS 095)

Apesar de poder ser usado em outros decks por causa de sua excelente Habilidade, o Umbreon VMAX está mais presente em decks de Golpe Decisivo, nos quais seu ataque também pode ser aproveitado. Trata-se de uma carta valorizada pelo competitivo e pelos colecionadores, então sinta-se feliz se tirá-la em um pacote.

Baralhos de destaque de Golpe Decisivo

Urshifu Golpe Decisivo VMAX

Urshifu Golpe Decisivo VMAX (BST 086)

Hoje, o principal parceiro de Umbreon e de Houndoom é o Urshifu Golpe Decisivo VMAX, conhecido como "Urso Vermelho". Esse é um dos poucos Pokémon do formato que alcança facilmente danos suficientes para nocautear um VMAX com apenas um ataque.

Assim como o Sylveon VMAX, esse deck possui diversas opções de atacantes além do Urshifu VMAX e tem a versatilidade como ponto alto, principalmente por golpear nas Fraquezas de três dos tipos mais presentes no metagame: Raio e Escuridão (Fraqueza a Luta) e Psíquico (Fraqueza a Escuridão). 

Lista de exemplo:

Deck Urshifu Golpe Decisivo VMAX (SSH-FST)

Gengar VMAX 

Gengar VMAX (FST 157)

Outra alternativa para quem quer jogar de Golpe Decisivo é o Gengar VMAX. A estrutura geral do deck é bem similar à do Urshifu VMAX, mas o Gengar tem seu primeiro ataque como recurso e não precisa descartar Energias com seu segundo ataque.

Por outro lado, o deck do Gengar não cobre Fraquezas tão bem e tem mais dificuldade para alcançar OHKOs em Pokémon com 320 ou mais de vida.

Lista de exemplo:

Deck Gengar VMAX (SSH-FST)

Golpe Fusão (Fusion Strike)

Lançado 8 meses após os primeiros Golpe Fluido e Golpe Decisivo, o estilo Golpe Fusão tem como foco a versatilidade e o trabalho em equipe, de acordo com a descrição oficial da TPCi.  

As principais cartas desse Estilo de Batalha são:

Energia Golpe Fusão

Energia Golpe Fusão (FST 244)

Ao contrário de Golpe Fluido e Golpe Decisivo, Golpe Fusão apresenta apenas uma Energia Especial.

Similar à Energia de Espiral e à Energia de Impacto, ele vale por qualquer tipo, mas seu segundo efeito é mais útil e protege os Pokémon Golpe Fusão de Habilidades relevantes como a de Inteleon e a de Umbreon VMAX, que já apareceram nesta matéria.

Brilho da Elesa

Brilho da Elesa (FST 233)

Com uma Energia Especial tão boa, o que melhor do que uma forma de acelerá-la? Sem segredos, o Brilho da Elesa torna os decks de Golpe Fusão mais rápidos, consistentes e, consequentemente, mais perigosos.

Meloetta


Provavelmente a melhor atacante Golpe Fusão de um prêmio, Meloetta alcança danos muito altos em poucos turnos quando combinada com o Brilho da Elesa, sem causar grande prejuízo ao ser nocauteada. 

Porém, como dito anteriormente, há poucas alternativas de recuperação de Energia Especial no formato, então, em condições normais, o dano potencial da Meloetta cai à medida em que as Energias de Fusão vão para o descarte.

Oricorio 

Oricorio (FST 042)

Mesmo não tendo um efeito acumulativo, a Habilidade de Oricorio é suficiente para evitar ou dificultar alguns nocautes e pode ser facilmente ativada desde os primeiros turnos, por se tratar de um Pokémon Básico.

Genesect V

Genesect V (FST 185)

Assim como a de Houndoom, a Habilidade de Genesect torna-se mais útil quando há vários dele em campo, construindo um dos poderes de compra mais agressivo do formato. Além disso, Genesect V também possui um ótimo ataque, com dano suficiente para derrotar a maioria dos Pokémon V Básicos.

Pastilha Poderosa

Pastilha Poderosa (FST 236)

A Pastilha Poderosa é, talvez, o maior privilégio de Golpe Fusão em relação aos demais Estilos de Batalha. Trata-se de uma forma rápida e simples de aumentar o dano causado e garantir grandes nocautes, sem qualquer custo ou necessidade de setup. 

Baralhos de destaque de Golpe Fusão

Mew VMAX 

Mew VMAX (FST 114)

Carta estrela do estilo e da coleção Golpe Fusão, o Mew VMAX é claramente a melhor representação do tema desse Estilo de Batalha.

Recuo grátis, um ataque que ignora efeitos no Pokémon Ativo do oponente e, sua principal força, um ataque que copia ataques de outros Golpe Fusão. Assim, Mew possui um arsenal de armas e suas listas podem ser adaptadas de acordo com as características do jogador e as exigências do metagame.

O deck também é montado para extrair o máximo da Habilidade de Genesect V, o que faz dele uma das opções mais rápidas e agressivas do formato.

Lista de exemplo:

Deck Mew VMAX (SSH-FST)

Conclusão 

Não é exagero dizer que os Estilos de Batalha são uma das mecânicas mais interessantes e bem sucedidas dos últimos anos, sem, entretanto, tirar espaço de estratégias que não os utilizam. 

Dito isso, todos as cartas com Estilos de Batalha foram lançadas, até então, dentro da marca regulatória E, o que significa que elas rotacionarão ao mesmo tempo, provavelmente em 2023. Naturalmente, é possível que novas cartas Golpe Fluido, Golpe Decisivo ou Golpe Fusão sejam lançadas em coleções futuras, ou que outros Estilos de Batalha sejam introduzidos. 

No entanto, considerando que nenhuma das possibilidades acima ocorrerá na primeira coleção de 2022 (Astros Cintilantes), Golpe Fusão pode ter concluído pelo menos o "primeiro ciclo" dos Estilos de Batalha, depois de terem estrelado o Pokémon TCG durante todo o ano de 2021. 

Para mais conteúdo de Pokémon, mantenha-se atento à Pokémon Blast News, em especial à nossa página dedicada ao Pokémon TCG.

Observações

* A fonte de todas as listas mostradas foi a plataforma de torneios da Limitless e as imagens foram geradas pelo site Pokégear. Elas foram utilizadas em torneios do formato Padrão no período em que a matéria foi escrita (SSH-FST).

Os destaques e observações sobre as cartas e baralhos também foram escritos com base nesse formato. Portanto, recomendamos que tenha isso em mente se ler algum tempo após a publicação.

Autores das listas e links para copiá-las:
  • Meurling - Urshifu Golpe Fluido VMAX (Link)
  • MBoss11 - Sylveon VMAX (Link)
  • Simon Trottier-Lacasse - Malamar (Link)
  • Darkmot - Urshifu Golpe Decisivo VMAX (Link)
  • Vini Fernandez - Gengar VMAX (Link)
  • Alex Hamilton - Mew VMAX (Link)

Matheus Gomes

Estudante de desenvolvimento web e programação, Matheus dedica parte de seu tempo livre ao Pokémon Trading Card Game, principalmente como organizador de torneios online. Na PBN, busca familiarizar os leitores ao incrível mundo do TCG competitivo.

Sinta-se à vontade para comentar!

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال