O que são Individual Values (IVs) e Como Arrumar em Pokémon Sword e Shield?

Individual Values Pokémon Sword Shield

Por: Caio Romanini, Phantom Pumpkin (YouTube: youtube.com/c/phantompumpkin; Twitch: twitch.tv/phantompumpkin; Twitter: twitter.com/pumpkinphantom; Facebook: facebook.com/phantompumpkin)

E aí galera, beleza? Aqui é o Caio, também conhecido como Phantom Pumpkin, e hoje venho aqui trazer para vocês o que são os Individual Values, ou simplesmente IVs!

Existem três fatores que são levados em consideração para definir os Stats de um Pokémon (HP, Ataque, Defesa, Ataque Especial, Defesa Especial e Velocidade): (1) os Base Stats, (2) os Effort Values (EVs) e (3) os IVs.

Pense em uma corrida de 100 metros entre um ser humano e um guepardo. É óbvio que o guepardo ganhará essa corrida, porque o simples fato de ser esse animal já garante uma vantagem de velocidade para ele. Essa analogia funciona para explicar os Base Stats, uma vez que eles são inerentes da espécie do Pokémon e, portanto, todas as criaturas da mesma espécie terão os mesmos Base Stats.

Guepardo

Agora vamos colocar na nossa corrida duas pessoas: de um lado o Usain Bolt e do outro o irmão gêmeo dele, que nunca treinou corrida em sua vida. Teoricamente, eles iniciaram em um mesmo ponto de partida, mas o esperado é que Bolt vença por ter treinado muito para isso. Essa diferença entre os dois seria o equivalente aos EVs, ou seja, pode ser que dois Pokémon tenham nascido exatamente iguais, mas o modo como eles são treinados pode mudar muito os stats de um Pokémon.

Usain Bolt

Por último, pense uma corrida entre o gêmeo secreto do Bolt e uma pessoa com propensão à obesidade, sendo que nenhum dos dois treinou. O esperado é que o gêmeo do Bolt vença, porque apesar do treino ser importante, cada pessoa tem um material genético que pode favorecer ou desfavorecer certa atividade. E é exatamente aqui em que entram os IVs. Eles nada mais são do que o material genético do Pokémon, ou seja, que já nasce com o Pokémon e é bem mais difícil de alterar do que os EVs. No entanto, isso é possível, diferentemente dos Base Stats.

A primeira coisa que se deve saber sobre os IVs é que cada stat tem um IV diferente, e ele varia entre 0 e 31, sendo 0 o pior e 31 o melhor. Cada IV aumenta em um ponto o stat de um Pokémon no nível 100 e qualquer combinação de IVs é possível, ou seja, um Pokémon pode ter todos os IVs 31 ou todos os IVs 0, ou qualquer combinação no meio.

Solgaleo Max Lair Pokémon Sword Shield

Um Pokémon selvagem terá seus IVs completamente aleatórios, a menos que seja um Pokémon lendário ou algumas espécies específicas, que possuem sempre 3 IVs 31 garantidos. No Max Lair, os lendários possuem 4 IVs perfeitos.

Agora, se um Pokémon saiu do Ovo, não é algo completamente aleatório. O Pokémon vai “herdar” 3 IVs aleatórios dos pais. Pode ser tanto os 3 do pai, os 3 da mãe, 2 da mãe e 1 do pai, etc. Porém, caso um dos pais esteja segurando um Destiny Knot, serão passados 5 IVs dos pais, também em qualquer combinação. Por isso, não faz diferença qual pai está segurando o item.


Caso um dos pais esteja usando um Power Item, o IV relativo ao stat do respectivo item do pai/mãe que estiver segurando tal item será obrigatoriamente passado para o filhote. Abaixo há uma tabela de tais itens e seus respectivos stats.

Nome Stat Correspondente
Power Anklet Velocidade
Power Band Defesa Especial
Power Belt Defesa Especial
Power Bracer Ataque
Power Lens Ataque Especial
Power Weight HP

O stat passado através do Power item será incluído entre os 3 (5 com o Destiny Knot) stats que serão passados pelos pais obrigatoriamente, então segurar um dos itens e o outro segurar o Destiny Knot não garantirá que 6 IVs serão passados.

Como descobrir os IVs dos Pokémon

Agora, como saberei os IVs dos meus Pokémon? Existem algumas formas. A primeira é verificar o stat e os EVs do Pokémon e fazer engenharia reversa de acordo com a fórmula: “IV = ((Math.Ceiling(Stat / Natureza) - 5) * 100 / Level) - 2 * Base Stat – Math.Floor(EVs / 4)” ou usar uma calculadora de IV, que pode ser acessada clicando aqui. Contudo, caso você não goste de matemática ou não saiba os EVs de um Pokémon, dentro do próprio jogo Pokémon Sword e Shield há uma ferramenta que te permite saber os IVs do seu Pokémon ou ter uma boa noção dele.

Para liberar essa ferramenta, é necessário primeiramente jogar a Battle Tower até atingir o Rank 4. Assim que Leon for derrotado, será liberado o Stats Judge na box de Pokémon. Ao entrar na box, passe o cursor em um Pokémon e aperte o botão “+”. Assim, aparecerão os IVs do Pokémon do lado direito da tela - porém de uma forma disfarçada. Ele aparecerá da seguinte forma:


As palavras “Decent”, “No good”, “Best”, entre outros, são os IVs de um Pokémon. Mas como saber o que eles significam? A resposta está na tabela abaixo:

Statement IV Range
No Good Zero
Decent 1-10
Pretty Good 11-20
Very Good 21-29
Fantastic 30
Best 31

Além disso, é possível ter uma noção maior dos IVs a partir da soma de todos os stats. A parte de baixo da tela do Stats Judge indica o intervalo dessa soma de acordo com a tabela abaixo:

Statement IV Range
Amazing stats! 151-186
Great stats! 121-150
Good stats 91-120
OK stats 0-90

Como mudar os IVs dos Pokémon


Mas como é possível mudar os IVs? A resposta é o Hyper Training. O Hyper Training está disponível após o final da história principal do jogo, na Battle Tower, em Wyndon. Para fazer uso do Hyper Training, é necessário que o Pokémon esteja no nível 100 e você tenha disponível uma Bottle Cap ou Gold Bottle Cap, que será consumida no processo.

Gold Bottle Cap Pokémon Sword Shield

Caso use a Bottle Cap, você pode alterar o IV de um stat; caso use a Gold Bottle Cap, pode alterar qualquer número de stats. Porém, essa alteração é limitada, já que você só consegue transformar o IV em 31. Não é possível deixar um stat em 0 ou qualquer outro valor que não seja 31 ou o atual. Além disso, essa mudança é irreversível e afeta apenas o stat. Caso esse Pokémon seja usado em breeding para gerar ovos, os IVs que serão possivelmente herdados serão os originais.

Era isso que eu tinha para falar para vocês sobre os IVs, espero que tenham gostado! Abraços!

Quer conhecer mais sobre a VGC Brasil e onde jogar? É só clicar aqui para acessar todas as mídias sociais! Nessa página, você também pode encontrar todos os criadores de conteúdo de VGC que podem te passar bastante conhecimento sobre o formato, seja com transmissões ao vivo ou vídeos!

Sinta-se à vontade para comentar!

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال