Pokémon Trading Card Game GB

Pokémon Trading Card Game GB

Pokémon Trading Card Game foi o primeiro jogo de TCG lançado para o Game Boy em 1998 no Japão e em 2000 no Ocidente. No jogo estão presentes as três primeiras coleções: Base Set, Jungle e Fossil, além de promocionais da época e algumas cartas exclusivas do jogo. O game também está presente no Virtual Console do Nintendo 3DS, ocupando 65 blocos ou pouco mais de 8Mb de memória. Jogue muito esse jogo e com o som no máximo, porque as músicas são maravilhosas!

A história começa com o jogador no Laboratório Mason, em que o Dr. Mason dá a opção de três decks distintos para o jogador começar sua aventura: Charmander & Friends, Squirtle & Friends e Bulbasaur & Friends. Ele também te ensinará as principais mecânicas do jogo em uma partida contra seu assistente. Jogue com ele mais vezes depois para pegar boosters cheios de energia.


O protagonista, Mark (você poderá mudar o nome se quiser), é fã de Pokémon e um ávido colecionador de cartas. Ele sonha em herdar as cartas dos Pokémon Lendários. Ronald, o rival, tem o mesmo sonho e objetivo. Em várias partes do jogo, Ronald batalhará com o jogador, e caso você consiga derrotar seu rival, ganhará uma carta promocional - mas se perder, Ronald dirá para Mark melhorar seu deck.

Mark (esquerda) e Ronald (direita)

O objetivo do jogo é semelhante ao da série principal: Mark deve derrotar os oito Club Masters (equivalente aos líderes de ginásio), e com as medalhas dadas por eles, desafiar os Grand Masters (equivalente à Elite dos Quatro). Cada uma das Club Medals desbloqueia uma máquina de deck automática no laboratório do Dr. Mason, permitindo ao jogador construir e copiar os decks usados no respectivo clube.

Club Masters: Nikki (Planta), Rick (Venenoso), Ken (Fogo), Amy (Água), Isaac (Elétrico), Murray (Psíquico), Gene (Pedra) e Mitch (Lutador). 

Não há uma ordem fixa para obter as medalhas, mas alguns Club Masters possuem requisitos para serem desafiados: Nikki estará ausente e só depois de derrotar todos os membros do clube você poderá encontrá-la e convencê-la a voltar para um duelo; Ken só irá te desafiar se você possuir 130 cartas diferentes; Mitch precisa que você encontre e derrote seus pupilos; e Murray exige que você tenha ao menos quatro medalhas. Para os demais, basta que você derrote os demais membros do clube para poder desafiar o mestre.

Grand Masters: Courtney (Fogo), Rod (Dragão), Jack (Gelo), Steve (Elétrico)

Cada jogador que é derrotado em uma partida (e isso inclui os Club Masters) te dará dois boosters, o que permite melhorar seus decks e completar sua coleção de cartas. São quatro tipos de booster: Colosseum, Evolution, Mystery e Laboratory e eles vêm de forma semelhante aos boosters da vida real: uma carta rara ou holográfica, algumas incomuns, comuns e energia. Ocasionalmente, eventos sediados no Challenge Hall, na parte norte da ilha, terão como prêmio cartas promocionais. Algumas destas promocionais podem ser obtidas por troca com os NPCs. Clique aqui para saber quais cartas você pode conseguir em cada tipo de booster.


O jogo conta com 228 cartas, sendo a maioria da série Original do TCG, mas tendo algumas exclusivas para o jogo. Um jogador mais desatento poderá perder a chance de obter cartas únicas. Duas delas só podem ser obtidas via Card Pop (Mew Lv. 15 e Venusaur Lv. 64). Uma garota no clube de Planta poderá trocar determinada carta por um Vileplume (Mystery), Blastoise (Evolution) ou Pikachu (Promotional); o que é determinado aleatoriamente ao iniciar um novo jogo, sendo que a carta oferecida não pode ser mudada posteriormente.

Já um garoto no clube de fogo pede todas as suas cartas de energia que estão fora de seus decks em troca de um segredo - caso você diga não, ele irá embora e você não poderá obter a carta promocional de Slowpoke. Antes de falar com esse garoto, construa diversos decks com um Pokémon básico e 59 energias, assim você poderá dar o que sobrar das cartas de energia sem grandes prejuízos.

Ronald lhe dará cartas promocionais caso você o derrote (Jigglypuff Lv. 12 e Super Energy Retrieval). Os torneios no Challenge Hall que acontecerem logo após você obter três medalhas, e logo após você obter seis medalhas, também darão cards promocionais de prêmio (Mewtwo Lv. 60 e Mew Lv. 08).

Melhores decks

Normalmente você irá utilizar um deck com vantagem de tipo com relação ao seu oponente, mas o famoso deck Haymaker era bastante utilizado em torneios e você pode usá-lo no jogo. Com apenas Pokémon Básicos, o deck permite atacar rapidamente os adversários com grandes quantidades de dano e encerrar as partidas mais cedo. Você pode conferir a lista do deck abaixo:

  • 4x Hitmoncham
  • 4x Electabuzz
  • 4x Scyther
  • 4x Plus Power
  • 4x Energy Removal
  • 4x Super Energy Removal
  • 3x Gust of Wind
  • 3x Professor Oak
  • 4x Bill
  • 2x Item Finder
  • 2x Computer Search
  • 4x Double Colorless Energy
  • 10x Fighting Energy
  • 8x Lightning Energy

Diferenças para o TCG atual

O jogo segue as regras da série Original do TCG, que diferem bastante das atuais. Não há separação entre as diversas categorias de Treinadores, como as Apoiadores e Itens. Além disso, não existem os tipos Fada, Dragão e outras mecânicas modernas.

As regras para confusão também são diferentes: o Pokémon confuso, se for atacar, joga uma moeda: se não obtiver cara, levará 20 de dano e não irá atacar. Caso o jogador decida por recuar, ele também joga uma moeda: caso dê coroa, ele não consegue recuar o Pokémon e ainda perde as energias usadas para pagar o custo de recuo.

Seção criada por Caio Henrique Oliveira e revisada por NANABS em 30/08/2017. Atualizado novamente em 08/11/2021 por João Meireles

João Meireles

João Meireles (Johnny), tem 30 anos e mora em São Paulo. Formado em Administração na USP, e agora cursa Gestão de Políticas Públicas. Fã de Pokémon desde a Eliana na Record e Yellow no GameBoy, jogou TCG, e (quase) todos os principais jogos da franquia. Usa Pokémon GO para sair do sedentarismo e correr, mas dá aleluia quando o ovo é de 2km. Entusiasta de competições, sonha em ver um torneio no Brasil maior que o CBLOL.

Sinta-se à vontade para comentar!

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال