Team Report VGC Players Cup 4: Coalossal Hoje Sim, Hoje Não! - Pokémon Blast News

Novidades

Ad superior

02/07/2021

Team Report VGC Players Cup 4: Coalossal Hoje Sim, Hoje Não!

Pokémon Sword Shield Coalossal

Por: Diego “Inosuke” (Twitter e Twitch)

Sou Diego, mais conhecido como Inosuke, jogo VGC desde Pokemon XY. Fiz #Top128 na PC3 LATAM e agora #Top36 na PC4 LATAM com pontuação de 6-3 no suiço.


Rental code: 000 000 50P6 01 (time da imagem acima)
Paste do time: https://pokepast.es/efb2e743937c49e0


O time de Coalossal que joguei foi escolhido justamente por ser o mais confortável com o meu gameplay. Por não ter conseguido treinar muito, acabei escolhendo e modificando de última hora o time para jogar a Players Cup 4 baseado no time do Marcofiero.

A escalação conta com Coalossal, Incineroar, Urshifu-Rapid Strike, Rillaboom, Dragapult e Togekiss, os dois últimos como mudanças de última hora. O time do Marcofiero me deu confiança em usar Dragapult ofensivo e aproveitar a parte física do time que roda bem com Max Phantasm.

Ainda assim, achando o time frágil, testei muitos outros Pokémon e não cheguei à conclusão do que era melhor usar no 6° slot, mas o Togekiss encaixou como uma luva! Sendo um Pokémon que protege Coalossal e Dragapult e que pode dar Dynamax eventualmente, a dinâmica do time muda muito com sua adição e há jogos que eu nem mesmo usei o Coalossal para ganhar.

Apesar disso, o time é baseado em ativar o Coalossal com um golpe super efetivo para que ele abuse de Weakness Policy e da habilidade Steam Engine (quando atingido por um golpe de fogo ou água, a sua velocidade sobe 6 estágios) e use GMax Volcalith, que é um golpe bem forte e que contém um dano residual que ajuda muito a finalizar as partidas.

Eu montei as spreads dos EVs baseadas em proteger o Coalossal, então Togekiss e Incineroar estão defensivos para segurarem o dano em uma troca. Rillaboom ficou ofensivo para lidar com Tapu Fini, e Coalossal está com nature Modest e com o maior dano possível e com speed suficiente para passar Venusaur Timid no sol quando a Steam Engine está ativada. E, por fim, Urshifu e Dragapult usam as spreads padrão.

O time também tem algumas falhas, mas eu não tive tempo de corrigir e optei por jogar com a estratégia mais sólida que eu consegui - e tive algumas dificuldades, como Amoonguss; Porygon2; e Grimmsnarl com Lagging Tail, que deixa o matchup bem difícil, pois o time é ofensivo e deve evitar redirecionamentos, evitar Trick Room e conseguir ativar o Weakness Policy do Gigantamax Coalossal.

Round 1 - Contra Michu (Grimmsnarl, Porygon2, Torkoal, Regirock, Zapdos, Venusaur)


Game 1 - Comecei a Players Cup abrindo de Togekiss e Incineroar contra Venusaur e Porygon2, e pelo nervosismo fiz algumas decisões erradas. Neguei o Trick Room com um Taunt, mas acabei perdendo o Dynamax no Turno 1 tomando Sleep Powder. Felizmente o Togekiss acordou, mas não foi o suficiente para parar o Regirock, pois eu havia trazido Rillaboom e Coalossal atrás - que não deram conta.

Game 2 - Corrigindo o erro da partida anterior, troquei o Coalossal por Urshifu e abrimos com os mesmos Pokémon. Ele conseguiu subir o Trick Room e eu acabei levando o Regirock com Gigantamax Rillaboom, enquanto o Urshifu finalizou o resto do time.

Game 3 - Resolvi mudar minha abertura e fui de Coalossal e Dragapult. Levei o Venusaur com um DMax Dragapult e tomei Trick Room. Não tive gás suficiente para levar o Regirock e o Torkoal no fim do jogo e acabei perdendo.

Round 2 - Contra Berru (Regieleki, Tapu Fini, Celesteela, Urshifu Single Strike, Garchomp, Grimmsnarl)

Game 1 - Sem muitas opções e um pouco frustrado, abri de Togekiss e Dragapult contra Grimmsnarl e Garchomp, perdi o Dmax Whyrmwind em uma troca de Tapu Fini e não foi mais possível derrubar nada por conta das screens do Grimmsnarl.

Game 2 - Iniciei de Togekiss e Incineroar contra a mesma lead do meu oponente. Após ele colocar as screens, o time não teve mais força o suficiente para segurar Tapu Fini e Celesteela e acabei perdendo novamente.

Round 3 - Contra Danny (Mamoswine, Galarian Moltres, Incineroar, Raichu, Tapu Fini, Kartana)


Game 1 - Após abrir 0-2, dei um reset, comi um pouco e após uma abertura ruim tinha me preparado para qualquer resultado. Felizmente, esse oponente era um pouco mais fraco e me trouxe confiança de volta. Eu abri com um blefe de Coalossal e Urshifu e meu oponente de Incineroar e Mamoswine. Fiz a troca do Coalossal para Togekiss e dei Dynamax no Urshifu, sem muitas dificuldades de levar o time dele a partir desse momento.

Game 2 - No segundo jogo, iniciei de Coalossal e Urshifu e meu oponente de Raichu e Galarian Moltres. Protegi o Urshifu e ele ativou o Weakness Policy do Moltres em um Volt Switch para Kartana. No segundo turno, acabei retornando o dano derrubando o Moltres e ativando o Volcalith - e depois disso a vitória foi simples.

Round 4 - Contra Joe (Rotom Heat, Kartana, Tapu Fini, Indeedee-F, Tyranitar, Dragapult)

Game 1 - Após uma longa espera de rodada, fui para meu próximo oponente: CoalPult contra TapuDeedee. O oponente foi muito ganancioso achando que eu não faria o Dynamax e bateria na Tapu Fini e protegeu a Indeedee. Após essa jogada, ele concedeu pois sabia que havia perdido.

Game 2 - Acabei mudando e abrindo de Urshifu e Coalossal. Após controlar o Dynamax da Tapu Fini, sobrei de Coalossal contra ela e Tyranitar e acabei perdendo.

Game 3 - Voltei para a estratégia “CoalPult” e meu oponente respeitou, dando Dynamax no primeiro turno na Tapu Fini. Dei bastante dano na Fini e derrubei ela com o Rillaboom na sequência. Após sobrar de Urshifu e Rillaboom contra Tyranitar e Kartana, finalizei com vitória.

Round 5 - Contra Mishina (Garchomp, Rotom Wash, Incineroar, Rillaboom, Galarian Moltres, Grimmsnarl)


Game 1 - Esse round foi o mais intenso de todos e muito acirrado. Nesse game, comecei com a estratégia de “CoalPult” e meu oponente de Grimmsnarl e Rotom. Joguei muito bem: no primeiro match, fiz as trocas corretas e surpreendi meu oponente com um Dynamax no Dragapult, obrigando-o a dar Dynamax no Garchomp para lidar com minha agressão. No final, Togekiss e Rillaboom deram conta do que havia sobrado de Garchomp e Grimmsnarl.

Game 2 - No segundo game, iniciei de Togekiss e Incineroar contra Moltres e Rotom. Após uma troca de Max Airstreams, ambos os Dynamax caíram e me faltou dano para lidar com Rotom, Rillaboom e Incineroar do oponente. Eu sabia que o Rillaboom dela tinha High Horsepower e acabou levando o meu Incineroar, deixando meu Dragapult sozinho para finalizar os Pokémon. Acabei perdendo.

Game 3 - Com uma lead mais agressiva, meu oponente veio de Moltres e Garchomp contra a estratégia “CoalPult”, mas ela não contava que eu mataria o DMax Moltres com o GMax Volcalith em um hit e trocaria meu próprio Dynamax no Garchomp. Entrei com Togekiss e administrei a vantagem de velocidade derrubando o resto do time dele.

Round 6 - Contra Javis (Dusclops, Incineroar, Tapu Fini, Thundurus, Urshifu Single Strike, Glastrier)

Game 1 - Novamente de “CoalPult” contra Dusclops e Tapu Fini. Ambos fizemos trocas, e com Rillaboom em campo eu tentei agressivar na Fini mas acabei perdendo meu Dynamax Dragapult. Depois, o oponente administrou e ganhou de Dynamax Glastrier.

Game 2 - Aqui, meu oponente cometeu um erro de abrir de Glastrier com Dusclops e não sei por qual motivo, eu abri de Dragapult e Togekiss para lidar rapidamente com Dusclops - e foi efetivo. Troquei o Dusclops pelo Togekiss, então entrei de Urshifu e depois foi fácil.

Game 3 - Esse game eu esperava que meu oponente abrisse de Tapu Fini e então joguei defensivamente com Togekiss e Incineroar. Contudo, ele novamente veio de Glastrier e Dusclosps, agora trocando o Glastrier para Tapu Fini. Aproveitei e dei Taunt no Dusclops, puni a troca com o Togekiss e trouxe meu Rillaboom. Após controlar o Trick Room, abusei de Crit Dmax Togekiss e liquidei o DMax Glastrier com Urshifu e Incineroar.

Round 7 - Contra Brutus (Registeel, Clefairy, Rillaboom, Regieleki, Landorus, Urshifu Single Strike)

Game 1 - Esse round foi atípico, pois demorou muito para começar e eu enfrentei justamente o oponente que atrasou o round anterior e terminou por último - provavelmente ele estava fadigado e jogou mal, pois o time dele era bem forte. Iniciei de Incineroar e Dragapult e meu oponente de Clefairy e Regieleki. Forçando o Dynamax, administrei o dano e matei a Clefairy rapidamente, deixando meu oponente sem muitas opções. Com uma troca infeliz da parte dele, eu praticamente matei Registeel e ele perdeu o gás nessa partida.

Game 2 - Novamente forçando o Dynamax no Regieleki, enfrentei a lead de Urshifu e Coalossal. Após ficar com 2 de vida para levar Clefairy, consegui colocar Gmax Volcalith em campo e encerrei Rillaboom e Urshifu do meu oponente com meu Urshifu e meu Rillaboom - garantindo a vitória rápida.

Round 8 - Contra Tapusito (Araquanid, Porygon2, Amoonguss, Thundurus, Landorus, Rotom Heat)


Game 1 - Os games contra Tapusito também foram difíceis, pois a combinação de Amoonguss e Landorus é bem forte contra Coalossal. Então, eu iniciei de Urshifu e Incineroar e ele de Amoonguss e Landorus, como esperado. Surpreendi ele no primeiro turno e acertei Surging Strikes no DMax Landorus. No entanto, ele respondeu com Max Airstream e colocou todos meus Pokémon para dormir, selando a partida.

Game 2 - Abri com o padrão “CoalPult” e um Max Guard perfeito que segurou um Max Quake me ganhou tempo suficiente para lidar com o Amoongus. Depois, Urshifu e Dragapult finalizaram Thundurus e Rotom Heat.

Game 3 - Joguei defensivamente e comecei de Dragapult e Incineroar. Apesar de ter ambos os Pokémon colocados para dormir, consegui dar a volta por cima com boas trocas e Urshifu e Incineroar conseguiram finalizar Landorus e Rotom. Aliás, achei um erro meu oponente ter trazido novamente.

Round 9 - Contra IsraVGC (Incineroar, Landorus, Amoonguss, Galarian Moltres, Spectrier, Regieleki)


Game 1 - Esse match é muito complicado e eu estava bem nervoso e exausto de ter jogado tanto tempo. Acabei jogando mal e meu oponente deu o melhor de si e acabou virando em cima dos meus erros. No primeiro game, abri de Incineroar e Dragapult e meu oponente de Moltres e Amoonguss. Lidei rapidamente com o Amoonguss, mas Dragapult sobreviveu a um Max Darkness. Consegui matar o Moltres e em sequência também o Spectrier e o Landorus, que sobraram com meu Urshifu e Rillaboom, e vencer a primeira.

Game 2 - No segundo game, abri de CoalPult trazendo Urshifu e o Rillaboom atrás. Ele abriu inteligentemente de Landorus e Amoonguss para lidar com meu Coalossal rápido, e eu não tive resposta para o controle de speed do Max Airstream. Acabei perdendo para o Moltres e o Regieleki dele, mesmo conseguindo um triple protect no Urshifu.

Game 3 -
No último jogo do dia e terceiro game, eu infelizmente cometi vários erros. Optei por um time físico de Dragapult sem Coalossal e Togekiss, então perdi meus special attackers - uma decisão ruim, pois eu não tinha boa resposta para o Moltres. Iniciei de Incineroar e Dragapult, e meu oponente de Moltres e Amoonguss. Joguei muito passivamente e ele protegeu bem o Amoonguss. Com boas trocas, ficou ciclando Intimidate de Landorus nos meus Pokémon físicos e recuperando a vida do Amoonguss no Regenerator até matar meu time inteiro com o Moltres.

Com um saldo de 6-3 e um #36 lugar, eu quase consegui passar para a próxima etapa da Players Cup 4 LATAM. Cheguei muito perto e ganhei experiência para uma próxima vez!

Espero que tenham gostado do report! Assim que puder, vou fazer as highlights em vídeo. Agradeço todo mundo que me apoiou, e se puderem, visitem minhas redes no Twitter e Twitch! Vamos mais fortes para a Players Cup 5! 

Acompanhem também as redes do VGC Brasil pra ficarem antenados sobre as novidades!

Post Top Ad