Pokémon Sword e Shield - Como Ajustar Pokémon para o Competitivo?


Em Pokémon Sword & Shield nunca foi tão fácil tornar um Pokémon apto para batalhas competitivas.

Por: Janio Lima (Twitch: twitch.tv/janiolynx; Twitter: twitter.com/janiolynx)

Em jogos anteriores da franquia, deixar um Pokémon preparado para batalhar em competições oficiais de Pokémon, ou mesmo no sistema de ranqueadas online dos jogos, era um processo que envolvia muito tempo e dedicação por parte dos jogadores: capturar uma criatura com os stats corretos, melhor natureza, habilidade, etc.

Felizmente, com o advento de Pokémon Sword & Pokémon Shield, nunca foi tão fácil e rápido criar um Pokémon para batalhar competitivamente, ousando dizer que você pode fazer tudo isso em questão de alguns minutos, graças à adição de diversos itens e novas features introduzidas nessa Geração.

Posso tornar qualquer Pokémon preparado para batalhar?

Na maioria das vezes, sim*! Você pode deixar qualquer Pokémon pronto para batalhar, inclusive Lendários e Míticos, embora alguns Pokémon sejam mais viáveis de serem usados do que outros, por se destacarem em alguma combinação de atributos, habilidades e/ou move pool diferenciadas do convencional.

Contudo, usar Pokémon menos populares pode até se mostrar uma escolha inteligente em certas ocasiões, pegando de surpresa jogadores que ficariam atônitos sobre como responder de forma efetiva ao seu Pokémon.

Observação: Tenha em mente que, para certas estratégias, ainda se faz imprescindível que se use técnicas convencionais de breeding ou Soft Reset, como quando desejamos ter valores de IV específicos em certos atributos (um Pokémon com 0 IV na Speed para uso em um time de Tricky Room, por exemplo).

* Infelizmente ainda não existe um item que reduza os IVs. Até o momento, só é possível para aumentar até o máximo.

Arrumando a Habilidade do Pokémon

Geralmente, meu ponto de partida quando vou montar um Pokémon para o competitivo é sua habilidade. Ela me diz se deveria capturar um Pokémon selvagem qualquer para assim fazer breeding com ele ou se devo me aventurar em procurar por sua habilidade secreta (Hidden Ability). Isso porque, como o próprio nome sugere, uma Hidden Ability não pode ser encontrada de maneiras convencionais em encontros com aquele Pokémon.

E quando falamos de Pokémon Sword & Shield? Encontrar Hidden Ability (HA) geralmente envolve entrar em Max Raid Battles específicas daquele Pokémon em que existem chances de aparição de espécies com ela. No site Serebii.Net você inclusive pode ter um mapa de todas as Dens presentes no jogo, para assim escolher em qual delas começar a realizar Max Raid Battles pelo seu Pokémon favorito.


Os Pokémon podem vir com diversas habilidades, então tenha em mente qual delas vai melhor se adequar à sua estratégia. Isso ocorre graças a novos itens, como o Ability Capsule, que permite alterar a habilidade atual do Pokémon por outra de suas habilidades padrão, e ao Ability Patch, que pode substituir a habilidade atual do Pokémon pela sua HA.

Dessa forma, eu poderia usar uma Ability Capsule em meu Corviknight com Unnerve para alterar sua habilidade para Pressure ou usar uma Ability Patch para alterá-la para Mirror Armor.



Ability Capsule permite trocar entre habilidades padrão do Pokémon, enquanto uma Ability Patch troca uma habilidade padrão por uma habilidade escondida (Hidden Ability).

Uma Ability Capsule pode ser adquirida normalmente por 50 Battle Points (BPs) na Battle Tower ou 50 Dynite Ores no Max Lair, na expansão Crown Tundra. Já uma Ability Patch somente pode ser adquirida no Max Lair, por 200 Dynite Ores. Caso não tenha recursos ou prefira não gastar eles com Pokémon que possam ser breedados, você pode procurar na Pokédex seu habitat ou conferir no site Serebii.Net um mapa de todas as Dens presentes no jogo e agilizar o processo de conseguir o Pokémon com a Hidden Ability.



É possível adquirir adquirir Ability Capsules e Ability Patches com essa NPC no Max Lair, área exclusiva da DLC Crown Tundra.

Arrumando os Valores Individuais (IV)

Em breve, teremos em nossa série de posts um artigo completíssimo sobre os Individual Values (ou IVs, como são popularmente conhecidos). Mesmo assim, vou dar uma pequena introdução:

Imagine que você e um amigo combinam de evoluir através de doces um Cinderace até o Level 100, ambos com natures e moves iguais. Você percebe que enquanto o valor do Stat HP do seu é 291, o dele é 301. Como poderia ter diferença se ambos são aparentemente iguais? A resposta é que, na verdade, eles possuem um “valor escondido” para cada atributo que determina o quão bom aquele Pokémon é nesse atributo quando comparado ao Base Stat da espécie.


Dois Dragapult com mesmo level, natures, abilities e moves - e ainda assim têm valores diferentes em seus atributos. O que explica? Diferentes IVs na Speed e no HP.

Os IVs são classificados em uma escala de 0-31 pontos, obtendo a seguinte escala:

Classificação do IV Valor
No Good (Nada Bom) 0
Decent (Aceitável) 1-10
Pretty Good (Bom) 11-20
Very Good (Muito Bom) 21-29
Fantastic (Fantástico) 30
Best (Supremo) 31

Geralmente, queremos nossos Pokémon com a maior quantidade possível de Stats com a classificação Best. Claro, geralmente um Pokémon que é um atacante físico não precisa de um Special Attack perfeito, assim como um atacante special não precisa necessariamente de um valor elevado em seu Attack.


Vamos retornar ao nosso exemplo: Com as escalas de classificação, fica mais fácil perceber as diferenças entre IVs.

Qualquer atributo diferente de Best ainda pode ser elevado para o IV máximo (31) usando o recurso Hyper Training na Battle Tower, desde que o Pokémon esteja no Level 100 e ao custo de um item Bottle Cap. Se desejar elevar mais de um atributo para o IV máximo, você pode elevá-los todos com um único uso do item chamado Gold Bottle Cap. Por outro lado, não temos ainda uma mecânica disponível para reduzir os IVs. Estamos ansiosos por isso!


É possível realizar Hyper Training para elevar um ou mais Stats de um Pokémon com este NPC na Battle Tower.

Arrumando a Nature

Cada Pokémon capturado ou chocado possui uma natureza que, dentro da lore do jogo (e mesmo no universo do anime), representa a personalidade daquele Pokémon. Um Pokémon alegre provavelmente é da natureza Jolly, um comportamento mais tímido seria justamente Timid, e assim sucessivamente.

Contudo, além desse caráter informativo, as natures são importantes porque representam uma aptidão do Pokémon em determinado atributo e inaptidão em outro - assim, reduzindo 10% do atributo menos útil e aumentando esses 10% em seu atributo mais útil.

Assim, ao todo temos 25 Natures, sendo 5 delas neutras pois nem aumentam nem diminuem nada. Quer saber mais? Temos um artigo super completo sobre as Natures sobre todas elas aqui no site!

Mas calma, você não precisa decorar todos os efeitos de todas as 25 Natures do jogo. Desde HeartGold e SoulSilver, dentro da janela de Atributos de seu Pokémon, é possível ver os atributos com valores aumentados em vermelho e os atributos com valores diminuídos em azul.

Já conseguiu um Landorus Modest com atributos excelentes em uma Dynamax Adventure, mas precisa que ele seja da Nature Jolly? Graças aos céus estamos na Geração VIII, e com ela tivemos a adição dos itens chamados Mints (uma para cada Nature presente na lista), que permitem mudar os efeitos da Nature do Pokémon para as descritas na Mint.



As Mints podem ser usadas a partir da bag para mudar os efeitos da Nature de um Pokémon. Além disso, ela altera os Stats do Pokémon, mas não altera a sua personalidade - então continuará sendo descrita como Modest. Saber isso é importante porque, caso o Pokémon possa ser evoluído ou breedado, o que importará para a próxima evolução ou quaisquer ovos gerados a partir daquele Pokémon é justamente a Nature descrita no Pokémon.



Aqui temos um Landorus-Therian no qual aplicamos uma Jolly Mint. Perceba que a Speed aumentou e a Sp. Atk diminuiu, efeitos da Nature Jolly. Contudo, ele continua sendo um Pokémon Modest em seu summary.

Mints podem ser compradas por 50 Battle Points (BP) na Battle Tower em Wyndow, encontradas pelos mapas de Isle of Armor e Crown Tundra, ou até mesmo recebidas como recompensas de batalhas na Battle Tower e nas Ranked Battles.



Você pode adquirir Mints para cada Nature com este NPC, na Battle Tower.

Arrumando o Valor de Esforço (EV)

Toda vez que você batalha e derrota um Pokémon selvagem, além dos Pontos de Experiência (XP) ganhos, existe uma outra recompensa recebida: são os Effort Values (EVs).

Assim como os IVs, os EVs também são atributos escondidos que ajudam a compor o Stat geral, e o seu ganho varia de acordo com o Pokémon derrotado, de forma que cada Skwovet selvagem derrotado rende sempre 1 EV para HP, enquanto todo Rookidee derrotado rende sempre 1 EV para Speed - e assim sucessivamente. 

Além disso, a cada 4 pontos em EVs de um mesmo tipo aumenta em 1 o Stat geral do seu Pokémon relacionado àquele tipo. Então, se você nocauteou 4 Rookidee com um Sobble, o valor de Speed de seu Sobble aumenta automaticamente em 1 ponto. Você pode ver uma lista de valores de EV ganhos ao se derrotar cada Pokémon aqui.

Um Pokémon pode ganhar no máximo 510 EVs no total, e destes, cada atributo pode ser elevado até no máximo 252 EV (um aumento expressivo de 64 pontos no Stat final), o que te deixaria com 2 atributos elevados ao máximo e 6 EVs restantes (só parecem ser 4 para nós, mas nas entranhas do jogo, são 6. Confira aqui um texto que comenta sobre esse assunto - o de que seria suficiente para elevar 1 ponto de outro atributo, de forma que os últimos 2 EVs seriam completamente desperdiçados.

Vamos ater a nossa proposta de adequar um Pokémon para o competitivo o mais rápido possível: por isso, vamos fazer uso então das Vitamins (que concedem 10 EVs em um atributo específico) e das Feathers (que concedem 1 EV em um atributo específico). Você pode ver uma tabela de ambos os itens abaixo:



As Feathers (peninhas) podem ser aplicadas a partir da Bag e cada uma adiciona 1 EV ao atributo no qual está selecionado.

Atributo Vitamin (+10) Feathers (ou Wings) (+1)
HP HP Up Health Feather
Attack Protein Muscle Feather
Defense Iron Resist Feather
Sp. Attack Calcium Genius Feather
Sp. Defense Zinc Clever Feather
Speed Carbos Swift Feather

Vamos supor que eu queira montar um Regieleki Timid bem veloz, com 252 em Speed, 252 em Sp. Attack e usar os 4EVs restantes para colocar em Defense. Provavelmente compraria 26 Carbos, 26 Calcium e 1 Iron (este, eu teria que lembrar de colocar por último para não estragar meus cálculos) OU posso substituir por 4 Resist Feather, ter o mesmo resultado e não me preocupar com a ordem em que aplico os itens. De fato, geralmente gosto de fazer os ajustes finos sempre por Feathers antes de aplicar Vitamins.



Nesta tela, ao apertar X é possível ver a curva de investimento de EVs de um Pokémon. Perceba que ao chegar no máximo (252), o atributo exibe estrelinhas brilhantes.

Mas e se eu errar no treino de EVs? Estará tudo perdido?! Vou ter que dar release e começar novamente? Calma, jovem! Felizmente, é possível corrigir erros nessa distribuição através do uso de algumas berries que reduzem em 10 EVs de um Stat em troca de um aumento na happiness. São elas: Pomeg (reduz HP), Kelpsy (reduz Attack), Qualot (reduz Defense), Hondew (reduz Sp. Attack), Grepa (reduz Sp. Defense) e Tamato (reduz Speed).



Quer reduzir o EV de Speed de seu Pokémon? Alimente-o com a Tamato Berry para reduzir 10EVs desse Stat em troca de aumento da happiness.

Outra maneira mais drástica para corrigir a distribuição de EVs é contatando a Reset Lady, uma NPC que se localiza em uma pequena ilha arenosa a leste do Master Dojo, em Workout Sea. Ela elimina quaisquer alterações de EVs em um Pokémon, tornando-o novamente uma tela em branco para seu treino de EVs.



Esta NPC na DLC Isle of Armor permite zerar quaisquer alterações nos EVs de um Pokémon pelo custo de 10 Armorite Ore.

Exemplo prático: Montando um Thundurus

Após uma Dynamax Adventures bem sucedida contra um Thudurus junto com alguns amigos, eu capturo um ótimo Pokémon. Todos os seus atributos são BEST, exceto pela Defense e pela Speed, sua Nature é Naive e sua ability é Prankster. Não são nada daquilo que quero, mas não tenho tempo para realizar Soft Reset daquela Adventure até encontrar exatamente o que procuro.


Conseguimos um ótimo Thundurus, mas temos um longo caminho para torná-lo perfeito.

Geralmente, um Pokémon capturado em uma Max Raid Battle 5 Estrelas possui o nível por volta de 65-70. Por isso, elevo seu nível até 100 usando Exp. Candy (de preferência XL e L).



Vamos aumentar o nível do nosso Thundurus rapidamente usando Exp. Candies. Estes doces podem ser facilmente adquiridas em Max Raids. Depois, viajo até a Battle Tower e uso o recurso de Hyper Training com o NPC à direita para elevar a Defense e Speed de meu Thundurus para o máximo. Posso elevar ambos os Stats ao custo de 1 Gold Bottle Cap. Agora, posso dizer que tenho um Pokémon virtualmente com 6 IVs perfeitos.



Usamos um Gold Bottle Cap para treinar 2 Stats simultaneamente, ao invés de um Bottle Cap para cada Stat. Ainda na Battle Tower, compro uma Jolly Mint e uso diretamente da Bag em meu Thundurus. Assim, para todos os efeitos, meu Pokémon tem aumento na velocidade e decréscimo no Sp. Attack (um atributo que não pretendo usar mesmo).



Viajo para o Max Lair em Crown Tundra e compro uma Ability Patch por 250 Dynite Ores e, assim, meu Thundurus agora possui Defiant, permitindo que caso qualquer de seus Stats seja reduzido em combate (pelo uso de um Intimidate, por exemplo), seu Attack seja aumentado.



Queremos que ele seja rápido, com ataques poderosos e podendo ser capaz de suportar dano. Logo, optamos pela seguinte distribuição: Speed 252, Attack 252 e HP 4. Para treinar EVs, o melhor lugar para adquiri-las é na Vendor machine no Master Dojo de Isle of Armor, mas você também pode adquirir no Pokémon Center na praça de Wyndon. Compramos então 26 Protein, 26 Carbos e 1 HP Up.



Aplicamos as Vitamins, completamos sua barra de Dynamax com Dynamax Candies para fortalecê-lo ainda mais durante os turnos de Dynamax, e nosso Thundurus já está quase pronto para as batalhas.



Vamos escolher o moveset: queremos que nosso Thundurus seja extremamente ofensivo, então optamos por moves como Wild Charge, Fly, Foul Play, com o último slot para escolha entre outro golpe ofensivo como Superpower ou Protect, ideal para sobrevivência nas Double Battles do competitivo. Ficamos com a segunda opção.



Sempre que pensar em Moveset, lembre-se de consultar o Move Tutor do Pokémon Center para recuperar moves esquecidos por seu Pokémon. Adicionalmente, fazer Raids e explorar bastante o jogo também é importante para aumentar sua biblioteca de TMs e TRs.



Para finalizar, aumentamos ainda mais seu ataque colocando uma Life Orb como held item e temos um Pokémon apto a ingressar em seu time para batalhas competitivas. E o melhor: tudo isso em poucos minutos!


Um Pokémon preparado para batalha e feito rapidinho. Não é demais?

Então, é isso! Espero que estas dicas sejam úteis para você e tenham ajudado a esclarecer dúvidas e termos que sempre parecem nublados para quem está querendo começar a jogar VGC.



Quer conhecer mais sobre a VGC Brasil e as ligas que a compõem? É só clicar aqui para acessar todas as mídias sociais! Você também pode encontrar aqui os criadores de conteúdo de VGC que podem te passar bastante conhecimento sobre o formato, seja com transmissões ao vivo, vídeos ou Podcast!

Sinta-se à vontade para comentar!

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال