Como Fazer Shiny Hunt em Pokémon Legends: Arceus

Pokémon Legends: Arceus - Shiny

Os Pokémon Shiny, introduzidos inicialmente nos jogos da segunda geração, são versões brilhantes dos Pokémon que apresentam uma palheta de cores alternativa. Seja por isso, ou por serem raramente encontrados de forma selvagem, encontrar um Shiny é sempre um evento especial.

Felizmente, com Pokémon Legends: Arceus, procurar por Pokémon Shiny tornou-se um pouco menos desgastante. Com o jogo, novas formas de busca foram introduzidas, o que facilita a vida tanto de caçadores árduos por completar sua coleção shiny, quanto de jogadores que apreciam encontrar um Pokémon brilhante de vez em quando.

Nesse guia, então, apresentaremos como você pode encontrar um Pokémon Shiny em Legends: Arceus mais facilmente.

Preparação da Caçada

Primeiro, comecemos pelos números. A taxa padrão de encontro de Pokémon Shiny é de 1 em 4.096. Em outras palavras, a cada 4.096 Pokémon de uma espécie que você encontrar, a hipótese é de que 1 deles será shiny.

Ao buscar por um Pokémon que pode ser shiny, entretanto, preste atenção especial aos sons. Um barulho de brilho pode ser escutado ao aproximar-se de um shiny, seja por terra ou pelo ar. Assim, tendo conhecimento das informações básicas sobre nossa caçada, podemos avançar.

Quais Pokémon não podem ser Shiny

Em Pokémon Legends: Arceus, os Pokémon que não podem ser capturados de maneira repetitiva, como os lendários Uxie, Mesprit, Azelf, Dialga, Palkia, Heatran, Regigigas, Cresselia, Giratina, Tornadus, Thundurus, Landorus e Enamorus; os míticos Darkrai, Shaymin, Manaphy, Phione e Arceus; e os Pokémon iniciais entregues pelo Professor Laventon - Oshawott, Rowlet e Cyndaquil - não podem ser shiny.

Pokédex Research Levels

Em Pokémon Legends: Arceus, um dos principais objetivos do jogo é completar o Pokédex, tendo que, no processo, realizar determinadas missões - as Research Tasks - relacionadas a cada espécie de Pokémon.

Pokémon Legends: Arceus - Research Tasks

Obter o Research Level 10 de um determinado Pokémon faz com que as chances de encontrar a forma shiny dele aumente para 2 em cada 4.096. Completar todas as Research Tasks de um Pokémon, alcançando o Research Level Perfect, aumenta ainda mais a probabilidade de encontrar um shiny da espécie em questão, pulando para 4 em cada 4.096.

Mass Outbreak e Massive Mass Outbreak

Mass Outbreak são instâncias onde um mesmo Pokémon aparece em grandes quantidades em uma mesma área. Em Pokémon Legends: Arceus, é possível saber se está ocorrendo algum Outbreak ao falar com o guarda antes de sair de Jubilife Village. O ícone do Pokémon em questão aparecerá no mapa.

Mass Outbreaks possuem uma taxa ampliada de aparecimento de shiny, com um total padrão de 26 em cada 4.096

Pokémon Legends: Arceus - Mass Outbreak

Os Massive Mass Outbreak, por sua vez, são parte da atualização gratuita Daybreak, adicionando uma nova mecânica ao jogo. Aparecendo somente durante chuvas fortes e tempestades de neve, além de ter tempo limitado, o Massive Mass Outbreak faz com que vários Pokémon diferentes surjam em bandos em diferentes áreas do mapa. Diferente dos Mass Outbreak comuns, não é possível, em um primeiro momento, saber qual espécie Pokémon está em surto. Em relação aos shiny, Massive Outbreaks aumentam a chance de aparecimento em uma quantidade menor, sendo 13 em cada 4.096.

Shiny Charm

Outra maneira de aumentar suas chances de encontrar um Pokémon Shiny é através do Shiny Charm, um item presenteado ao jogador após ele atingir Research Rank 10 com todos os 237 Pokémon - excluindo míticos - do Pokédex de Hisui. O Shiny Charm aumenta a taxa de encontro de shiny para 3 em 4.096 para todas as espécies de Pokémon.

Unindo as Probabilidades

Considerando que apenas o Shiny Charm aumenta o aparecimento de shiny de todos os Pokémon, ao caçar um shiny é recomentado, primeiro, aumentar o Research Level dele ao máximo, completar todas as Research Tasks e esperar até que um Mass Outbreak da espécie ocorra. Nessas condições ideais, a chance de aparecimento de shiny é de 32 para cada 4.096, o máximo que pode ser conseguido. Abaixo, segue uma tabela com outras combinações possíveis e suas respectivas probabilidades:

Bônus Overworld Massive Mass Outbreak Mass Outbreak
Sem adicional 1 em 4096 (0.024%) 13 em 4096 (0.317%) 26 em 4096 (0.635%)
Research Level 10 2 em 4096 (0.049%) 14 em 4096 (0.342%) 27 em 4096 (0.659%)
Research Perfect 4 em 4096 (0.098%) 16 em 4096 (0.391%) 29 em 4096 (0.708%)
Research Level 10 + Shiny Charm 5 em 4096 (0.122%) 17 em 4096 (0.415%) 30 em 4096 (0.732%)
Reserch Perfect + Shiny Charm 7 em 4096 (0.171%) 19 em 4096 (0.464%) 32 em 4096 (0.781%)

Na tebela, Research Perfect equivale a todas as Research Tasks completas e Overworld refere-se a probabilidade de encontrar shiny fora dos Massive e Mass Outbreaks. 

Vencedor: Mass Outbreaks

Pela tabela fica nítido que, independentemente de Reserch Level e do nível de cumprimento das Research Tasks, a melhor maneira de caçar Pokémon Shiny é via Mass Outbreak. Tenha em mente que o processo de encontrar um Pokémon Shiny pode ser demorado, levando até mesmo algumas horas.

Dica Importante

Sempre que encontrar um Pokémon Shiny, salve o jogo imediatamente. O Pokémon Shiny permanecerá no jogo contanto que você não dê reset na área, ou seja, volte para Jubilife. Essa dica é muito importante para evitar a perda do Pokémon Shiny caso ele fuja ou seja derrotado em batalha.

Rafael Alziro

Cineasta, pesquisador e pai de ciberpets. No momento eu sou universitário, mas largaria tudo para brilhar como um grande mestre Pokémon.

Sinta-se à vontade para comentar!

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال