Victini Vmax Pode Ser o Deck Campeão da Copag Cup Latam 2021?

Victini

Por: Allan Cruz - KatoPlay (Instagram: @katoplay; Twitter: @katoplaytcg; Twitch: twitch.tv/katoplay; Canal: youtube.com/katoplay)

Aqui é o Allan Cruz e este é o KatoPlay em formato diferente, em texto para os leitores da Pokémon Blast News! Hoje eu quero trazer um dos decks mais fortes atualmente para encarar as eliminatórias da Copag Cup Latam 2021! E antes de abrir qualquer lista eu quero falar apenas sobre a carta e a partir delas mostrar todos os pontos em que provam que ela tem esse grande potencial.

Victini VMAX


Começando pela estrela do deck, Victini Vmax é uma carta que tem dois ataques e faz com que ele funcione tanto em partidas mais cadenciadas quanto em partidas mais agressivas.

Chamas Alastrantes permite ligar até três energias de Fogo da sua pilha de descarte aos seus Pokémon como desejar, permitindo acelerar energia em techs que necessitam de muitas para atacar. Ela ajuda a reutilizar energias que foram descartadas em excesso ou em momentos em que a melhor opção é preparar outro atacante, e deixar que a partida se resolva no turno seguinte.

Vitória Max tem um dano base de 100, podendo ser aumentado em mais 120 caso o Pokémon defensor seja um Pokémon V. Porém, por ser uma carta do tipo Fogo, fica mais fácil atingir alguns decks que não utilizam muitos Pokémon V na estratégia, apenas buscando suas fraquezas ou cartas com HP baixo.

O HP do victini não é tão alto quanto alguns Pokémon VMAX, como o Eternatus VMAX que tem 340 de HP, mas mesmo assim dá trabalho na contagem dos danos, já que na maioria das vezes ele só é nocauteado com dois hits. A fraqueza ao tipo Água atrapalha, mas no momento não é agravante, já que hoje não estamos vendo muitos baralhos deste tipo jogando nos torneios.

O recuo é um pouco pesado para esta carta, mas é justo e com duas energias, mesmo custo do seu ataque Vitória Max. Assim, você paga o recuo e utiliza um segundo atacante ou tenta apenas proteger o Victini. No entanto, eu acredito que proteger seja a jogada menos utilizada, já que sua estratégia visa o nocaute, tornando este deck bem aggro. Se quiser conhecer um pouco mais dos arquétipos dos baralhos de Pokémon, aconselho a ler o artigo do nosso amigo João Alcim, que explicou brilhantemente como funciona cada um deles.

Victini V


Victini V tem a mesma característica que seu Vmax, com a diferença do HP e do segundo ataque. Coincidência o primeiro ataque ter o mesmo nome nas duas cartas né?!

Explosão de Energia com apenas duas energias de Fogo causa 30 de dano vezes a quantidade de energia ligada a ambos os Pokémon ativos. Isso quer dizer que vamos somar a quantidade de energias ligadas ao seu Victini V atacante como o Pokémon defensor do seu oponente. Exemplo: seu Victini V está com duas energias e o Pokémon defensor do seu oponente é um Zacian V com três energias, então temos cinco energias para multiplicar por 30 de dano, o que dá 150 como dano base. Claro que ainda tem a fraqueza do Zacian V, mas não é isso que estou querendo falar aqui neste exemplo, apenas mostrar a soma das energias e o dano base que irá causar. Então, se você bater de frente com um Centiskorch Vmax com oito energias ligadas, vai causar 300 de dano. Agora ficou mais fácil de entender!

Melhores Parceiros

Soldadora


É indiscutível que a carta Soldadora é a melhor companheira para o deck como um todo. Seu efeito não somente permite acelerar duas energias, que já faz com que Victini seja energizado, mas te dá um draw de três cartas. Este efeito de compra possibilita acelerar a estratégia, pois vai te dar mais recurso para o turno, além de permitir ainda poder ligar a energia do turno, já que esta energização é feita pelo efeito do apoiador. Com isso, o turno finaliza com três energias em campo! Por ligar duas energias, vários Pokémon podem se beneficiar desta carta, mesmo não sendo do tipo Fogo, pois elas podem contar com as energias Incolor do custo do ataque.

Volcanion


Volcanion entra na lista por dois grandes motivos, e apenas uma cópia mesmo para ser situacional, como acelerador de energia com o ataque Atear Fogo, e com o ataque Raio de Calor Intenso como tech contra Zamazenta e Decidueye.

Atear Fogo permite buscar três energias de Fogo do seu baralho e ligar aos seus Pokémon da forma que desejar, desde que tenha escolhido ser o segundo a começar a partida. Este ataque te dá uma vantagem enorme no jogo, principalmente se a estratégia inicial for jogar com o Reshizard ou o Mew3. Facilita muito o seu segundo turno, podendo buscar nocautes em Pokémon com HP alto.

Raio de Calor Intenso permite causar dano aos Pokémon que possam barrar os seus atacantes, como o Decidueye, que previne danos de ataque dos Pokémon V, Vmax e Gx. Seu dano pode chegar a 110, que na fraqueza fecha nocaute em Zacian V facilmente, fazendo a troca de prêmio ser injusta para o seu oponente, já que compra dois prêmios e deixa apenas um para seu oponente “pegar”.

Reshiram e Charizard GX


Reshiram e Charizard GX ou Reshizard para os íntimos, entra na lista como uma opção extremamente aggro para início de jogo, já que seu ataque Labareda Dupla GX causa 200 danos por apenas três energias de Fogo como custo de ataque.

Lembra de como a Soldadora funciona no turno? Aquele lance de duas energias com ela, mais a energia do turno, finalizando com três energias em campo? Então, se deixar o oponente começar a partida e ele deixar como ativo um Pokémon com 200 de HP, você já começa no primeiro turno comprando dois prêmios e te dando uma vantagem absurda no jogo.

Claro que, dependendo do deck do oponente, tentar usar o segundo efeito do ataque seja interessante, já que se você conseguir adicionar três energias ao custo de ataque, Reshizard atinge 300 de dano e atravessa qualquer barreira que estiver no Pokémon defensor. Claro que colocar 6 energias em um Pokémon não é tão simples, mas o deck permite que possamos pensar nessa possibilidade para um turno seguinte. Leia de novo o que falei do ataque Chamas Alastrantes do Victini VMAX.

Ultraje é mais forte do que muitos pensam, pois causar dano vezes a quantidade de dano no Reshizard é bem forte, considerando que podemos chegar até 290 de dano em condições normais.

Golpe de Chamas é o ataque que vai te dar prêmios fáceis, principalmente se o oponente tiver banco com Dedenne GX, Mawile GX e vários outros Pokémon GX em campo, pois estas cartas têm o HP que facilmente pode ser superado com esse ataque. Seu revés de não poder ser utilizado no próximo turno pode ser contornado com Corda de Fuga e Substituição, que são bem utilizadas na lista.

Então fique tranquilo, se você sentir que Reshizard é a melhor opção para a match que estiver enfrentando, vai com tudo que ele consegue vencer bem a partida ou pelo menos ampliar bem a vantagem no jogo.

Heatran GX


Heatran GX é aquela carta que no final do jogo vai te dar o "GG" que seu oponente não esperava. Já comentei aqui que a aceleração de energia do deck é bem constante com Soldadora e até mesmo com o Chamas Alastrantes do Victini Vmax, o que vai permitir ter muitas energias em campo. E é isso que o nosso meninão aqui quer: a maior quantidade de energias possíveis em campo, para que ele as sugue e vença o jogo. Ele entra em campo quando seu oponente tem um Pokémon bem forte, com HP muito alto, olhando pra você pronto para rir declarando a vitória. Aí você baixa o Heatran GX, recua e fala “GG meu camarada”, aperta a mão e sai para comemorar a vitória.

Estrada Queimada é uma habilidade que diz: “uma vez durante o seu turno, se mover este Pokémon do banco para ativo, você pode mover quantas energias de fogo quiser de seus outros Pokémon para ele”. Tomei a liberdade de traduzir do meu jeito, mas é isso aí mermomermo, mermo porque sou do Rio). Muito simples! Assim que você coloca o Heatran como seu Pokémon atacante, ele consegue acumular quantas energias forem precisas para que seu ataque GX tenha um desempenho máximo, e é com este ataque que podemos ganhar a partida em um late game bem acirrado.

Queimadura Quente GX é exatamente o ataque descrito anteriormente, no qual o Heatran GX necessita acumular o máximo de energias de Fogo para causar o máximo de dano. Mas qual seria esse máximo de dano? Então, meu pequeno treinador Pokémon, o céu é o limite! Queimadura Quente GX causa 50 de dano vezes a quantidade de energias de fogo ligada ao Heatran GX. Então, se estiver com quatro energias causa 200 de dano, seis energias 300 de dano e quanto mais energias tiver, mais dano causa. Mais simples que baixar Dedenne GX com Usina em campo.

Mewtwo e Mew GX


Mewtwo e Mew GX ou Mew3 para os mais íntimos é aquela tech que busca os nocautes em Pokémon com fraqueza ao tipo Psíquico e começou a ser muito utilizado com o lançamento dos Urshifu Golpe Fluido e Urshifu Golpe Decisivo, mesmo que o Zé Colmeia vermelho não esteja jogando muito. É a melhor opção para utilizar contra estes tipos de baralho, já que Urshifu Golpe Fluido Vmax é uma partida muito equilibrada e, em alguns casos, desfavorável para o nosso menino Victini Vmax.

Nosso querido Marllon Felipe escreveu um artigo detalhando bem o uso do Zé Colmeia azul, e neste artigo ele comenta bem as vantagens do deck contra vários decks meta que encontramos nos torneios. Vale muito a pena você ler, para entender como Urshifu Golpe Fluido joga, como enfrentar o deck, assim seu treinamento fica mais completo. Quando acabar de ler sobre o nosso menino V de Vitória, da uma passadinha neste link.

Perfeição é uma habilidade que é difícil de definir. Absurda, roubada, forte pra carlinhos? Uma habilidade que permite o Pokémon copiar qualquer ataque dos seus Pokémon GX em jogo ou na sua pilha de descarte, torna-se difícil de ser definida. O baralho pode conter diversas cartas que apenas entram na lista para serem descartadas, como Incineroar-GX e Charizard-GX, especificamente pensadas para esta decklist base que vou lhes apresentar no final.

Estas cartas citadas não podem entrar em campo, já que são cartas estágio dois e na decklist não temos as suas cartas básicas. Como não utilizamos Energia Aurora ou qualquer energia que possa servir como Psíquica no deck, vou deixar o ataque Duo Milagroso GX para uma outra oportunidade, já que este ataque não será utilizado na partida. Porém, Incineroar-GX e Charizard-GX possuem ataques GX bem fortes que podem ser utilizados frequentemente nas partidas.

Incineroar GX


Soco Esmagador é um ataque situacional, pois ele será utilizado quando o OHKO (One Hit KO) não for possível e, principalmente, para retirar a energia especial do seu oponente. Isso é importante, já que Lucario e Melmetal-GX tem dado muito trabalho aos jogadores com a Energia Revestida, que deixa o Pokémon do tipo Metal sem fraqueza.

No entanto, o que usaremos desta carta será o Tornado Escuro GX que causa 10 de dano mais 50 de dano para cada contador de dano neste Pokémon. Como quem vai usar o ataque Tornado Escuro GX será o Mew3, o dano levado em consideração será o que está no Mew3. Este ataque por si só pode tirar a necessidade do ataque GX do Heatran, mas é uma opção dentre várias que o deck possibilita. Só para exemplificar, se o seu Mew3 estiver com 10 contadores de dano, seu ataque será 10 + 10x50 que, se eu lembro bem do supletivo, dá 510 de dano, e este dano consegue causar nocaute em qualquer Pokémon que esteja como ativo.

Charizard GX


Charizard-GX entra nesta lista apenas pelo seu ataque GX, que causa 300 de dano por 4 energias. Alcança o mesmo nocaute que o Reshizard alcançaria, por um custo menor. A explicação é simples mesmo, pegar de surpresa alguns decks com este ataque e fechar nocautes em 2 hits inesperados.

Ordem da Chefia


Por fim, mas não menos importante, Ordem da Chefia (e aí o patrão tu que escolhe) deixa você escolher qual carta será nocauteada do oponente, facilitando buscar somente as cartas V no banco para causar nocaute com o Victini Vmax ou aquele Pokémon que seu oponente tentou proteger naquele turno.

A carta em si não precisa de muitas explicações, porém cai muito bem nesta lista, pois baralhos que se beneficiam muito da Soldadora normalmente não deixam espaço para a Ordem da Chefia, por sempre ter a necessidade de usar o apoiador para aceleração de energia. Como o Victini Vmax ataca com duas energias e o Victini V também, então fica fácil utilizar o chefão no seu segundo turno, independente se seu oponente começou ou não.

Decklist Base


Esta é a lista base que eu costumo usar no jogo e a partir dela que vou montando as estratégias. Todas as outras cartas na imagem são bem conhecidas da galera e ficaria repetitivo citar cada uma delas, já que a maioria é carta staple e é usada em praticamente em todos os decks. Contudo, ainda tem uma cartinha ali que eu preciso citar antes de começar a encerrar este TCC, que é o Bloqueador de Ferramentas ou, como gosto de falar, Maço de Marlborão!


Seu objetivo na lista é barrar o uso de Balão de Ar, Espada Enferrujada, Capa da Determinação, Pingente Grande, Faixa de Caratê, Prancha de Retorno, Capuz Furtivo e, principalmente, Óculos de Metal. Todas as ferramentas citadas aparecem em alguma decklist nos torneios, então como nós vamos acabar esbarrando com elas, é sempre bom estar preparado. Como o deck é focado em dano, em ser aggro e estender a partida por muito tempo não é tão legal assim, o Sucateador de Ferramentas talvez não encaixe tão bem. Já com Bloqueador de Ferramentas você quebra a estratégia ali, causa o nocaute e segue o jogo mais próximo da vitória.

O deck tem partidas consistentes e favoráveis contra baralhos que utilizam muitos Pokémon V, como o Eternatus Vmax e LucMetal por conta da fraqueza. No entanto, o deck possui dificuldade contra Pikarom por não se beneficiar de muitos Pokémon V, obrigando o uso do Mew3 e Reshizard, além do Urshifu Golpe Fluido que, se tiver usando a Cheryl, vai dar muito trabalho.

Victini Vmax é um baralho que se comporta muito bem contra quase todos os decks meta e consegue surpreender todos os jogadores. Eu mesmo fico na dúvida se jogo os torneios com ele ou Ushifu Golpe Fluido, que atualmente tem sido o deck que mais tenho usado. Mas, como eu tenho tendência a jogar com decks de fogo, com certeza esse deck seria a minha primeira opção.

Boa sorte a todos os jogadores que vão participar das eliminatórias da Copag Cup Latam no dia 22 de maio, vulgo sábado agora, e eu os encontro na Stream, pois estarei como Caster neste dia comentando todas as jogadas e torcendo para que nosso menino V de Vitória tenha um ótimo resultado no torneio. Dá uma passadinha também no podcast DragoNews pra ficarem ligados em todas as novidades! Até a próxima, fuuuui!

Sinta-se à vontade para comentar!

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال