As Influências Mitológicas de Pokémon | Parte 4

Ao longo de diversos anos, a franquia Pokémon acumulou muitas criaturas marcantes que ficaram no coração dos fãs. E muitas vezes, várias dessas criaturas são baseadas em animais da vida real ou objetos que são bastante famosos. É interessante notar, no entanto, que outras criaturas são baseadas em questões ainda mais curiosas: mitologias. Na matéria de hoje, você irá conhecer algumas das muitas influências mitológicas que Pokémon sofreu na origem de diversas criaturas da franquia.

Para ter acesso à Parte 1, clique aqui. Para ter acesso à Parte 2, clique aqui. Para ter acesso à Parte 3, clique aqui.


Lendários de Sinnoh - Dialga e Palkia

palkia
Os Lendários de Sinnoh, Dialga e Palkia, têm como inspiração uma antiga lenda xintoísta. Dialga representa o lendário controlador do tempo, e Palkia representa o lendário controlador do espaço. Ambos são os representantes de Izanagi e Izanami, os deuses criadores da Terra segundo esta cultura.

Segundo as histórias, após a criação do mundo, o Céu e a Terra eram apenas uma masa uniforme que ainda estavam em evolução, já que não estavam terminados. Por isso, todos os deuses primordiais se reuniram para discutir o destino da Terra e decidiram entregar ao casal mais jovem de deuses Izanagi e Izanami a missão da criação das ilhas. Para auxiliar ambos em sua missão, foi entregue a eles a Ame-no-Nuboko, conhecida como "A Sagrada Lança", coberta com pedras preciosas.

A lenda conta que Izanagi e Izanami se colocaram a postos na ponte flutuante do céu e, utilizando a lança que lhes foi entregue, agitaram o oceano primitivo. Quando eles levantaram a lança, as gotas que caíram de volta à água coagularam e formaram a primeira terra firme, que ficou conhecida como sendo a ilha Onogoro-shima ("Espontaneamente coagulada").

Observando os jogos da 4ª Geração, em que Palkia e Dialga aparecem, pode-se encontrar a Spear Pillar (Pilar da Lança), nome que faz referência direta à Lenda. Além disso, segundo o jogo, esse é o local em que os Lendários, incluindo Giratina, foram criados. Por fim, o jogo indica que o Spear Pillar é também o local em que toda a região de Sinnoh nasceu.

Pumpkaboo/Gourgeist

A linhagem evolutiva de Pumpkaboo e Gourgeist é inspirada em Jack O' Lantern (Jack da Lanterna), importante personagem do folclore irlandês e talvez o principal símbolo do Halloween. Segundo as lendas, Jack foi um homem mau e perverso que tentou enganar o diabo e, como forma de castigo, foi condenado a vagar eternamente pela Terra. Seu principal símbolo é a abóbora com um rosto assustador, assim como os Pokémon apresentam.

Meowstic

Pokémon psíquico da 6ª Geração, Meowstic é inspirado no yokai felino Nekomata, parente próximo do Bakeneko. Segundo as lendas japonesas, os Bakeneko são gatos que, ao atingirem uma idade avançada, adquirem uma segunda cauda que permite ampliar seus poderes. Uma de suas habilidades é controlar cadáveres de outros seres, incluindo os humanos. Caso você não tenha percebido, a inspiração é exatamente a mesma de Espeon, uma das evoluções de Eevee.

Dunsparce

Dunsparce, um dos Pokémon tipo Normal da franquia, foi baseado no Tsuchinoko, uma criatura lendária japonesa que parece uma cobra pequena, com cerca de 30 a 80 centímetros. Uma das principais características da criatura é ter uma circunferência no centro de seu corpo que é muito mais ampla do que sua cauda e sua cabeça. Além disso, dizem que ela possui dentes afiados capazes de injetar veneno, e consegue até mesmo saltar a até um metro de distância. Até hoje, não há nenhum registro oficial deste possível réptil.

Abomasnow

Um dos principais Pokémon tipo Gelo de Sinnoh, Abomasnow, é baseado em uma criatura coberta de pelos brancos e desgrenhados: o Yeti, conhecido por habitar a região do Himalaia. Um fato curioso é que o governo do Nepal realmente reconhece a criatura como real! Caso você ainda não tenha reparado, na cultura brasileira o Yeti é conhecido como o "Abominável Homem das Neves".

Whiscash

Whiscash, o Pokémon Baleia de tipo Água/Terra, é baseado em Namazu, um yokai japonês conhecido como causador de teremotos. Este yokai consiste em um bagre gigante capaz de causar diversos problemas e estragos a partir do movimento de sua cauda, que consegue abalar a Terra inteira. A única coisa que consegue parar Namazu é o Deus Kashima, que, com uma pedra gravada com a palavra "kaname ishi" (pedra fundamental), empurra o bagre contra o subsolo.

Além disso, segundo as lendas, nos momentos em que o Deus Kashima acaba baixando sua guarda, seja por cansaço ou distração, ele acaba permitindo com que Namazu se mova novamente e cause mais terremotos e estragos.

Mawile

Mawile, um Pokémon do tipo Fada/Metal, tem como inspiração as yokai Futakuchi-onna, que significa "mulher de duas bocas". Essas yokai são caracterizadas por ter duas bocas, uma em seu local comum e outra em sua nuca. Algo interessante é que a segunda boca dessas mulheres precisam ser alimentadas normalmente, ou passam a gritar e causar dores intensas. Em sua versão de MegaEvolução, Mawile tem sua aparência ainda mais inspirada nestas yokai, já que passa a possuir duas bocas em sua cabeça.

Fonte: Todas as mitologias apresentadas na matéria foram retiradas do site "Portal dos Mitos".

Lucas Avancini

Fã desde muito pequeno, cresceu assistindo, jogando e colecionando tudo relacionado à franquia. Acredita que fazer parte de um dos maiores portais brasileiros de Pokémon no Brasil é um antigo sonho se tornando realidade, já que sempre quis desenvolver algo para contribuir com a comunidade no país. Formado em Administração pela Universidade de São Paulo e atualmente atuando no ramo de tecnologia.

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال