As Influências Mitológicas de Pokémon | Parte 2

Ao longo de diversos anos, a franquia Pokémon acumulou muitas criaturas marcantes que ficaram no coração dos fãs. E muitas vezes, várias dessas criaturas são baseadas em animais da vida real ou objetos que são bastante famosos. É interessante notar, no entanto, que outras criaturas são baseadas em questões ainda mais curiosas: mitologias. Na matéria de hoje, você irá conhecer algumas das muitas influências mitológicas que Pokémon sofreu na origem de diversas criaturas da franquia.

Para ter acesso à Parte 1, clique aqui.

Trio de Cães Lendários - Entei, Raikou e Suicune

O trio de Cães Lendários de Johto tem, cada um, uma origem em uma mitologia diferente. Começando por Entei, o Pokémon é inspirado nos Cães de Fu, conhecidos também como Cães de Buda, tradicionalmente citado na China. Eles são poderosos animais míticos baseados em tradições budistas, tidos como defensores da lei e protetores de todos os edifícios sagrados.

O segundo Cão Lendário, Raikou, é inspirado em Raiju, um demônio do trovão citado muitas vezes no folclore japonês. Segundo as lendas, Raiju pode assumir a forma de diferentes animais, como um tigre, macaco e lobo, mas sempre está envolvo de raios. Neste caso em específico, nota-se que até mesmo os nomes das criaturas são parecidas.

Por fim, o terceiro Cão Lendário, Suicune, foi inspirado nos seres Qilin. Esta é uma criatura mítica capaz de andar sobre a água e conhecida por ser poderosa e pacífica, originalmente encontrada em mitologias chinesas. Além disso, a criatura possui uma série de chifres que, ao observar Suicune, pode ser vista como sendo sua crista na cabeça.

Gastly

O Pokémon Fantasma Gastly tem como inspiração o yokai Songen-bi, que apresenta exatamente a mesma aparência da criatura. Ambos tratam-se de um fantasma com forma de uma cabeça flutuante cercada por fogo fátuo. Segundo as lendas, Songen-bi era um monge que, durante sua vida, roubou dinheiro que era para ter sido oferecido para os deuses, e, por isso, como forma de punição, estes deuses o condenaram a vagar pela Terra sob a forma de uma cabeça em chamas.

Magmar

O famoso Pokémon Tipo Fogo Magmar tem como sua principal inspiração os Karura, uma raça de imensos semideuses que respiram fogo. Eles possuem o formato de todo seu corpo aparentemente humano, mas uma cabeça e asas de águias. Eles são criaturas divinas da mitologia hindu-budista japonesa, e, comumente, são retratados como sendo inimigos mortais de dragões e serpentes, sempre conseguindo manter ambas as ameaças à distância.

Electabuzz

Geralmente associado à Magmar, temos o tipo Elétrico Electabuzz, mais um Pokémon inspirado em mitologia. O Pokémon representa uma referência à Oni, uma classe de ogros/demônios da mitologia japonesa. Estas criaturas são humanóides geralmente associadas à uma série de animais, sendo que o mais famoso deles é o tigre (assim como Electabuzz). Embora não possuam relação direta com quesitos elétricos, os Oni podem ser encontrados torturando pecadores do inferno, além de ameaçar humanos em montanhas e povoados distantes, montando nas nuvens como os espíritos do vento e do trovão - daí, portanto, o provável fato para o Pokémon ser do tipo Elétrico.

Darkrai

Darkrai é um Pokémon famoso da franquia, sendo um dos principais tipo Noturno e representante dos Lendários de Sinnoh. Sua inspiração vem dos Boogeyman, monstros que se escondem em armários, debaixo de camas ou nos nossos sonhos. Além disso, ele não possui nenhum medo do escuro, e é capaz de puxar os tornozelos das pessoas enquanto elas dormem ou arranhar portas e janelas para assustá-las. 

Embora não tenha uma aparência única, geralmente ele é associado a um homem encapuzado que carrega um saco nas costas, e ataca apenas crianças mal comportadas. Frequentemente, histórias com Boogeyman com contadas pelos adultos para assustar crianças, e a origem deste mito não é sabida - cada cultura possui uma variação única.

Caso você ainda não tenha notado, na cultura brasileira, Darkrai e os Boogeyman representam o Bicho-Papão.

Rapidash

Rapidash, um dos Pokémon mais antigos da franquia, é talvez um dos que possui uma das mitologias mais conhecidas: o Unicórnio. A criatura representa, basicamente, um quadrúpede semelhante a um cavalo, geralmente branco, que possui um único chifre no topo de sua cabeça. A origem do mito deste ser é incerta, mas ele possui citações desde o Século V, geralmente associado à pureza. 

Além disso, é interessante notar que o Unicórnio é uma das criaturas mais citadas ao longo da história da humanidade, estando presente em obras de Lewis Carroll, C.S. Lewis, Leonardo da Vinci, Peter S. Beagle, Voltaire e, mais recentemente, em toda a Saga Harry Potter. É um dos animais fantásticos mais conhecidos no mundo todo.

Phantump/Trevenant 

A linhagem evolutiva de Phantump representa os Pokémon de tipo Grama/Fantasma inspirados nos Kodama, um yokai conhecido por habitar as árvores, geralmente naquelas de maior idade ou tamanho. A maioria dos Kodama são pacíficos e sempre estão dispostos a compartilhar sua sabedoria com aqueles com os quais são capazes de se comunicar. No entanto, reagem de forma muito agressiva contra todos que desrespeitam o meio ambiente. Segundo as histórias, os humanos que derrubam uma árvore possuída por um Kodama são amaldiçoados.

Caso reparem bem, será possível notar que até mesmo a expressão facial típica de Phantump faz referência direta ao rosto dos Kodama.

Goodra

Goodra é um tipo Dragão baseado em uma criatura do folclore francês chamada Lou Carcolh, uma mistura de réptil com um molusco. Segundo as lendas, estes serem vivem em cavernas subterrâneas do sudoeste da França, e seu corpo possui uma gigantesca concha nas costas, parecido com uma concha de caracol. As histórias associadas aos Lou Carcolh geralmente são assustadoras, já que estas criaturas possuem bocas capazes de devorar vítimas inteiras. No caso de Goodra, a única diferença com esses seres é a ausência da grande concha em suas costas.


Esta é a Parte 2 da matéria "As influências mitológicas de Pokémon". Em algumas semanas, será postada a Parte 3.

Fonte: Todas as mitologias apresentadas na matéria foram retiradas do site "Portal dos Mitos".

Lucas Avancini

Fã desde muito pequeno, cresceu assistindo, jogando e colecionando tudo relacionado à franquia. Acredita que fazer parte de um dos maiores portais brasileiros de Pokémon no Brasil é um antigo sonho se tornando realidade, já que sempre quis desenvolver algo para contribuir com a comunidade no país. Formado em Administração pela Universidade de São Paulo e atualmente atuando no ramo de tecnologia.

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال