Pokémon TCG - O que esperar de 2022? (Parte 1)

Sword & Shield - Brilliant Stars

É fato que, por diversos motivos, 2021 foi um ano conturbado para todos. Por outro lado, o Pokémon TCG continuou a todo vapor, de modo que os fãs já podem se preparar para tudo o que vai acontecer com o card game em 2022. Há muitas coisas importantes a caminho e vamos analisá-las a seguir!

Novas cartas e coleções

Em 2021, o Pokémon TCG recebeu seis novas coleções, (incluindo duas coleções especiais) resultando num total de quase 1200 cartas lançadas (contando reprints). Se você é ou pretende ser um jogador/colecionador, é necessário estar atento a esse grande fluxo de cartas para não ser pego de surpresa. 

Ainda que as informações sobre os lançamentos do próximo ano não sejam vastas, nós falaremos das que consideramos mais relevantes.

Astros Cintilantes

Única coleção internacional de 2022 anunciada oficialmente, Espada e Escudo - Astros Cintilantes chega ao Brasil no dia 25 de fevereiro, assim como no resto da América, na Europa e na Oceania.

A grande novidade de Astros Cintilantes é a mecânica V-ASTRO. Similarmente aos Pokémon-VMAX, os V-ASTRO serão evoluções de Pokémon-V Básicos, mas cada V-ASTRO dará apenas 2 Prêmios quando nocauteado (1 a menos que os VMAX) e terá um "Poder V-ASTRO", limitado a um uso por partida. 

A expectativa é de que as V-ASTRO quebrem pelo menos parte da hegemonia dos Pokémon-VMAX no metagame e adicionem mais criatividade à construção de decks. 

Espada e Escudo 9 - Astros Cintilantes (logo)

No entanto, sobretudo se você é colecionador, também precisa ter suas atenções voltadas à "Galeria de Treinadores" de Astros Cintilantes, uma subcoleção composta por cerca de 30 cartas com artes especiais que estrelam Pokémon e seus respectivos treinadores (conhecidas em inglês como Character Rares). Saiba mais sobre Astros Cintilantes e sobre as V-ASTRO aqui.

Coleções e produtos japoneses

As coleções internacionais são, em geral, constituídas por cartas lançadas com antecedência no Japão, país que possui suas próprias coleções, produtos e cronogramas de lançamentos. Por isso, acompanhar as notícias que vêm de lá garante que você conhecerá a maioria das novas cartas em primeira mão. 

Comentaremos os maiores destaques para 2022 abaixo.

OBS: este tópico foi escrito com base em artigos de notícias e vazamentos dos sites estrangeiros PokéBeach e PokeGuardian. Acesse-os para ver mais detalhes, como listas completas das coleções mencionadas e traduções das cartas que ainda não foram lançada no Brasil (do japonês para o inglês).

VMAX Climax 

Apesar de ter sido lançada em 03 de dezembro de 2021, é apenas em 2022 que devemos sentir o impacto de VMAX Climax no Ocidente. Sendo formada majoritariamente por reprints, o que eleva a relevância dessa coleção japonesa é o seu grande número de Character Rares, que dão um novo visual a cartas já presentes no formato: são nada mais nada menos que 70 cartas.

Presume-se que de VMAX Climax virão as 30 cartas da Galeria de Treinadores de Astros Cintilantes, mas não sabemos como as outras 40 chegarão até nós. De todo modo, enquanto não forem dadas confirmações oficiais, é válido apostar que elas farão parte de uma futura coleção especial.

Kingdra - VMAX Climax (190)Eternatus VMAX - VMAX Climax (247)
Pikachu VMAX - VMAX Climax (223)Dedenne - VMAX Climax (200)

Além das Character Rares, VMAX Climax possui mais 31 cartas de arte expandida ou douradas, totalizando pelo menos 101 cartas altamente colecionáveis. 

Start Deck 100 

No dia 16 de dezembro de 2021, foi lançada exclusivamente no Japão uma linha de produtos chamada "Start Deck 100". Os Start Deck 100 são cem baralhos prontos vendidos de forma individual, cada um com sua própria lista de 60 cartas. Embora que não haja qualquer indício de que produtos dessa escala serão lançados fora da Ásia num futuro próximo, eles farão sua contribuição para nós em 2022, tal como VMAX Climax.

Em conjunto, os Start Deck 100 apresentam 414 cartas diferentes, das quais apenas 35 são cartas totalmente novas e 19 são reprints com novas artes, além de 8 novas artes expandidas/douradas. Duas dessas cartas estão confirmadas em Astros Cintilantes (Kingler VMAX e Aggron VMAX) e mais devem ser confirmadas futuramente.

Kingler VMAX - Start Deck 100 (081)Aggron VMAX - Start Deck 100 (300)

Uma das cartas mais versáteis do jogo também teve seu retorno por meio dos Start Deck 100. A Ultra Bola deve rapidamente ganhar espaço em quase todos os baralhos como principal forma de busca de Pokémon. Por se tratar de uma carta de extrema importância para o competitivo, acredita-se que ela será outra carta lançada em Astros Cintilantes.

Ultra Bola - SLG (68)Ultra Bola - Start Deck 100 (375)

Outras coleções japonesas

Agora que comentamos os lançamentos de dezembro no Japão, podemos falar sobre as coleções confirmadas ou vazadas para 2022. As informações sobre algumas delas não passam de nomes e supostas datas de lançamento, mas não deixam de servir como um pequeno guia para o ano que vem.

Star Birth: ao lado de VMAX Climax e dos Start Deck 100, Star Birth é a coleção japonesa que fornecerá as cartas da coleção internacional Astros Cintilantes. Serão 100 cartas (sem contar Secretas Raras), como Lumineon V e Shaymin V-ASTRO. Lançamento previsto para 14 de janeiro de 2022

Lumineon V - Star Birth (030)Shaymin V-ASTRO - Star Birth (013)

Battle Legion: com apenas 67 cartas (sem contar Secretas Raras), Battle Legion é na verdade uma "minicoleção" ou coleção especial. Nenhuma de suas cartas foi revelada até então, porém sua descrição indica que haverá mais Character Rares e V-ASTRO.  A data de lançamento esperada é 25 de fevereiro.

Time Gazer/Space Juggler: prevista para 08 de abril, Time Gazer/Space Juggler é uma coleção dupla, isto é, dividida em duas subcoleções lançadas simultaneamente. Tomando como referência o contexto de Pokémon Brilliant Diamond & Shining Pearl e Pokémon Legends: Arceus, Dialga é a provável estrela de Time Gazer, com o Palkia estrelando Space Juggler. 

Dialga e Palkia - Pokémon BDSP

Dark Phantasma, Lost Abyss e Incandescent Arcana: desacompanhadas de quaisquer pormenores adicionais, o que essas três marcas comerciais nos deixam, por ora, são apenas especulações. Dark Phantasma sugere uma coleção com tema de Darkrai, Lost Abyss parece ser relacionada à Giratina e, por fim, Incandescent Arcana pode ser associada a Heatran ou Cresselia. Entretanto, provavelmente levará alguns meses até que surjam mais informações, e ainda mais tempo para que as cartas lançadas nessas coleções cheguem ao Brasil.  

Rotação

A rotação é um dos principais momentos do ano para o Pokémon TCG, pois é quando os jogadores deixam de lado as cartas que saem do formato Padrão e, consequentemente, precisam repensar a forma como jogam e montam seus baralhos. 

Para facilitar a compreensão desse processo, em 2020 a TPCi passou a trabalhar com as marcas regulatórias, que nada mais são do que letras que sinalizam quais cartas rotacionam ao mesmo tempo (cada letra abrange cerca de 4 coleções principais). 

Desse modo, se tudo se mantiver dentro do esperado, as cartas de marca regulatória D deixarão o formato Padrão por volta do terceiro trimestre de 2022.

Dragapult VMAX - RCL (093)

Basta checar a letra no canto inferior esquerdo de uma carta para conhecer sua marca regulatória, mas, em suma, a marca D inclui as seguintes coleções: Espada e Escudo, Rixa Rebelde, Escuridão Incandescente, Caminho do Campeão, Voltagem Vívida e Destinos Brilhantes, tal como algumas promos de produtos e reprints.

Entre as maiores perdas, estão Zacian V (SSH 138), Eternatus VMAX, Victini VMAX e Dragapult VMAX, que até hoje têm decks montados ao seu redor. Bola Rápida e Marine não ficam para trás e são duas das cartas mais utilizadas do formato atual, sem esquecer Drizzile (SSH 56), Inteleon (SSH 58) e Crobat V, Pokémon muito usados para dar consistência aos baralhos.

Crobat V - DAA 104Bola Rápida - SSH (179)

Marine - SSH (169)Inteleon - SSH (058)

Felizmente, algumas cartas Treinador já tiveram reprints confirmados com marca de regulação F, o que garante que elas continuarão no formato Padrão até pelo menos 2024! É o caso de Pesquisa de Professores, Doce Raro, Martelo EsmagadorOrdem da Chefia, entre outras.

Pesquisa de Professores (Rowan) - Start Deck 100 (403)Ordem da Chefia (Cyrus) - Start Deck 100 (406)
Martelo Esmagador - Start Deck 100 (372)Doce Raro - Start Deck 100 (376)

Esta matéria foi dividida em duas partes. Na segunda metade, falaremos sobre o retorno do circuito físico, sobre o Pokémon TCG Live e sobre a continuidade dos torneios online. 

Para não perder esse e outros conteúdos de Pokémon, mantenha-se atento à Pokémon Blast News, em especial à nossa seção de Pokémon TCG!

Matheus Gomes

Estudante de desenvolvimento web e programação, Matheus dedica parte de seu tempo livre ao Pokémon Trading Card Game, principalmente como organizador de torneios online. Na PBN, busca familiarizar os leitores ao incrível mundo do TCG competitivo.

Sinta-se à vontade para comentar!

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال