Pokémon TCG - O que esperar de 2022? (Parte 2)


Esta é a segunda parte da matéria Pokémon TCG - O que esperar de 2022? Leia a primeira metade aqui, em que comentamos a rotação e os lançamentos do próximo ano.

Retorno do circuito físico

Após quase 2 anos sem torneios físicos oficiais, a Play! Pokémon anunciou, em outubro, o retorno do circuito físico de Pokémon TCG (e outras modalidades de Pokémon) para 2022. 

Em teoria, a temporada começará de onde ela foi interrompida, por volta de março de 2020, de modo que haverá apenas os International Champioships da Europa (EUIC) e da América do Norte (NAIC), em abril e junho de 2022, respectivamente, pois o da América Latina (LAIC) foi realizado poucos meses antes da pandemia.

Sobre os Regional Champioships, Europa e América do Norte são novamente as únicas com eventos agendados, em países como Estados Unidos, Canadá, Itália, entre outros. As datas marcadas estão entre março e junho.

O campeonato mundial (World Championship), por sua vez, será em Londres, no mês de agosto. Essa localidade também era a planejada para a temporada que foi paralisada.

Pokémon World Champioship Logo

Contudo, a companhia ressalta que as informações estão sujeitas a alterações. Com o surgimento de novas ondas e variantes do COVID-19, é natural pensar que o retorno efetivo de eventos físicos está constantemente ameaçado.

Até o momento em que essa matéria está sendo escrita, não há qualquer menção ao Brasil para a retomada da temporada, então permaneceremos numa incógnita até que novos anúncios sejam feitos.

De toda forma, muitas lojas e organizadores do Brasil e do mundo já retornaram à ativa, ainda que de maneira extraoficial, com apoio aparentemente satisfatório do público.

Leia mais detalhes sobre o retorno do circuito físico aqui.


Pokémon TCG Live

Como consequência da suspensão dos eventos físicos, o Pokémon TCG Online assumiu, de maneira inédita, um papel de protagonismo no Pokémon TCG competitivo, através da realização de torneios oficiais e semioficiais. Foram quatro edições da Players Cup, duas edições do Team Challenge e três edições da Copag Cup Latam Master, além de milhares de eventos não-oficiais organizados por meio da plataforma de torneios da Limitless.

Apesar do notável sucesso alcançado por esses eventos, cresceu entre os jogadores o desejo por um client novo, visto que o PTCGO carece de muitos elementos que façam dele mais completo, eficiente e divertido.

Talvez levando isso em conta, a TPCi anunciou, em setembro de 2021, o Pokémon TCG Live, client que irá substituir o atual Pokémon TCG Online e tem como um dos pontos altos o suporte para aparelhos móveis, o que deve expandir seu número de jogadores. O PTCG Live também promete democratizar a aquisição de cartas, cujo sistema foi totalmente retrabalhado.


O lançamento do jogo era previsto para o final de 2021, mas foi adiado para 2022, por anúncio feito no perfil oficial do Pokémon TCG no Twitter. Saiba mais sobre o Live aqui.

Continuidade dos torneios online

Observando o sucesso dos eventos online, muitos questionam: o que acontecerá com eles em 2022, sobretudo após o retorno do físico?

A grande verdade é que, por ora, não é possível dar uma resposta concreta. Após o fim da Players Cup IV, em agosto de 2021, não houve quaisquer pronunciamentos da Play! Pokémon sobre futuras edições, tampouco da Copag, responsável pela Copag Cup Latam, cuja terceira edição se encerrou em setembro.

Copag Cup Latam 2021

Não sabemos se o silêncio momentâneo das empresas faz parte do planejamento para 2022, mas, considerando que estão sendo feitos investimentos para o desenvolvimento de um novo client, é difícil acreditar que o online vai, oficialmente, se limitar ao casual.

Quanto aos eventos não-oficiais, não há indícios de que eles deixarão de existir. Citada anteriormente, a plataforma da Limitless continua recebendo dezenas de torneios por semana, e boa parte dos organizadores e jogadores já demonstram interesse em manter os torneios em atividade. 

Falamos com mais profundidade sobre a Limitless e os eventos online aqui.

Conclusão

Em geral, 2022 promete ser um ano promissor para o Pokémon TCG e para toda a franquia. Enquanto mais comunicados não são feitos, a comunidade continuará torcendo para que as coisas se alinhem da melhor forma possível, principalmente em relação à pandemia, que afeta muito mais do que o Pokémon. 

Aguardamos, também, que TPCi e Copag consigam resolver os problemas de produção e estoque que tornaram muitos produtos e cartas inacessíveis para grande parcela dos interessados. 

Por fim, desejamos a todos os leitores um ótimo 2022! Para ler mais matérias como essa e aprender mais sobre o Pokémon TCG, mantenha-se atento à Pokémon Blast News, em especial à essa página.

Matheus Gomes

Estudante de desenvolvimento web e programação, Matheus dedica parte de seu tempo livre ao Pokémon Trading Card Game, principalmente como organizador de torneios online. Na PBN, busca familiarizar os leitores ao incrível mundo do TCG competitivo.

Sinta-se à vontade para comentar!

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال