Urshifu/Umbreon Golpe Decisivo - Decks Competitivos de Pokémon TCG


Abrindo uma série de postagens analisando decks do formato Padrão de Pokémon TCG, hoje comentaremos o baralho de Urshifu/Umbreon Golpe Decisivo e vários aspectos ao seu redor!

Este texto contém termos e conceitos um pouco mais avançados. Se não reconhecer ou compreender alguns deles, procure-os em nosso glossário, no nosso menu dedicado ao TCG ou deixe suas dúvidas nos comentários. 

Descrição e funcionamento básico

Tratando-se de um baralho agressivo, a estratégia principal do deck de Urshifu/Umbreon Golpe Decisivo é realizar nocautes através de ataques poderosos para comprar os 6 Prêmios antes do oponente. Esse é um dos melhores e mais populares baralhos do formato atual (SSH-FST).

Além das staples gerais (cartas presentes em múltiplos decks do formato), algumas cartas são indispensáveis para qualquer lista de Urhsifu/Umbreon:

Combo Golpe Decisivo

Houndoom - BST (096)Energia Golpe Decisivo - BST (141)

Pokémon com custo de ataque elevado precisam, geralmente, de uma forma de acelerar Energias. O responsável pela aceleração neste caso é o Houndoom que, quando combinado com a Energia Golpe Decisivo e a Urna de Vitalidade, torna o baralho capaz de causar altos danos de forma consistente ao longo da partida.  Por esse motivo, sua prioridade no primeiro turno é colocar pelo menos dois Houndour (pré-evolução do Houndoom) em campo, de modo a ter Houndoom o suficiente em campo para atacar nos turnos seguintes.

Urna de Vitalidade - BST (139)Torre das Sombras - BST (137)

Fora do combo de aceleração de Energias, mas ainda peça importante do deck, o estádio Torre das Sombras é um recurso de compra a mais para os usuários do estilo Golpe Decisivo.

Atacantes

É nos atacantes que se encontra uma das principais virtudes do deck de Urshifu/Umbreon: a versatilidade. 

Isso acontece porque o tipo Luta do Urshifu e o tipo Escuridão do Umbreon golpeiam nas Fraquezas de dois dos tipos mais populares do formato atual: Raio e Psíquico, respectivamente. O tipo Luta é ainda a Fraqueza de vários Pokémon Escuridão, como Crobat VGengar VMAX e Eternatus VMAX

Urshifu Golpe Decisivo VMAX é o Pokémon com maior potencial do baralho. Com apenas 3 das 4 Energias Golpe Decisivo ligadas, seu segundo ataque causa 330 de dano, suficiente pra nocautear praticamente todos os Pokémon existentes.

Urshifu Golpe Decisivo VMAX - BST (86)

Umbreon VMAX, além de causar bom dano, se destaca por sua Habilidade, cujo efeito de gust facilita que os nocautes ocorram nos Pokémon certos. Esse é, por sinal, um dos pontos-chave do deck.
 
Umbreon VMAX - EVS (095)

No entanto, os VMAX não são os únicos atacantes. Urshifu Golpe Decisivo V e Umbreon V também têm bons ataques e não são incomuns partidas ganhas com eles comprando todos os Prêmios, já que, com algumas Energias Golpe Decisivo, seu dano é suficiente para nocautear a maioria dos Pokémon-V Básicos. 

Urshifu Golpe Decisivo V - BST (085)Umbreon V - EVS (094)

Techs

Um fato curioso sobre o Urshifu/Umbreon é que, em geral, suas listas contêm poucas techs (cartas adicionadas como resposta a baralhos específicos), visto que seus jogadores costumam dar preferência a cartas que fazem o deck rodar melhor.

De qualquer forma, três techs têm aparecido com boa frequência nos últimos torneios:

Morpeko

Morpeko - FST (179)

Lançado na última coleção de 2021, o Morpeko nada mais é do que uma alternativa de atacante 1 prêmio. Combinado com a Habilidade do Houndoom, ele é especialmente útil contra o baralho de Mew VMAX, como resposta a outro Pokémon de 1 prêmio, a Meloetta. Devido à Fraqueza, ele também é capaz de facilmente nocautear o próprio Mew VMAX em apenas um golpe.

Meloetta - FST (124)

Bloqueador de Ferramentas/Sucateador de Ferramentas

Bloqueador de Ferramentas - BST (136)Sucateador de Ferramentas - RCL (168)

O Bloqueador de Ferramentas e/ou o Sucateador de Ferramentas entram em algumas listas de Urshifu/Umbreon como resposta, principalmente, à Capa da Determinação, Ferramenta que torna partidas contra baralhos de Pokémon-V Básicos (a exemplo de Suicune V e Zacian V) mais difíceis. Outra grande utilidade é em jogos contra Duraludon VMAX, em que eles anulam o Pingente Grande. Entretanto, o Bloqueador e o Sucateador podem ser utilizados contra qualquer Ferramenta e mudar partidas a seu favor.

Capa da Determinação - DAA (160)Pingente Grande - SSH (158)

Lista de exemplo

Apresentadas a base do deck e suas principais techs, podemos mostrar uma exemplo de list com ótimo desempenho num torneio recente (veja-a em texto e copie-a aqui).

Urshifu/Umbreon Decklist - SwissFiaro

Matchups 

Um dos aspectos mais importantes de se analisar sobre um baralho são suas matchups, isto é, seu confronto direto contra outros baralhos. Para facilitar essa análise, utilizamos o site Trainer Hill, que armazena, organiza e disponibiliza dados e estatísticas extraídos dos torneios da plataforma Limitless.

Observe o gráfico de matchups do formato atual, contendo os 9 decks mais presentes no metagame. Os filtros foram definidos para considerar todos os torneios organizados entre 12/11/21 (lançamento de Golpe Fusão) e 24/01/22 (data de escrita desta publicação), com 21 ou mais participantes.

Os números representam a porcentagem de vitórias de cada baralho do eixo vertical em relação a cada baralho do eixo horizontal (ex.: Umbreon/Urshifu ganha 65,3% das partidas contra Jolteon VMAX).

Gráfico de metagame do Pokémon TCG (SSH-FST)

Focando no Urshifu/Umbreon, é possível concluir, com base nesse gráfico, que o baralho não possui tantas matchups favoráveis em geral. Contudo, seu sucesso é explicado ao notar que ele tem a porcentagem de vitórias a seu favor contra Mew VMAX e Jolteon VMAX, que são o primeiro e o segundo decks mais populares do formato, respectivamente. 

Jolteon VMAX - EVS (051)

Outro fator a se considerar é que baralhos relevantes como Calyrex Cavaleiro Espectral VMAXDragapult VMAXEternatus VMAX e Gengar VMAX passaram a ser menos utilizados devido, em parte, à popularidade do próprio Urshifu/Umbreon (que fica apenas abaixo do Mew e do Jolteon nesse quesito atualmente), porque têm partidas complicadas contra ele.

Calyrex Cavaleiro Espectral - CRE (075)Gengar VMAX - FST (157)

Por sua vez, as matchups desfavoráveis ocorrem majoritariamente contra baralhos mais consistentes que exigem que o Urshifu/Umbreon encontre e utilize vários recursos a cada turno, ou seja, dão poucas brechas para falhas.

Pontos fortes e fracos

Fortes:

  • Alta versatilidade (possui muitas alternativas de ataques e golpeia em duas Fraquezas relevantes);
  • Bem posicionado no metagame (tem partidas favoráveis contra os outros dois baralhos mais populares);
  • Potencial de nocautear qualquer Pokémon, incluindo VMAX;
  • Eficientes aceleração e reciclagem de Energia (Houndoom e Urna de Vitalidade);
  • Opção de gust com Habilidade (Umbreon VMAX).

Fracos:

  • Depende de bons setups nos primeiros turnos; 
  • Extremamente dependente de Habilidades, sobretudo a do Houndoom;
  • Exige a ocupação de muitos espaços no Banco;
  • Depende de combinações de recursos nos momentos certos para executar seu plano de jogo efetivamente, o que compromete sua consistência ao longo das partidas.

Adições de Astros Cintilantes

Com lançamento agendado para 25 de fevereiro, a coleção Espada e Escudo 9 - Astros Cintilantes promete causar grande impacto no metagame. O Urshifu/Umbreon não deve ganhar novos atacantes, mas duas cartas em especial poderão ser adicionadas para torná-lo mais poderoso. 

Obs.: as cartas abaixo não foram oficialmente confirmadas como parte de Astros Cintilantes, mas sua presença é quase certa com base no cronograma e no histórico de lançamentos.

Lumineon V

Lumineon V - Star Birth (30)Tapu Lele-GX - GRI (60)

Talvez o melhor Pokémon da coleção, Lumineon V traz de volta ao formato Padrão um efeito amado pelos jogadores. Sua Habilidade é idêntica à Habilidade da Tapu Lele-GX, carta que marcou o bloco Sol e Lua e esteve presente em diversos decks de sucesso internacional antes de rotacionar.

O esperado é que pelo menos uma cópia de Lumineon V seja adicionada a vários decks, entre eles o Urshifu/Umbreon, conferindo-os um grande aumento de consistência.

Ultra Bola

Ultra Bola - Start Deck 100 (375)Ultra Bola - SUM (135)

Outro efeito clássico que estará de volta é o da Ultra Bola, que ganhou um novo reprint. Sua busca "universal" de Pokémon beneficiará todos os baralhos, em especial aqueles que usam muitos Pokémon e dependem de bons setups, como é o caso do Urshifu/Umbreon.

Conclusão

O Pokémon TCG tem espaço para jogadores de todos os estilos, desde os mais lentos ao mais agressivos. Se você se encaixa no segundo caso, com certeza pode ver o Umbreon/Urshifu como uma boa escolha a curto e longo prazo, visto que a maioria de suas cartas não rotacionarão em 2022. 

Porém, é sempre necessário estar atento e se adaptar às variações do meta, além de, obviamente, treinar com baralho e ganhar prática para tomar as melhores decisões em cada situação. Assistir gameplays em streams ou vídeos pode ajudar.

É possível checar e copiar listas de Urshifu/Umbreon que se destacaram através da Limitless, clicando aqui.

Para testar suas listas, praticar contra jogadores de alto nível ou apenas se divertir, conheça os torneios do Carteado Sônico, a organizadora parceira da Pokémon Blast News! As inscrições são gratuitas e abertas para jogadores de todo o mundo!

Matheus Gomes

Estudante de desenvolvimento web e programação, Matheus dedica parte de seu tempo livre ao Pokémon Trading Card Game, principalmente como organizador de torneios online. Na PBN, busca familiarizar os leitores ao incrível mundo do TCG competitivo.

Sinta-se à vontade para comentar!

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال