Pokémon Unite - Como Funciona o MOBA Pokémon

Pokémon Unite - Como o Jogo Funciona

Pokémon Unite é o mais recente lançamento da franquia Pokémon e chega com a promessa de se tornar um sucesso. Disponível para as plataformas Mobile e Nintendo Switch, o jogo é a primeira tentativa da The Pokémon Company em se aventurar pelo gênero MOBA. Nessa matéria, você descobrirá tudo que precisa saber para jogar Pokémon Unite: como procurar uma partida, como escolher seus Pokémon, como as próprias partidas funcionam e, é claro, como vencê-las.

Como Procurar uma partida

Assim que você realizar o Download de Pokémon Unite via Google Play ou App Store (ou abrir o jogo em seu Nintendo Switch) e realizar os primeiros tutoriais, já estará apto para procurar por uma partida online. Para isso, no menu principal, clique em Batalha Unite. Automaticamente, você será levado a um Lobby. Caso você queira chamar um amigo para jogar junto com você, clique em um dos “+” que aparecem ao lado de seu personagem e selecione o amigo que deseja. É válido lembrar que esse amigo precisa estar online no jogo para que possa ser chamado – caso ele ainda esteja na tela de carregamento, você precisará clicar em “+” novamente.

Pokémon Unite - Lobby Inicial

Assim que você decidir iniciar a partida, toque em começar no canto inferior direito. Assim, Pokémon Unite começará a procurar uma partida. Quando ela for encontrada, você receberá um aviso no centro da tela e deverá tocar em pronto para aceitá-la.

Uma vez aceita a partida, você será levado à outro Lobby. Aqui, as opções são variadas. Você deve escolher o Pokémon com que quer jogar em um Menu na parte de baixo da tela. Existem cinco classes no jogo: Suporte, Versátil, Atacante, Defensor e Veloz - se quiser ver a lista completa de opções de Pokémon em Pokémon Unite, clique aqui. Cada classe apresenta um caráter estratégico e com estatísticas base diferentes. Vale dizer que um mesmo time não pode ter dois Pokémon iguais, mas ambos os times podem escolher um mesmo Pokémon – ou seja, podem existir dois Charizard no jogo (um em cada time), mas jamais dois Charizard no mesmo time.

Pokémon Unite - Pokémon Selection

Além disso, uma vez escolhido o Pokémon, você pode selecionar até três Itens de Segurar para dar a ele durante a partida. Fora estes três itens dos Pokémon, você também pode selecionar um único Item de Batalha para dar a seu Avatar, que será utilizado ao longo de toda a partida. Por fim, existe também a opção de informar ao seu time qual rota você pretende seguir: Topo, Meio, Inferior ou Selva.

Uma vez realizadas todas essas etapas, você será levado a uma tela de carregamento que mostra todos os aliados e adversários. Aqui, você poderá ver por completo tanto os Pokémon que jogarão juntamente de você quanto os Pokémon do time inimigo. Se você clicar em cima dos Pokémon, aparecerá o Avatar do jogador. Assim que essa tela de carregamento se encerrar, você entrará efetivamente na partida.

Iniciando a Partida

Assim que entrar na partida, você verá o seu Pokémon e os quatro aliados na base do lado esquerdo do mapa. Nesse momento, você poderá escolher ir entre as 4 opções que deveriam ter sido indicadas no Lobby de escolha de Pokémon (Topo, Meio, Inferior ou Selva). Seja qual for sua opção, saia da base para procurar alguns Pokémon neutros (Aipom, Corphish, Combee, Vespiqueen, Audino, entre outros) e atacá-los.

Pokémon Unite - Gameplay

A mecânica in-game de Pokémon Unite realmente é extremamente parecida com um Moba: ao abater Pokémon neutros ao redor do mapa, o jogador ganha Energia Aeos – sendo que o jogador pode ter no máximo 50 delas. Com essa pontuação, o jogador deve ir até um dos “círculos” inimigos para confirmar os pontos. Caso o jogador inimigo seja atacado enquanto confirma os pontos, a animação é cancelada e os pontos não são contabilizados. Outro ponto válido sobre a energia Aeos é que, ao morrer, o jogador perde parte dos pontos que tem consigo e os deixa no chão. Os Pokémon inimigos que passarem em cima destes pontos o ganham e podem confirmá-los nos círculos.

Em meio a isso, obviamente os Pokémon inimigos – controlados por outros jogadores online – tentarão realizar a mesma dinâmica do outro lado. O desafio aqui é conseguir matar uma grande quantidade de Pokémon neutros para obter várias energias Aeos e confirmá-las, ao mesmo tempo em que atrapalha os Pokémon do time inimigo.

Como a Partida Funciona

Agora que você já sabe tudo isso, já pode começar a jogar! Atente-se ao fato de que seu Pokémon ficará mais forte quanto mais monstros neutros e Pokémon inimigos você matar. Conforme aumentar seu nível dentro da partida, seu Pokémon evoluirá (se você escolheu Charmander, por exemplo, evoluirá para Charmeleon no Nível 4, e para Charizard no Nível 9; o mesmo vale para diversos outros Pokémon, variando apenas o nível de evolução). Há poucas exceções para essa regra: Lucario, por exemplo, não inicia a partida como Riolu. E obviamente os Pokémon de Estágio Único, como Absol, não apresentam essa mecânica de evolução ao longo da partida.

Pokémon Unite - Início Partida

Além dessa mecânica de evolução, um dos pontos altos de Pokémon Unite é seu caráter estratégico. Como os Pokémon estão divididos entre cinco classes diferentes, você e seu time precisarão criar uma composição de Pokémon que faça sentido. Não vale a pena, por exemplo, entrar na partida com cinco Pokémon Atacantes – provavelmente você sentirá falta de um Pokémon que cure ou consiga receber mais dano. Da mesma forma, se seu time optar por cinco Defensores, certamente você sentirá falta de dano conforme a partida avançar.

Outro ponto importante é que seu Pokémon sempre ataca o inimigo mais próximo a ele com seus ataques básicos, e as Habilidades, da mesma forma, não precisam necessariamente que o jogador selecione qual inimigo causar dano. A movimentação é rápida e fluida, com um analógico na parte esquerda e os controles das Habilidades ao lado direito – no caso da versão Mobile. O minimapa se situa no canto superior esquerdo e é uma das partes mais importantes de um MOBA: saber onde seus aliados e inimigos estão faz parte da estratégia que seu time adotará na partida. Em poucas palavras, tenha em mente que seu minimapa é seu fiel aliado.

Pokémon Unite - Battle Scene

Dentro da partida, você pode se movimentar, usar Habilidades e se curar. Vale ressaltar que os “matos” que ficam dispostos no mapa servem para você ficar invisível. Todas as vezes que você entrar neles, os Pokémon inimigos não poderão ver você (a menos que eles também entrem no mesmo mato).
As Habilidades funcionam como “Movimentos” que seu Pokémon possui, e eles ficam mais fortes conforme a partida avança. Na prática, os Movimentos presentes nos Pokémon de Pokémon Unite são os mesmos que você já conhece dos jogos da série principal da franquia. Por isso, se você é um conhecedor desse mundo, já saberá facilmente o que alguns ataques são capazes de fazer.

A mecânica de cura, por sua vez, está presente nos círculos aliados. Toda vez que um Pokémon aliado ou você mesmo fica em cima do círculo, automaticamente você passa a regenerar vida. É válido ressaltar que, embora a cura não seja tão elevada, você possui uma boa vantagem caso consiga lutar próximo aos seus círculos. Afinal, enquanto seus inimigos estarão te atacando, você estará atacando de volta e ainda receberá a cura do círculo. Outra forma de recuperar vida é pegando Berries ao redor do mapa, que também podem lhe fornecer aumento na velocidade de movimento.

Como Ganhar a Partida

E como se ganha uma partida em Pokémon Unite? Basicamente, dentro do período de 10 minutos em que a partida ocorre, ganha a equipe que confirmar mais pontos nos “círculos” inimigos. O jogo não pode ser encerrado por pontuação, apenas por tempo. E os “círculos” inimigos, conforme vão pontuando, somem ao chegar a uma determinada quantidade. Essa mecânica funciona como forma de fazer com que seu time avance pelo mapa, não podendo sempre pontuar no “círculo” mais próximo de sua própria base.

Além disso, uma das mecânicas-chave dentro de uma partida de Unite é que, nos dois minutos finais, todos os pontos confirmados nos círculos são dobrados para ambos os times. Nesse caso, se você estiver com 50 energias Aeos e confirmá-las nos dois minutos finais, receberá 100 pontos ao invés dos 50 normalmente ganhos! Esta mecânica funciona como forma de sempre dar chance aos dois times vencerem, independentemente da disparidade de pontos. E é claro, sempre deixa as partidas mais emocionantes.

Pokémon Unite - Zapdos

Em vários Modos de Jogo, também é importante comentar a respeito do Pokémon Lendários. Eles nascem no centro do mapa no final da partida e funcionam como um boss a ser disputado entre as duas equipes. A equipe que derrotar o Lendário passa a conseguir confirmar os pontos nos círculos inimigos sem ter de aguardar o tempo de espera. Ou seja, se você está com o bônus do Lendário, pode confirmar pontos apenas encostando nos círculos.

Quando a partida termina, são mostrados quantos pontos cada time fez e os Detalhes de Pontuação (tela em que são mostradas as pontuações individuais de cada jogador). Nos Detalhes de Pontuação, é possível ver apenas quantos Abates, Assistências e Pontos cada jogador fez. O fato de não mostrar a quantidade de Mortes de cada jogador serve para incentivar as pessoas a cumprirem o objetivo do jogo, e evita que o jogador queira apenas jogar para abater Pokémon inimigos.

Se você quiser saber mais informações sobre Pokémon Unite, confira nosso Menu completo sobre o jogo clicando aqui.

Lucas Avancini

Fã desde muito pequeno, cresceu assistindo, jogando e colecionando tudo relacionado à franquia. Acredita que fazer parte de um dos maiores portais brasileiros de Pokémon no Brasil é um antigo sonho se tornando realidade, já que sempre quis desenvolver algo para contribuir com a comunidade no país. Formado em Administração pela Universidade de São Paulo e atualmente atuando no ramo de tecnologia.

Sinta-se à vontade para comentar!

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال