Pokémon Mystery Dungeon: Rescue Team DX

Pokemon Mystery Dungeon Rescue Team DX - Logo oficial

Pokémon Mystery Dugeon: Rescue Team DX foi lançado para Nintendo Switch em 2020. Trata-se de um remake oficial dos primeiros jogos da série, os Pokémon Mystery Dungeon Red Rescue Team e Blue Rescue Team, mas unificados em um único título e trazendo algumas mecânicas e Pokémon introduzidas nos jogos da 4ª, 5ª, 6ª e 7ª Geração.

O jogo foi anunciado durante a Pokémon Direct em 9 de janeiro de 2020, inclusive com uma pequena demonstração do jogo sendo liberada no mesmo dia. O jogo completo foi lançado apenas em 6 de março do mesmo ano.

E como todo bom spin-off Pokémon, este também é diferente do resto dos jogos da franquia principal. Primeiro, o jogo se enquadra na categoria Dungeon Crawler, ou seja, você é obrigado a explorar as dungeons em busca de recompensas e resolver os quests. Em relação às batalhas, aqui se mantém o sistema de turnos, mas a movimentação pelo mapa durante as lutas se faz importante e é mais dinâmica. Ainda assim, a história do jogo é interessante e possui ótimos diálogos.


Plot de Pokémon Mystery Dungeon: Rescue Team DX

A história segue a mesma linha de eventos dos jogos originais, sem nenhum alteração em seu enredo. Inclusive, após o questionário para decidir qual será o seu personagem Pokémon, as mesmas opções de escolha são apresentadas, sem nenhuma adição.


Após a escolha do seu personagem e parceiro, você vai acordar no mundo Pokémon sem saber direito como foi parar lá. Depois de um breve diálogo com o Pokémon escolhido como seu companheiro de aventura, os dois serão alertados por uma Butterfree que se perdeu de seu bebê Caterpie, e você deve ajudar a encontrá-lo em uma pequena dungeon chamada Tiny Woods.


Após o sucesso na missão de resgate, você decide se juntar ao seu amigo formando um Rescue Team, pois mais casos de desaparecimento de outros Pokémon estão acontecendo nas redondezas.

Depois de completar algumas outras missões, descobrimos que nosso personagem, na verdade, é um humano que misteriosamente se transformou em um Pokémon, e este vai tomar por objetivo retornar ao seu planeta natal. Ao longo da jornada, descobriremos novos amigos de aventura, mas novos inimigos também.

As travessuras e trapaças nesta versão ainda cabem ao Team Meanies, um curioso trio formado por um Medicham, um Ekans e seu líder Gengar, que vão procurar sempre levar o mérito por ações de outros grupos de resgate, além de tentar forçar outros Pokémon a se juntarem a eles.


Mais para frente, é descoberto que existem Pokémon responsáveis por desastres naturais que estão causando o desaparecimento e atrapalhando a vida de criaturas inocentes. Em sua maioria, os Pokémon responsáveis por estas coisas ruins que vem acontecendo são os lendários das regiões de Kanto, Johto e Hoenn, que representam os Bosses em suas respectivas dungeons.

No fim, após todos os desafios enfrentados, é chegada a hora da decisão: nosso personagem ficará no mundo Pokémon ou voltará para sua casa? O melhor é jogar e descobrir!


5 Novidades em Pokémon Mystery Dungeon: Rescue Team DX

Além da melhora significativa na qualidade dos gráficos quando comparamos com as versões originais do remake, temos algumas outras novidades interessantes:

Novas Localizações


O jogador terá acesso a 4 novas dungeons, que nas versões originais dos jogos só poderiam ser exploradas mediante a utilização do Wonder Mail ou através de eventos da própria Nintendo. São elas: Oddity Cave, Remains Island, Fantasy Strait e Marvelous Sea.

Algumas dungeons tiveram aumento ou diminuição na quantidade de andares, mas quero citar uma em especial: a Illusory Grotto, que só pode ser acessada momentaneamente após uma derrota em batalha, se não houver itens de reviver em sua ToolBox e você marcar a opção de desistência da missão. Nesta versão, novos Pokémon foram adicionados e a quantidade de andares irá variar a cada visita.


As Friend Areas e o Wigglytuff Club tiveram seus nomes trocados para Rescue Team Camps e Wigglytuff's Camp Corner, respectivamente. Com a Wigglytuff, você ainda poderá comprar expansões para armazenar os Pokémon que você for recrutando no decorrer do jogo. 


O Makuhita Dojo também foi remodelado: agora apenas um Pokémon poderá treinar por vez. Neste local, temos a melhor possibilidade de subir de nível mais rapidamente; cada visita custará apenas um Dojo Ticket (obtido aleatoriamente ao se completar missões de resgate). Chegando lá, você não precisa se preocupar caso seu Pokémon não consiga resistir ao treinamento, pois você não perde itens ou moedas. Nem mesmo PP de movimentos são gastos.


Outras áreas também sofreram leves alterações: um atalho de sua base para o Pelipper Post Office será criado pelo Diglett após a quest na Thunderwave Cave; você vai poder unir os moves na Gulpin's Link Shop gratuitamente e Persian dará uma recompensa diariamente após o jogador realizar alguma transação no Felicity Bank.

Modo Automático e Facilidades nas Batalhas

Uma ótima adição foi a implementação do Modo Automático durante o passeio pelas dungeons, mas isto só funciona até a aparição de algum inimigo na tela. Porém, para facilitar as batalhas, caso o jogador aperte o botão "A", o melhor golpe contra o adversário é automaticamente selecionado, e, após a vitória, o modo automático pode voltar a ser ativado.

Outra facilitação se deve ao fato de que o save e load poderão ser utilizados dentro das dungeons. Isso se deve ao fato de que a dificuldade aqui é um pouco maior e que as dungeons com 99 andares, em que existe alguns check-points, agora não servem mais para garantir que os Pokémon recrutados pelo caminho sejam registrados no time ao final da quest atual.

Um outro detalhe: caso o seu personagem não sobreviva à batalha e você não consiga revivê-lo, agora você perderá todos os itens e moedas que estiver carregando ao reiniciar a missão. Portanto, sempre avance com bastante cuidado pelo caminho, traga itens, salve seu dinheiro no banco e faça bom uso do botão "+", que agora troca o líder da missão por outro Pokémon que esteja com o HP cheio, ou que tenha golpes eficazes.

Moveset e Habilidades

O moveset utilizado em Pokémon Mystery Dungeon: Rescue Team DX é idêntico ao dos jogos Pokémon Ultra Sun e Pokémon Ultra Moon. E para ficar ainda mais próximo dos jogos atuais, o tipo Fada foi adicionado aos Pokémon que o possui.


Os TM não poderão mais ser reciclados após seu uso. Quanto aos HM, eles ainda existem, porém não serão mais obrigatórios para explorar algumas áreas, como nas versões originais do jogo.

Quanto às habilidades, os Pokémon que possuem duas delas não terão mais as duas simultaneamente, portanto as horas de busca aumentarão um pouco para que se encontre o Pokémon com a habilidade desejada.

Sistema de recrutamento

Começamos as mudanças pelo fato de que até 8 Pokémon podem vir se juntar ao time durante a aventura em alguma dungeon. Inclusive os Bosses destas áreas (em sua maioria algum dos lendários das três primeiras regiões) podem ser recrutados derrotando-os uma ou duas vezes.


Quanto aos Pokémon "famintos" (os que se juntam a nós em troca de alimento), eles podem vir com alguma Rare Quality (substituto dos prévios IQ e Team Skills), portanto fique de olho neles. 


Ainda falando de recrutamento em batalhas, gostaria de citar o uso do movimento False Swipe, que facilita bastante, assim como nos jogos principais da franquia. Uma forma um pouco mais difícil de se obter um novo amigo é completando as missões de resgate, em que alguns Pokémon podem ficar admirados com o desempenho de sua equipe e vão pedir pra se juntar ao grupo.

E por fim, temos as Mystery House, em que o jogador tem 100% de chance de encontrar algum Pokémon interessado em se juntar ao grupo. Basta possuir um Invitation (item obtido nas dungeons no pós-game).


Para aumentar as horas de busca por Pokémon raros, foi adicionado um sistema em que, após completar qualquer dungeon pela primeira vez, haverá maior probabilidade de um inimigo mais forte (chamado de Strong Foe) aparecer na próxima visita. Inclusive, há uma maior chance dele vir em sua forma shiny. Nesta versão, existem 28 espécies de Pokémon shiny disponíveis.

Vale lembrar que o recrutamento de Pokémon shiny só será possível com o uso do Friend Bow, obtido no pós-game (com exceção do Celebi shiny). Apenas um detalhe: infelizmente a quantidade de HP, nível e moveset do Pokémon poderá sofrer alterações quando ele for recrutado.


Todo Pokémon recrutado vai para um de seus Rescue Team Camps correspondente ao seu tipo. Caso esteja cheio, o Pokémon apenas te presenteará com moedas como agradecimento pela aventura, mas não se juntará ao seu time - portanto, bastante cuidado para não perder aquele Pokémon mais raro.

Evoluções

Como alguns Pokémon ganharam uma forma evolutiva nova em jogos posteriores ao de seu lançamento, algumas linhas evolutivas precisaram ser atualizadas. 

Quanto à parcela de Pokémon que não evolui por nível, mas necessita de algum item evolutivo específico, aqui houve a substituição destes itens por Evolution Crystals (encontradas em dungeons no pós-game). Inclusive, este item também será capaz de evoluir algum Pokémon que tenha força de vontade o bastante, antes mesmo dele alcançar o nível para a evolução.


E não podemos esquecer das Mega Evoluções, mecânica introduzida na 6ª geração. Os Pokémon beneficiados por esta mecânica presentes no jogo poderão megaevoluir durante a batalha caso você possua Empowerment Seeds em sua ToolBox, adquiridas nas próprias dungeons ou como recompensas de missão.

Pokemon Mystery Dungeon Rescue Team DX - Empowerment Seed

E por falar em itens, por que não citar a Kecleon Shop? Aqui temos novidades nela também: novas Wonder Orbs e Traps foram adicionados para compra com moedas do jogo. Só não tente roubá-los, pois você ainda pode se dar mal. Contudo, caso possua algumas Pure Seeds (item que te transporta ao último andar de alguma dungeon), não custa tentar obter alguns bons itens de graça, afinal faz parte da diversão.


Mas não se preocupe em ficar sem moedas para pagar as compras na loja dos Kecleon. Existem algumas maneiras rápidas de se obter dinheiro, como vender itens ou obter recompensas nas missões de resgate. Porém, foi adicionado ao jogo um bônus de exploração diário que aparecerá em alguma masmorra, dando mais moedas e aumentando a probabilidade de Treasure Boxes mais raras serem dropadas.

Números do Jogo

Com este remake, a Nintendo, juntamente a The Pokémon Company, conseguiram vender razoavelmente bem. No entanto, obtiveram avaliação média por parte dos jogadores, que queriam novas adições, principalmente pelo fato de o jogo pertencer a 8ª geração da franquia e não trazer nenhuma novidade dela. A última e única atualização do jogo aconteceu em 17 de março de 2020, para correção de alguns bugs para melhorar a experiência do usuário.

Referente às vendas, a última atualização que tivemos foi a de 3 de janeiro de 2021, a 44ª semana desde o lançamento do jogo, em que ele vendeu mais de 250 mil cópias mundialmente. Hoje em dia, o jogo custa em média entre R$349,00 a R$450,00, podendo ser adquirido na própria Nintendo E-Shop ou em alguma outra revendedora de jogos.

Sinta-se à vontade para comentar!

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال