Detective Pikachu 3DS - Um Pikachu Como Você Nunca Viu Antes

Detective Pikachu 3DS

Detective Pikachu é um jogo spin-off da franquia Pokémon para Nintendo 3DS lançado no dia 23 de março de 2018 no Japão, nas Américas, na Europa, em Hong Kong e em Taiwan. O jogo foi lançado um dia depois, no dia 24 de março, na Austrália. Todas as cópias têm como opção a dublagem em inglês ou japonês com as legendas disponíveis em japonês, inglês, espanhol, francês, alemão, italiano e chinês tradicional ou simplificado.

Confira o Trailer de anúncio do jogo a seguir:


O jogo é uma versão expandida do original Detective Pikachu: Birth of a New Duo (Detetive Pikachu: o nascimento de uma nova dupla), que foi lançado exclusivamente no Japão em 3 de fevereiro de 2016. O jogo podia ser obtido pela Nintendo eShop e tratava-se dos primeiros três capítulos da versão mundial. Um filme em live-action apresentando os personagens do jogo e o icônico Pikachu detetive foi lançado em 10 de maio de 2019. Uma sequência do jogo foi anunciada, dessa vez para Nintendo Switch, sem nenhuma outra informação ou data de lançamento.

A história do jogo gira em torno de Tim Goodman, que vai para Ryme City em busca de seu pai, Harry Goodman, um jornalista investigativo que desapareceu misteriosamente após um acidente de carro. Tim acaba se encontrando com o parceiro do pai, o autoproclamado Detetive Pikachu, que perdeu a memória no mesmo acidente de carro. Para a surpresa de Tim e do pequeno rato elétrico, ambos conseguem entender o que o outro diz, podendo se comunicar tranquilamente.

Por outro lado, apenas Tim consegue entender o que Pikachu diz, colocando-se em diversas situações constrangedoras quando, sem querer, acaba respondendo o que Pikachu perguntou perto de outras pessoas ou fazendo comentários que as outras pessoas não entendem, pois eram endereçados ao Pokémon. Este, inclusive, é um ponto alto de alívio cômico no jogo e que acontece diversas vezes.

Detective Pikachu 3DS

Outra coisa que pode tirar risadas do jogador é a caracterização do Pikachu detetive. Além do vício em café, as características de sua personalidade beiram o deboche, fazendo com que tenhamos certeza absoluta de que aquele Pikachu com certeza não é o Pokémon do Ash, protagonista do anime, ou qualquer outro Pikachu que já tenhamos visto, tanto em jogos quanto em mangá ou anime.

Ao decorrer da trama, Tim e Pikachu passam a trabalhar como detetives na mesma empresa em que Harry trabalhava. No começo, com pequenos casos envolvendo Pokémon perdidos, pequenos assaltos e até itens perdidos por seres humanos, casos que sequer envolvem os Pokémon. Há nove capítulos no jogo, em que cada um deles há um mistério a ser desvendado e, de quebra, uma peça do quebra-cabeça sobre o desaparecimento de Harry.

Durante a jornada, a dupla se encontra na tentativa de resolver o mistério por trás dos Pokémon enfurecidos, algo que tem acontecido com muita frequência na cidade. Um dos pontos do jogo é o festival Pokémon Carnival, em que a substância R, que contém as células de Mewtwo, seria espalhada em forma de pó, fazendo com que os Pokémon no local aspirassem os genes Berserk de Mewtwo, o que era a causa dos Pokémon se tornarem furiosos e instintivos.

Pikachu detetive 3DS

O culpado por isso era Roger Clifford, um produtor da GNN Television Network. Inicialmente, Roger é apresentado como uma figura amigável e sempre disposta a ajudar, mas na verdade ele era a mente por trás dos planos utilizando a substância R e, especialmente, a pessoa que pensou em todo o plano durante o Pokémon Carnival. O objetivo de Roger era fazer a cobertura da tragédia com exclusividade para então entregar todo o domínio da mídia para a GNN. Ele é detido tentando fugir em seu Noivern quando Pikachu finalmente consegue utilizar o Thunderbolt.

Depois de toda a confusão, Pikachu acaba se esgotando e desmaia. Enquanto ele está desacordado, Mewtwo aparece na frente de Tim e revela algo que deixa o jogador certo de que uma sequência logo virá. Depois da revelação de Mewtwo, Tim carrega Pikachu para o apartamento de Harry e a partir do dia seguinte, ambos continuam a busca pelo pai de Tim e antigo parceiro de Pikachu.

Cena Detective Pikachu 3DS

A recepção do jogo foi muito positiva. O game recebeu nota 33 de 40 pela revista Famitsu, publicação especializada em videogames. Pela IGN, Detetive Pikachu foi creditado com nota 8.2 de 10. As vendas também não decepcionaram. Foram 42.013 cópias vendidas no Japão somente na primeira semana de lançamento, e mais de 100 mil cópias totais registradas em janeiro de 2021.

Logo no ano seguinte ao lançamento do game, o filme Detetive Pikachu, baseado na história do jogo, foi lançado, e sua recepção também foi das melhores. Pela AdoroCinema, o filme recebeu a nota 3.8 de 5, pela Omelete foi nota 4 de 5, e na Estação Nerd, 3,5 de 5. Além das notas para a produção, muitos críticos aplaudiram de pé a atuação de Justice Smith (assumido ser um grande fã de Pokémon quando perguntado) como Tim Goodman e o astro Ryan Reynolds (Deadpool) atuando como a voz de Pikachu.

Se você quiser ler a crítica da PBN sobre o filme Detetive Pikachu, clique aqui.

Eduardo Galiani

Olá, meu nome é Eduardo, tenho 33 anos e sou um aquariano raiz! Sou formado em jornalismo e trabalho com assessoria de imprensa e como escritor, o que eu espero se tornar a minha principal fonte de renda um dia.

Sinta-se à vontade para comentar!

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال