Pokémon Café Mix - Preparando Café com os Amigos Pokémon

Pokémon Café Mix

Anunciado durante a Pokémon Presents em 17 de junho de 2020 e lançado exatamente uma semana depois no mundo inteiro, Pokémon Café Mix surge como a nova aposta de jogos mobile da The Pokémon Company.

Com um visual totalmente inovador, gratuito, sem anúncios e jogabilidade um tanto quanto similar ao Pokémon Shuffle, o jogo logo caiu na graça do público. Atualmente, ele é disponibilizado para Android, iOS e Nintendo Switch. Pokémon Café Mix inclusive chegou a ser indicado à categoria "Melhor Jogo Mobile de 2020" da The Game Awards, mas perdeu para o jogo Among Us.

O que é Pokémon Café Mix?

Pokémon Café Mix é um jogo puzzle (quebra-cabeça) em que os jogadores se tornam proprietários de uma cafeteria responsável por atender, exclusivamente, outros Pokémon. Quem faz a apresentação do local é Leah, a única e leal funcionária humana.

Antes de atender cada pedido, o jogador deve concluir um pequeno desafio que consiste em conectar Pokémon iguais para formar combos. Basta tocar no Pokémon desejado e arrastá-lo até outros iguais e que estejam próximos dele. Mas é preciso muita cautela para não mover demais os outros itens da fase e, com isso, perder muitos movimentos.

Para atender o pedido da imagem abaixo, por exemplo, o jogador tem de fazer um total de 16.000 pontos (adquiridos com os combos) e coletar 18 tomates. Estes últimos, são adquiridos assim que direcionados até uma das cestas que estão nos cantos. Cada fase tem a sua peculiaridade.

Pokémon Café Mix - Exemplo de fase do jogo

Café Skills

Como todo bom negócio, a cafeteria tende a expandir, adquirindo novos espaços e inserindo novos pratos no menu. Seu parceiro inicial, Eevee, já não dará mais conta de tantos pedidos e não conseguirá fazer sozinho os 33 pratos disponíveis. Portanto, será hora de você contratar novos ajudantes.

Os próprios Pokémon que frequentam o café se agradam do local e se disponibilizam para ajudar após alcançar certo nível de amizade. Cada pedido concluído aumenta o nível de amizade em 1 ou 2 estrelas (se o Friendship Bonus estiver ativo) e, assim que o Pokémon alcançar o nível 1, ele se tornará mais amigável e se juntará à equipe.

Até o momento, 41 espécies diferentes foram disponibilizadas e cada uma das 8 regiões possui ao menos um representante no jogo.

Pokémon Café Mix - Especialidade dos Pokémon

Cada Pokémon pode vir a possuir maior especialidade em preparar determinados pratos. A própria fase informa um Pokémon que possua a habilidade adequada para resolver de modo mais fácil o puzzle que virá na sequência. Aqui as habilidades especiais são chamadas de Café Skills.

Para desbloquear a Café Skill de determinado Pokémon, basta fazer grandes quantidades de combos até que a barra abaixo do nosso ajudante se encha e libere o item bônus que dá acesso a tal habilidade. No caso do Scorbunny, a seta apontando para a esquerda indica que ele consegue limpar tudo que estará a esquerda do alcance do item bônus.

Pokémon Café Mix - Café Skill, Boosters e Puzzle Powers

Na imagem anterior, também é possível ver um círculo laranja onde está desenhado um megafone. Ele representa um dos 3 Boosters disponíveis no jogo. Sua função é similar a de alguns Café Skills: limpar tudo que estiver ao seu alcance na direção que esta está apontando. E por último, no canto direito da tela, vem os Puzzle Powers, itens limitados que podem ajudar de acordo com seu efeito.

Independentemente da utilização de um Café Skill, Booster ou Puzzle Power qualquer, uma jogada será utilizada, portanto o jogador deve pensar bem antes de utilizá-los.

Obstáculos e Recompensas

Gimmick é o nome dado aos ingredientes especiais de cada receita. São itens indispensáveis a serem coletados para atender cada pedido. Até o momento, existe um total de 37 gimmicks e eles serão desbloqueados progressivamente ao concluir determinado número de pedidos.

Cada um dos gimmicks possui uma maneira diferente de ser coletado. Na foto a seguir, vemos o Honey (mel), um dos gimmicks mais difíceis de se obter nos níveis iniciais, pois tende a se multiplicar pelo campo mesmo que o jogador complete um combo perfeito próximo a ele.

Pokémon Café Mix - Gimmicks (Honey)

Após todo o esforço para atender o pedido, o jogador merece uma recompensa, é claro. Golden Acorn (bolota dourada) é a moeda de troca que se recebe como pagamento pelo serviço prestado. Elas possuem várias funções, sendo a principal delas comprar 3 jogadas extras naquelas fases em que você está no "quase" para concluir.

Para obter mais Golden Acorns para a carteira, basta que o jogador conclua os pedidos gastando a menor quantidade de jogadas possível. Também podem ser adquiridas através de compra com dinheiro real.

Pokémon Café Mix - Golden Acorn

Outro meio de conseguir as bolotas douradas é através do Daily Stamp Board (cartão de carimbo diário), sistema de recompensa diária que pode também trazer, em certas ocasiões, algum Pokémon raro (como Celebi shiny).

Pokémon Café Mix - Daily Stamp Board

Por fim, o Café Challenge (Desafio do Café) é uma outra forma de obter as bolotas - basta concluir os desafios solicitados. Assim que preenchido o cartão, o prêmio é automaticamente liberado.

Pokémon Café Mix - Café Challengers

Party Time, Team Orders e Aparições Especiais

Uma vez ao dia, você pode mandar convites diretos para que 2 Pokémon aleatórios venham lhe visitar. Esta é a Party Time (Hora da Festa), em que o jogador precisa concluir duas fases e, caso conclua, poderá subir o nível de amizade com eles. O jogador pode intervir na escolha, mas gastará 50 Golden Acorns a cada mudança, até obter a dupla desejada.

Pokémon Café Mix - Party Time

Para manter a comunicação com outros jogadores é necessário entrar em um time. Ao ingressar em um, você receberá aleatoriamente as Team Orders, pedidos especiais voltados ao time. Caso seu time conclua certa quantidade de Team Orders, você receberá prêmios, podendo até recrutar um novo e exclusivo Pokémon para sua equipe.

Em determinadas ocasiões, um certo Pokémon exclusivo pode resolver aparecer na fila do café e será a chance perfeita de recrutá-lo. Por isso, é interessante sempre ficar de olho na Mailbox para descobrir qual, e até quando, determinada criatura estará pela área.

Pokémon Café Mix - Time Pokémon

Sinta-se à vontade para comentar!

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال