Dinheiro nos Jogos Principais de Pokémon

Dinheiro Pokémon

Dinheiro em Pokémon é importante desde a primeira geração de jogos. É com ele que você consegue comprar mais Poké bolas, itens de cura, itens de batalha, TMs e até um Pokémon!

As formas mais comuns de ganhá-lo é derrotando treinadores ao longo da campanha dos jogos e na Elite 4. Há também itens obtidos ao longo da jornada que servem exclusivamente para vender no Poké Mart, como os Nugget.

Dinheiro ganhado ao final da batalha Pokémon

A inspiração para o símbolo vem do iene, moeda oficial do Japão, mas comumente chamamos de Pokémon Dollar, similar à moeda norte-americana, o dólar.


Embora os valores tenham alguma inspiração no mundo real, o jogador não deve considerar isso diante dos preços praticados nos jogos. Pagar 1 milhão em uma bicicleta, enquanto uma mega tecnológica Poké Bola custa 200 foge muito da nossa lógica.

Assim como no mundo real, o dinheiro será necessário para o jogador avançar durante a sua jornada. Cada jogo da franquia principal contém algumas formas de conseguir dinheiro mais rapidamente, considerando as formas válidas próprias aos jogos. Você pode conferir nessas matérias como acelerar seus ganhos em cada jogo:


No mundo Pokémon, o jogador poderá aumentar os seus ganhos por meio de movimentos e itens que afetam a quantidade de dinheiro recebida após uma batalha:

Pay Day

Meowth usando Pay Day

Pay Day
, ou Dia de Pagamento, é um movimento aprendido por nível somente por Meowth, Persian e Perrserker. Desde a primeira geração temos a referência do gato da Equipe Rocket com uma medalha de ouro em sua cabeça. Pay Day é praticamente um golpe assinatura de Meowth, porém ele pode ser aprendido por outros Pokémon através do TM 16 em Pokémon Red, Blue e Yellow, por breeding para Purrloin e Liepard em Pokémon XY, pelo TM 57 em Let's Go, e pelo TM 02 em Pokémon Sword e Shield. Ao desferir o golpe, o Pokémon "extrai" dinheiro do seu adversário e os ganhos são mostrados ao final da batalha.

Meowth Gigantamax 
Em Pokémon Sword e Shield, o Meowth Gigantamax é capaz de utilizar o movimento exclusivo G-Max Gold Rush, que aumenta ainda mais o dinheiro recebido ao final da batalhar de acordo com o nível do usuário. 

Happy Hour

Gyarados usando Happy Hour

O movimento Happy Hour, quando utilizado em batalha, duplica o valor do dinheiro que será recebido pelo jogador. O seu efeito pode ser somado ao movimento Pay Day e com o item Amulet Coin. No entanto, este movimento é exclusivo de certos Pokémon distribuídos em eventos oficiais.

Na 6ª geração, estes Pokémon foram distribuídos com o movimento exclusivo Happy Hour: Pikachu, Meowth, Magikarp, Delibird, Jirachi, Greninja, e Inkay. Durante a 7ª geração, estes Pokémon foram distribuídos com o movimento exclusivo Happy Hour: Pikachu, Munchlax e Rockruff. Nenhum Pokémon durante a 8ª geração foi distribuído com este movimento.

Amulet Coin

Amulet Coin Pokémon Sword e Shield

Amulet Coin é um item importantíssimo para os jogadores, pois ele duplica os ganhos ao final de cada batalha se um Pokémon com ele equipado entrar nela. Ele está presente desde a segunda geração e em cada jogo pode ser obtido em um local diferente. Consulte aqui a lista de lugares onde você pode encontrar Amulet Coin no seu jogo.

Luck Incense

Luck Incense Pokémon Sword e Shield

Luck Incense é outro item que pode ser equipado a um Pokémon para duplicar os ganhos ao final da batalha. O seu efeito é idêntico ao Amulet Coin, com a diferença que ele pode ser equipado com Chansey ou Blissey especificamente para produzir ovos de Happiny por meio de breeding.

Por ser idêntico ao Amulet Coin, ambos os itens não podem ser combinados para quadruplicar a quantidade de dinheiro recebida na batalha. Ou seja, mesmo que um Pokémon com Amulet Coin participe da batalha e seja substituído por outro Pokémon com Luck Incense, o dinheiro recebido será duplicado apenas uma vez.

Consulte aqui a lista de lugares onde você pode encontrar Amulet Coin no seu jogo.

Quanto dinheiro um jogador pode ter?

Desde Pokémon Black e White, o jogador pode guardar seu dinheiro em sua bolsa até o limite de $9,999,999. Nos jogos anteriores e especificamente em Pokémon Brilliant Diamond e Shining Pearl, o limite era de apenas $999,999. 

Esse limite de $999,999 explica o motivo do jogador ser incapaz de comprar a Bicycle por $1,000,000 em Pokémon Red, Blue, Green, Yellow, FireRed e LeafGreen. O valor da oferta é proposital para ser impossível do jogador adquirir o item comprando-o. A mesma brincadeira acontece em Pokémon Gold, Silver, Crystal, HeartGold e SoulSilver, por um homem próximo ao Pokémon Center na Route 32 que oferece ao jogador um Slowpoke Tail por $1,000,000.

Outras moedas

Pokécoin Pokémon GO

Até a 4ª geração, os jogadores podiam acessar os cassinos, ou Game Corners, onde o jogador trocava dinheiro principal por moedas que podiam ser usadas em minigames e para trocar por itens ou Pokémon exclusivos, como o Porygon.

Dentro do universo Pokémon há também outras moedas, como as Coins de Pokémon Go e as Aeos Coins de Pokémon Unite.

João Meireles

João Meireles (Johnny), tem 30 anos e mora em São Paulo. Formado em Administração na USP, e agora cursa Gestão de Políticas Públicas. Fã de Pokémon desde a Eliana na Record e Yellow no GameBoy, jogou TCG, e (quase) todos os principais jogos da franquia. Usa Pokémon GO para sair do sedentarismo e correr, mas dá aleluia quando o ovo é de 2km. Entusiasta de competições, sonha em ver um torneio no Brasil maior que o CBLOL.

Sinta-se à vontade para comentar!

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال