Pokémon Unite - Análise Completa

Pokémon Unite - Análise Completa

Depois de muita espera e três Betas diferentes, finalmente Pokémon Unite está entre nós. O jogo chega com a promessa de se tornar um sucesso e passou a estar disponível pra Nintendo Switch a partir de 21 de julho de 2021 e dispositivos Mobile a partir de 22 de setembro de 2021. Pokémon Unite foi criado pela TiMi Studios, um dos estúdios da Tencent, em parceria com a Pokémon Company, e consiste na primeira tentativa da empresa em se aventurar pelo gênero MOBA. Nesse vídeo, você vai conferir a análise completa sobre o que promete ser o mais novo sucesso competitivo de Pokémon.

Caso você nunca tenha ouvido falar no gênero de MOBA, ele é a abreviação para Multiplayer Online Battle Arena, algo como Batalha em Arena Online em tradução literal. Esse gênero consiste em jogos de estratégia com vários personagens jogáveis que batalham entre si com um determinado objetivo – normalmente destruir a base inimiga ou conquistar pontos. Cada um desses personagens têm habilidades e características únicas que os colocam em determinada posição no mapa, e a partir de então, os próprios jogadores precisam criar suas estratégias. No caso de Pokémon Unite, obviamente esses personagens são os Pokémon.

Mas se você ficou curioso ou quer saber mais sobre o jogo, confira agora a análise completa sobre Pokémon Unite:

(O vídeo a seguir possui informações desatualizadas pelo fato de que foi lançado logo após o lançamento oficial de Pokémon Unite, em julho de 2021). O texto da Análise, por sua vez, está em constante atualização por parte de nossos redatores).


Jogabilidade

Em termos de jogabilidade, Pokémon Unite tinha um grande desafio, já que pela complexidade de um MOBA, era necessário que ele entregasse algo fluido, sem travamentos e sem engasgos. E em ambas as versões, o jogo não apresenta grandes problemas de desempenho. Em primeiro lugar, o jogo está extremamente fluido. Pelo menos na minha experiência jogando ao longo dos dias, não tive nenhum tipo de travamento ou problema de renderização de mapa ou algo do gênero. Na verdade, o jogo se mostrou bastante competente.

Tudo que foi prometido em Trailers, em vídeos que vazaram e nas três Betas que saíram realmente se concretizou, e o jogo parece apresentar uma jogabilidade com desempenho bastante satisfatório. Os comandos são precisos, os Pokémon respondem rápido, as habilidades respondem rápido, enfim, não tem muito sobre o que reclamar aqui. Pode até ser que alguém se depare com algum Bug ao longo dde sua jogatina, o que é normal - não em grandes quantidades, mas normal -, mas nada que atrapalhe a gameplay como um todo.

Pokémon Unite - Análise Completa

No entanto, no caso das versões Mobile, os requisitos mínimos são de 3GB de RAM e Android 5.0 Lollipop ou superior no caso do Android, e Processador A9, 2GB de Memória RAM e iOS 12 ou superior no caso de dispositivos iOS. Com isso, vale ressaltar que o desempenho do jogo Mobile pode se modificar dependendo do seu aparelho celular - são requisitos relativamente altos considerando os preços dos Smartphones no Brasil. E sim, um ponto positivo do jogo é que existe o chamado Crossplay entre ambas as plataformas. Ou seja, jogadores de ambas as plataformas podem jogar juntos sem problemas.

Só que vale um lembrete: ainda se trata de um MOBA. Por isso, não é tão fácil de entender para quem não está familiarizado com o gênero. Embora exista um esforço nítido aqui para deixar o jogo mais simples - e eu vou comentar sobre isso mais pra frente -, é fato que, se você nunca jogou um MOBA antes, vai ter que gastar umas horinhas para entender como ele funciona. Mas de novo: em termos de jogabilidade, está muito competente e cumpre com o que precisava.

Quais são os Pokémon disponíveis?

Pokémon Unite - Análise Completa

Agora vamos falar sobre uma das partes mais importantes de um MOBA: seus personagens, nesse caso, os Pokémon. Atualmente, existem 54 Pokémon disponíveis, com lançamentos regulares ao longo dos meses. Os Pokémon são:

  • Suporte: Wigglytuff, Mr. Mime, Eldegoss, Blissey, Hoopa, Clefable, Sableye e Comfey
  • Versátil: Garchomp, Machamp, Lucario, Charizard, Tsareena, Dragonite, Aegislash, Azumarill, Buzzwole, Tyranitar, Scizor, Urshifu e Zacian
  • Atacante: Cinderace, Cramorant, Ninetales de Alola, Venusaur, Greninja, Pikachu, Gardevoir, Sylveon, Decidueye, Duraludon, Espeon, Delphox, Glaceon, Mew, Dragapult e Chandelure
  • Defensor: Slowbro, Crustle, Snorlax, Blastoise, Mamoswine, Greedent, Trevenant, Goodra, Lapras e Umbreon
  • Veloz: Gengar, Absol, Talonflame, Zeraora, Dodrio, Zoroark e Leafeon

Você pode também conhecer nossa página com os Pokémon disponíveis, as Classes dos Pokémon em Pokémon Unite, ou, se preferir, conhecer as Builds recomendadas para os Pokémon.

Pokémon Unite - Análise Completa

Vale lembrar que alguns desses Pokémon começam as partidas em seus Estágios iniciais, como Charizard, Machamp, Garchomp, Gengar, entre outros; enquanto outros iniciam já em um estágio avançado, como Lucario, Pikachu e Snorlax.

Vale dizer também que Pokémon Unite adiciona constantemente vários Pokémon ao longo dos meses. Ao todo, já foram adicionados 14 Pokémon novos desde o lançamento do jogo (eram 20 na data de lançamento para Nintendo Switch). Na verdade, é uma prática bem comum no mundo dos MOBAs que a desenvolvedora lance vários personagens novos ao longo dos meses, e sabendo da quantidade de opções de Pokémon que existem, dificilmente a Pokémon Company e a Tencent iriam perder essa oportunidade.

Pokémon Unite - Zapdos

Um ponto curioso que eu já tinha comentado desde a Beta é que se você é familiarizado com outros MOBA como League of Legends, você terá inúmeros momentos em que vai se pegar falando “Olha, essa Habilidade é igualzinha a que eu já conheço no LoL!”. Isso aconteceu muitas vezes comigo. E eu não considero isso ruim, como se fosse uma cópia das habilidades ou algo do gênero. Na verdade, é até natural que isso aconteça, já que a Tencent é dona da Riot, que é dona do League of Legends. Então faz bastante sentido que algumas coisas lembrem o LoL aqui.

Por fim, ainda falando sobre os Pokémon, um ponto ótimo que também já estava disponível na Beta é que existe um Modo de Treino em que você pode treinar com seus Pokémon para testar suas habilidades e ter sua percepção sobre eles. Isso é muito útil para aqueles que não querem já se arriscar com um Pokémon novo em uma partida Online.

O que fazer quando encontrar uma partida

Pokémon Unite - Tela de Seleção

De qualquer forma, nós precisamos falar sobre como funciona o jogo a partir do momento em que você encontra uma partida. Uma vez aceita a partida, você será levado à outro Lobby. Aqui, as opções são variadas. Você deve escolher o Pokémon com que quer jogar em um Menu na parte de baixo da tela. Existem cinco classes no jogo, assim como eu comentei antes: Suporte, Versátil, Atacante, Defensor e Veloz. Cada classe apresenta um caráter estratégico e com estatísticas base diferentes. Vale dizer que um mesmo time não pode ter dois Pokémon iguais, mas ambos os times podem escolher um mesmo Pokémon – ou seja, podem existir dois Charizard no jogo (um em cada time), mas jamais dois Charizard no mesmo time.

Uma vez escolhido o Pokémon, você pode selecionar até três Itens de Segurar pra dar à ele durante a partida. Fora estes três itens dos Pokémon, você também pode selecionar um único Item de Batalha para dar a seu Avatar, que será utilizado ao longo de toda a partida. Por fim, existe também a opção de informar ao seu time qual rota você pretende seguir: Topo, Meio ou Selva. Você também pode conferir nossa matéria completa sobre os itens de Pokémon Unite.

Uma vez realizadas todas essas etapas, você será levado a uma tela de carregamento que mostra todos os aliados e adversários. Nesse ponto, você pode ver por completo tanto os Pokémon que jogarão juntamente de você quanto os Pokémon do time inimigo. Se você clicar em cima dos Pokémon, aparecerá o Avatar do jogador. Assim que essa tela de carregamento se encerrar, você entrará efetivamente na partida.

Entendendo como a partida funciona

Pokémon Unite - Base

É aqui que a coisa toda fica interessante. Assim que entrar na partida, você verá o seu Pokémon e os quatro aliados na base do lado esquerdo do mapa. Nesse momento, você pode escolher entre as 3 opções que deveriam ter sido indicadas no Lobby de escolha de Pokémon (Topo, Meio ou Selva). Seja qual for sua opção, saia da base para procurar alguns Pokémon neutros e atacá-los. Alguns exemplos de Pokémon neutros são Aipom, Corphish, Combee, Vespiqueen, Audino, entre outros.

A mecânica in-game de Pokémon Unite realmente é extremamente parecida com um MOBA: ao abater Pokémon neutros ao redor do mapa, o jogador ganha Energia Aeos – sendo que o jogador pode ter no máximo 50 delas. Com essa pontuação, o jogador deve ir até um dos gols inimigos para confirmar os pontos. Caso o jogador inimigo seja atacado enquanto confirma os pontos, a animação é cancelada e os pontos não são contabilizados. Outro ponto válido sobre a Energia Aeos é que, ao morrer, o jogador perde parte dos pontos que tem consigo e os deixa no chão. Os Pokémon inimigos que passarem em cima desses pontos o ganham e podem confirmá-los nos gols.

Em meio a isso, obviamente os Pokémon inimigos – controlados por outros jogadores online – tentarão realizar a mesma dinâmica do outro lado. O desafio aqui é conseguir derrotar uma grande quantidade de Pokémon neutros para obter várias Energia Aeos e confirmar elas, ao mesmo tempo em que atrapalha os Pokémon do time inimigo.

Atente-se ao fato de que seu Pokémon ficará mais forte quanto mais monstros neutros e Pokémon inimigos você derrotar. Conforme aumentar seu nível dentro da partida, seu Pokémon vai evoluir, ou seja, se você escolheu Charmander, por exemplo, vai evoluir pra Charmeleon no Nível 4 e para Charizard no Nível 9; o mesmo vale para diversos outros Pokémon, variando apenas o nível de evolução.

Pokémon Unite - Dragonite

Há poucas exceções para essa regra: Lucario, por exemplo, não inicia a partida como Riolu. E obviamente os Pokémon de Estágio Único, como Absol, não apresentam essa mecânica de evolução ao longo da partida.

Além dessa mecânica de evolução, um dos pontos altos de Pokémon Unite, como qualquer MOBA, é seu caráter estratégico. Como os Pokémon estão divididos entre cinco classes diferentes, você e seu time precisarão criar uma composição de Pokémon que faça sentido. Não vale a pena, por exemplo, entrar na partida com cinco Pokémon Atacantes – provavelmente você sentirá falta de um Pokémon que cure ou consiga receber mais dano. Da mesma forma, se seu time optar por cinco Defensores, com certeza você vai sentir falta de dano conforme a partida avançar.

Outro ponto importante é que seu Pokémon sempre ataca o inimigo mais próximo a ele com seus ataques básicos, e as Habilidades, da mesma forma, não precisam necessariamente que o jogador selecione qual inimigo causar dano.

O minimapa se situa no canto superior esquerdo e é uma das partes mais importantes de um MOBA: saber onde seus aliados e inimigos estão faz parte da estratégia que seu time vai adotar na partida. Em poucas palavras, tenha em mente que seu minimapa é seu fiel aliado.

Pokémon Unite - Greninja e Rotom

Dentro da partida, você pode se movimentar, usar Habilidades e se curar. Vale ressaltar que os “matos” que ficam dispostos no mapa servem para você ficar invisível. Todas as vezes que você entrar neles, os Pokémon inimigos não vão poder ver você (a menos que eles também entrem no mesmo mato).

As Habilidades funcionam como “Movimentos” que seu Pokémon possui, e elas ficam mais fortes conforme a partida avança. Na prática, os Movimentos presentes nos Pokémon de Pokémon Unite são os mesmos que você já conhece dos jogos da série principal da franquia. Por isso, se você é um conhecedor desse mundo, já saberá facilmente o que alguns ataques são capazes de fazer. Novamente, deixo o Link para caso você queira conhecer as Habilidades de todos os Pokémon.

Continuando, a mecânica de cura está presente nos gols aliados. Toda vez que um Pokémon aliado ou você mesmo fica em cima do gol, automaticamente você passa a regenerar vida. Embora a cura não seja tão elevada, você possui uma boa vantagem caso consiga lutar próximo aos seus gols. Afinal, enquanto seus inimigos estão te atacando, você vai estar atacando de volta e ainda vai receber a cura do gol. Outra forma de recuperar vida é pegando Berries ao redor do mapa, que também podem fornecer aumento na velocidade de movimento.

Mas como se ganha uma Partida em Pokémon Unite?

Pokémon Unite - Tsareena

E a pergunta que fica agora é: como se ganha uma partida em Pokémon Unite? Basicamente, dentro do período de 10 minutos em que a partida acontece, ganha a equipe que confirmar mais pontos nos gols inimigos. O jogo não pode ser encerrado por pontuação, apenas por tempo. E os gols inimigos, conforme vão pontuando, somem ao chegar a uma determinada quantidade. Essa mecânica funciona como forma de fazer com que seu time avance pelo mapa, não podendo sempre pontuar no gol mais próximo de sua própria base.

Além disso, uma das mecânicas-chave dentro de uma partida de Unite é que, nos dois minutos finais, todos os pontos confirmados nos gols são dobrados para ambos os times. Nesse caso, se você estiver com 50 Energia Aeos e confirmar elas nos dois minutos finais, você vai receber 100 pontos ao invés dos 50 normalmente ganhos! Essa mecânica funciona como forma de sempre dar chance aos dois times vencerem, independentemente da disparidade de pontos. E é claro, sempre deixa as partidas mais emocionantes.

Pokémon Unite - Hoopa

Em vários Modos de Jogo, também é importante comentar a respeito do Pokémon Lendário. Eles nascem no centro do mapa no final da partida e funcionam como um boss a ser disputado entre as duas equipes. A equipe que derrotar o Lendário passa a conseguir confirmar os pontos nos gols inimigos sem ter de aguardar o tempo de espera. Ou seja, se você está com o bônus do Lendário, pode confirmar pontos apenas encostando nos gols. Se você quiser conhecer mais sobre os Modos de Jogos e seus respectivos Pokémon Lendários, clique aqui.

Pokémon Unite - Detalhes de Pontuação

Quando a partida termina, são mostrados quantos pontos cada time fez e os Detalhes de Pontuação, que é a tela em que são mostradas as pontuações individuais de cada jogador. Nessa tela, é possível ver apenas quantos Abates, Assistências e Pontos cada jogador fez. O fato de não mostrar a quantidade de Mortes de cada jogador serve para incentivar as pessoas a cumprirem o objetivo do jogo, e evita que o jogador queira apenas jogar para abater Pokémon inimigos. Caso você queira saber mais informações sobre os Detalhes de Pontuação de final de partida, clique aqui.

Gráficos

Pokémon Unite - Pontos

Na parte gráfica, Pokémon Unite parece ser unânime: temos aqui gráficos de altíssima qualidade. O jogo está extremamente bonito, com personagens e Pokémon 3D que dão inveja até mesmo aos modelos dos jogos da franquia principal. O último trailer de Unite que saiu já mostrava que os desenvolvedores estavam tomando bastante cuidado com isso – se você não viu, vale a pena procurar esse trailer porque existem até mesmo cenas dentro do campo de batalha. É realmente impressionante.

Menu de Pokémon Unite

Até mesmo os menus do jogo, que poderiam ser bem poluídos, são bastante limpos e bastante informativos. O Menu principal é dividido entre os Pokémon, Treinamento, Vestuário, Itens de Segurar, Itens de Batalha, Esquadrão Unite, Eventos, Caixa de Itens, Classificação, Amigos, Correio, Configurações, Assistir, Bate-Papo e Conquistas. Eu pelo menos não me perdi muito com eles. Realmente os gráficos são um show a parte.

Modo Online

Pokémon Unite - Modo Online

Agora vamos falar sobre um dos aspectos mais importantes de qualquer MOBA: o Modo Online. Ele já estava totalmente funcional desde a Beta e, sinceramente, não estava nem um pouco ruim. As minhas experiências com Pokémon Online não são muito positivas, mas no geral, Pokémon Unite se mostrou muito competente. É possível jogar partidas online facilmente tanto em modos normais quanto em modos ranqueados.

Além disso, é possível adicionar amigos e chamar eles para jogar! Tudo isso é feito de forma intuitiva, fácil, prática e rápida. Basta entrar em um Lobby e mandar um convite para seu amigo. Em questão de milissegundos, ele estará no Lobby com você.

Outro tópico que merece ser citado é que é possível criar um Lobby fechado, ou seja, criar partidas personalizadas. Quando se entra em um Lobby, existe uma opção de Batalha Personalizada pra que você possa convidar amigos. Dessa forma, você pode fechar partidas de 5v5 sendo todas as pessoas na partida seus amigos! Obviamente, isso também é essencial para a criação de campeonatos.

Outros dois aspectos importantes são o Modo Ranqueado, que é totalmente funcional e que você pode conferir mais informações clicando aqui, e o Modo Espectador, existente no jogo e que permite com que você assista partidas de seus amigos ou de jogadores de elos mais altos.

Monetização e Loja

Pokémon Unite - Análise Completa

Por ser um jogo Free To Play, já era esperado que a Pokémon Company fosse colocar formas de monetizar o jogo - vários vazamentos e inclusive as Betas já haviam confirmado isso desde o começo. E essas formas estão todas aqui.

Existem Passes de Batalha, Holowears (que são as Skins para os Pokémon), itens para seu Avatar, entre outros. As moedas do jogo se dividem em três: Gemas Aeos, Moedas Aeos e Cupons Aeos. As primeiras são as que você pode comprar com dinheiro real; as segundas são as que você ganha jogando as partidas e completando missões; e as terceiras são as que você ganha jogando partidas ranqueadas e eventos especiais.

A loja também apresenta três mercados diferentes: o Comitê de Batalha Unite, o Empório Aeos e o Bazar do Zirco. O primeiro é o mercado em que você pode comprar as Licenças Unite, ou seja, onde você pode comprar mais Pokémon para jogar; o segundo é onde você pode comprar roupas para o seu Avatar e os Itens de Segurar para os seus Pokémon; e o terceiro é onde você pode comprar as Holowears, que são as Skins para os seus Pokémon.

No caso do Passe de Batalha, ele te garante alguns itens especiais, mas eu particularmente não achei que vale tanto a pena. Ao longo dos meses, a TiMi Studios altera os itens do Passe de Batalha e modifica as temáticas dos eventos. Dessa forma, os jogadores sempre tem novos desafios para jogar!

E falando sobre o Passe de Batalha, vale lembrar aqui que Pokémon Unite não é um jogo Pay to Win, ou seja, você não vai receber benefícios de partida caso gaste dinheiro de verdade com o jogo. Todos os itens que podem ser comprados com dinheiro real são meramente cosméticos.

Se você quer saber mais sobre a Loja e os tipos de Moedas presente em Pokémon Unite, clique aqui.

Modo Ranqueado

Pokémon Unite - Análise Completa

Partindo agora para o Modo Ranqueado de Pokémon Unite, esse com certeza é um dos pontos mais fortes do jogo e um dos tópicos que tem maior sucesso entre os fãs. Por ser um MOBA, naturalmente já traria um aspecto competitivo bastante forte. E se tratando de Pokémon, já existe uma base muito consolidada de fãs. Junte as duas coisas e você terá uma das maiores promessas competitivas da franquia.

Ao todo, existem 6 categorias disponíveis. A sequência atual é Iniciante, Grande, Expert, Experiente, Ultra e Mestre. Entre essas categorias, existem subdivisões, ou seja, Iniciante 1, Iniciante 2, Iniciante 3, Grande 1, Grande 2, e assim sucessivamente.

O jogo vai te colocar em um determinado Rank de acordo com suas vitórias nas partidas. E a partir do momento que você começar a subir, ele começa a te colocar sempre com jogadores de mesmo nível de habilidade – o famoso “Matchmaking”. Você pode inclusive ver sua colocação no ranking global de jogadores.

Novamente, deixo aqui o Link caso você queira saber todas as informações sobre o Modo Ranqueado de Pokémon Unite.

Conclusão

Pokémon Unite - Análise Completa

Pokémon Unite é um jogo que promete ter uma vida útil muito longa. Os MOBAs no geral representam um gênero de jogos que tem praticamente potencial de criação de conteúdo infinito, já que não se trata de uma história linear que você zera e acaba, como são os jogos da série principal de Pokémon.

Além disso, o fator competitivo e estratégico já presente naturalmente nesse gênero faz com que muitas pessoas gostem muito de jogar durante várias horas. Ou seja: temos aqui um novo produto de Pokémon que nunca foi lançado antes. Obviamente existem esferas da franquia como TCG e VGC que apresentam esse aspecto competitivo, mas aqui temos um gênero que nunca imaginamos ver com Pokémon. A conclusão é que o produto é muito competente e a expectativa de sucesso é muito grande!

Se você quiser saber mais informações sobre Pokémon Unite, confira nosso Menu completo sobre o jogo clicando aqui.

Lucas Avancini

Fã desde muito pequeno, cresceu assistindo, jogando e colecionando tudo relacionado à franquia. Acredita que fazer parte de um dos maiores portais brasileiros de Pokémon no Brasil é um antigo sonho se tornando realidade, já que sempre quis desenvolver algo para contribuir com a comunidade no país. Formado em Administração pela Universidade de São Paulo e atualmente atuando no ramo de tecnologia.

Sinta-se à vontade para comentar!

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال