Jolteon VMAX - Decks Competitivos de Pokémon TCG

Deck Jolteon Vmax

O formato Padrão atual (SSH-FST) logo sofrerá mudanças e atualizações com o lançamento da coleção Astros Cintilantes, mas ainda há tempo para falarmos sobre o segundo deck mais popular do formato: o Jolteon VMAX!

Este texto contém termos e conceitos mais avançados. Se você não conhecer ou compreender algum deles, acesso nosso glossário, nosso menu dedicado ao TCG ou deixe sua dúvida nos comentários.

Descrição e funcionamento básico

Apesar de ter como principal condição de vitória a conquista das 6 cartas de Prêmio, o Jolteon VMAX (ou Jolteon/Inteleon) tem um caráter menos agressivo em relação aos outros dois decks mais presentes em torneios, Mew VMAX e Urshifu/Umbreon.

Ao contrário de ambos acima, o Jolteon não tem como foco de sua estratégia realizar nocautes rápidos com danos altos, mas sim espalhar dano pela mesa (estilo de jogo conhecido como spread) enquanto retarda o desenvolvimento de jogo do oponente.

Para que essa estratégia seja bem sucedida, são utilizadas algumas cartas (além das staples gerais do formato), as quais são:

Jolteon V e VMAX

Jolteon VMAX - EVS (051)

Único atacante propriamente dito do deck, Jolteon VMAX é sua estrela e tem as listas totalmente montadas ao seu redor, de modo a facilitar e potencializar seu único ataque. Com o dano do ataque ao Banco, o jogador pode tanto nocautear Pokémon de pouca vida, comprometendo o setup do oponente, quanto espalhar dano para nocautes maiores em turnos seguintes. Dessa forma, é comum ver Jolteon realizando dois nocautes no mesmo turno.

Jolteon V - EVS (177)

Quanto ao Jolteon V, seu primeiro ataque pode ser útil para ativar a condição para o efeito do ataque do VMAX ou, ainda, para ajudar a fechar alguns danos. Contudo, sua principal função é, de fato, evoluir para Jolteon VMAX o quanto antes.

Uma vantagem comum ao V e ao VMAX é seu custo de recuo nulo, que permite que eles facilmente deixem a posição de Ativo quando necessário.

Linha de Inteleon

Inteleon - CRE (043)

Inteleon - SSH (058)Sobble - CRE (041)

Desde a última rotação, a linha evolutiva do Inteleon tornou-se tão presente no formato que, hoje, facilmente se enquadra entre suas staples. Entretanto, ela tem papel ainda maior dentro do baralho de Jolteon VMAX (e em outros baralhos de spread, em geral), portanto é necessário destacá-la.

Além da alta consistência concedida pela Habilidade Negociações Secretas, de Drizzile (SSH) e Inteleon (SSH), a Habilidade Gatilho Rápido da outra versão do Inteleon (CRE) é responsável por ativar a condição do ataque do Jolteon VMAX e espalhar mais dano pela mesa, tornando possível até que três ou mais nocautes sejam conquistados num só turno.

Zigzagoon de Galar e Rede de Recolhida

Zigzagoon de Galar - SSH (117)

Outro Pokémon responsável por colocar contadores de dano no Banco adversário é o Zigzagoon de Galar (SSH). Por ser Básico e buscável pela Bola Rápida e pela Bola Nível, ele deixa muito mais viável a estratégia do deck desde os primeiros turnos.

Para reutilizar Zigzagoon já colocados em campo, utiliza-se a Rede Recolhida, que também pode ser usada para reutilizar Drizzile e Inteleon ou removê-los da posição de Ativo.

Rede de Recolhida - RCL (165)

Insígnia Elemental

Insígna Elemental - EVS (147)

O Jolteon VMAX já seria um bom atacante por si só, mas, com a Insígnia Elemental, sua capacidade sobe alguns níveis, porque a chance de falhar Energias, não conseguir atacar e, consequentemente, perder turnos passa a ser muito menor a partir do momento em que seu custo de ataque é reduzido para apenas uma Energia.

Trilha para o Cume


Por não ser capaz de nocautear Pokémon de 2 ou 3 Prêmios em apenas um golpe, o Jolteon demanda, geralmente, de alguns turnos a mais para alcançar a vitória em relação a decks mais agressivos. Por isso, parte das listas é voltada para retardar o desenvolvimento de jogo dos oponentes e fazer com que eles falhem turnos.

O principal recurso nesse sentido é a Trilha para o Cume. Considerado pela maioria dos jogadores como o melhor Estádio do formato, ela anula a Habilidade de Pokémon como Crobat V e Genesect V, que são opções de compra importantes em outros baralhos.  

Cheryl
Cheryl - BST (123)

Interferir no campo adversário é uma das formas de ganhar turnos, mas não a única. A maioria dos baralhos precisa realizar nocautes para vencer, mas não consegue nocautear o Jolteon VMAX em apenas um golpe. Dessa forma, a Cheryl, utilizada num momento crucial, pode manter um Jolteon vivo por pelo menos mais um turno, o que pode ser suficiente para mudar o rumo da partida.

Techs

As listas de Jolteon VMAX são, em geral, muito parecidas, até mesmo em relação a techs. Contudo, podemos destacar duas:

Leque de Ondas

Leque de Ondas - BST (127)

Outra carta voltada para "incomodar" o oponente, o Leque de Ondas é efetivo contra baralhos que usam Energia Especial, especialmente o Mew VMAX.

Sucateador de Ferramentas


Já citado no artigo sobre Urshifu/Umbreon, o Sucateador de Ferramentas tem como função principal, para o Jolteon, remover eventuais Bloqueador de Ferramentas que poderiam anular a Insígnia Elemental. 


Lista de exemplo

Apresentadas a base do deck e suas principais techs, podemos mostrar uma exemplo de list com ótimo desempenho num torneio recente (veja-a em texto e copie-a aqui).

Jolteon VMAX - Pokégear app

Matchups

Além de segundo mais popular, o Jolteon é um dos decks com melhor porcentagem de vitória no formato. Veja abaixo como é seu desempenho contra os outros 8 baralhos mais utilizados.

Este gráfico foi disponibilizado pelo site Trainer Hill e seus filtros foram definidos para considerar todos os torneios disputados através da Limitless do lançamento de Golpe Fusão (12/11/21) até o data de escrita deste texto (07/02/22), com 21 ou mais jogadores.

Os número representam a porcentagem de vitórias de cada baralho da coluna vertical em relação a cada baralho da coluna horizontal (ex.: Jolteon vence 75,8% das partidas contra Suicune/Ludicolo).

Trainer Hill Matchups (SSH-FST)

Justificando seu sucesso, o Jolteon é o único deck da lista com pelo menos 60% de vitórias em 4 matchups diferentes, assim como o único que ultrapassa 70% de vitórias em duas matchups. Ele também tem partida equilibrada contra outros decks, incluindo o Mew VMAX, que lidera no quesito popularidade.

Mew VMAX - FST (114)

No entanto, o gráfico também evidencia seu maior ponto fraco: a Fraqueza. Suas duas piores matchups são contra as duas formas do Urshifu VMAX, cujo tipo é Luta, o que os torna capazes de nocautear o Jolteon VMAX com extrema facilidade. 

Urshifu Golpe Decisivo VMAX - BST (086)Urshifu Golpe Fluido VMAX - BST (088)

Pontos fortes e fracos

Fortes

  • Alta consistência;
  • Causa dano no Banco;
  • Pokémon com alta mobilidade (baixo custo de Recuo);
  • Consegue anular Habilidades (Trilha Para o Cume);
  • Matchups favoráveis ou equilibradas contra a maior parte do metagame.

Fracos

  • Baixa versatilidade (depende muito do Jolteon VMAX);
  • Muito vulnerável contra o tipo Luta (Fraqueza);
  • Depende de Habilidades (Zigzagoon e linha de Inteleon);
  • Causa dano baixo ao Pokémon Ativo.

Impacto de Astros Cintilantes

A coleção Astros Cintilantes será lançada internacionalmente no dia 25 de fevereiro e, no Brasil, no dia 11 de março, prometendo trazer grandes mudanças ao metagame competitivo.

Infelizmente para os fãs do Jolteon VMAX, uma das principais cartas de Astros Cintilantes é o Pokémon Manaphy, que traz de volta o efeito de prevenção a dano no Banco, que esteve fora do Padrão desde que o Mew (UNB) deixou de ser válido para o formato, em setembro de 2021.

Manaphy - Star Birth (041)Mew - UNB (076)

É nítido que Manaphy será um counter direto do Jolteon VMAX e outros decks de spread, dificultando a efetivação de sua estratégia. Portanto, para aqueles que decidirem confiar e insistir no Jolteon, será necessário realizar adaptações e boas leituras do meta.

Porém, não há apenas más notícias. Outro Pokémon-Habilidade de Astros Cintilantes que deve se tornar staple é o Lumineon V, cuja Fraqueza é ao tipo Raio. Um Lumineon V no Banco adversário pode ser, então, um caminho mais curto para o Jolteon comprar 2 Prêmios.

Lumineon V - Star Birth (030)

Por fim, a Ultra Bola (reprintada) passará a ser uma opção adicional de busca de Pokémon, tornando o baralho ainda mais consistente.

Ultra Bola - Star Birth (375)

Conclusão

A capacidade do Jolteon VMAX no formato atual é incontestável, de modo que, ainda que haja incertezas quanto a sua viabilidade nos formatos futuros, não podemos desconsiderá-lo como boa opção, sobretudo se você gostou do deck, da estratégia ou apenas é fã do Pokémon em si.

Você pode checar e copiar mais listas através da Limitless, clicando aqui.

Para testar suas listas, praticar contra jogadores de alto nível ou apenas se divertir, conheça os torneios do Carteado Sônico, a organizadora parceira da Pokémon Blast News! As inscrições são gratuitas e abertas para jogadores de todo o mundo!

Matheus Gomes

Estudante de desenvolvimento web e programação, Matheus dedica parte de seu tempo livre ao Pokémon Trading Card Game, principalmente como organizador de torneios online. Na PBN, busca familiarizar os leitores ao incrível mundo do TCG competitivo.

Sinta-se à vontade para comentar!

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال