Mew VMAX - Decks Competitivos de Pokémon TCG - Pokémon Blast News

Novidades

Ad superior

10/02/2022

Mew VMAX - Decks Competitivos de Pokémon TCG


Olá, treinadoras e treinadores! Após um intervalo, estou de volta para trazer novos textos para vocês. E para comemorar essa volta, hoje vamos desvendar juntos o melhor deck do formato atual (SSH-FST) - Mew VMAX.

Aviso: Um pequeno glossário estará disponível no final do texto, para eventuais dúvidas.

Para começar com a análise do deck de hoje, vamos relembrar um pouco da história e traçarmos um paralelo com o presente do Pokémon TCG.

Há 10 anos tenho algum tipo de contato com o Pokémon TCG competitivo, e há quase 5 anos tenho participado mais ativamente do cenário competitivo e dos torneios. Nesse período, em seus respectivos formatos, decks de Darkrai-EX foram extremamente dominantes, Zoroark-GX, apesar de não ter tido uma variação específica, dominou por anos o formato, ganhando todos os grandes títulos e tendo os maiores ganhos financeiros. Vimos, também, outros decks bastante dominantes como VirGen e Seismitoad-EX. Se estudarmos um pouco a história do Pokémon TCG e conversarmos com jogadores mais experientes, certamente ouviremos que decks como Haymaker, LuxChomp, MewLock ou Gardevoir/Gallade foram os mais dominantes em seus formatos, ou até mesmo, melhores decks da história.

Mew VMAX é um deck que surgiu com o lançamento de Espada e Escudo 8 – Golpe Fusão, em novembro de 2021. Atualmente, em fevereiro de 2022, ele ainda é o melhor e mais dominante deck do formato. Apesar de ainda ser muito cedo para o deck entrar em uma lista de melhores decks da história, alguns pontos precisam ser levados em consideração, que são:

  • 1 - Dita o formato: Basicamente ou você joga de Mew ou você countera Mew.
  • 2 - Não possui autoloss: Focar ferozmente em counterar Mew VMAX pode te abrir brechas para derrotas inesperadas, e ainda assim, perder para o deck.
  • 3 - É extremamente consistente e versátil: Se adapta ao metagame com pouquíssimas alterações na lista base.
  • 4 - Manutenção do deck: O deck ganha ainda mais força com a próxima coleção a caminho.

Ser o melhor deck do formato não é ser imbatível e ganhar todos os torneios, é fazer com que todo o formato rode ao seu redor.

Funcionamento Geral

O deck é chamado de Mew VMAX, mas poderia, facilmente, ser chamado de Genesect VMAX ou deck Golpe Fusão. A mecânica do deck inteira se dá por cartas Golpe Fusão, e tem como seu principal motor a habilidade do Genesect V – Sistema Golpe Fusão.

A habilidade Sistema Golpe Fusão possibilita que o jogador compre cartas até que o total em sua mão seja o mesmo número de seus Pokémon Golpe Fusão em campo. No entanto, essa habilidade pode ser utilizada até quatro vezes por turno, caso o jogador possua quatro cartas Genesect V em campo. Sendo assim, o deck compra muitas cartas por turno, sem a necessidade de utilizar um draw supporter. A win condition do deck se baseia, principalmente, na compra das seis cartas prêmio o mais rápido possível, utilizando a combinação perfeita de poder de dano e velocidade.

Pokémon

Genesect V


Como dito anteriormente, o funcionamento básico do deck gira em torno da habilidade Sistema Golpe Fusão do Genesect V, contudo, esse não é seu único papel. Embora raramente o Genesect utilize seu ataque Rajada Tecnológica, seu ataque é frequentemente copiado pela estrela do deck. Quatro cópias da carta Genesect V são extremamente essenciais na lista.

Meloetta


Esse Pokémon baby de R$0,20 não estava presente nas primeiras listas de Mew VMAX, pouco tempo depois passou a contar com uma cópia no deck e, hoje, está consolidado com duas cópias no baralho. Possui excelente sintonia, sendo, muitas vezes, o principal atacante da partida. Meloetta tem duas principais funções na partida: a primeira delas, atacar no t1 ou t2, já possibilitando a compra de uma ou duas cartas prêmio e, também, a função de emprestar seu ataque para o Mew VMAX.

Meloetta possibilita ainda uma troca de prêmios melhor durante a partida, uma vez que, ao ser nocauteada, só fornece uma carta prêmio. O ataque Eco Melodioso causa 70 de dano para cada energia Golpe Fusão ligada aos seus Pokémon, possibilitando até 280 de dano (com quatro energias Golpe Fusão) no Pokémon adversário, sem contar qualquer item que aumente o dano.

Mew V e Mew VMAX

A estrela que dá nome ao deck está em perfeita sintonia com os outros Pokémon.

Primeiramente, Mew V não possui custo de recuo e conta com dois ótimos ataques: Mistura de Energias, que possibilita buscar e ligar qualquer energia do deck em um dos seus Pokémon; e Salto Psíquico, causando 70 de dano e possibilitando embaralhar o Mew V e todas as cartas ligadas a ele no baralho.

Finalmente, o Mew VMAX, que também não possui custo de recuo e conta com dois excelentes ataques: Golpe Fusão Cruzado, ataque que com duas energias incolores, possibilita a utilização do ataque de qualquer Pokémon Golpe Fusão em seu banco; e Milagre Max, causando 130 de dano e não é afetado por qualquer efeito do Pokémon ativo do oponente, ou seja, atravessa “habilidades barreira de dano” presentes em Pokémon como Decidueye, Zamazenta V e Duraludon VMAX.

O padrão são quatro cópias da carta Mew V e três cópias da carta Mew VMAX, embora seja perfeitamente possível e adaptável, para utilização de uma linha de 3-3 ou 3-2.

Treinador

Com uma média de 40 cartas de Treinador no baralho, quatro são extremamente essenciais, presentes em todas as listas: Brilho da Elesa, Pastilha Poderosa, Passe de Batalha VIP e Cramorizador.

Brilho da Elesa  


Esta carta de apoiador é responsável pela mecânica de energização com as Energias Golpe Fusão. Com a Elesa, existe a possibilidade de um dano de até 330 no t1 ou até 400 do t2 em diante. Para isso, é necessário um grande e improvável combo. Porém, caso a sua energização do turno tenha sido uma Energia Golpe Fusão na Meloetta, Elesa pode colocar até duas Energias Golpe Fusão em até dois Pokémon, possibilitando que a Meloetta ataque 210 no começo da partida.

Utilizar quatro cópias do Brilho da Elesa no baralho traria mais chances de encontrá-la no turno 1, porém o ideal são três cópias. Os motivos para isso são que: o deck compra muitas cartas, tornando mais simples de encontrá-la, e você não quer ficar com carta presa na mão no decorrer do jogo, impedindo a compra de novas cartas.

Pastilha Poderosa


Ferramentas e itens que aumentam o dano sempre foram game changers. Por ser um item, a Pastilha Poderosa pode ser utilizada até quatro vezes no mesmo turno, aumentando 30 de dano para cada uma utilizada. Esse item não só fecha cálculos milagrosos para alguns nocautes, como torna possível um nocaute em qualquer Pokémon já lançado no Pokémon TCG, caso o combo máximo seja alcançado. Ele ainda possui uma ótima sinergia com a habilidade do Genesect V, gastando cartas da mão para que novas sejam compradas.

Passe de Batalha VIP


Podendo ser utilizada apenas no primeiro turno, o Passa de Batalha VIP possibilita o jogador buscar até dois Pokémon no deck e colocá-los diretamente no banco. Além de facilitar e agilizar o setup, essa carta tem sinergia com o Cramorizador.

Cramorizador


O baralho de Mew VMAX tornou essa carta viável no competitivo. Aliás, não só viável, como uma carta excelente e essencial para o baralho. O Cramorizador deve ser utilizado descartando um item da mão e, após jogar uma moeda, se o resultado for cara, o jogador pode buscar qualquer carta do deck e colocá-la na mão. Caso o resultado seja coroa, não existe nenhum efeito, ou seja, também é ótimo, uma vez que são duas cartas a menos na mão. O Cramorizador consegue filtrar cartas inúteis da mão e possui 50% de chances de uma busca qualquer no deck, além de possibilitar a compra de mais cartas com Sistema Golpe Fusão.

Energias


Com uma quantidade singela de energias, atualmente, apenas sete energias estão rodando em um deck de Mew VMAX. Sendo elas, quatro Energias Golpe Fusão e três Energias Psíquicas. Existe a possibilidade de utilizar apenas duas Energias Psíquicas, caso o baralho possua duas cópias do Estádio Quadra de Treino e o deck de Duraludon VMAX esteja em baixa no metagame.

Lista Padrão e Estratégia Principal


Levando em consideração a lista acima como uma lista padrão e básica de Mew VMAX, explicarei um pouco melhor o plano de jogo do deck.

O deck gira em torno da habilidade Sistema Golpe Fusão do Genesect V, da flexibilidade de golpes do Mew VMAX e energização rápida com Brilho da Elesa.

Começar a partida ou ir em segundo? Começar, mas caso você vá em segundo é bom também.

Em caso de começar a partida jogando primeiro, é importantíssimo acertar um ou dois Passe de Batalha VIP, colocando ao menos dois Genesect V em campo, um Mew V e uma Meloetta. A utilização da Bola Rápida nesse momento é essencial para filtrar a mão e conseguir colocar no banco um terceiro Genesect V e/ou um segundo Mew V.

A energização do turno pode se encaixar bem tanto no Mew V quanto na Meloetta. Caso esteja enfrentando um deck que utilize Martelo Esmagador ou Leque de Ondas, pense bem se vale a pena ligar da mão uma Energia Golpe Fusão em vez de uma Energia Psíquica. A Energia Psíquica pode ser buscada com o Cristal Nevoado, utilize-o se precisar, porém, não falhe a energização no primeiro turno. Em quase todas as outras circunstâncias, energizar com uma Energia Golpe Fusão é a melhor escolha. Caso esteja enfrentando uma mirror, prefira manter o Pokémon energizado no banco, seja ele Mew V ou Meloetta.

É importante, neste primeiro turno, não baixar nenhum Estádio em campo, mesmo que você queira tirar cartas na mão. Uma das formas mais eficazes de travar um deck de Mew VMAX é o combo Trilha para o Cume + Marine t1. Se o baralho do seu adversário não rodar Cume ou uma quantidade grande de Estádios, existe a opção de deixar em campo o Estádio Torre Rossi, caso esteja prevendo uma Marine t1, embora não seja tão necessário, dependendo de quantos Pokémon estiverem em seu banco.

Em caso de começar a partida em segundo, o setup não é muito diferente, sendo igualmente importante acertar o Passe de Batalha VIP e Bola Rápida para colocação de Mew V e Genesect V em campo. Entretanto, existe um roteiro mais padronizado a se seguir. É extremamente necessário encontrar carta Brilho da Elesa e uma Meloetta. Encontrar uma Energia Golpe Fusão para energização manual completa o combo perfeito. Energize manualmente a Meloetta e escolha essa mesma Meloetta mais um Mew V para serem energizados com Brilho da Elesa. Nesse momento, deixe a Meloetta como Pokémon ativo e ataque. Qualquer Pokémon baby será nocauteado, assim como a grande maioria dos Pokémon V. Em alguns casos, utilizar o ataque Mistura de Energias do Mew V pode ser interessante, mas não é o ideal.

O seu segundo turno, caso comece em primeiro, pode também seguir o roteiro do combo apresentado anteriormente, porém com a vantagem de já poder utilizar um Mew VMAX para atacar e conseguir até quatro Energias Golpe Fusão na mesa. Prefira espalhar essas energias sempre que for possível.

A partir daí, o plano de jogo muda de acordo com a partida que esteja enfrentando e, também, com suas escolhas pessoais, mas basicamente você irá atrás das cartas prêmio o mais rápido possível. É importante controlar muito bem as energias em campo e os recursos de switch, caso fique preso com Genesect V como ativo. Prefira utilizar suas cartas Ordem de Chefia para nocautes estratégicos combinados com a Pastilha Poderosa. A pastilha poderosa é um recurso essencial para finalizar a partida após a perda de algumas Energias Golpe Fusão.

Lembre-se que o Mew VMAX pode copiar o ataque Salto Psíquico, se tiver um Mew V no banco, possibilitando a cura de todo o dano do Mew VMAX, impedindo uma derrota por deck out, além de uma nova utilização de Brilho da Elesa no próximo turno.

Seja cauteloso ao copiar o ataque do Genesect V com o Mew VMAX, uma vez que este Mew não poderá atacar no próximo turno, a não ser que vá para o banco e retorne ao campo ativo.

Fique atento sempre que for utilizar o Rotom Fone, por mais simples que pareça o seu efeito, não é sempre que você vai precisar utilizá-lo. Com um deck mais filtrado, ele pode encontrar a carta necessária para finalizar o jogo ou sair de uma situação de Cume + Marine para o próximo turno.

Outras Adições

Oricorio


Embora esteja presente na lista acima, Oricorio não é sempre essencial. Caso o metagame esteja em um momento em que muitos decks com Hoopa baby estejam jogando, Oricorio é extremamente essencial em campo desde o turno 1, uma vez que sua habilidade impede que Meloetta seja facilmente nocauteada. Copiar o seu ataque com Mew VMAX pode ser uma saída situacional para realizar um nocaute chave no banco do adversário. Apenas uma cópia do Oricorio é necessária.

Copos de Substituição


Confesso que não sou grande fã em utilizar essa carta no deck, apesar de ter uma boa eficácia. Geralmente, entrando com duas cópias na lista, Copos de Substituição pode te ajudar a sair de uma situação de lock de Trilha para o Cume e possibilita a compra imediata de um topo escolhido por Rotom Fone. Mas sua principal utilização está em retornar uma Energia Golpe Fusão da sua mão para o deck e assim utilizar uma carta de Brilho da Elesa “extra”, principalmente no fim do jogo.

Pegador de Pokémon


Apesar de ser uma carta bastante controversa, por utilizar moeda, Pegador de Pokémon tem uma boa sinergia com o baralho. Se você acertar, além de estar tirando cartas da mão, está puxando um Pokémon do banco do adversário sem abrir mão de utilizar Brilho da Elesa no mesmo turno; e se você errar, diminuiu uma carta da mão. Também é uma boa carta para ser utilizada juntamente com o Cramorizador.

Cemitério Antigo


Essa é uma carta um pouco mais controversa e complicada de se utilizar. Torre Rossi é um estádio que ajuda muito na consistência do Deck, principalmente no começo da partida. Quadra de Treino consegue transformar algumas partidas difíceis em até mesmo favoráveis. Com Cemitério Antigo em campo, o jogador que ligar uma energia a um Pokémon que não seja psíquico, coloca 2 contadores de dano neste Pokémon. Apesar de, dificilmente, ficar em campo mais de um turno, a não ser que seja utilizada late game, esse estádio pode fechar danos mágicos ou quebrar toda a estratégia de energização do adversário.

Outras cartas também podem ser utilizadas com sucesso no deck de Mew VMAX, como: Bloqueador de Ferramentas, Faixa de Vitalidade, Leque de Ondas e Pokégear 3.0.

Outras Listas

Para conhecer as listas de Mew VMAX que obtiveram maior sucesso nos torneios online recentemente, clique aqui.

Astros Cintilantes e o Futuro do Deck

Se existia alguma dúvida em torno do sucesso do Mew VMAX após o lançamento de Astros Cintilantes, essas dúvidas foram sanadas com os eventos presenciais realizados no Japão nas últimas semanas. O Japão possui um formato Padrão um pouco diferente do que é vigente no Ocidente, mas, atualmente, ele é quase o mesmo que teremos após o lançamento de Astros Cintilantes. E, lá, Mew VMAX vem dominando o formato.

Embora Arceus V Star e Ultra Ball melhore muito alguns decks, até mesmo decks que buscam counterar Mew, talvez não seja o suficiente. Mew VMAX terá apenas três reforços com a nova coleção, mas são três excelentes reforços, são eles: Ultra Ball, Double Turbo Energy e Choice Belt.


Ultra Ball tira a dependência de Grande Bola para compra do Mew VMAX, sem contar a ótima sinergia com a habilidade do Genesect, uma vez que ele descarta duas cartas quaisquer da mão, podendo jogar fora Passe de Batalha VIP, Brilho da Elesa ou estádios presos na mão.


Double Turbo Energy acelera ainda mais o Mew VMAX, facilitando que suas energias Golpe Fusão sejam espalhadas em campo quando for utilizada a carta Brilho da Elesa.


Choice Belt além de ser uma ferramenta, fecha danos mágicos e facilita o uso da Pastilha Poderosa, fazendo com que não seja necessário buscar mais uma Pastilha em um determinado nocaute.

Counters

Apesar de não possuir nenhuma autoloss, Mew VMAX possui algumas partidas que exigem mais atenção que outras. De longe, o pior deck para enfrentar é Gengar VMAX, em seguida Urshifu Golpe Decisivo, variações de decks com Pokémon baby e dark, como Moltres de Galar, e Hoopa e Duraludon VMAX. Com Oricorio, duas cópias do Estádio Quadra de Treino e três Energias Psíquicas, os dois últimos decks deixam de ser partidas desfavoráveis.

Para enfrentar Gengar VMAX e Urshifu Golpe Deciso/Umbreon VMAX, o jogador precisa tentar comprar dois prêmios no t1 ou t2 utilizando a Meloetta. E, de preferência, conseguir comprar mais prêmios com a segunda Meloetta. É importantíssimo saber quando evoluir o Mew V nessas partidas, uma vez que ele entrega três cartas prêmio para o adversário, tornando a troca de prizes muito complicada. Ordem de Chefia ou Pegador de Pokémon são as cartas chave para a compra dos seis prêmios, assim como saber utilizar no momento certo as suas Pastilhas do Poder.

Preço

Mew VMAX é indiscutivelmente o melhor deck do formato, só isso já faria com que ele fosse um deck caro, mas ele é o deck mais caro do formato Padrão hoje. Três fatores se juntaram: ser o melhor deck, possuir cartas de Mew (que é um Pokémon de alto valor colecionável) e escassez de produtos da coleção Espada e Escudo 8 Golpe Fusão. Tudo isso somado beira R$1.500 para o deck físico e 170 boosters americanos para o deck online, ambos na menor raridade possível.

Reflexão

Com o retorno anunciado dos torneios presenciais, a tendência é que Mew VMAX e Genesect V fiquem ainda mais escassos e caros no mercado. O fenômeno de um metagame baseado em counterar Mew VMAX presenciado nos torneios online deve refletir no jogo físico em breve.

Se você ainda não possui o seu deck de Mew VMAX montado fisicamente ou no Pokémon TCGO (em breve Pokémon TCG Live), não há dúvidas de que será um bom investimento a curto e a longo prazo, além de ser um deck que não necessitará de grandes investimentos para ficar atualizado para o próximo formato. No entanto, pense bem antes de fazer esse investimento para não correr o risco de ficar frustrado com “todo mundo” tentando te counterar o tempo todo. O deck é bem gostoso de jogar, mas é importante saber se seu estilo de jogo se encaixa com o baralho.

E era isso que eu tinha para trazer para vocês hoje. Lembre-se que você não precisa seguir à risca as listas ou estratégias apresentadas aqui, cada um pode colocar seu tempero e estilo de jogo nos decks, e é assim que a comunidade evolui. Se você for iniciante ou experiente no jogo, espero que eu tenha conseguido agregar um pouco de conhecimento a você. E vamos descobrir juntos se Mew VMAX entrará para história como um dos decks mais dominantes e vitoriosos. Até a próxima!

Glossário do texto

  • Darkrai-EX: Deck utilizando a carta Darkrai-EX que dominou o formato entre 2012 e 2013, ganhando até mesmo o mundial.
  • Zoroark-GX: Carta que teve diversos parceiros e listas entre os anos de 2017 e 2019, ganhando Regionais, Intercontinentais e Mundial.
  • VirGen: Deck bastante utilizado entre 2012 e 2014 utilizando as cartas Virizion-EX e Genesect-EX.
  • Seismitoad-EX: Deck de controle bastante utilizado e polêmico durante o bloco XY.
  • Haymaker: Primeiro grande deck competitivo do Pokémon TCG, ainda na era do Base Set.
  • LuxChomp: Deck que utilizava Luxray GL lv.X e Garchomp C lv. X e ganhou o mundial de 2010.
  • MewLock: Deck bastante vitorioso na EX Era.
  • Gardevoir/Gallade: Deck extremamente dominante em 2008 e 2010, ganhando o mundial de 2008.
  • Draw supporter: Apoiador focado na compra de novas cartas.
  • Win condition: Algum tipo de condição de vitória.
  • Pokémon baby: São Pokémon que não são V ou VMAX e não possuem caixa de regras.
  • T1 e t2: Primeiro e segundo turnos da partida.
  • “Habilidades barreira de dano”: Habilidades que tem como intuito barrar o dano de ataques ou habilidades do oponente.
  • Linha de 3-3 e 3-2: Uma linha com 3 pré-evoluções e 3 evoluções ou três pré-evoluções e duas evoluções;
  • Game changer: Algo que muda o ritmo do jogo.
  • Setup: Montagem do campo (ativo, banco e energização).
  • Mirror: Quando se enfrenta o mesmo deck.
  • Deck out: Quando o deck acaba, é uma forma de perder o jogo.
  • Late game: No final da partida ou em um estágio avançado da partida.

Para conhecer outros termos do Pokémon TCG, clique aqui.

E caso você queira conhecer mais a respeito do Pokémon TCG e conferir outras matérias, acesse nosso menu.

Post Top Ad