Torneios Oficiais de Pokémon VGC: Como Participar e Onde Encontrar?

Play Pokémon

Por: Jessica Miranda (Twitter)

🎵Todo mundo quer ser um mestre
Todo mundo quer mostrar que é bom
Todo mundo quer sair na frente
Na batalha ser o campeão🎵

A abertura de Pokémon Johto já dava a letra: a vontade de medir a sua habilidade como jogador é inata a cada treinador. Uma das melhores formas de se fazer isso é participar do circuito oficial de torneios, com o aval da The Pokémon Company International (abreviada a partir de agora como TPCi).

A médio prazo, os torneios presenciais sancionados pela TPCi voltarão mundo afora, distribuindo pontos aos jogadores e classificando os melhores para o sonhado Mundial de Pokémon.

Espera, muita informação em poucos caracteres, certo? Vamos destrinchar tudo isso agora. O que, afinal, é o circuito oficial? E como faço para participar?

Circuito Oficial de Pokémon

Trata-se de uma série de torneios, dos mais variados tamanhos, que são organizados por pessoas autorizadas pela TPCi, os Professores Pokémon! Cada tipo de torneio fornece uma quantidade de pontos (CP) ao vencedor e aos melhores colocados.

Para participar, basta criar uma conta no Pokémon Trainer Club, conseguindo assim um ID Pokémon a ser fornecido ao organizador do evento, para registro de sua participação. Durante a pandemia, o event locator está desativado, mas você pode brincar de achar as lojas e ligas que estão cadastradas no site aqui. Fique de olho, pois assim que os torneios presenciais voltarem, esse link estará recheado de informações - e não só em lojas, pois os torneios podem acontecer até em escolas, livrarias, shoppings e muito mais!

Eu sou uma criança de dez anos. Terei de jogar contra pessoas muito mais velhas?

Ash e Leon Jornadas Pokémon

Sim e não. A TPCi divide os seus torneios em três categorias: Júnior, Sênior e Master, justamente para respeitar as diferenças que a própria diferença de idade traz. Você poderá jogar contra um pessoal mais velho, mas não irá disputar com eles os seus pontinhos.

De acordo com o novo anúncio, a categoria Júnior contará com jogadores nascidos a partir de 2010. Os intermediários, do Sênior, serão jogadores nascidos entre 2006 e 2009. Por fim, participam da categoria Master aqueles com data de nascimento de 2005 para trás.

O que são esses pontos e para que eles servem?

May e Skitty

Os Championship Points (pontos de campeonato), conhecidos como CP, servem para rankear os jogadores por continente, classificando-os ao Mundial e distribuindo prêmios de auxílio viagem aos melhores colocados (sim, você ganha uma bolsa auxílio para viajar, assim pode pagar parte dos custos das viagens, como passagem e hospedagem. Se você for Júnior ou Sênior, ainda ganha um extra para ir com um acompanhante!).

Cada continente possui um patamar diferente de classificação ao Mundial, de acordo com critérios próprios da TPCi até o momento:

  • América Latina: 400 CP;
  • Europa: 300 CP;
  • América do Norte: 400 CP;
  • Oceania: 300 CP;

Na Ásia, as regras funcionam de forma diferente, com os países possuindo uma autonomia para definir os selecionados.

Para um brasileiro receber um convite ao maior torneio de Pokémon, ele precisa conquistar no mínimo 400 CP durante uma temporada regular (setembro - agosto). Por exemplo, os classificados para o Mundial de 2019 conquistaram seus pontos entre setembro de 2018 e agosto de 2019.

Este circuito é composto por quais tipos de torneio?

Jessie em Concursos Pokémon

Na modalidade VGC, são cinco os tipos de torneios que um jogador pode participar para ganhar CP:

  • Premier Challenge (PC);
  • Midseason Showdowns (MSS);
  • Special Events (SPE);
  • Regional Championship;
  • International Championship;

No Brasil, atualmente, há a organização dos três primeiros eventos em diversas cidades do país. Entre eles, a diferença é a periodicidade com que podem ser realizados. Quanto mais raro e especial é o evento, mais pontos o vencedor leva. Por exemplo: até o cancelamento da temporada por conta da pandemia, a pessoa recebia 30 CP e 50 CP se ficasse em primeiro lugar em um PC e MSS, respectivamente. Já vencer um SPE te garantia metade da pontuação necessária para se classificar ao Mundial, 200 CP.

Por sua vez, o Internacional da América Latina tem sido realizado nos últimos anos na capital de São Paulo, com premiação de 200 CP ao vencedor, mais prêmio em dinheiro, a depender da quantidade de inscritos totais da competição.

"Ah, mas eu não sei se fico em primeiro sempre, também ganho algo por chegar pelo menos no top?" Sim! E quanto mais jogadores tem no torneio, mais jogadores são contemplados com os pontinhos! Lembrando aqui que essa pontuação pode mudar de acordo com o anúncio que saiu recentemente, então poderemos ter novidades na temporada 2022.

Como a pandemia afetou o circuito?

A temporada de 2020 foi interrompida em março do ano passado (2020) por conta do anúncio da OMS de situação pandêmica. Desde então, não houve mais a realização de torneios presenciais valendo CP. Tanto o Mundial de 2020, anunciado para ser realizado em Londres, quanto o de 2021, foram cancelados.

Recentemente a TPCi se pronunciou sobre a temporada de 2022, com a confirmação do Mundial, que será em Londres. Também houve a confirmação de que os CP adquiridos até a pausa de março/20 serão carregados para a próxima temporada, garantindo a presença de todos os que já estavam classificados ao Mundial.

Prevendo um número maior de jogadores, a TPCi aumentará o Mundial em um dia. Se antes o torneio se dava de sexta a domingo, o próximo será de quinta a domingo! Um novo patamar de classificação será anunciado no futuro e jogadores que o atingirem poderão “pular” os embates de quinta-feira, entrando na disputa pelo título no dia seguinte.

Então há esperança para o retorno dos torneios VGC presenciais?

Ash e seus Pokémon

Total! Apesar de o cenário presencial competitivo ainda estar incerto, o comunicado recente da TPCi traz bons ventos de esperança para a volta da competição cara a cara, parada há 15 meses. A VGC Brasil não fica atrás, mantendo a comunidade em forma com ligas e torneios amistosos online!

E com esse pequeno relato, você fica não só a par das mudanças, mas também pode planejar seu futuro.

Você está pronto para mostrar que é bom?

Sinta-se à vontade para comentar!

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال