Mangá Pokémon Adventures - Arco Black 2 e White 2

Pokémon Adventures Black 2 White 2

No início dos anos 2010, a febre do Nintendo DS chega em seu ápice com inúmeros jogos no mercado explorando toda a capacidade do portátil. Na franquia Pokémon é lançado no segundo semestre de 2012 Pokémon Black 2 e Pokémon White 2, duas versões para a sequência da geração, algo inédito para o público. Nos consoles a história se encaixa bem e temos uma continuidade em relação ao seu antecessor, com reviravoltas e algumas novidades para os jogadores.

Aproveitando-se disso, o arco Black 2 & White 2 de Pokémon Adventures estreia nas páginas do mangá em 2013, sendo basicamente uma ilustração dos jogos. Pela primeira vez não temos uma narrativa inédita, mas sim uma transcrição da sua contraparte virtual. Com início lento e veloz no final, vamos explorar Unova um pouco mais.

Uma vida escolar diferente

O mangá começa dois anos após os acontecimentos de Black & White. Somos introduzidos a Hugh e Leo, dois alunos da escola de treinadores Pokémon, um local aonde jovens buscam aumentar suas capacidades em batalha. Leo, inclusive, atingiu o Top 8 na última Liga Pokémon. A primeira ligação com o arco anterior se mostra na presença de Bianca e Cheren, aqui eles são responsáveis por esse grupo de adolescentes.

Pokémon Adventures Black 2 White 2

Nosso protagonista é enfim apresentado. Black 2 é um garoto popular na sua classe, além de ser um ótimo treinador ao lado do seu Dewott. Em uma cena típica de mangá escolar, uma nova aluna transferida chega na sala. White 2 surge como uma personagem tímida e misteriosa.

A monotonia escolar logo é quebrada com uma proposta de Bianca. Dois Pokédex serão distribuídas aos dois melhores alunos da classe. Após algumas batalhas, temos os dois protagonistas como vencedores e, agora, o sonho de ser o melhor treinador do mundo se inicia.

Bem, normalmente é assim. Mas não dessa vez. 

Investigações a todo vapor

Um personagem até então secundário em outros arcos muda o rumo por aqui. Looker, investigador da polícia internacional chega na escola para conhecer seu novo parceiro. Surpreso, ele descobre que irá trabalhar com um menino prodígio, que mantém uma aparência completamente diferente dentro das salas. Black 2, na verdade, é um superintendente da polícia internacional, chefe de Looker e responsável por conduzir uma investigação secreta sobre a Equipe Plasma.

Black 2: o jovem pródigo da polícia internacional

No meio de suas apresentações, a dupla é atacada subitamente por um Genesect selvagem, controlado por Colress, cientista e líder autoproclamado da nova Equipe Plasma. Em meio a uma batalha acirrada, no qual ordens são forçadas ao Genesect a partir de uma máquina misteriosa, Black 2 consegue capturar o Pokémon inseto, afastando o avanço de Colress. Ao final do embate é revelado que há um infiltrado da equipe vilã dentro da escola e, por isso, a polícia internacional estar ali presente. Sem deixar a tensão se alastrar, os autores já mostram White 2 como a procurada.

O ponto positivo da obra surge ao mostrar, de forma inédita, os dois protagonistas em lados opostos. Por enquanto não sabemos ao certo os planos de White 2 (a não ser a sua admiração incondicional por N) e nem a razão de ela ter entrado na escola. Por outro lado, a dupla identidade de Black 2 é interessantíssimo de se ver, conseguindo contrastar sua versão brincalhona durante as aulas, com a seriedade de um superintendente. Com a trama montada, a curiosidade do leitor é presa.

Equipe Plasma e o dragão de gelo

A história, a partir de então, concentra-se na investigação da polícia internacional. Uma das missões de Black 2 é a captura dos sete sábios da equipe Plasma. Enquanto isso, White 2 leva consigo um cartão de memória com os dados de todos os Pokémon libertados por seu time. Porém, em um momento de distração, esse cartão a acaba caindo com Hugh, cujo passado com a equipe Plasma é traumático e envolve a perda do Purrloin da sua irmã. Sabendo que algum dos seus colegas pertence ao grupo vilão, Hugh decide fazer sua investigação particular, sem saber que estar se envolvendo em um evento muito maior.

Equipe Plasma toma o controle de Kyurem. Unova em perigo!

O ritmo do arco acelera quando Colress consegue finalmente controlar Kyurem, o dragão de gelo que nasce após o surgimento de Reshiram e Zekrom. Novamente utilizando controle mental através de máquinas, a equipe Plasma parte para congelar Unova e conquistar o mundo. No meio do caos, Black 2 finalmente consegue uma confissão de White 2, entretanto, a garota relata que após a queda de N a equipe Plasma rachou. Uma parte segue Colress e seus planos malévolos, outra (na qual ela pertence) segue fiel aos ideais do antigo líder em querer libertar as espécies oprimidas e garantir seu bem-estar. Com um inimigo em comum, ambos concordam em se ajudar. A essa altura, quanto mais aliados, melhor. E ao falar nisso temos o retorno de um certo trio.

Aliados poderosos

Após dois anos de busca, White finalmente encontra a Pedra da Luz, local de aprisionamento de Black e Reshiram após os acontecimentos da saga anterior. Ao lado de N, que retorna com Zekrom, ambos conseguem imergir na pedra e acabam entrando no Pokémon Dream World, local onde os sonhos dos Pokémon ganham vida. Finalmente reunidos e sabendo do avanço de Colress contra Unova, o trio decide agir.

N se junta ao grupo para deter os planos de Colress

Acontecimentos paralelos ocorrem. Hugh acaba descobrindo tanto a identidade de White 2, como a de Black 2 e entra no grupo; Looker tem uma participação maior nesse arco; Ghetsis retorna e se alia a Colress; líderes de ginásio aparecem para salvar Unova. O clímax do arco se aproxima e tudo se concentra em um local: Giant Chasm.

Giant Chasm e a batalha final

Colress e Ghetsis chegam em Giant Chasm buscando fortalecer Kyurem, que sofre com o controle mental da equipe Plasma, atrás deles, temos todos os nossos protagonistas que seguem até o local da batalha final.

Giant Chasm e o confronto derradeiro

A dupla dessa saga se encontra com a do arco anterior e, tendo a ajuda de N, iniciam a ofensiva. O objetivo principal é salvar Kyurem do controle de Colress, entretanto, não vai ser fácil. Ao longo da luta Zekrom é absorvido e o dragão de gelo se transforma em Black Kyurem.

Felizmente, Rood, um dos sete sábios e fiel a N, cria uma máquina diferente que interfere nas ordens de Colress. Com isso, Kyurem é libertado.

Os capítulos finais são confusos e acelerados, necessitando de algumas informações do arco anterior. É importante salientar a participação de alguns Pokémon importantes, destaque para Keldeo e seus mestres: Cobalion, Terrakion e Virizion, figuras importantes no arco Black & White e que retornam para fechar as pontas nessas últimas páginas. Da mesma forma, Victini surge para ajudar Black a derrotar Colress. 

O desfecho ocorre com a derrota dos líderes inimigos e a libertação de Kyurem. White 2 se junta a N e juntos iniciam uma jornada para devolver todos os Pokémon que foram roubados pelos integrantes da Equipe Plasma. Black 2 continua sua jornada na polícia internacional e se forma no colégio. Porém, a surpresa fica a cargo do último quadro! Colress estranhamente recebe um tratamento especial e é permitido que ele parta para Alola. Fornecendo, assim, mais um gancho para as próximas gerações.

Pokémon Adventures Black 2 White 2 

Finalizando Unova

Black 2 & White 2 fecha as histórias de Unova nos quadrinhos. Como toda sequência, esse arco apresenta novos personagens e retoma figuras conhecidas. Intenso a partir da segunda metade da história, o mangá se aproveita de boa parte do enredo da sua versão digital, alterando apenas partes pontuais. Uma ótima experiência para os jogadores, uma vez que a obra consegue ilustrar a maioria dos acontecimentos.

Pokémon Adventures Black 2 White 2 

Além disso, fornece aos leitores uma finalização adequada para o arco. Apesar do ritmo acelerado na batalha final, com algumas coisas que pode gerar confusão ao fã mais desatento, o saldo é positivo! Investigações policiais e páginas repletas de senso de justiça, Pokémon Black 2 & White 2 tem o que é preciso para fechar com chave de ouro a quinta geração.

Vini

Natalense raiz, cresceu cantarolando aberturas de animes. Colecionador de mangás e apaixonado por pokémon! Frustrado por não ter completado o álbum de figurinhas, mas realizado por ter o pôster do primeiro filme.

Sinta-se à vontade para comentar!

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال