Calyrex Cavaleiro Glacial VMAX é o Deck que Vai Surpreender a Todos - Pokémon Blast News

Novidades

Ad superior

02/07/2021

Calyrex Cavaleiro Glacial VMAX é o Deck que Vai Surpreender a Todos

Pokémon TCG Calyrex Cavaleiro Glacial

Por: Allan Cruz - KatoPlay (Instagram | Twitter | Twitch | YouTube)

E aí pessoal, tudo bem? Meu nome é KatoPlay e hoje trago mais uma análise de deck para tentar convencer você de que Calyrex Glacial será o novo Victini Vmax. Por falar nisso, neste artigo eu questionei se o Victini Vmax poderia ser o campeão da Copag Cup Latam e, sem querer jogar o ego muito alto, eu acertei!

Calyrex Glacial Vmax é uma carta que tem dois bons ataques, porém não causa o hit kill no Pokémon adversário - é preciso de dois ataques para poder nocautear. Algumas builds foram criadas para ele com Cinccino e até com Inteleon (por conta de Drizzile), e todas buscam uma carta de treinador no baralho. Contudo, eu pensei em uma build diferente, e como foi dito no início desta análise, Calyrex Glacial Vmax pode ser o novo Victini Vmax - jogado de uma forma similar.

Calyrex Cavaleiro Glacial Vmax


Montaria do Rei Supremo causa 10 de dano mais 30 para cada Pokémon no banco do seu oponente. Tem seu dano máximo de 160 caso o banco esteja com cinco Pokémon, mas caso a partida seja contra Eternatus Vmax, seu dano pode chegar a 250. É um ataque que ajuda a preservar as energias no Pokémon e tem bom dano, permitindo nocautear o adversário pensando em energizar outro Calyrex Glacial no banco ou caso esteja mal na partida. Além disso, permite que no próximo turno o Lança Longa Max finalize para te colocar na vantagem da partida.

Lança Longa Max causa 10 de dano, o mesmo do ataque anterior, mas você pode descartar até duas energias de Pokémon, causando 120 de dano para cada energia descartada desta forma. Alcança os mesmo 250 de dano que o primeiro ataque, mas sem precisar que o deck do adversário seja Eternatus Vmax, e ainda fornece a chance de escolher causar 130 ou 250 de dano. E é por conta da estrutura desta carta que eu penso nele com uma estratégia similar ao do Victini Vmax.

Vamos relembrar um pouco como o novo menino V de Vitória joga:

  • É ideal deixar o oponente começar
  • Então, colocamos a Rapidash de Galar V para causar dano nos Pokémon do oponente que o Victini não consegue causar OHKO (One Hit KO)
  • Depois, é só usar Ordem da Chefia (o chefe você escolhe) e nocautear o Pokémon GX Aliados ou Vmax do oponente

Este é o básico. Para entender 100% como funciona o Victini Vmax, acesse o artigo aqui.

Assim como o Victini Vmax, o Calyrex Cavaleiro Glacial Vmax não consegue causar OHKO e por isso precisa, na maioria das partidas, causar dano duas vezes para nocautear. Então por que não usar a Rapidash para jogar do mesmo jeito? Calyrex Glacial precisa da mesma quantidade de energia para atacar (apenas duas) e causa um dano maior que o Victini sem o revés de ter que bater em Pokémon V para aumentar seu dano. Nesse caso, precisamos apenas descartar energias e energizar este Pokémon, assim como a Rapidash de Galar V. Não é um grande problema. Veremos algumas cartas:

Melony


Para ajudar na energização, temos a Melony, que liga uma energia de Água da sua pilha de descarte a um dos seus Pokémon V em jogo e depois compra três cartas. Muito parecida com a Soldadora, Melony acelera energia e compra de cartas, possibilitando ter mais recursos na mão para fazer um turno mais consistente. A diferença é que uma acelera duas energias da mão e pode acelerar qualquer tipo de Pokémon em jogo e a outra acelera uma energia do descarte e somente Pokémon V. Essa diferença limita a quantidade de builds que podemos fazer com os decks, pois não é possível para colocar qualquer tipo de Pokémon.

Froslass


Froslass é um Pokémon que também ajuda a acelerar energia no deck e serve para os turnos em que usar a Ordem da Chefia é a melhor opção. Dificilmente ele será usado no início do jogo, mas é bom já colocar um Snorunt no banco para, quem sabe, utilizar ele e preparar outros tipos de Pokémon. Cobertura Gélida é uma habilidade que permite ligar uma energia de Água da sua pilha de descarte a um dos seus Pokémon em jogo, uma vez por turno, é claro. É a melhor opção para que no turno o apoiador usado não seja a Melony.

Por falar nisso, minha lista vai ter quatro apoiadores diferentes e dois deles eu já citei no texto: a Melony e a Ordem da Chefia. O terceiro nós vamos conferir agora.

Cheryl


Cheryl vai possibilitar que o Calyrex Glacial Vmax fique vivo por mais tempo na partida, pois ela cura todo o dano dos seus Pokémon evolução em jogo e depois descarta todas as energias ligadas a ele - e sabemos que energia na pilha de descarte não é problema. Ela entra muito bem para quebrar a contagem de dano do seu oponente, fazendo com que ele calcule novamente o nocaute ou mude a estratégia. Fazer a Cheryl pelo menos uma vez na partida já vai dar uma boa vantagem ao nosso baralho. Eu acho ela essencial na maioria dos decks Vmax, principalmente se o baralho tem uma ótima aceleração de energia.

Todavia, o deck tem um grande problema. Ter fraqueza a Aço nos faz pensar duas vezes em como jogar quando enfrentamos decks que podem usar Zacian V como atacante principal ou secundário. Para isso, eu pensei na Energia de Proteção de Fraqueza.

Energia de Proteção de Fraqueza


A Energia de Proteção de Fraqueza fornece uma energia incolor apenas ao nosso Calyrex Glacial Vmax, mas tira a nossa fraqueza, protegendo contra o dano x2 dos Pokémon Aço do nosso oponente. É a melhor opção para segurar dano contra estes baralhos.

Pesquisa de Professores


A carta Pesquisa de Professores, por sua vez, entra como uma solução para turnos zicados e que a aceleração de energia com Froslass é possível. Descartar a mão e comprar sete cartas sempre foi um efeito muito forte no jogo e, na maioria das vezes, salva o turno de todos os jogadores.

Bom, todos os apoiadores e cartas importantes do baralho foram citadas. Agora vamos conhecer a lista base que estou usando para treinar e jogar os primeiros torneios.

Decklist Base

Deck Calyrex Cavaleiro Glacial Vmax

Como já citei, a estrutura dela é bem parecida com a estrutura do deck de Victini Vmax, então não é complicado de entender. Nessa build, optei por usar Maré Caótica, pois sei que muitos vão usar Trilha para o Cume - e eu sei que vai atrapalhar muito o adversário. Por falar nisso, essa carta também joga muito bem com Calyrex Glacial Vmax, porém é melhor jogar com a build do Cinccino, já que nela não usamos Crobat V e, na maioria das listas que vi, Dedenne-GX.

Trilha para o Cume


Agora a brincadeira ficou séria. Trilha para o Cume tira habilidade dos Pokémon que tenham Caixa de Regra e a carta lista algumas opções atuais como Pokémon V e Pokémon-GX. Só para ter uma ideia, agora Crobat V, Dedenne-GX, Zacian V, Oricorio-GX e o próprio Calyrex Cavaleiro Espectral Vmax não vão poder usar suas habilidades. É a carta que está aposentando Usina Elétrica, pois esta para apenas habilidades de Pokémon-GX. É uma adição muito forte para o deck, mas em uma build diferente da que propus na análise ou colocando em jogo em um momento estratégico, pensando que vai travar seus Pokémon de draw.

Além disso, vale destacar:

  • Existem partidas favoráveis contra Victini Vmax por conta da fraqueza, e contra Eternatus Vmax pela quantidade de Pokémon V em jogo
  • Existem partidas complicadas contra Urshifu Golpe Fluido Vmax, pois ele consegue buscar boas opções de counter e com certeza vai te atrapalhar.
  • Existem partidas equilibradas contra Calyrex Cavaleiro Espectral Vmax, pois se utilizar bem a Rapidash de Galar V, o Calyrex Espectral Vmax vai ter problemas na partida.
  • Existem partidas completamente desfavoráveis contra decks que podem usar Zacian V como atacante. Nesse caso, você precisará buscar a Energia de Proteção de Fraqueza e torcer para seu oponente errar Martelo Esmagador, Leque de Ondas e assim sucessivamente. Fora isso, é quase um auto loss.

Calyrex Glacial Vmax é um deck que poucos estão dando atenção, mas é a minha aposta para surpreender o meta com um deck consistente e versátil para a maioria das partidas. Ainda estou testando e refinando a lista, então aceito sugestões. Comente o que achou do deck e se seus testes também foram satisfatórios!

Antes de encerrar, vou deixar aqui a lista com Cinccino, caso tenha ficado curioso.

Decklist Base com Cinccino

Deck Calyrex Cavaleiro Glacial Vmax com Cinccino

Então é isso, pessoal! Espero que tenham gostado desta análise e da visão que eu tive para o deck. Faça seus testes e me diga qual das listas rodou melhor. Até a próxima análise de deck!

Post Top Ad