Pokémon Sword e Shield - Guia Completo de Breeding

Pokémon Sword e Shield

Escrito por: Janio Lima | Twitch | Twitter | Instagram: @janiolynx | Youtube

A partir da 2ª Geração de Pokémon, os games da franquia permitem com que um par de Pokémon fossem deixados em um Pokémon Day Care para que pudessem ganhar pontos de experiência enquanto seu personagem explorava o mundo. Eventualmente, ovos poderiam ser gerados caso os Pokémon fossem de gênero e espécies compatíveis. Mais tarde, nos jogos da série Sun e Moon e em Sword e Shield, surgiram os Pokémon Nursery, em que a finalidade principal passou a ser a produção de ovos e passar golpes, não mais o ganho de XP.

Jogadores viram na produção de ovos, também conhecido como breeding, uma forma eficiente de gerar Pokémon perfeitos para uso em partidas competitivas, seja através do sistema de Ranked Battle presente em jogos mais atuais ou em competições oficiais promovidas pela própria Pokémon Company. E mesmo os jogos atuais, como Pokémon Sword e Shield, possuindo recursos e mecânicas para adaptar um Pokémon para o cenário competitivo (que inclusive temos artigo completo a respeito aqui), ainda se faz necessário entender como fazer um bom breeding, uma vez que somente através dele é possível conseguir Pokémon adequados para certos tipos de estratégia (Trick Room, por exemplo).

O Básico sobre Breeding em Pokémon Sword e Shield

Primeiramente, vimos acima que o breeding só pode ser feito em locais conhecidos como Pokémon Nursery ou Pokémon Day Care. Em Galar, temos duas Nursery para escolher: uma na Route 5 e outra em Bridge Field, na Wild Area. Ambas possuem exatamente o mesmo funcionamento, mas pessoalmente prefiro o da Route 5 por não ter chance de eventualmente você entrar em batalha com um Pokémon selvagem vagando pelo mapa.



Um Pokémon pode se relacionar com:
  • Pokémon da mesma espécie, sendo um macho e uma fêmea. Por exemplo, um Grookey macho e um Grookey Fêmea.
  • Um Pokémon da espécie que deseja breedar (indiferente do gênero) e um Ditto.
  • Pokémon de espécies diferentes, mas pertencentes a um Egg Group compatível (veremos um pouco mais sobre Egg Groups e sua influência no breeding mais a frente).

Tenha em mente que é preciso saber exatamente qual Pokémon você planeja obter no final do processo, uma vez que isso afeta com quais parceiros seu Pokémon terá que se relacionar. Com tudo isso em mente, basta ir em uma dos Nursery, deixar os Pokémon (e pagar a taxa de 500 pokécoins por cada Pokémon) e andar um pouco pelas redondezas até que a NPC mude a sua expressão, colocando uma mão sob o queixo (como se estivesse pensando). Isso significa que um ovo foi gerado! Volte até ela, retire o ovo, o coloque em sua party e ande por aí até que finalmente o ovo seja chocado!


Reduzindo o tempo de chocar ovos

Ovos chocam após andar com eles na party por uma certa quantidade de passos. Essa quantidade varia de acordo com a espécie de Pokémon que estamos breedando. Mas existem formas de reduzir esse tempo:

  • Use sempre a Rotom Bike enquanto estiver chocando os ovos e, se possível, consiga todos os upgrades nela para aproveitar melhor o Speed Boost.
  • Tenha como líder de sua party um Pokémon com a Ability Flame Body para reduzir a quantidade de passos pela metade (pois o ovo fica quentinho!). Exemplos de Pokémon com essa Ability facilmente encontrados no jogo: Carkoal/Coalossal, Litwick/Lampent/Chandelure e Sizzlipede/Centiskorch (como hidden ability). Se contar com as DLCs, o número cresce bastante, contendo a linha evolutiva de Magmortar, Talonflame, Volcarona, além de Heatran e Moltres.
  • Consiga o Oval Charm. Este item diminui o tempo de produção de ovos na Nursery, sendo ideal para qualquer breeding minimamente sério. Para conseguir o item, primeiramente você deve ter finalizado o game e se tornado campeão de Galar. Em seguida, basta ir até a cidade de Circhester e seguir em direção ao hotel da cidade, pegar o elevador para o segundo andar, entrar no segundo quarto à esquerda. Fale com o policial lá (que revela-se como um avatar do Shingeki Morimoto, da Game Freak) e enfrente-o em uma batalha contra seu time de Pokémon Level 65. Uma vez derrotado, Morimoto o presenteia com o Oval Charm.


Passando Individual Values para os ovos

Se você tem acompanhado nossos posts sobre Pokémon Competitivo aqui na Pokémon Blast News, já deve estar ciente do que são os Individual Values ou IVs e sua importância para o cenário competitivo (senão, pode dar uma lida em meu post sobre como adaptar Pokémon para o competitivo e no Guia sobre IVs feito pelo Caio Romanini. Você também já deve ter aprendido como desbloquear a função IV Judge em Pokémon Sword e Shield. Pois bem, esse conhecimento será bastante útil quando pensamos em obter ovos com os melhores Stats possíveis.

Via de regra, quando reproduzimos dois Pokémon, o filho herda 3 Stats aleatoriamente entre os 12 de seus pais (6 dos pai e 6 da mãe), algo muito longe do que esperamos conseguir. Felizmente, existe uma forma de contornarmos esse problema: a Destiny Knot. Este item, que se assemelha a um novelo de lã, quando colocado para um Pokémon segurar, garante que o filho herde 5 Stats aleatórios entre os 12 de seus pais.


Lembram dos Power Items que o Caio mencionou em seu artigo? Embora não seja possível passar 6 Stats dos pais para o filho, você também pode combinar o efeito de um Power Item para garantir um Stat em específico entre os 5 Stats herdados pelo Destiny Knot.

Quer uma dica? Tente conseguir ambos os Pokémon com a maior quantidade possível de Stats classificados como Best (IV 31). Dessa forma, você aumenta as probabilidades de ter um Pokémon com os melhores Stats desejados. O Destiny Knot pode ser adquirido na cidade de Hammerlock por 10 Battle Points (BPs), após terminar a Pokémon League e se tornar campeão de Galar.

Dica: Que tal uma coleção de Ditto?

Como já comentamos, Ditto é um Pokémon especial para quem deseja fazer um bom breeding, já que ele reproduz com quase qualquer Pokémon. Contudo como o próprio Ditto não pode ser produzido em ovos, resta-nos tomar um tempo em procurar Ditto selvagens com os melhores Stats que conseguirmos.

Ditto pode ser encontrado de forma selvagem em alguns climas em Lake of Outrage, vagando livremente no mapa. Neste caso fique de olho em Ditto que apresentem uma aura dourada brilhante: Pokémon com aura dourada te garante que pelo menos 3 dos 6 Stats do Pokémon são IV 31.

No entanto, a melhor forma de capturar Ditto com muitos IVs perfeitos é através de Max Raid Battles. Então, encha-se de Wishing Pieces, voe até a Pokémon Nursery em Bridge Field e siga para a direita, atravessando a primeira abertura entre as colunas da ponte e siga até encontrar uma Den cercada por grama alta e paredes à frente e à direita. Nessa Den, existem grandes chances de aparecer Raids de Ditto. Procure por Raids 5 estrelas para garantir que o Pokémon capturado tenha entre 4-6 Stats Best (se conseguir um Ditto 6 IVs Best, você é um tremendo sortudo!). Também é uma opção procurar canais na Twitch que estejam fazendo Live tentando as Raids.



Se você tiver acesso à DLC Isle of Armor, também é possível encontrar facilmente Ditto Selvagem em uma grande ilha em Workout à leste do Master Dojo, conhecida como Ditto Island. Nela temos duas Den para realizar Raids, uma delas unicamente com Raids de Ditto.



Uma dica que costumo dar é: tente obter pelo menos 1 Ditto IVs Best, 1 Ditto com No Good no Attack e os demais Stats Best e 1 Ditto com No Good na Speed e os demais Stats Best. Se conseguir eles com esses Stats (ou o mais próximo deles), te ajudará muito no processo futuro de breeding.



Outra coisa que pode ser feita é capturar Ditto de diferentes Natures (ou pelo menos as mais comuns no competitivo, como Adamant, Jolly, Modest, Timid etc.) para garantir que seu filhote herde a Nature certa, facilmente. Não sabe como passar Nature de pai para filho? Bom, é nosso próximo tópico!

Passando Nature para os ovos

A Everstone é um item comumente conhecido pelos jogadores, cujo efeito primário é impedir que o Pokémon que esteja segurando evolua, mesmo que ultrapasse o level necessário para isso. Contudo, um efeito secundário de segurar a Everstone é que qualquer filho deste Pokémon herdará dele a sua Nature.

Everstone Pokémon

Lembrando que Pokémon segurando uma everstone e que tenham usado Mint para alterar os efeitos de sua Nature original continuam passando sua Nature original (e não os efeitos modificados da Mint) para seu filho.

Passando Hidden Ability para os ovos

Sabemos que certos Pokémon podem ter mais de uma habilidade. Logo, ao capturar um deles na natureza, existe uma chance de 50% de se obter uma habilidade em específico. Contudo, quando cruzamos dois Pokémon de uma mesma espécie, temos 80% de chance do filhote herdar a ability da mãe.

Alguns Pokémon possuem ainda habilidades muito raras que não podem ser obtidas através de breeding ou captura de Pokémon selvagem, mas apenas através de maneiras incomuns (como através de Max Raid Battles especiais), conhecidas como habilidades escondidas ou Hidden Ability, no original.

Você só pode produzir através de breeding Pokémon com HA desde que um dos pais a possua. Se for o Pokémon mãe que a possuir, temos uma chance de 60% de seus filhos nascerem com a HA. Já Pokémon machos e de gênero desconhecidos apenas possuirão chance semelhante de passar a HA para os filhos em caso de breeding com Ditto.

Passando Egg Moves para os ovos

Um Pokémon pode aprender moves (ataques) de diversas formas: através de Level Up, com aprendizado através de Move Tutors, usando itens como TR/TM e existem ainda moves que só podem ser aprendidos direto do berço... ou do ovo ou no day care (mesmo adulto).

Por exemplo, digamos que a gente queira um Incineroar com o move Fake Out. Porém, este movimento não pode ser aprendido normalmente, mas apenas juntando um Pokémon dessa espécie com outros que aprendam normalmente o move e sejam compatíveis com ele, como um Meowth (e suas variantes). A compatibilidade é importante, até porque Grimmsnarl também aprende Fake Out por Level Up, porém não pode ser usado no breeding para obter um Litten com este move.

Isso acontece pela compatibilidade entre os Egg Groups do Pokémon. Egg Groups representam conjuntos de traços biológicos possuídos por um Pokémon que permitem que ele se reproduza com outro de diferente espécie. Eles são 15 no total, como você pode verificar na tabela a seguir:

Egg Group Descrição
Amorphous Pokémon sem forma definida
Bug Pokémon com aparência insectoide
Dragon Pokémon com aparência dracônica
Fairy Pokémon com aparência ágil e fofinha
Field Pokémon naturalmente terrestres
Flying Pokémon com aparência semelhante a de pássaros
Grass Pokémon com aparência semelhante a de planta
Human-Like Pokémon bípedes ou de aparência semelhante a de humanos
Mineral Pokémon de formação inorgânica
Monster Pokémon de aparência sáuria ou monstruosa
Water 1 Pokémon naturalmente anfíbios
Water 2 Pokémon de aparência semelhante a de peixes
Water 3 Pokémon que representam invertebrados aquáticos
Undiscovered Pokémon impossíveis de serem reproduzidos

Pokémon podem gerar ovos com Pokémon que fazem parte do mesmo egg group que pertence. Exemplo: o Corviknight pode gerar um ovo com qualquer Pokémon do grupo Flying ao qual pertence, como Braviary, Decidueye, Talonflame, etc.

Em certos casos, Pokémon podem até pertencer a mais de um Egg Group, como o Venusaur, que pode tanto se reproduzir com Pokémon do grupo Grass, como Roserade, Trevenant e Vileplume, quanto com Pokémon do grupo Monster, como Tyranitar, Turtonator e Rhydon.

Egg Groups não é uma mecânica que está claramente exposta no game e, embora entender como ela funcione te ajude a compreender melhor como o breeding entre espécies funciona, uma dica que posso dar é: procure pela ficha técnica do Pokémon que você quer obter, pois ela geralmente detalha todos os moves que ele pode aprender (muitos sites e apps fazem isso, mas gosto bastante de usar o Pokémon Database para isso) e veja os Egg Moves que o Pokémon aprende. Em geral, eles detalham quais Pokémon podem ser usados para breedar aquele que você quer com o move que quer. Assim, você não precisa mergulhar a fundo em um conceito tão abstrato como os Egg Groups.

Além disso, jogadores de Pokémon Sword e Shield contam com mais uma vantagem para auxiliar você a conseguir a criatura desejada. Agora, se tenho um dos Pokémon pais que possua Egg Move e outro que não, mas possua um slot livre em seu movepool, o Egg Move de um pai pode passar para o outro somente por terem sido postos juntos na Nursery. O único pré-requisito desta feature é que ambos os Pokémon sejam da mesma espécie.


Depositamos uma Scorbunny fêmea com dois Slots vazios junto a um Scorbunny macho com vários Egg Moves aprendidos. Após o primeiro ovo ser produzido, retiramos ambos os pais e nossa Scorbunny fêmea aprendeu os dois primeiros Egg Moves. Ela poderia aprender os demais, caso tivéssemos esquecido esses moves no Pokémon Center.

Lembrem também que você sempre pode recorrer ao Move Tutor em qualquer Pokémon Center para esquecer moves e assim conseguir os slots vazios necessários para essa passagem de Egg Moves entre pais.

Passando Poké ball para os ovos

Apesar de ser algo meio cosmético, muitos players se perguntam como conseguir determinado Pokémon em uma Poké ball específica através de breeding, então vamos tentar esclarecer as coisas aqui. Tendo isso em vista, percebam que Master Ball e Cherish Ball, por serem Poké Bolas especiais, nunca são passadas de pai para filho, sendo substituídas por Poké Bolas comuns. Então, anotem:

  • Se ambos os pais são da mesma espécie, teremos uma chance de 50/50 de o filho nascer ou com a Poké Bola do pai ou da mãe
  • Se breedando com um Ditto, o filho herdará a Poké Bola pertencente à outra espécie de Pokémon usada nesse breeding, seja ele macho ou fêmea
  • Se ambos os pais são de espécies diferentes, o filho herdará a Poké Bola da mãe em 100% dos casos

Incenso para bebês

Embora em Pokémon Sword e Shield seja possível encontrar muitos Pokémon Bebês andando livremente na natureza ou obtidos através de Raids, ainda é seguro afirmar que existem Pokémon que só podem ser obtidos através de breeding. Por exemplo, ao cruzar Pikachu/Raichu com outro de sua espécie ou com Ditto, podemos obter o baby Pichu. Por outro lado, Mime Jr. só pode ser obtido se cruzarmos Mr. Mime ou Mr. Rime segurando um item chamado Odd Incense.

Incensos podem ser adquiridos na feirinha de Hulbury (cidade do Ginásio de Água). Coloque um Pokémon da espécie desejada segurando um desses itens e o coloque para reproduzir, para assim conseguir um baby daquela espécie. A lista de incensos pode ser verificada na tabela a seguir:

Pokémon Incenso Pokémon Baby
Mantine Wave Incense Mantyke
Mr. Mime / Mr. Rime Odd Incense Mime Jr.
Roselia / Roserade Rose Incense Budew
Snorlax Full Incense Munchlax
Sudowoodo Rock Incence Bonsly
Wobbuffet Lax Incense Wynaut

Shiny Hunting

Quer ter um Pokémon Shiny em seu time competitivo ou na sua dex? Então exercite a paciência, porque não será uma tarefa fácil. Em condições normais, existe uma chance de 1 em 4.096 de se obter um Pokémon Shiny através de breeding. Tenso, né? Podemos melhorar isso usando duas técnicas particulares.

Primeiramente, trate de completar o Pokédex original do jogo Pokémon Sword e Shield (sem considerar as DLC). Siga até a cidade de Circhester e vá até o mesmo Hotel que falamos no tópico sobre como obter o Oval Charm. Mas, dessa vez, siga até o último dos quartos e fale com o NPC fantasiado de médico. Ele te parabenizará por ter completado a Dex, te dará um Certificado atestando essa importante conquista e te dará o item Shiny Charm. Este item aumenta em 3 vezes a chance de se obter Pokémon Shiny selvagens ou através de ovos. Nossa chance de obter um shiny através de Breeding agora passa a ser de 1 em 1365.



Já o método Masuda (Masuda Method) consiste em uma técnica de breeding em que se usa Pokémon de games em diferentes linguagens para produzir ovos. É dito que essa técnica aumenta em 6 vezes a chance de se obter um Pokémon Shiny através de Breeding, ou seja, teríamos uma chance de 1 em 683. Uma estratégia comum para breeding para nós, ocidentais, é tentar obter um Ditto japonês [JAP] através de troca em grupos de jogadores, Twitter ou Fóruns pela internet. Então, exercite sua engenharia social e corra atrás! Muitos grupos do próprio VGC Brasil ajudam nisso!

Por fim, ao unir o Método Masuda + Shiny Charm, conseguimos aumentar as probabilidades para uma chance de 1 em 512 de se conseguir o tão sonhado Pokémon Shiny.

Chain Breeding

Chain Breeding, ou criação em cadeia, é o processo de diversos breeding que tomamos para obter o Pokémon desejado. Muitas vezes, essa cadeia requer que você tome caminhos pouco comuns antes de obter o Pokémon desejado.

Um exemplo comum para exemplificar a Chain Breeding é o Eevee e seu Egg Move Wish. Apesar de poder aprender esse move através de breeding, Eevee não pode se relacionar com qualquer Pokémon que aprenda Wish através de Level Up. A solução então seria realizar um breeding entre, digamos, um Togetic (que aprende Wish no level 52), e um Pikachu/Raichu (compatíveis com Eevee). Obtemos um Pichu macho com Wish, mas por ser baby e não poder ser breedado, evoluímos para Pikachu e agora sim poderemos breedar com uma Eevee fêmea (ou qualquer de suas evoluções) para então obtermos um Eevee com Wish como Egg move.

Um exemplo prático de Breeding

Para explicar melhor, vamos tomar um Incineroar como exemplo. Queremos um semelhante ao seguinte:


Suponhamos que conseguimos através de trocas pelo app Pokémon Home, um Litten Macho de Nature Docile, com status razoáveis, mas com a hidden ability Intimidate. Isso é importante porque, como vimos, só podemos passar facilmente uma HA para o filho se pelo menos um dos pais a possuir.

Vamos colocar nosso Litten Docile para breedar com um Ditto Adamant segurando uma Everstone e obtemos como resultado Litten com nature Adamant.



Vamos breedando os dois até obtermos um Litten fêmea com Intimidate como Ability.


Analisando a ficha do Litten, vemos que Fake Out e Parting Shot são Egg Moves, aprendidos apenas através de breeding. Como o Litten é do Egg Group Field, a quantidade de Pokémon com os quais ele pode se relacionar é relativamente extenso, o que é muito bom para nós.


Vamos colocar a Everstone para o Litten segurar, afinal queremos manter a Nature sempre como Adamant, e agora vamos colocá-lo na Nursery ao lado de um Galarian Meowth que saiba Fake Out - o que não é difícil, visto que é um move aprendido no Lvl 1 desta espécie. Capturamos um selvagem em Turffield e resgatamos Fake Out junto ao Move Tutor no Pokémon Center.



Produzimos ovos até obter novamente um filhote fêmea de Litten - mesmo sabendo, segundo a ficha técnica do Litten, que ele nasce macho em 87,5% dos casos.


Breedamos nossa Litten com Everstone com um Meowth com Fake Out e, após alguns ovos, obtemos um Litten Fêmea com Intimidate e Fake Out. Repetimos o procedimento, dessa vez colocando nossa Litten ao lado de um Pangoro que saiba Parting Shot. Escolhemos o Pangoro pois Parting Shot é aprendido normalmente no level 46 e Pancham já está evoluído nesse nível. Thievul, por sua vez, só aprende o move no level 52, então nosso Panda se mostrou a melhor escolha. Novamente, produzimos ovos entre ambos para conseguir que nosso filhote possua agora tanto Parting Shot quanto Fake Out como Egg Moves.


Com Egg moves prontos, vamos para o próximo passo, que é conseguir o máximo de IVs perfeitos que conseguirmos. Vamos optar aqui por pegar nosso melhor Ditto, de preferência um com 6 IVs 31 (Best), colocar para ele segurar um Destiny Knot e breedar com nossa Litten segurando Everstone. Essa é a parte mais demorada do processo e recomendamos que, sempre que possível, substitua a Litten mamãe pelas filhas que apresentarem melhores atributos. Continue assim e em pouco tempo conseguirá o tão sonhado Litten com 6 IVs Best.


Usamos um Ditto 6 IVs para breedar com nossa última Litten obtida com Pangoro e vamos alterando o lugar dela na Nursery pelos filhotes com melhores Stats até atingirmos no final o esperado Litten Perfeito!

Conclusão

Mesmo com tantos avanços e features novas para ajudar na criação de Pokémon competitivos, conhecer sobre técnicas de reprodução Pokémon é algo que vai te ajudar bastante na criação de times. Apenas através dela é possível obter Pokémon com moves e Stats únicos, além de salvar bastante tempo procurando algo às cegas.

Então é isso, pessoal! Fiquem de olho em novos artigos da coluna do VGC Brasil sobre Pokémon Competitivo e até nosso próximo encontro!

Sinta-se à vontade para comentar!

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال