Por: Marllon Felipe (@marllon_uapha - Instagram; @MarllonSawyer - Twitter)
Olá, leitores da Pokémon Blast News! Meu nome é Marllon Felipe “MinccinoSoaring”. Você ainda está em dúvida em qual deck jogar o primeiro dia do Copag Pokémon Cup – LATAM 2021? Vem comigo que vou mostrar o caminho do melhor deck para você se classificar no primeiro dia.
Vamos lá, primeiro passo é ver o metagame, o que vou enfrentar em minhas rodadas no torneio? Provavelmente o torneio terá 7 rodadas, então o que você pode enfrentar nessas 5 primeiras partidas? Tivemos alguns torneios de aquecimento do Copag Pokémon Cup – LATAM 2021, como este, no qual os decks que mais apareceram foram: ADPZ, Urhsifu VMax Golpe Fluido, Pikarom, Festa Maluca e Eternatus Vmax.
O metagame do nosso torneio vai ser bem parecido. Então quais desses decks devo usar? Chega de enrolar! O melhor deck para você se classificar para a segunda fase é Urshifu VMAX! Agora vou te mostrar porque ele é o melhor deck. Vou explicar algumas cartas do baralho e logo em seguida como jogar algumas partidas.
Urshifu Vmax Deck List
A lista abaixo foi utilizada pelo jogador Azul Garcia Griego para ganhar a Players Cup III.
Essa é a lista mais popular de Urshifu Vmax Golpe Fluido utilizada por vários outros jogadores nos torneios online.
Urshifu Vmax
Urhifu Vmax Golpe Fluido é o seu principal atacante. Lembre-se que você precisa evoluir ele do Urshifu V, então é sempre bom começar com uma cópia do Urshifu V (Golpe Fluido) em sua mão inicial. Por isso, o uso de 4 Urshifu V (Golpe Fluido) é essencial. O Urshifu Vamx (Golpe Fluido) possui 2 ataques: Propulsão de Tempestade e Fluxo Veloz G-Max. O ataque Propulsão de Tempestade, com uma energia de luta, causa 30 de dano. No entanto, se ele veio do banco nesse turno para o Ativo, ele bate mais 120 de dano. Agora, o ataque Fluxo Veloz G-Max com 3 energias, sendo 2 de luta e uma qualquer, você descarta todas as energias ligadas a ele e escolhe dois Pokémon para levar 120 de dano cada.
Galarian Zigzagoon + Mimikyu
Temos uma cópia do Galarian Zigzagoon, com a sua habilidade Cabeçada Birrenta. Quando você descê-lo da sua mão para seu Banco, você pode colocar 1 contador de dano (causando 10 de dano) em qualquer Pokémon. É uma grande combinação junto com a habilidade Caixa Sombria de Mimikyu, que anula as habilidades dos Pokémon GX que possuem marcadores de dano. Exemplos: Mewtwo e Oricorio GX.
Faixa de Caratê
Quando você tiver menos cartas que o seu oponente, o Pokémon que a carta estiver ligada precisará de uma energia de luta a menos para atacar. Com isso, você pode usar o primeiro golpe do Urshifu Vmax (Golpe Fluido) sem energia ou o segundo ataque com apenas uma energia golpe fluido e surpreender seu adversário.
Como pensar em algumas partidas do baralho:
ADPZ – Partida Favorável
Nessa partida, ser o primeiro ou segundo a jogar não faz muita diferença, porque o ADPZ sempre vai utilizar o ataque GX. Seu T1 ideal é começar com um Pokémon de apoio como ativo e outro no banco junto com o Urshifu-V (Golpe Fluido). Você precisa ligar uma energia no seu Urshifu-V e encerrar o seu turno. O oponente vai tentar usar o GX do ADP no T2, mas não se preocupe, se ele acertar isso não vai mudar nada no final da partida.No seu próximo turno, você precisa correr atrás da energia Golpe Fluído e seu Urshifu-VMax para causar, ainda neste turno, 150 de dano no ADP do seu oponente. Após isso, ele tentará causar 180 de dano para nocautear algum Pokémon seu, como o Dedenne-GX (que possui 160 de vida). Se você não tiver o Dedenne-GX no banco, seu oponente causará 180 em seu Urshifu-VMax mesmo.
Neste momento do jogo, você precisa conseguir o Zigzagoon para causar 10 de dano no ADP do seu oponente. Com isso feito, você poderá usar o segundo ataque, Fluxo Veloz G-Max, causando 120 de dano no ADP (aqui, o ADP vai a nocaute e você pega 3 prêmios) e 120 no Zacian-V que estará no banco do seu oponente com energias que ele ligou.
Por fim, no seu próximo turno, você precisará de Urshifu-Vmax e Ordem da Chefia para causar 120 de dano no Dedenne-GX ou Crobrat-V do seu oponente (que possuem fraqueza) e 120 de dano no Zacian-V do banco que já estará com dano, comprando, assim, seus últimos 3 prêmios da partida.
Pikarom - Partida Fácil
O oponente que usa o deck de Pikarom sempre deixará você começar jogando e isso é muito bom para o Urshifu (Golpe Fluido). Em seu primeiro turno, tente ao máximo buscar o Urshifu-V e ligue uma energia nele, pois o seu oponente certamente usará o ataque do Boltund-V para carregar seu Mewtwo-GX do banco com duas energias.Nessa partida, o Pikarom sempre utilizará o Mewtwo-GX como atacante devido à fraqueza do Urshifu-VMax. Por isso você deve buscar, no seu segundo turno, o Jirachi-GX, que retira a fraqueza a psíquico de todos os Pokémon, evitando que você sofra com isso.
Ainda nesse turno (T2), você deve nocautear o Boltund-V e comprar dois prêmios utilizando o ataque Fluxo Veloz G-Max. Lembre-se que caso seu oponente não equipe o capuz no Mewtwo-GX você poderá usar o Mimikyu para anular o Mewtwo-GX (que não poderá mais atacar), obrigando seu oponente a ir atrás do capuz.
Seu oponente não consegue nocautear o seu Urshifu-VMax com apenas um ataque, o que te dará a vantagem de ficar cinco prêmios à frente, nocauteando agora o Mewtwo-GX que já está com dano, com o ataque “Propulsão de Tempestade”, causando 150 de dano (mais 3 prêmios aqui). Se conseguir seguir estas etapas, você ficará dependendo de apenas uma Ordem da Chefia para ganhar a partida, pois poderá buscar um Dedenne-GX ou Crobat-V para nocautear e pegar o prêmio restante.
Festa Maluca – Partida Fácil
O ideal nesta partida é deixar seu oponente começar. Todos os Pokemon do deck de Festa Maluca têm HP (vida) baixa. Além disso, o Bunnelby possui 40 de vida e tem fraqueza a lutador, como é o caso do Urshifu-V, que pode nocautear esse Pokemon com apenas uma energia e ainda voltar para o banco. Lembre-se de deixar na frente um Jirachi (baby) para morrer no turno de ataque do seu oponente.Você pode usar também o seu combo de Zigzagoon + Rede de Recolhida para causar dano nos Pokémon de HP baixo, como Sinistea, que possui 30 de vida, que você nocauteia ganhando 2 prêmios em um mesmo turno, sem permitir que seu oponente utilize sua evolução para comprar cartas do deck.
É importante lembrar sempre de manter o Jirachi-GX no seu banco para tirar a fraqueza do Urshifu.
No seu segundo turno de ataque, preste atenção para nocautear o Dedenne-GX que o seu oponente pode ter descido no banco, pois após este turno o seu oponente utilizará a carta Exílio de Giovanni para retirá-lo de lá. A contagem da troca de prêmios desta partida é simples. Você deixa o seu oponente começar jogando e no seu turno você nocauteia dois Pokémon do seu oponente (um atacando e outro causando dano com o combo de Rede de Recolhida + Zigzagoon), fazendo com que ele gaste muito recurso para tentar nocautear seu Pokémon atacante.
Em seguida, você deverá deixar o Jirachi como ativo para que seu oponente o nocauteie e pegue apenas um prêmio. Neste momento do jogo, você precisará buscar o Dedenne-GX (caso esteja no banco do seu oponente) e atacar com o Urshifu-V (sem evoluir para Urshifu-VMAX). Fique atento, pois no turno do seu oponente, ele vai tentar buscar o seu Jirachi-GX no banco, pegando mais dois prêmios, deixando a partida em 3-2 em número de prêmios.
Diante disso, você terá a oportunidade para finalizar a partida, pois será o seu turno de ataque, permitindo a você pegar os prêmios restantes.
LucMetal – Partida Jogável
Essa era para ser uma partida tranquila. Era como eu pensava até um companheiro de equipe, no Team Challenge, enfrentar o Dyego Rathe (Campeão do Internacional de 2018 disputado em São Paulo). O deck de LucMetal é bem travado e precisa de muita carta na mão para funcionar perfeitamente, pois se ele falhar, a habilidade Espada Intrépida do Zacian-V vai demorar muito para começar a atacar.Começar jogando nessa partida é muito importante. Você precisa ligar energia no Urshifu-V e aguardar o turno do seu oponente. Em seu próximo turno, caso seu oponente não jogue usando o Lucario & Melmetal-GX, espere um pouco para evoluir seu Urshifu-V para o Urshifu-Vmax.
Isso é necessário porque seu oponente vai tentar travar seu jogo usando dois Zamazenta-V e um Zacian-V para atacar. Por isso, comece causando 150 de dano no seu turno de ataque e, em seguida, jogue uma Marine para tirar as cartas da mão de seu oponente, deixando-o sem recursos e obrigando-o a usar novamente a habilidade Espada Intrépida para tentar conseguir obter recursos.
Nesse momento, você precisa tentar levar os dois Zamazenta-V que estão em jogo, deixando seu oponente apenas com um Zacian-V no campo de batalha. Após tomar estes cuidados, agora você pode evoluir seu Urshifu-V para Urshifu-VMAX e finalizar o jogo.
Cartas para adicionar ao baralho
Cheryl: Cura todo o dano de seus Pokémon de Evolução. Fazendo isso, você terá que descartar todas as energias ligadas a eles. Isto é bom, já que para atacar novamente você só vai precisar de uma energia. Cheryl também pode ser muito bem utilizada na mirror.
Spectra: Durante o turno que utilizar essa carta, o dano dos ataques dos seus Pokémon VMAX não serão afetados por qualquer efeito do Pokémon ativo do seu oponente. Demais essa carta, né? Imagina só seu Urshifu-VMAX causando 150 de dano no Zamazenta-V ou até mesmo nocauteando aquele Decidueye.
Bom, é isso aí! Boa sorte a todos os participantes do Copag Pokémon Cup – LATAM 2021. Eu jogarei no dia 15/05/2021 e estou no grupo água! Nos falamos no Discord do torneio ou, se tiver alguma dúvida, pode perguntar no meu discord pessoal “Uapha#4924” e Twitter “Marllon F (MinccinoSoaring)”. Eu também dou aulas particulares e treinos específicos para jogadores de todas as categorias, basta mandar uma mensagem que combinamos!
Tags
TCG