Pokémon TCG - O Formato Expandido

Formato Expandido

Dando continuidade à série semanal sobre TCG, hoje trago um dos meus assuntos favoritos dentro do assunto: o Formato Expandido. O formato é bem popular nos EUA e no Japão, mas aqui no Brasil não temos campeonatos oficiais disputados dessa forma. Vale ressaltar, inclusive, que esse é o desejo de muitos jogadores. No Pokémon TCG Online, o Formato Expandido é um formato mais fácil de ser inserido, já que abrange uma quantidade de cartas maior. Uma curiosidade importante é que, no Japão, existe um formato Expandido próprio, assim como o formato Padrão deles é diferente de outros países.

O que é Formato Expandido?

O Expandido é um formato em que você pode usar todas as cartas da expansão Black & White até a mais recente. Desde que o formato Expandido foi criado, ele nunca passou por uma rotação, embora isso tenha sido especulado no passado. Não há indícios de que haverá uma rotação algum dia, apenas eventuais banimentos. Isso significa que uma quantidade enorme de cartas pode ser usada. Hoje falaremos sobre algumas cartas que marcaram história e que hoje estão disponíveis para jogar no Expandido. Para os novos jogadores, esta será uma boa maneira de descobrir o passado do Pokémon TCG; e para os mais antigos, será uma boa nostalgia.

Embora o Formato Expandido pareça ser mais amistoso para uma pessoa começar a jogar Pokémon TCG por poder utilizar suas cartas mais antigas ou cedidas por amigos que jogam apenas o formato Padrão, ele é extremamente complexo devido a quantidade enorme de combos e cartas que podem deixar os decks muito difíceis de serem batidos.

Uma curiosidade sobre esse formato é que, muitas vezes, cartas que eram excelentes no Padrão não tem bom desempenho nele, e cartas que nunca viram jogo no formato mais popular serão excelentes no Expandido desde seu momento de lançamento.

Cartas Banidas

Antes de falarmos do Expandido atual, falaremos das cartas que saíram do formato padrão e foram banidas, pois tinham efeitos muito fortes que, se combinados com outras cartas, tornavam-se quase impossíveis de se jogar contra. Por isso, hoje elas são banidas do Formato Expandido. Pode acontecer que algumas cartas, eventualmente, tenham seu banimento desfeito - é o caso do Wally, que teve seu banimento retirado recentemente.

Floresta das Plantas Gigantes

Só de ler o nome dessa carta, tenho certeza de que arrepios tomam conta de jogadores mais antigos. Essa carta era um Estádio que simplesmente permitia quebrar a regra básica do jogo de evolução. Ao invés de ter que esperar um turno para evoluir, essa carta permitia aos jogadores evoluírem os Pokémon de Planta da forma que bem entendessem.

Era um bom combo no Deck de Decidueye/Vileplume em que, no primeiro turno, era capaz de montar ambos os Pokémon em sua forma final. Vileplume, por sua vez, tinha uma habilidade que não permitia que o oponente jogasse itens da mão, ou seja, você, no seu primeiro turno, já estaria incapacitado de jogar itens, o que matava boa parte dos Decks na época. Para evitar esse combo insano, a carta foi banida.

Expandido Floresta das Plantas GigantesExpandido Vileplume

Maníaco de Feitiços

Era mais conhecida pelo seu título em inglês, "Hex Maniac". Essa carta era um Apoiador que fazia com que, no turno seguinte, nenhuma habilidade fosse válida. Isso impedia muitas estratégias que eram baseadas em habilidades, o que irritava, por exemplo, jogadores de Volcanion-EX. Não tem um poder muito alto, mas vale a menção pois era uma carta bastante usada.

Expandido Maníaco de Feitiços

Enigma do Tempo

A carta Enigma do Tempo tinha dois efeitos: caso você jogasse apenas um Enigma do Tempo, ele permitia com que visse as 3 primeiras cartas do seu baralho e colocasse de volta na ordem que quisesse; mas, caso jogasse duas cartas dessa ao mesmo tempo, permitia que o jogador pegasse duas cartas da pilha de descarte na mão. Essa dinâmica era muito forte em Decks de controle, em que os jogadores ficavam voltando recursos para a mão para continuar controlando o oponente.

Expandido Enigma do Tempo

Existem também outras cartas que foram banidas, mas a relevância delas não foi tão grande quanto a das cinco acima. Mesmo assim, listarei abaixo as demais cartas banidas no Formato Expandido:

  • Archeops - 67/101 - Black & White - Vitórias Nobres (Black & White - Noble Victories)
  • Ghetsis - 101/116 - Black & White - Exploradores da Escuridão (Black & White - Dark Explorers)
  • Cartão Vermelho - 124/146 - XY (XY)
  • Coringa de Lysandre - 99/119 - XY - Força Fantasma (XY - Phantom Forces)
  • Truque da Bola Escondida de Maxie - 133/160 - XY - Conflito Primitivo (XY - Primal Clash)
  • Delinquente - 98/122 - XY - TURBOcolisão (XY - BREAKpoint)
  • Marshadow - 45/73 - Sol & Lua - Lendas Luminescentes (Sun & Moon - Shining Legends)
  • Flabébé - 83/131 - Sol & Lua - Luz Proibida (Sun & Moon - Forbidden Light)
  • Unown - 90/214 - Sol & Lua - Trovões Perdidos (Sun & Moon - Lost Thunder)
  • Unown - 91/214 - Sol & Lua - Trovões Perdidos (Sun & Moon - Lost Thunder)
  • Mismagius - 78/214 - Sol & Lua - Elos Inquebráveis (Sun & Moon - Unbroken Bonds)
  • Estratégia do Ten. Surge - 178/214 - Sol & Lua - Elos Inquebráveis (Sun & Moon - Unbroken Bonds)
  • Carimbo de Recomposição - 206/236 - Sol & Lua - Sintonia Mental (Sun & Moon - Unified Minds)
  • Jessie e James - 58/68 - Destinos Ocultos (Hidden Fates)
  • Machadinha de Gelo - 165/214 - Sol & Lua - Elos Inquebráveis (Sun & Moon - Unbroken Bonds)
  • Amuleto de Desafio da Ilha - 194/236 - Sol & Lua - Eclipse Cósmico (Sun & Moon - Cosmic Eclipse)
  • Milotic – 23/106 - XY – Flash de Fogo (XY – Flashfire)
  • Oranguru – 114/156 - Sol & Lua – Ultra Prisma (Sun & Moon - Ultra Prism)
  • Sableye - 62/108 – Black & White – Exploradores da Escuridão (Black & White – Dark Explorers)
  • Shaymin-EX - 77/108, 77a/108 e 106/108 – XY – Ceus Estrondosos (XY – Roaring Skies)
  • Unown - 90/214 – Sol & Lua – Trovões Perdidos (Sun & Moon – Lost Thunder)
  • Unown - 91/214 – Sol & Lua – Trovões Perdidos (Sun & Moon – Lost Thunder)

Lembrando que todas as cartas com o mesmo texto das acima também estão banidas do formato.

Agora faremos um Top 5 de cartas do Expandido. Não podemos listar todas, pois isso demandaria muito tempo. Além disso, citarei abaixo algumas menções honrosas. Vale lembrar que esse Ranking pode variar dependendo de quem o faça e, devido ao lançamento de novas coleções, novas cartas podem aparecer nesse top por terem uma grande sinergia com outras presentes no Formato Expandido.

5º Lugar – Zoroark-GX

Quando rotacionado em 2019, Zoroark-GX era uma das cartas mais vitoriosas da história do Pokémon TCG. Durante toda sua trajetória no formato Padrão, grande parte dos Decks eram compostos por variantes desse “trader”, sempre com algum outro atacante ou até mesmo sendo usado para Decks de controle. Sua habilidade Troca permitia ao jogador descartar uma carta da mão e comprar duas do baralho, o que acelerava muito o jogo. 

Além disso, com apenas o banco cheio e uma Energia Incolor Dupla (que também será uma menção honrosa), infligiam satisfatórios 120 de dano. Outro ponto válido é que, com 210 de vida, não era nocauteado tão facilmente em sua época. Por vários anos, Zoroark-GX também dominou o formato Expandido, tendo sua popularidade diminuída apenas após o lançamento dos grandes Pokémon Aliados (Tag Team).

Expandido Zoroark-GX

4º Lugar - Ultra Bola

A Ultra Bola foi dada por muitos como carta intocável, que não cairia nunca. Bom... ela caiu. A carta tinha um efeito básico de descartar duas cartas da mão e buscar no baralho por qualquer Pokémon. O primeiro print dela foi feito na coleção Black & White - Exploradores da Escuridão (Black & White - Dark Explorers), que foi lançada no Japão no fim de 2011 e nos EUA em maio de 2012. Foi rotacionada em 2019, o que demonstra que foram 7 anos de jogo em muitos Decks meta em diferentes formatos. Foi uma carta que atravessou gerações no Pokémon TCG - por isso, o quarto lugar.

Expandido Ultra Bola

3º Lugar – Dedenne-GX e Crobat-V

Com o recente banimento do Shaymin-EX, o mundo do Expandido perdeu uma das suas principais cartas desde que foi lançada. Esse banimento pode ter sido pedido por muitos, mas também gerou a revolta de outros. No entanto, o que precisa ser dito é: ele será substituído. Dedenne-GX e Crobat-V podem não ter a mesma habilidade, tipo, ataque e sinergia que Shaymin, mas conseguem fazer um trabalho ao menos semelhante para auxiliar nos set ups das partidas. Essas cartas já estavam jogando mesmo com a presença do Shaymin-EX, e agora estão sendo obrigadas a verem mais jogo.

Dedenne-GX Crobat-GX

2º Lugar - Pesquisa no Computador

Poderia facilmente estar em primeiro lugar da lista. A Pesquisa no Computador era uma carta Ace Spec, em que só podia ter uma desse tipo em todo o baralho. Seu efeito era de descartar duas cartas de sua mão e buscar no baralho por qualquer carta que você quisesse. Isso era um baita efeito na época - e até hoje seria, caso a carta ainda jogasse. Vale também uma menção honrosa a todas (ou quase todas) as Ace Spec já feitas.


1º Lugar - Explorador VS.

Do inglês e como é mais conhecido, VS. Seeker, essa carta era a salvação em muitos casos. Com 4 cópias dessa carta em seu baralho, você podia jogar sem medo algum de descartar seus apoiadores, pois ela permitia que você voltasse com eles da pilha de descarte direto para a sua mão. Essa carta permitia enxugar muitos Decks, pois naquela época nem todos eles jogavam com 4 do mesmo Apoiador, exatamente pelo poder de reciclá-los. Ela também abria brechas para viradas históricas puxando um apoiador como Guzma ou Lysandre de volta da pilha de descartes, dando alvo em algum Pokémon do banco do oponente em um momento chave do jogo e acabando com uma partida que estaria perdida caso não tivesse Explorador VS. em seu Deck.


Menções Honrosas

Claro que não podemos falar sobre todas as boas cartas que estão jogando no Formato Expandido, mas aqui podemos colocar algumas menções honrosas:

  • Energia Incolor Dupla
  • Tapu Lele-GX
  • Correio de Treinadores
  • Carga Especial
  • Companheiras de Equipe
  • N
  • Pedra Flutuante
  • Colress
  • Compressor de Batalha
  • Mewtwo & Mew-GX
  • Garbodor
  • Garchomp & Giratina-GX

Dentre muitas outras, essas são as cartas que entrarão nas nossas menções honrosas de hoje. Esse conjunto representa uma mistura de cartas que fizeram história no passado com outras cartas que ainda estão no presente Padrão, porém jogando uma bola no Expandido.

Matéria atualizada por: Nikolas Sales

Sinta-se à vontade para comentar!

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال