Mangá Pokémon Adventures - Arco Black e White

Pokémon Adventures Black e White

E chegamos ao décimo arco de Pokémon Adventures! E como não podia deixar de ser, depois de nove arcos se passando em regiões que tinham o Japão como referência - Kanto, por exemplo, é o nome real de uma região do país - agora Pokémon se arrisca em homenagear outras partes do mundo. O 10° arco se espelharia na cultura norte-americana, sendo a região de Unova a primeira tentativa da franquia em se internacionalizar.

E com o sucesso dessa empreitada, as próximas regiões seguiram esses passos tendo os países França, Havaí, Inglaterra e Espanha/Portugal como referência, não seria estranho que o 10° arco começasse como o início do mangá, tendo um protagonista com o sonho mais simples de toda a franquia: ser campeão da liga de sua região.

Black e seu sonho

O protagonista da vez é Black, jovem cheio de energia e sonhos, muitos sonhos com seu futuro repleto de glória ao vencer a Liga Pokémon de Unova. Exatamente por isso que ele tem um Musha (o apelido de Munna, um Pokémon que se alimenta do sonho das pessoas), para quando ele entrar em batalha com outro treinador ou Pokémon, seu Musha come seus sonhos e assim sua mente fica livre para pensar em uma estratégia para a vitória.

Pokémon Adventures Black

Depois de uma certa confusão com os iniciais de Unova (Tepig, Oshawott e Snivy), Black acaba escolhendo o Tepig para ser seu companheiro. Com muita energia e feliz por sua escolha, o jovem grita que irá vencer a Liga Pokémon. Seus amigos de infância, Cheren e Bianca, escolhem Snivy e Oshawott.

Pokémon Adventures Black e Musha

Seguindo a Rota 01 em direção ao Ginásio de Striaton, Black tem sua primeira batalha contra um treinador. Ao vencer, empolgado como sempre, novamente grita que será o campeão da Liga. Sem perceber, um homem misterioso estava observando-o.

White e seu sonho

Em um cena de cinema, somos apresentados a White, dona da agência de BW de atores Pokémon, sejam em seriados, filmes, comerciais e até fotografia. Talvez seja a primeira protagonista ao levar o nome do arco e que não tem interesse em batalhar ou em concursos.

Pokémon Adventures White e Tepig

Black, ao atrapalhar um set de filmagem gritando mais uma vez seu sonho de ser campeão, acaba conhecendo White, que vê uma estrela por nascer no Tepig de Black. White tem uma Tepig fêmea, e logo recruta Black para sua equipe, já que ele precisava de dinheiro para pagar pelos equipamentos de filmagem que ele destruiu ao tentar capturar um Galvantula.

Mais uma vez, o homem misterioso observa os passos de Black.

Equipe Plasma e seu sonho

Depois do Tepig de Black realizar comerciais para televisão ao lado da Tepig fêmea de White, os protagonistas participam de uma palestra pública ministrada por Ghetsis, o líder da Equipe Plasma. A mensagem de Ghetsis é que a Equipe Plasma tem como missão libertar todos os Pokémon. As pessoas usam os Pokémon como se fossem objetos, tanto para batalhar, quanto para trabalhar como mão-de-obra barata. Como os Pokémon se sentem ao receber ordens dos humanos, seus supostos donos? Os Pokémon detêm desejos próprios e não existem unicamente para atender a vontade de seus donos. O certo a se fazer seria libertá-los de suas Poké bolas, deixá-los para viver sua própria vida.

Pokémon Adventures Ghetsis

Black e White não aceitam a proposta de Ghetsis, mas para a surpresa dos protagonistas, pessoas que estavam vendo a palestra começam a libertar seus Pokémon no mesmo instante. Black fica revoltado, pois nem todo Pokémon faz as coisas forçado, muitos amam seus donos e treinadores, e libertá-los seria o mesmo que abandono. Ao pensar essas coisas, ele é abordado pelo homem misterioso.

Seu nome é N e ele ataca Black em uma batalha Pokémon para provar que um Pokémon só evolui de forma verdadeira se estiver livre, batalhando com seu treinador como um igual e não como um escravo. Usando um Purrloin, N derrota Black e o avisa que por causa do Pokédex, muitos de seus amigos Pokémon estão sendo presos em Poké bolas. N diz que para de ouvir as vozes dos Pokémon quando eles entram nas Poké bolas. Será que eles são felizes assim?

Pokémon Adventures N

Black contra argumenta dizendo que tem Pokémon que seguem seus treinadores por terem o mesmo sonho. É o caso de seu Tepig que deseja ganhar a Liga e se tornar campeão em Unova tanto quanto ele. E o Pokédex é um instrumento para os treinadores conhecerem e entenderem melhor seus Pokémon, para que todos sejam felizes e se tornem um nas batalhas. N repara no Tepig e escuta a voz do Pokémon de Black e percebe que o menino tem um bom argumento. N decide interromper a batalha para pensar na questão.

A história segue

Chegando em Striaton, Black enfrenta os Líderes do Ginásio, os trigêmeos Cilan, Chili e Cress. Depois de batalhar com cada um dos irmãos, Black recebe a insígnia do Trio. Black segue para a cidade de Nacrene, local de outro Ginásio da Líder Lenora. Enquanto isso, White recebe uma proposta de trabalhar na montagem do primeiro musical Pokémon na cidade de Nimbasa. Depois de suar muito contra o Stoutland de Lenora, Black recebe a insígnia Básica.

Pokémon Adventures Dark Stone

Clay, outro Líder de Ginásio, avisa Lenora que encontrou em suas escavações a Pedra das Trevas, que dizem ser o Dragão Negro Zekrom. A Equipe Plasma intercepta a ligação entre os líderes e decide roubar a pedra em outra oportunidade. Dizem que à frente do herói que guiará o mundo surgirá um Pokémon para ajudá-lo. E esse Pokémon é do tipo Dragão.

Na cidade de Castelia, Black enfrenta o Líder de Ginásio Burgh, ganhando a insígnia Inseto. É nessa batalha que seu Tepig evolve para Pignite. No Jardim da Liberdade, Black conhece o Pokémon Lendário Victini, que dizem levar a vitória a quem capturá-lo com uma Poké bola. Depois da apresentação do Musical Pokémon, Black enfrenta Elesa, a Líder de Ginásio da cidade de Nimbasa, ganhando a insígnia do Raio. Em meio a batalha, Black tem um vislumbre de outro Pokémon Lendário, o Pokémon Tempestade de Raios: Thundurus.

Pokémon Adventures N e Tepig 

Enquanto isso, White encontra N ao passear pela roda gigante de Nimbasa. N se revela como o Rei da Equipe Plasma e que seu sonho é salvar os Pokémon e as pessoas que se unem para salvar os Pokémon. N conversa sobre o Musical Pokémon, pois ele ouviu a voz dos Pokémon no espetáculo e eles pareciam estar gostando de participar. Ao mesmo tempo ele ouve a voz da Tepig fêmea de White e diz que ela quer batalhar e não ser atriz. Sua Tepig escolhe seguir N.

Com a perda de seu Pokémon preferido, White decide ser mais forte como treinadora Pokémon. Ela e Black encontram o Líder da Equipe dos Quatro de Unova, Alder. Depois de muita conversa, ensinamentos e reflexões sobre os Pokémon e seus treinadores, White decide participar do Metrô de Batalha, conduzidas pelos treinadores Emmet e Ingo. É aqui que os protagonistas se separam. White querendo melhorar aos olhos de seus Pokémon e Black seguindo ao próximo Ginásio.

Pokémon Adventures Black e White no Metrô de Batalhas

Batalha contra a Equipe Plasma

Black enfrenta Clay, Líder de Ginásio de Driftveil, em uma batalha incrível, recebendo a insígnia do Tremor ao vencer. Sabendo por Lenora que a Equipe Plasma planeja roubar a Pedra das Trevas, Clay e outros Líderes de Ginásio (a própria Lenora, Skyla, Brycen, Elesa e Burgh) decidem enfrentar a Equipe Plasma antes do roubo.

A Torre Celestial, na cidade de Mistralton, é onde seria a batalha. No alto da torre tem um sino, que se tocado, reflete o coração de quem o toca. Skyla pede para que Black o toque e não satisfeita com o som que o sino fez, pede para que ele lute com ela em uma batalha Pokémon. Black vence a batalha e Skyla pede para que ele toque mais um vez o sino, e o som sai limpo e puro como deveria. É assim que ele recebe a insígnia do Jato.

Pokémon Adventures Skyla e Brycen

Graças a Brycen, o Líder de Ginásio de Icirrus, a batalha contra os membros da Equipe Plasma estava terminando com vitória, mas os líderes não esperavam que três Pokémon Lendários estariam sob a posse da Equipe Plasma: Tornadus, ThundurusLandorus. Black aparece nesse instante e seu Pignite evolui para Emboar. Ao fim da batalha, os líderes são derrotados e Ghetsis consegue roubar a Pedra das Trevas, que é entregue ao Rei da Equipe Plasma, N, liberando Zekrom, o Pokémon Ideal de Unova.

Drayden, da Opelucid, junto com Brycen, decidem treinar Black para o futuro, já que eles estão com a Pedra da Luz, onde está o Dragão Branco, Reshiram, que é a Verdade de Unova. Nesse meio tempo, White passa por todo o desafio do Metrô de Batalha e vence os condutores Emmet e Ingo. Ao encontrar Bianca, as duas se deparam o Pokémon Lendário Meloetta, que as ajuda em uma confusão contra a gangue de Vullaby.

Ao final do seu treinamento, Black decide enfrentar Brycen. No meio da batalha, Brycen explica o que é o Ideal e a Verdade de Unova. O Ideal é Zekrom e a Verdade é Reshiram. Black diz que aceita ser a Verdade de Unova e que vai tentar despertar Reshiram para lutar contra a Equipe Plasma. O Carracosta de Black vence o Beartic de Brycen, dando a insígnia do Frio para o treinador desafiante. Com a vitória, Brycen entrega a Pedra da Luz a Black e avisa que a Liga Pokémon não será cancelada, muito pelo contrário, ela será adiantada.

Zekrom e Reshiram

Alder resolve enfrentar N, o Rei da Equipe Plasma, em uma batalha Pokémon. Mas com Zekrom do seu lado, fica difícil mesmo para o grande campeão de Unova. No momento que N usa Zekrom para derrotar Alder, Black aparece e a Pedra de Luz reage libertando Reshiram.

Pokémon Adventures White e seus Pokémon

White também aparece com um Serperior e outros Pokémon em sua equipe. Mas N não chama Zekrom para a batalha e sim o Tepig fêmea que era de White. Assim N derrota o campeão. Enquanto N se gaba que o Ideal será aceito por toda Unova, o Professor Juniper aparece com um Samurott e pede para que White e Black se juntem a ele para derrotar N de uma vez por todas.

Os três iniciais de Unova, em sua última evolução, enfrentam os Pokémon de N e ganham. N fica com mais raiva da Verdade e mais uma vez começa seus argumentos em prol da liberdade dos Pokémon. Black decide enfrentar N, mas Musha, que sempre o ajudava comendo seu sonhos, recusa ajudá-lo dessa vez. N aproveita para fugir e avisar que no nível que Black está ele nunca conseguiria vencer.

Uma semana se passa e a Liga Pokémon tem seu início. Ainda falta uma insígnia para Black, mas com a desistência de Musha no último embate, ele desistiu de competir. Todos os seus Pokémon o encaram e é aí que ele passa ouvir a voz dos Pokémon.

Black corre para a Liga e desafia Drayden, o Líder de Ginásio que faltava. É a primeira vez que Black batalha ouvindo seus Pokémon e isso dá a vitória a sua equipe. Ganhando a última insígnia, a Lendária, Black entra para a Liga Pokémon. Passando da primeira fase e depois das oitavas de finais, ele enfrenta Lou Karr, detetive disfarçado, nas quartas de finais. Ganhando, Black enfrenta a discípula de Drayden, Iris, e vence o Haxorus de Iris com seu Carracosta, indo às finais da Liga!

Pokémon Adventures Black vs Cheren

A final é disputada contra seu amigo de infância, Cheren, que por motivos que Black não sabe, está frio e seco com seu amigo. Em um embate que evolveu memórias antigas, Munna volta depois de evoluir e ajuda Black com a vitória. Ao ganhar a Liga Pokémon ele libera Reshiram e avisa que o próximo adversário a ser derrotado é a Equipe Plasma.

O ideal e a verdade

Pokémon Adventures Black vs N

No castelo de N, base secreta da Equipe Plasma, a batalha final pelo futuro de Unova começa. Com os líderes de ginásio capturados e Ghetsis controlando os três lendários Thundurus, Landurus e Tornadus, fica cada vez mais difícil para Black enfrentar todos. Com a ajuda de personagens que apareceram ao longo de todo o arco, Black ganha o tempo que precisava e monta nas costas de Reshiram, enfrentando N, já às costas de Zekrom, nos céus de Unova.

Black escuta a vontade de Reshiram e se torna o escolhido da Verdade de Unova, enquanto N é o escolhido do Ideal de Unova, a batalha final começa. Depois de muita estratégia, Black consegue derrotar Zekrom e N. É aqui que o verdadeiro vilão do arco se apresenta, Ghetsis, o pai de N e líder dos setes sábios da Equipe Plasma. Ghetsis revela que controlava N por baixo dos panos, fazendo-o perseguir o Ideal de Unova somente para que pudesse controlar os lendários desejando poder máximo para a Equipe Plasma.

Como Reshiram está sem forças para lutar, Black enfrenta os Pokémon de Ghetsis usando seus Pokémon. Ghetsis quer derrotar Black para que ninguém saiba que N perdeu. Assim, Unova libertará seus Pokémon em nome do Ideal que N defendia. E com a Equipe Plasma sendo a única com Pokémon ainda em seu poder, ela dominará toda a região. Usando seu Musharna para comer seu sonhos e poder ver uma estratégia de batalha, Black derrota os Pokémon de Ghetsis.

Com a derrota, o líder dos sete sábios desaparece deixando Black e N nos escombros da batalha final. Black, White e N tem uma última conversa. N está abalado, tanto por seu pai, quanto por suas convicções, e assim monta novamente em Zekrom e parte em busca de respostas.

Um final em aberto

Reshiram ruge alto vendo seu rival indo embora e começa a se tornar Pedra de Luz novamente. Black e White se escondem para não serem sugados pelo poder de Reshiram e acabarem aprisionados junto a ele. É nessa hora que Ghetsis aparece usando seu Pokémon psíquico para tirar Black de sua proteção e empurrá-lo na direção da transformação do Pokémon Lendário.

Black se une a Reshiram na Pedra de Luz e desaparece rumo aos céus. As respostas só serão respondidas no próximo arco.

Pokémon Adventures Black e White Final

Leonardo Lucena

Mestre em Ciências Sociais, professor de Sociologia e Filosofia no Ensino Médio, faz parte da geração que teve a felicidade de conhecer Pokémon em seu lançamento, se apaixonando no instante em que escolheu o Bulbasauro como inicial. Continua escolhendo os iniciais até hoje.

Sinta-se à vontade para comentar!

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال