Pokémon TCG - Como se Preparar Para Eventos Presenciais Através de Torneios e Ferramentas Online

Eventos Físicos Pokémon TCG

Após mais de dois anos sem eventos presenciais oficiais no Brasil, a cidade de São Paulo receberá, nos dias 02 e 03 de abril, o primeiro Regional de Pokémon TCG de 2022. Nos dias 07 e 08 de maio, será a vez do Regional de Joinville, o qual, a princípio, será o último Premier Event da temporada no país (saiba mais aqui).

Se você pretende participar desses ou de outros eventos presenciais no futuro com desejo de alcançar as posições mais altas, é importante estar preparado e familiarizado com o funcionamento de um torneio, com o metagame e com o seu próprio baralho. 

No artigo Conhecendo os Torneios Online e a LOTP, citamos, entre outros pontos, aqueles que evidenciam que os torneios online podem ser um grande facilitador no processo de aprendizagem, evolução e preparação dos jogadores, sobretudo dos mais inexperientes. 

Hoje, falaremos desse aspecto com mais detalhes e mostraremos algumas ferramentas digitais muito úteis para fãs do Pokémon TCG competitivo.

A prática leva à perfeição

É de conhecimento geral que treino e prática são essenciais para qualquer jogo ou esporte competitivo. Contudo, em relação ao Pokémon TCG, muitos jogadores têm dificuldade em encontrar parceiros ou locais próximos para praticar, tornando-os mais suscetíveis a cometer erros em situações adversas de jogo.

Na Limitless Online Tournament Platform (LOTP), há dezenas de torneios online por semana, em horários diversos e, geralmente, com entrada gratuita. Como a plataforma é utilizada por pessoas de todo o mundo, é comum bater de frente com jogadores de nível elevado e com baralhos e estratégias variados, ou seja, um ótimo treino sem sair de casa e de custo quase nulo.

Torneios Limitless

Cuidado no investimento

Para jogar torneios presenciais, além dos custos de viagem, hospedagem, taxa de entrada, há o custo para montar seu baralho, que pode ser bastante elevado a depender do deck que você deseja utilizar.

Por isso, o melhor caminho antes de realmente desembolsar dinheiro para montar um baralho é testá-lo, de modo a garantir que ele se adequa às suas preferências de jogo e ao metagame.

No Pokémon TCG Online, também há um custo para montar seus baralhos, mas este é muito inferior ao necessário para as cartas físicas e, para aqueles dispostos a sacrificar parte de seu tempo e esforço para seguir a rota "free-to-play" do jogo, sequer haverá gasto em dinheiro. No Pokémon TCG Live, a expectativa é por ainda mais facilidade.

Combinada com o tópico anterior, essa precaução poderá evitar frustrações e prejuízos na hora de montar decks físicos.

Análise de metagame pela LOTP

Uma das maiores contribuições dos eventos online e da plataforma da Limitless são os dados e as informações que eles nos fornecem, os quais podem ser checados de maneira muito simples.

Na maioria dos torneios, as listas dos baralhos dos jogadores são públicas. Ainda que você não seja um dos participantes, basta você clicar num torneio e acessar sua página de metagame para saber o número de jogadores utilizando cada deck e seu desempenho no torneio. Clicando num baralho específico, o site te mostrará suas matchups e os jogadores que estão utilizando-o, tal como suas respectivas listas. 

Metagame - Limitless

Outra ferramenta interessante nessa página, mas que muitas vezes passa despercebida, é a opção cards, que mostra a média de cópias de determinada carta presente nas listas do baralho escolhido. Esse dado é muito útil para verificar as tendências dos jogadores na montagem das listas, sem precisar checar uma por uma. Todas essas informações ficam disponíveis durante e após os torneios.

Decks - Limitless

Além disso, no topo esquerdo do site, você pode acessar a aba decks. Nela, você encontrará informações similares às mencionadas acima, porém elas não estarão relacionadas a apenas um torneio, mas a todos os realizados dentro da plataforma no formato selecionado. 

Mais da Limitless

Além da plataforma de torneios, a equipe da Limitless é responsável pelo desenvolvimento e gerenciamento de outras funcionalidades muito úteis, as quais fazem parte de seu site principal.

  • Proxy Printer: facilita a impressão de proxies (cartas "falsas" utilizadas para treino);
  • Swiss Calculator: calculadora que estima a pontuação necessária para alcançar cada colocação num torneio;
  • Image Generator: gera uma imagem do baralho importado, facilitando sua visualização e compartilhamento.
  • Tournaments: página que disponibiliza informações de torneios de forma similar à plataforma de torneios online, mas inclui apenas eventos oficiais.
  • Decks: página que disponibiliza informações de decks de forma similar à plataforma de torneios online, mas inclui apenas eventos oficiais.

Análise de metagame pelo Trainer Hill

Outra poderosa fonte de informações é o Trainer Hill. Sua proposta é manter, organizar e disponibilizar dados e estatísticas provenientes dos torneios feitos na LOTP.

Trainer Hill - Pokémon TCG

A principal diferença entre a análise feita pelo Trainer Hill e a análise da Limitless é a profundidade. No Trainer Hill, você encontrará múltiplos dados (além dos já presentes na Limitless) com mais detalhes e alguns até representados por gráficos, sejam eles referentes aos decks, aos jogadores ou aos torneios. O usuário pode até mesmo ver suas próprias estatísticas e as dos demais jogadores!

As opções de filtros não ficam para trás e permitem que o usuário exclua ou inclua resultados de determinados períodos de tempo, formatos, decks, organizadores etc.

De fato, a vastidão de informações fornecidas pelo Trainer Hill não cabe num só artigo, então a melhor maneira de conhecê-la é explorando o site.

Produtores de conteúdo e redes sociais

Hoje, os torneios online movimentam uma grande parte da produção de conteúdo de Pokémon TCG em todo mundo. Dessa forma, são comuns as transmissões ao vivo dos torneios, por jogadores e/ou organizadores.

Mesmo fora dos torneios, vários produtores voltam seu foco além do entretenimento, buscando promover análises e discussões sobre o cenário competitivo.

Produtores brasileiros recomendados (maior foco no competitivo):

Portanto, consumir conteúdo do jogo nas diversas nas plataformas é uma boa oportunidade de conhecer novas visões, tal como de receber dicas ou, simplesmente, aprender ao ver partidas de outros jogadores. 

Nas redes sociais, é possível fazer parte de redes de pessoas dispostas a compartilhar suas experiências, ideias e, em especial, sua ajuda. Com apoio, o caminho ao sucesso tende a ser menos tortuoso ou, no mínimo, mais divertido.

Redes Sociais

Cuidados e observações

Não podemos deixar de comentar algumas cautelas necessárias na transição entre Pokémon TCG digital e físico, visto que ambos têm suas particularidades.

Embaralhamento, desgaste físico e mental, comportamento em público e trapaças, por exemplo, são elementos que requerem atenção dobrada em eventos presenciais. Sem esquecer, claro, das medidas de prevenção contra COVID-19.

Há, ainda, diferenças quanto às estruturas e regras. Ao contrário dos torneios da Limitless, em que os organizadores tem liberdade quase total para definir as regras e a estrutura, nos torneios presenciais oficiais há padrões definidos pelos livros de regras da Play! Pokémon ou por outros documentos divulgados com antecedência. Ler estes documentos é o primeiro passo para não cometer penalidades e estragar seu dia (e talvez o de outras pessoas)!

Além disso, lembre-se: nenhuma das plataformas e ferramentas mencionadas fornece uma "fórmula da vitória" que atira jogadores ao topo. Para utilizá-las em seu favor, é necessário saber interpretar suas informações e aplicá-las de modo benéfico a suas próprias experiências, necessidades e características. 

Por fim, se você está começando ou retornando ao mundo do Pokémon TCG competitivo, não se sinta mal se os primeiros resultados forem abaixo do esperado. Assimile o aprendizado, prepare-se para as próximas chances e, acima de tudo, divirta-se!

Conclusão

Quer jogar um torneio online com staff e público majoritariamente brasileiros? Conheça o Carteado Challenges, que organiza torneios gratuitos semanais!

Para mais conteúdo de Pokémon, acompanhe a Pokémon Blast News, em especial nosso menu dedicado ao TCG!

Matheus Gomes

Estudante de desenvolvimento web e programação, Matheus dedica parte de seu tempo livre ao Pokémon Trading Card Game, principalmente como organizador de torneios online. Na PBN, busca familiarizar os leitores ao incrível mundo do TCG competitivo.

Sinta-se à vontade para comentar!

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال