Malamar Golpe Fluido - Decks Competitivos de Pokémon TCG

Rapid Strike Malamar - SLC Regional 14th

Dando seguimento à preparação para os Regionais de São Paulo e Joinville, hoje falaremos sobre o Malamar Golpe Fluido

Uma das poucas alternativas de 1 prêmio com bom desempenho recentemente, esse deck se destaca pelo baixo custo e pela estratégia simples, que fazem dele a melhor porta de entrada para o competitivo no formato Padrão atual (SSH-BRS).

Este texto contém termos e conceitos mais avançados. Se você não conhecer ou compreender algum deles, acesse nosso glossário, nosso menu dedicado ao TCG ou deixe sua dúvida nos comentários.

Descrição e funcionamento básico

A mais comum condição de vitória do Malamar Golpe Fluido é conquistar os 6 prêmios antes do oponente. Para isso, o foco é ter várias cartas do Estilo de Batalha Golpe Fluido na mão, de modo a causar alto dano e alcançar nocautes com o ataque do Malamar. 

Como praticamente todo deck de Pokémon de 1 Prêmio, um de seus pontos-chave é a troca de prêmios contra decks que utilizam Pokémon de 2 ou 3 Prêmios (Pokémon-V), já que, enquanto o oponente precisará de 6 nocautes para comprar os 6 prêmios e vencer, o Malamar precisará, nas situações mais comuns, de apenas 2 a 4.

Para cumprir sua estratégia principal de forma mais efetiva, a maioria das listas de Malamar abre mão de cartas staples do formato, como Pesquisa de Professores, Ultra Bola, Marine e Bola Rápida.

As cartas que constituem a estrutura básica do deck e merecem destaque são:

Malamar

Malamar - CRE 070

É o único atacante do deck e sua estrela. A carta em si não tem muito de especial além de seu ataque e seu Estilo de Batalha.

Octillery

Octilley - BST 037

É um dos pilares do baralho. Sua Habilidade pode buscar uma grande variedade de cartas e tem duas funções: fornecer consistência e garantir mais dano em certos turnos.

Linha de Cinccino x Linha de Inteleon

Há duas versões populares de Malamar Golpe Fluido, as quais se distinguem, principalmente, pelos Pokémon-Habilidade utilizados.

Minccino - BRS 124Cinccino - SSH 147

A primeira é a versão com linha de Cinccino. A Habilidade desse Pokémon promove uma boa compra de cartas e contribui para a consistência do baralho. O primeiro ataque do Minccino, seu básico, pode ajudar a colocar os Pokémon necessário em campo nos primeiros turnos.

Drizzile - SSH 056Inteleon - SSH 058

A linha de Inteleon, por sua vez, também contribui para a consistência, com a Habilidade Negociações Secretas de Drizzile e Inteleon (SSH). Como bônus, o Sobble e a outra versão do Inteleon (CRE) são Golpe Fluido e, portanto, podem ser utilizados pelo ataque do Malamar. Além disso, seu ataque Convocar Esquadrão e sua Habilidade Gatilho Rápido, respectivamente, podem ser úteis em certas situações de jogo.

Sobble - CRE 041Inteleon - CRE 043

Ambas as versões são eficientes e acumulam bons resultados. Contudo, a linha com Cinccino tem sido mais popular e é considerada mais barata e mais fácil de pilotar, portanto focaremos nela.

Passe de Batalha VIP

Por ser baseado em muitos Pokémon Estágio 1, o baralho requer que seus respectivos Básicos entrem em campo o mais cedo possível, ou seja, um bom setup.

Passe de Batalha VIP - FST 225

Para aumentar as chances de isso acontecer, são usadas várias cartas que buscam Pokémon. Entre elas, o Passe de Batalha VIP pode gerar certa desconfiança, afinal ele não contribui para que o Malamar cause mais dano e sequer pode ser ativado após o turno 1.

Entretanto, mesmo que seu alto benefício não seja aproveitado nos primeiros instantes da partida, o Passe pode ser utilizado como descarte para a Habilidade do Cinccino nos turnos seguintes, evitando que o jogador precise descartar recursos mais importantes.

Foco da Korrina e Ambição da Cíntia

Foco da Korrina - BST 128Ambição da Cíntia - BRS 138

São as principais e muitas vezes únicas cartas Apoiador de compra do deck. Sua preferência em relação a outros Apoiadores se justifica pela sua sinergia com o ataque do Malamar: após embaralhar as cartas Golpe Fluido no baralho, o jogador tende a ficar com uma mão reduzida, o que permite que ele compre mais cartas com Ambição da Cíntia e Foco da Korrina, sem perder outros recursos. 

Mais Golpe Fluido

Finalizando o arsenal de cartas de Golpe Fluido, estão a Energia Espiral e a Torre das Águas, que têm papéis muito claros: a primeira é ligada ao Malamar para que ele ataque, enquanto a segunda serve de mobilidade aos Pokémon, sobretudo ao Octillery.

Energia Espiral - CRE 159Torre das Águas - BST 138

Em algumas listas da versão com Inteleon, são utilizadas ainda mais cartas Golpe Fluido, como o Brawly e o Skiploom. Naturalmente, todas elas são dano em potencial para o Malamar.

Brawly - CRE 131Skiploom - EVS 003

Techs

Manaphy

Manaphy - BRS 041

Uma das principais cartas de Astros Cintilantes, Manaphy chegou para corrigir um dos maiores problemas dos decks de 1 prêmio: a grande dificuldade contra decks que causam dano no banco (em especial Jolteon VMAX e Urshifu Golpe Fluido VMAX). Portanto, se você espera enfrentar estratégias desse tipo, Manaphy não pode ficar de fora.

Ordem da Chefia/Pegador de Pokémon

No formato como um todo, Ordem da Chefia é um Apoiador utilizado em quase todo deck. No entanto, muitos jogadores de Malamar decidem focar em cartas que têm mais sinergia com sua estratégia principal, abrindo mão dos efeitos de gust. 

Ordem da Chefia - RCL 154

Essa escolha, apesar de coerente, força-os a sempre conquistar o nocaute no Pokémon Ativo "oferecido" pelo adversário, abrindo mais brechas para que a troca de Prêmios favorável ao Malamar seja contornada. Por esse motivo, tem sido mais comum ver pelo menos 1 Ordem da Chefia nas listas mais recentes e, para aqueles que gostam de riscos, usar algumas cópias de Pegador de Pokémon é outra opção viável.

Pegador de Pokémon - SSH 175

Lista de exemplo

Apresentada a base do baralho e algumas de suas possíveis techs, aqui está uma lista de exemplo (veja-a em texto e copie-a aqui), com excelente desempenho no Regional de Salt Lake City.

Malamar Golpe Fluido (SSH-BRS)

Posição no meta

Pelos fatores citados no início deste artigo, o Malamar Gope Fluido é hoje um dos baralhos mais populares do formato. No Brasil, onde o poder aquisitivo da população é menor, a expectativa é de que o deck esteja ainda mais presente em relação aos torneios realizados em outros países.

No Regional de Salt Lake City, que ocorreu nos dias 19 e 20 de março e contou com quase 630 jogadores na categoria Master, dois jogadores entre os 16 melhores estavam de Malamar, nos 11º e 14º lugares.

Em relação às matchups, é possível analisá-las pelo gráfico do Trainer Hill abaixo, baseado nos resultados dos torneios online do lançamento de Astros Cintilantes até a data de finalização deste texto (24/03/2022). 

OBS.: Os números representam a porcentagem de vitória do baralho do eixo vertical em relação aos baralhos do eixo horizontal. Estão presentes os 8 baralhos mais populares do formato.

Malamar Matchups - Trainer Hill

Imediatamente, nota-se que o Malamar Golpe Fluido tem dados a seu favor apenas contra Gengar VMAX, deck que sagrou-se campeão em Salt Lake e que tem aparecido como "terceira via" em relação ao Mew VMAX e às variantes de Arceus VSTAR. Pelo lado negativo, o destaque é contra o Jolteon VMAX, já citado anteriormente, o que ressalta a importância do Manaphy para tornar o confronto mais equilibrado.

Gengar VMAX - FST 157Jolteon VMAX - EVS 051

Nas demais matchups, a porcentagem de vitória mantém-se entre 40% e 50%, evidenciando que, apesar de ser um deck simples, suas partidas tendem a ser desafiadoras e, a nível elevado, exigem habilidade e prática do jogador.

Pontos fortes e fracos

Fortes

  • Boa troca de prêmios contra Pokémon-V;
  • Capacidade de nocautear qualquer Pokémon em um golpe (principalmente em turnos mais avançados);
  • Baixo custo de ataque;
  • Estratégia simples e direta;
  • Preço muito acessível.

Fracos

  • Problemas de consistência (principalmente nos primeiros turnos);
  • Depende de bom setup e de muitos Pokémon Estágio 1;
  • Depende de Habilidades;
  • Não consegue dar gust com frequência;
  • Pode ser contornado por outros Pokémon de 1 Prêmio;
  • Pouco versátil.

Conclusão

Apesar de sua popularidade, o Malamar Golpe Fluido ainda está, pelo menos até então, atrás de outros baralhos em termos de competitividade.  De qualquer modo, seu custo, mesmo em alta, não deve ir muito além de 100 reais, de forma que, ainda que essa não seja sua primeira opção, pode ser uma boa alternativa secundária.

Para conhecer mais listas do baralho, clique aqui. Se quiser testá-lo gratuitamente em torneios online contra jogadores do mundo inteiro, conheça o Carteado Challenges!

Para mais conteúdo de Pokémon TCG e Pokémon como um todo, fique atento à Pokémon Blast News!

Matheus Gomes

Estudante de desenvolvimento web e programação, Matheus dedica parte de seu tempo livre ao Pokémon Trading Card Game, principalmente como organizador de torneios online. Na PBN, busca familiarizar os leitores ao incrível mundo do TCG competitivo.

Sinta-se à vontade para comentar!

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال