As Influências Mitológicas de Pokémon | Parte 3

Ao longo de diversos anos, a franquia Pokémon acumulou muitas criaturas marcantes que ficaram no coração dos fãs. E muitas vezes, várias dessas criaturas são baseadas em animais da vida real ou objetos que são bastante famosos. É interessante notar, no entanto, que outras criaturas são baseadas em questões ainda mais curiosas: mitologias. Na matéria de hoje, você irá conhecer algumas das muitas influências mitológicas que Pokémon sofreu na origem de diversas criaturas da franquia.

Para ter acesso à Parte 1, clique aqui. Para ter acesso à Parte 2, clique aqui.

Trio Lendário de Hoenn - Kyogre, Groudon e Rayquaza

Os três famosos Pokémon Lendários de Hoenn foram inspirados em uma antiga mitologia hebraica, que, atualmente, conhecemos como a mitologia judaica. Portanto, todos os três monstros (Kyogre, Groudon e Rayquaza) podem ser encontrados na Bíblia. Além disso, segundo as lendas, assim como no jogo, duas criaturas opostas (água e fogo) brigavam entre si, sendo que uma ave era responsável por apartar a briga.
Kyogre, o primeiro deles, foi inspirado no Leviatã, um monstro/demônio marinho que era muito citado durante a Idade Média e os tempos bíblicos (principalmente no Antigo Testamento). Além disso, ele é considerado o demônio representante do quinto pecado, a Inveja, e muitas vezes era confundido com a forma de um crocodilo ou uma baleia durante os tempos antigos.

Groudon, o segundo Lendário, é uma referência à Behemoth, uma besta da Terra e opositora ao Leviatã. Segundo descrições bíblicas, a criatura é um monstro gigante retratado de diversas formas: às vezes como um hipopótamo, às vezes como um saurópode, e às vezes como um touro gigante.Na tradição judaica ortodoxa, o Behemoth é o monstro da Terra, e sua missão é aguardar o dia em que Deus lhe pedirá para matar o Leviatã.

Por fim, o último dos Lendários de Hoenn é Rayquaza. A criatura é inspirada em Ziz, que, na mitologia judaica, representa uma ave gigante que é capaz até mesmo de bloquear a luz do sol com a envergadura de suas asas. Além disso, assim como nos jogos, Ziz é responsável por controlar as lutas entre Leviatã e Behemoth, que, segundo a lenda, morrerão em combate. A carne de ambos, então, seria dada aos homens em um banquete, e Behemoth seria glorificado por ter cumprido a missão dada por Deus.

Meowth

O famoso Pokémon pertencente à Equipe Rocket, Meowth, é também um dos que foi inspirado em uma  mitologia. Ele faz referência ao Maneki Neko, conhecido por ser o "gato da sorte", amuleto para atrair dinheiro. Segundo as histórias, é comum encontrar-se estátuas com este gato em lojas e até mesmo casas, já que dizem que o gato traz sorte. Além disso, muitas vezes, ele encontra-se com a pata levantada: quando é a pata direita, supostamente atrai dinheiro; quando é a pata esquerda, supostamente atrai clientes.

Sigilyph

Sigilyph, um dos Pokémon Psíquico/Voador da franquia, tem nitidamente duas inspirações: a primeira delas é a Linha de Nazca chamada de "Beija-Flor", que apresenta exatamente os mesmos traços do Pokémon; a segunda é a representação dos bonecos Kachina, muito citado por tribos nativas americanas que utilizavam estes bonecos para representar espíritos.

Sneasel/Weavile 

A linhagem evolutiva de Sneasel foi inspirada nas Kamaitachis, seres espirituais japoneses que se parecem com doninhas. As lendas contam que elas correm extremamente rápido, e são capazes até mesmo de produzir rajadas de vento por onde passam. Além disso, possuem garras afiadas que parecem navalhar (assim como os Pokémon). As Kamaitachis também estão associadas à cortes que as pessoas sofrem quando são atingidas por um golpe de ar frio, o que explica o Pokémon ser do tipo Gelo.

Snorunt/Froslass

O Pokémon de Tipo Gelo Snorunt tem como inspiração o yokai Yukinko, filho de Yuki-onna. A aparência de Snorunt é a mesma de uma criança vestido com um Yukinko, tradicional terno de inverno japonês usado por muitas pessoas em locais mais gelados do país. O terno em questão, assim como o de Snorunt, é aparentemente feito de palha.
A evolução de Snorunt, Froslass, tem como inspiração a mãe de Yukinko, a Yuki-onna. Ela é uma yokai que representa o espírito de uma mulher que morreu durante uma tempestade de neve, e, segundo as lendas, têm a capacidade de cantar para seduzir homens e os fazer morrer congelados nestas tempestades. Em muitas das lendas japonesas, as Yuki-onna se apaixonam por humanos, mas, no fim das contas, se rendem à sua natureza e acabam os levando para as tempestades de neve para assassiná-los.

Vulpix/ Ninetales


A linhagem evolutiva de Vulpix tem como inspiração as lendas japonesas sobre as Kitsunes, mais precisamente no mito de Kyuubi no Kitsune, que significa "raposa de nove caudas". As Kitsunes são constantemente citadas no folclore japônes e são descritas como seres inteligentes e mágicos, habilidades estas que aumentam conforme sua idade e sabedoria. As histórias dizem que a cada 100 anos as Kitsunes ganham uma nova cauda, e, ao ganhar sua 9ª cauda, tornam-se semi-deuses. Neste estágio, elas passam a atingir a onisciência e a onipotência. Outra característica comum das Kitsunes é a habilidade de tomarem a forma humana - geralmente de uma mulher bonita, uma jovem ou uma velha.

Sableye

Um dos famosos Pokémon Fantasma da franquia, Sableye, tem uma das origens mais interessantes relacionadas à mitologias. O Pokémon é baseado nos Goblins de Hopkinsville, criaturas que, no ano de 1955, foram avistadas por moradores de uma pequena fazenda entre as cidades de Kelly e Hopkinsville, nos EUA. Os moradores dizem que as criaturas, tinham olhos brilhantes, pernas pequenas, braços com garras e, enquanto andavam, remexiam os quadris. Curiosamente, esse movimento de mexer os quadris é exatamente o mesmo que Sableye realiza nos jogos 3D de Pokémon.

Misdreavus

Outro Pokémon Fantasma, Misdreavus, é também um dos que possui uma vasta gama de origens possíveis. A primeira delas é a yokai Nukekubi, que significa "cabeça removível". Esta yokai representa uma mulher que possui uma cabeça decapitada e flutuante, capaz de assombrar as pessoas durante a noite e até mesmo matá-las.
Outra inspiração possível é a Banshee, uma figura da mitologia celta que significa "fada mulher". As Banshee representam a forma mais obscura das fadas, já que tinham a capacidade de prever a morte e, por isso, eram consideradas seres sobrenaturais mensageiros da morte. Além disso, seus gritos podem ser ouvidos a quilômetros de distância, sendo capaz até mesmo de estourar um crânio.
A terceira possibilidade de inspiração de Misdreavus é o Lang Suir, proveniente da mitologia malaia e conhecido por ser um vampiro. Segundo as histórias, uma das possíveis formas em que ele pode aparecer é sob uma cabeça decapitada de uma mulher. Outras histórias, ainda, dizem que ele representa um fantasma de uma mulher que morreu enquanto ainda grávida.

Esta é a Parte 3 da matéria "As Influências Mitológicas de Pokémon". Em algumas semanas, será postada a Parte 4.

Fonte: Todas as mitologias apresentadas na matéria foram retiradas do site "Portal dos Mitos".

Lucas Avancini

Fã desde muito pequeno, cresceu assistindo, jogando e colecionando tudo relacionado à franquia. Acredita que fazer parte de um dos maiores portais brasileiros de Pokémon no Brasil é um antigo sonho se tornando realidade, já que sempre quis desenvolver algo para contribuir com a comunidade no país. Formado em Administração pela Universidade de São Paulo e atualmente atuando no ramo de tecnologia.

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال