Pokémon TCG - O Formato Expandido - Pokémon Blast News

Novidades

Ad superior

20/07/2020

Pokémon TCG - O Formato Expandido

Pokémon TCG Online

Dando continuidade à série semanal sobre TCG, hoje trago um dos meus assuntos favoritos dentro do assunto: o Formato Expandido. O formato é bem popular nos EUA e no Japão, mas aqui no Brasil não temos campeonatos oficiais disputados nesse formato. Vale ressaltar, inclusive, que esse é o desejo de muitos jogadores. No Pokémon TCG Online, o Formato Expandido é um formato mais fácil de ser inserido, já que abrange uma quantidade de cartas maior.

O Expandido é um formato em que você pode usar todas as cartas da expansão Black & White até a mais recente, Rixa Rebelde. Isso significa que uma infinidade de cartas podem ser usadas. Hoje falaremos sobre algumas cartas que marcaram história e que hoje estão disponíveis para jogar no Expandido. Para os novos jogadores, será uma boa maneira de descobrir o passado do Pokémon TCG, e para os mais antigos, será uma boa nostalgia.

Cartas Banidas

Antes de falarmos do Expandido atual, falaremos antes das cartas que assim que saíram do formato padrão, foram banidas, pois tinham efeitos muito fortes que, se combinados com outras cartas, tornava-se quase impossível de se jogar contra, por isso, hoje elas são banidas do Formato Expandido.

Floresta das Plantas Gigantes

Só de ler o nome dessa carta, tenho certeza de que arrepios tomam conta de jogadores mais antigos. Essa carta era um estádio, que simplesmente permitia quebrar a regra básica do jogo de evolução. Ao invés de ter que esperar um turno para evoluir, essa carta simplesmente permitia os jogadores evoluírem os Pokémon de grama da forma que bem entendessem. Era um bom combo no Deck de Decidueye/Vileplume, em que, no primeiro turno, era capaz de montar ambos os Pokémon em sua forma final. Vileplume, por sua vez, tinha uma habilidade que não permitia que o oponente jogasse itens da mão, ou seja, você, no seu primeiro turno, já estaria incapacitado de jogar itens, o que matava boa parte dos Decks na época. Para evitar esse combo insano, a carta foi banida.

 Floresta das Plantas Gigantes Vileplume 

 Maníaco de Feitiços

Era mais conhecida pelo seu título em Inglês, "Hex Maniac". Essa carta era um apoiador que fazia com que, no turno seguinte, nenhuma habilidade fosse válida. Isso  impedia muitas estratégias que eram baseada em habilidades, o que irritava, por exemplo, jogadores de Volcanion-EX. Não tem um poder muito alto, mas vale a menção pois era uma carta bastante usada.

Maníaco de Feitiços

Wally

Outro apoiador, tinha o efeito parecido com o da Floresta das Plantas Gigantes e capacitava ao usuário evoluir qualquer Pokémon que não fosse EX, mesmo se ele entrasse em jogo naquele turno.


Wally

Enigma do Tempo

Tinha dois efeitos: caso jogasse apenas um Enigma do Tempo, permitia com que visse as 3 primeiras cartas do seu baralho e colocasse de volta na ordem que quisesse; mas, caso jogasse duas cartas dessa ao mesmo tempo, permitia que o jogador pegasse duas cartas da pilha de descarte na mão. Essa dinâmica era muito forte em Decks de controle, em que os jogadores ficavam voltando recursos para a mão para continuar controlando o oponente

Enigma do Tempo

Samina

Ou Lusamine, como diz a carta em inglês. Era uma carta apoiador que permitia com que pegasse de volta da pilha de descarte duas cartas, mas só podiam ser apoiador ou estádio. Isso gerou o chamado "Lusamine Loop" em que os jogadores usavam a Samina para pegar outra Samina e mais uma carta, e, no turno seguinte, repetia-se a jogada, criando um loop de pegar apoiadores da pilha de descarte. Isso também era muito forte em Decks de controle, e, por isso, foi banida. 

Samina

Existem também outras cartas que foram banidas, mas a relevância delas não foi tão grande quanto a das cinco acima. Mesmo assim, listarei abaixo as demais cartas banidas no Formato Expandido:

  • Archeops - 67/101 - Black & White - Vitórias Nobres (Black & White - Noble Victories)
  • Ghetsis - 101/116 - Black & White - Exploradores da Escuridão (Black & White - Dark Explorers)
  • Cartão Vermelho - 124/146 - XY (XY)
  • Coringa de Lysandre - 99/119 - XY - Força Fantasma (XY - Phantom Forces)
  • Truque da Bola Escondida de Maxie - 133/160 -  XY - Conflito Primitivo (XY - Primal Clash)
  • Delinquente - 98/122 - XY - TURBOcolisão (XY - BREAKpoint)
  • Marshadow - 45/73 - Sol & Lua - Lendas Luminescentes (Sun & Moon - Shining Legends)
  • Flabébé - 83/131 - Sol & Lua - Luz Proibida (Sun & Moon - Forbidden Light)
  • Unown - 90/214 - Sol & Lua - Trovões Perdidos (Sun & Moon - Lost Thunder)
  • Unown - 91/214 - Sol & Lua - Trovões Perdidos (Sun & Moon - Lost Thunder)
  • Mismagius - 78/214 - Sol & Lua - Elos Inquebráveis (Sun & Moon - Unbroken Bonds)
  • Estratégia do Ten. Surge - 178/214 - Sol & Lua - Elos Inquebráveis (Sun & Moon - Unbroken Bonds)
  • Carimbo de Recomposição - 206/236 -  Sol & Lua - Sintonia Mental (Sun & Moon - Unified Minds)
  • Jessie e James - 58/68 - Destinos Ocultos (Hidden Fates)
  • Machadinha de Gelo - 165/214 - Sol & Lua - Elos Inquebráveis (Sun & Moon - Unbroken Bonds)
  • Amuleto de Desafio da Ilha - 194/236 - Sol & Lua - Eclipse Cósmico (Sun & Moon - Cosmic Eclipse)

Lembrando que todas as cartas com o mesmo texto das acima, também estão banidas do formato.

Agora faremos um Top 5 de cartas do Expandido. Não podemos listar todas, se não falaríamos disso por muito tempo. Citarei abaixo também algumas menções honrosas. Lembrando que esse Ranking pode variar dependendo de quem o faça.

5º Lugar - Shaymin-EX

Em tempos difíceis do jogo, um Shaymin-EX era um salvador. Sua habilidade Acerto permitia ao jogador assim que colocasse Shaymin-EX no banco, comprar cartas até ter 6 na mão, o que era um poder de compra excelente na época. A carta era caríssima e jogava em cerca de 90% dos Decks da época. Certamente é uma carta que muitas pessoas sentem falta. Hoje, em seu lugar, joga o Dedenne-GX, que descarta as cartas da mão e permite ao jogador comprar 6 cartas.


 4º Lugar - Ultra Bola

Rotacionada na ultima rotação, a Ultra Bola foi dada por muitos como carta intocável, que não cairia nunca. Bom... ela caiu. A carta tinha um efeito básico de descartar duas cartas da mão e buscar no baralho por qualquer Pokémon. O primeiro print dela foi feito na coleção Black & White - Exploradores da Escuridão (Black & White - Dark Explorers) que foi lançada no Japão no fim de 2011 e nos EUA em maio de 2012. Foi rotacionada em 2019, o que demonstra que foram 7 anos de jogo e jogando em muitos Decks meta em diferentes formatos. Foi uma carta que atravessou gerações no Pokémon TCG, por isso, o quarto lugar.



3º Lugar - Zoroark-GX

Uma carta recente, rotacionada em 2019 mas já muito importante na história do jogo. No meta de 2018/2019, mais de 70% dos Decks eram compostos por variantes de Zoroark-GX, sempre com algum outro atacante ou até mesmo sendo usado para Decks de controle. Sua habilidade Troca permitia ao jogador descartar uma carta da mão e comprar duas do baralho, o que acelerava muito o jogo. Além disso, com apenas o banco cheio e uma Energia Incolor Dupla (que também será uma menção honrosa) infligiam satisfatórios 120 de dano. Além disso, com 210 de vida, não era nocauteado tão facilmente em sua época.
Zoroark-GX

2º Lugar - Pesquisa no Computador

Poderia facilmente estar em primeiro lugar da lista. A Pesquisa no Computador era uma carta Ace Spec, em que só podia ter uma desse tipo em todo o baralho. Seu efeito era de descartar duas cartas de sua mão e buscar no baralho por qualquer carta que você quisesse. Isso era um baita efeito na época - e até hoje seria, caso a carta ainda jogasse. Vale também uma menção honrosa a todas (ou quase todas) as Ace Spec já feitas.

Pesquisa no Computador

1º Lugar - Explorador VS.

Do inglês e como é mais conhecido, VS. Seeker, essa carta era a salvação em muitos casos. Com 4 cópias dessa carta em seu baralho, você podia jogar sem medo algum de descartar seus apoiadores, pois essa carta permitia que você voltasse com eles da pilha de descarte direto para a sua mão. Essa carta permitia enxugar muitos Decks, pois naquela época nem todos os Decks jogavam com 4 do mesmo apoiador, exatamente pelo poder de reciclá-los. Ela também abria brechas para viradas históricas puxando um apoiador como Guzma ou Lysandre de volta da pilha de descartes, dando alvo em algum Pokémon do banco do oponente em um momento chave do jogo e acabando com uma partida que estaria perdida caso não tivesse Explorador VS. em seu Deck.

Explorador VS.

Menções Honrosas

Claro que não podemos falar sobre todas as boas cartas que estão jogando no Formato Expandido, mas aqui podemos colocar algumas menções honrosas:

  • Energia Incolor Dupla;
  • Ás na Manga de Archie;
  • AZ;
  • Tapu Lele-GX;
  • Correio de Treinadores;
  • Carga Especial;
  • Bola de Ninho;
  • Companheiras de Equipe;
  • N;
  • Pedra Flutuante;
  • Colress;

Dentre muitas outras, essas são as cartas que entrarão nas nossas menções honrosas de hoje. Foi uma pequena introdução à cartas que fizeram história no jogo no passado e que, de certa forma, até hoje fazem - apenas em outro formato. 

Muito obrigado a todos que leram até o fim! E lembrem-se de comentar em nossas redes sociais sobre futuros posts relacionados a Pokémon TCG. 

Post Top Ad