New Pokémon Snap - Análise Completa - Pokémon Blast News

Novidades

Ad superior

10/05/2021

New Pokémon Snap - Análise Completa

New Pokémon Snap - Análise Completa

Introdução

Depois de 22 anos, finalmente a The Pokémon Company resolveu trazer novamente um jogo aos moldes de Pokémon Snap. Lançado no último dia 30 de abril, New Pokémon Snap relembra a antiga fórmula do jogo de 64 e a eleva ao seu limite, trazendo uma experiência – mesmo que familiar – bastante inovadora. Será que o jogo vale seu preço? Será que o jogo realmente é bom? Confira a análise completa da PBN a seguir.

Se você quiser, pode acompanhar nossa Análise por vídeo também:


O que é New Pokémon Snap

New Pokémon Snap é uma recriação de Pokémon Snap, lançado para o longínquo Nintendo 64 no ano de 1999. Ele foi desenvolvido pela Bandai Namco Studios e publicado pela Nintendo. O jogo é um exclusivo de Nintendo Switch, lançado em 30 de abril de 2021.

A ideia de New Pokémon Snap é, na verdade, bastante simples. A base do jogo é praticamente a mesma do game original, mas feita agora sob o poder de Hardware e Software de 22 anos no futuro – o que certamente traz algumas mudanças. Em palavras fáceis, o jogo consiste em um personagem andando em um carro futurista enquanto busca tirar as melhores fotos de Pokémon em um determinado cenário. Por isso, basta que você mova a câmera e tire fotos ao seu redor. Contudo, obviamente, o jogo esconde muito mais do que isso.

New Pokémon Snap - História do Jogo

História

A história do New Pokémon Snap se passa em torno da investigação do Prof. Mirror a respeito do Fenômeno Illumina, um fenônemo exclusivo da região Lental que faz com que certos Pokémon emitam luzes e brilhem de uma forma exuberante. Você controla o personagem que vai explorar as diversas ilhas da região de Lental em busca destes Pokémon e novas pistas que possam explicar a origem deste fenômeno.

Captain Vince New Pokémon Snap

De acordo com o Prof. Mirror, o Captain Vince foi o primeiro explorador a registrar esse fenômeno em um diário deixado há centenas de anos. Com base nas informações disponíveis, o professor sugere que o Fenômeno Illumina surgiu a partir da colisão de um meteoro na região, o Tellur Meteorite. Alguns Pokémon foram atingidos diretamente por esse meteoro, por isso eles se tornaram capazes de brilhar sob determinadas condições.

Contudo, conforme o jogador avança na história, ele descobre que o Fenômeno Illumina já existia na região Lental muito tempo antes do meteoro cair. O plot twist do jogo consiste em descobrir que um determinado Pokémon Lendário é o grande responsável por trás deste fenômeno e que, na verdade, ele compartilhou o seu poder com determinados Pokémon para que eles pudessem proteger a região contra a destruição do meteoro. Você vai precisar jogar até o fim para descobrir qual é o grande desfecho do jogo!

Tellur Meteorite New Pokémon Snap

Jogabilidade

Em termos de jogabilidade, New Pokémon Snap, assim como comentado, é bastante simples. Você é convidado pelo Professor Mirror e Rita, sua assistente, a tirar fotos de Pokémon em diferentes biomas: floresta, praia, deserto, entre outros. Para isso, o professor lhe entrega o Neo-One (alusão ao antigo Zero-One do 64), um veículo autônomo futurista capaz de andar sozinho pelo cenário. Dessa forma, o personagem percorrerá os trechos – que representam as fases – em todos os biomas em busca das melhores fotos dos Pokémon.

New Pokémon Snap não apresenta nenhum segredo nesse sentido. Basta realmente que você mova a câmera e saia tirando fotos dos Pokémon. No entanto, o maior desafio do jogo é justamente o fato de você não controlar o percurso ou a velocidade mínima do Neo-One. Com isso, você se deparará em muitos momentos em que você gostaria que ele andasse mais devagar ou voltasse apenas um trechinho para que você tirasse aquela foto perfeita do seu Pokémon favorito.

New Pokémon Snap - Torterra

Porém, a partir do momento que o veículo não pode ser controlado, o desafio de tirar fotos perfeitas se torna ainda maior. O jogador precisa ser certeiro e assertivo no clique da câmera, uma vez que, se a oportunidade passar, ele terá que retornar ao começo da fase. Talvez se o jogador pudesse controlar o veículo ou seu personagem, o jogo não teria o mesmo brilho.

Outro ponto interessante é que todas as fases podem ser jogadas em suas versões diurnas ou noturnas em Níveis 1, 2 e 3, sendo que todas apresentam características, dinâmicas, interações e Pokémon diferentes. É como se, para cada fase, existissem 6 versões completamente diferentes dela mesma. Isso gera um senso de curiosidade e desafio ainda maior para o jogador, que precisa sempre explorar versões diferentes de um ambiente que já conhece e, mais importante, ser recompensado de diferentes formas.

New Pokémon Snap Photo Rating

Depois de completar a fase, o jogador é levado para a seção de avaliação de fotos. Aqui, você deverá escolher uma foto de cada espécie de Pokémon para ser avaliada pelo Professor Mirror, sendo que este lhe dará pontos conforme a qualidade que ele atribuir à imagem. Elas podem ser classificadas em 1 Estrela, 2 Estrelas, 3 Estrelas e 4 Estrelas. As estrelas também são divididas em bronze, prata, ouro e diamante, variando conforme a pontuação alcançada.

Assim como no jogo original, não fica claro quais são os atributos que o Professor Mirror utiliza para classificar as imagens – o que rende alguns momentos bem engraçados. Em algumas fotos, o Pokémon nem aparecerá direito, e você receberá 3 ou 4 Estrelas, além de vários pontos; em outros, você tirará uma foto que considera excelente, mas ela terá apenas 1 Estrela. Mais importante que isso, depois de um tempo você prestará mais atenção nos gráficos do jogo e tentará encontrar Pokémon diferentes, sem se importar necessariamente com a pontuação atribuída às fotos por parte do Professor.

New Pokémon Snap - Pokémon Interagindo

Itens

Conforme você avança em New Pokémon Snap, assim como no antigo jogo de 64, receberá novos itens para interagir com os Pokémon. O primeiro deles é a Fluffruit, a mesma “maçãzinha” que recebia no jogo anterior. Você pode usá-la para atrair os Pokémon, descobrir interações diferentes ou alimentá-los. Várias interações especiais dependem desse item. Além disso, outros itens são as Illumina Orbs, que quando arremessadas em um Pokémon fazem com que ele brilhe. Esse item é essencial, principalmente em fases noturnas, para tirar fotos realmente impressionantes.

Além desses, há também a Melody Player, agora não mais representada pela PokéFlute, como no jogo de 64. Apertando um simples botão, seu personagem começará a tocar uma música capaz de acordar alguns Pokémon, irritar outros, ou simplesmente fazê-los dançar. Essa música também é essencial para conseguir algumas interações exclusivas que lhe darão mais estrelas em algumas fotos.

New Pokémon Snap Itens

Por fim, mas não menos importante, há o Scanner, novidade aqui de New Pokémon Snap. Ao apertar um botão, você lançará um Scan em sua frente capaz de indicar todos os Pokémon presentes próximos à você. O Scanner é muito importante para não deixar que nenhum Pokémon escape aos seus olhos, já que ele mostra até mesmo algumas criaturas escondidas pelo mapa. Sendo essencial nas fases noturnas, muitas vezes ele poderá te mostrar algum Pokémon escondido em um arbusto, em um buraco qualquer ou até mesmo atrás de árvores ou matos. Além disso, vale lembrar que sempre que você lançar um Scan, os Pokémon próximos a você olharão em sua direção.

Todos estes itens fazem da experiência de New Pokémon Snap ainda mais intrigante, já que são formas adicionais de gerar interações com os Pokémon. Várias fotos de 4 Estrelas apenas podem ser adquiridas através de uma combinação desses itens - situação esta que, é claro, representa uma interação oculta no jogo. Além disso, não há limite de uso de nenhum destes itens, o que faz com que o jogador possa fazer diversas tentativas de interações durante a fase.

Personagens

Todd New Pokémon Snap

New Pokémon Snap apresenta novos personagens do mundo Pokémon. O primeiro deles é o Prof. Mirror, um pesquisador que identificou pela primeira vez os vestígios do Fenômeno Illumina na região de Lental. Agora, ele dedica sua pesquisa a entender mais a respeito desse fenômeno.

O Prof. Mirror conta com uma assistente de pesquisa, Rita, que acompanha os diálogos do jogo ao longo de toda a história.

Além disso, logo nas primeiras horas do jogo é possível reencontrar ninguém menos que Todd, o personagem destaque do jogo original do Nintendo 64. Em New Pokémon Snap, Todd já cresceu e se tornou um fotógrafo profissional. Ele é mentor de Phil, que se apresenta como rival do jogador. Apesar da rivalidade declarada, não há nenhum tipo de desafio entre os personagens ao longo da história.

Todos os personagens em New Pokémon Snap atuam apenas orientando o jogador com dicas, oferecendo novos recursos e reagindo às fotos tiradas nos estágios.

Pokémon Lendários e Easter-Eggs

Mew New Pokémon Snap

Assim como no jogo original, New Pokémon Snap traz alguns Easter Eggs para que os jogadores descubram novos Pokémon pelas fases. Alguns deles são realmente bastante difíceis de serem encontrados, e demandam uma série de ações com outros Pokémon ou rotas alternativas para se chegar até eles.

Obviamente, a maioria dos Easter Eggs estão relacionados aos Lendários. Nesse jogo, existem 10 deles, sendo que todos dependem de alguma ação escondida dentro do mapa para surgirem. É bastante divertido tentar descobrir sozinho como encontrá-los, mas diversos guias já explicam quais interações eles demandam. Se você quiser encontrar todos os Lendários em New Pokémon Snap, clique aqui.

Gráficos

Se você viu, no mínimo, a Box Art de New Pokémon Snap, você sabe que aqui é onde o jogo mais brilha. Sinceramente, não há muito o que falar aqui a não ser o fato de que este, indiscutivelmente, é o jogo Pokémon mais bonito já feito. Absolutamente todos os aspectos que envolvem gráficos aqui – como Modelos 3D, brilho, nitidez e o próprio gráfico em si - são magníficos. A cada fase, você não acreditará na qualidade dos Pokémon aqui.

Nesse sentido, basta que você assista aos Trailers ou jogue a primeira Cutscene para perceber o quão bom é este aspecto de New Pokémon Snap. A forma de interação dos personagens, os Pokémon, a qualidade dos biomas, a água e até o Menu do jogo são lindos. Tudo isso é auxiliado pelo fato de que a desenvolvedora foi muito criativa nas formas de colocar os Pokémon nas fases. Eles foram colocados de forma orgânica, como se já fizessem parte daquele ambiente, e encaixam de forma perfeita no bioma em que existem.

c

Embora no jogo de Nintendo 64 houvesse apenas 60 Pokémon disponíveis (frente aos 151 existentes na época), dessa vez a The Pokémon Company tinha em frente um material muito mais valioso em suas mãos. Por isso, escolheu 214 criaturas (frente às 898 existentes atualmente) para participarem desse jogo. E isso trouxe, claramente, uma organicidade e fluidez ao game que justifica a forma criativa com a qual ela inseriu os Pokémon nas fases. Criaturas como Vivillon e Bouffalant, presentes logo na primeira fase, são ótimos exemplos.

Como se já não bastasse, a qualidade gráfica de New Pokémon Snap é, ainda, exaltada pelo Fenômeno Illumina, que faz com que os Pokémon brilhem nas fases. Principalmente nas versões noturnas, esse fenômeno faz com que os jogadores consigam capturar momentos realmente de encher os olhos. A utilização dessa mecânica engrandece os gráficos e cria um desafio a mais para o jogador, que em diversos momentos busca tirar fotos dos Pokémon brilhando.

New Pokémon Snap - Meganium Illumina

É bem verdade que, em termos gerais, outras franquias de outras distribuidoras e desenvolvedoras já nos apresentaram gráficos de melhor qualidade. No entanto, fazendo uma comparação apenas entre as qualidades gráficas que nos foram apresentadas na franquia Pokémon, é realmente impressionante o que a Bandai Namco fez com este jogo. O poder de hardware do Switch foi capaz de trazer, com certeza, gráficos de brilhar os olhos em jogadores que sequer conhecem Pokémon.

Dito isso, não dá para negar que a expectativa gráfica dos futuros jogos de Pokémon para o Switch foram elevadas ao extremo depois da chegada de New Pokémon Snap. Imaginar um jogo da série principal com esses gráficos, esses Modelos 3D e essas interações, embora pareça um sonho distante, não deve mais ser uma possibilidade descartada por parte dos fãs. Quem sabe Pokémon Legends: Arceus não nos traga um pouco disso?

New Pokémon Snap - Gráficos

Modo Online e Edição de Imagens

Alinhado à proposta de trazer um jogo como Pokémon Snap para a atualidade, a Bandai Namco não poderia deixar de fora algumas interações online para os jogadores em New Pokémon Snap. Por isso, todas as fotos capturadas podem ser editadas no próprio jogo e postadas em uma espécie de perfil online do jogador.

As opções de edição de imagens não são das mais variadas, mas certamente são um aspecto que fará sucesso entre os jogadores. É possível inserir stickers, redimensionar, rotacionar, entre outras opções. Algumas montagens, quando bem feitas, são bastante engraçadas, e certamente renderão vários compartilhamentos internet afora.

Além disso, houve um esforço para deixar toda essa dinâmica online bastante simples em New Pokémon Snap. Basta que o jogador entre na sua Photodex e encontre a foto que deseja compartilhar. Depois, ele poderá editar e publicar em sua página online facilmente.

New Pokémon Snap - Photo Editor

Da mesma forma, caso o jogador deseje, ele poderá rapidamente enviar a foto – editada ou não – para seu celular. Para isso, New Pokémon Snap utiliza do botão de “Captura de Tela” do Nintendo Switch e dá a opção ao jogador de entrar no seu álbum do console. Assim, lendo um simples QR Code com a câmera do celular, o aparelho e o Switch se conectarão a uma mesma rede Wi-fi. Em seguida, basta ler um segundo QR Code e o celular entrará em uma página do navegador com a foto. Por fim, basta que o jogador faça o download da imagem.

Um aspecto importante que merece ser citado aqui é o fato de que, sendo um jogo single-player e com fases limitadas, New Pokémon Snap não apresenta nenhuma opção pós-game relevante (a não ser a busca pela Photodex completa). Por isso, manter um Modo Online e a possibilidade de edição e compartilhamento das fotos pode ser o maior trunfo do game no sentido de se manter vivo ao longo do tempo.

Se isso vai acontecer ou não, só o tempo dirá – mas é certo que, pelo menos pelos próximos meses, veremos diversas imagens magníficas ou engraçadas do game em redes sociais como o Instagram. A foto abaixo, por exemplo, foi tirada por quem vos escreve:

New Pokémon Snap - Leafeon

Conclusão

New Pokémon Snap, em certo ponto, inova o que já conhecíamos da franquia Pokémon. Ele representa uma recriação de um Spin-Off lançado há mais de 22 anos e que, talvez, muitos nem lembravam ou jogaram. Além disso, utiliza de uma fórmula de sucesso extremamente simples do passado para trazer ao presente uma ideia mais realista sobre a franquia Pokémon. E ainda consegue fazer isso melhorando diversos aspectos tidos como falhas do jogo original, tendo em vista que agora possui um software e hardware bem mais potentes comparativamente à época.

Pode-se dizer que o jogo traz uma jogabilidade bastante simples, mas efetiva e divertida, capaz de entreter durante longas horas. Sua mecânica de recursos e o fenômeno Illumina auxiliam na diversão e mostram novas formas de convívio com os Pokémon. O Modo Online do jogo, da mesma forma, entrega um pós game memorável e digno de ser lembrado por vários anos em redes sociais. E para completar, o jogo traz tudo isso utilizando do melhor gráfico e das melhores interações que já existiram na história da franquia Pokémon, aumentando as expectativas do que pode existir no futuro. New Pokémon Snap é, em resumo, o jogo da franquia Pokémon que todos queriam, mas ninguém sabia.
Agradecimentos à Nintendo por ceder gentilmente uma cópia do jogo para análise.

Post Top Ad