XnálYse: Mightyena


Olá, pessoal! Tudo bom com vocês? A sexta-feita chegou e junto dela, mais uma XnálYse comigo aqui na PBN. Na semana passada, mencionei que começaríamos hoje uma homenagem ao continente de Hoenn nas análises. O que isso quer dizer? Que até o dia do lançamento de Omega Ruby e Alpha Sapphire, só serão feitas XnálYses baseadas em Pokémon da 3ª geração. Antes de começarmos, vamos falar mais sobre amenidades.
- A análise dessa semana é do Mightyena. Ele foi um pedido do Rodrigo da Silva, que deixou vários comentários e eu prometi que seria o primeiro atendido nessa fase especial. Obrigado pelas dicas sempre, Rodrigo!
- Já estão participando do torneio especial da XnálYse? Essa semana, publiquei a respeito dele aqui na PBN e os prêmios são mega legais. Confiram mais a respeito clicando AQUI. Corram, ainda dá tempo de participar!
- Se não me engano, por três vezes li comentários questionando os prêmios e Pokémon que são aplicados nos sorteios, devido ao uso do Power Save na origem de parte deles. Pessoal, a própria Nintendo não se importa com a clonagem ou com a "shinyficação" de Pokémon. A aplicação de Power Save é aceita até mesmo dentro dos torneios VGC (campeonatos oficiais) e muito pouco se faz em relação a isso. A Nintendo tanto não liga para o uso dele, que nunca promoveu campanha contra ou nunca fez uma "caça às bruxas", como com as ROMs de DS na internet. No máximo, houve a fraca chegada do selo "Kalos Born", burlado e que permanece em OR/AS. Entendo que muitos não concordem com esse método, porém é uma realidade muito comum em Pokémon e que tantas pessoas ainda não têm acesso. O objetivo dos sorteios é oferecer essa chance às pessoas que querem ver seu Pokémon favorito shiny e aplicado em combate. Peço que deixem comentários dizendo o que preferem para o quadro: que não tenhamos mais sorteios assim (por ser um método duvidoso para muitos) ou se não se importam e querem Pokémon shinies.
- E vamos à análise de hoje!

Mightyena


Tipo: Noturno

Base de stats: 
HP - 70
Ataque (ATK) - 90
Defesa (DEF) - 70
Ataque especial (SP ATK) - 60
Defesa especial (SP DEF) - 60
Velocidade (SPD) - 70
Total:420

Overview:
Mightyena, o Pokémon Mordida, é a forma evoluída de Poochyena. Por possuir um temperamento forte, ele apenas aceita como treinador aqueles que possuem habilidades reconhecidamente superiores. Quando Mightyena reconhece seu líder ou seu treinador como habilidoso, jamais irá desafiar sua autoridade ou desapontar suas ordens. Em ambiente selvagem, é possível encontrá-lo somente em grupos. Esses bandos atacam de forma coordenada. Uma presa será capturada através de um ataque em equipe. Ele demonstra sua posição ofensiva através de grunhidos e com o corpo abaixado. Mightyena sempre utiliza suas presas fortes para morder todos os oponentes. Em batalha, esse Pokémon traz sua capacidade de morder à tona. Seu maior stat é o ataque (mediano alto), que se combina a uma série de golpes de presa. Seu grande destaque é sua habilidade oculta Moxie, que dá vazão para aumentar ainda mais sua ofensiva conforme derrotar Pokémon em batalha. Todos os seus demais stats são fracos e podem indicar que sua duração em campo será curta. 


Habilidades:
- Intimidate (normal): quando esse Pokémon entra em batalha, reduz o ataque do oponente.
- Quick Feet (normal): aumenta em 50% a velocidade do Pokémon quando estiver com algum problema de status.
- Moxie (oculta): aumenta o ataque toda vez que derrota um adversário.

Assim como disse anteriormente, o grande destaque de Mightyena vai para sua habilidade Moxie. Por meio dela, é possível criar boosts de um estágio (50% na base inicial) em seu ataque. Dessa forma, é possível criar estratégias que aumentem progressivamente sua chance de causar OHKO. Intimidate não é a pior possibilidade para qualquer Pokémon. Diminuir o ataque do inimigo é sinônimo de resistir melhor aos seus golpes físicos, garantindo mais estabilidade defensiva e duração em campo. Quick Feet é, também, uma de suas melhores possibilidades, cobrindo uma eventual necessidade do uso de Choice Scarf.

Prós:
- Sua habilidade Moxie é realmente interessante;
- O grande acesso aos golpes de mordida é um elemento importante em batalha;
- Apesar de não ser alta, a base de ataque é razoavelmente boa;
- Por mais que Moxie salte como sua melhor habilidade, Quick Feet e Intimidate também têm aplicação competitiva;
- Ser um tipo noturno puro garante relativa estabilidade em campo;
- Learnset amplo (grande variedade de tipos em seus golpes).

Contras: 
- Defesas realmente ruins;
- Velocidade baixa para uma aplicação competitiva mais ampla;
- Swagger, seu maior trunfo, não é mais permitido em grande parte dos torneios;
- Relativa limitação a um pequeno leque de movimentos; 
- É um Pokémon excessivamente comum em Hoenn.


E era um cão vagabundo
- Crunch
- Play Rough
- Fire Fang
- Thunder Fang / Ice Fang
Item: Choice Scarf
Habilidade: Moxie
IVs: 31 / 31 / 31 / X / 31 / 31
EVs: 252 ATK, 252 SPD, 4 HP
Nature: Adamant
E damos início aos trabalhos de hoje com um set que parte de um pressuposto extremamente simples: ganhar o máximo de bônus possíveis sobre a habilidade Moxie com ataques muito poderosos. Mightyena é um Pokémon com uma carência em sua velocidade. Sem a presença de Quick Feet como habilidade, sua melhor solução será o uso de Choice Scarf (lembrando que esse item aumenta em 50% seus pontos de velocidade, mas permitindo o uso de apenas um movimento). Dessa forma, sua agilidade saltaria de 122 pontos para 183, número tão alto quanto os dados de Persian e Starmie. A partir daí, é preciso que seus esforços se concentrem em golpes com o máximo de poder possível, garantindo o nocaute do oponente e ativando o bônus de Moxie. Crunch é seu STAB mais poderoso. Graças a seu efeito secundário, pode reduzir a defesa do oponente, tornando-o mais frágil. Na sequência, Play Rough oferece cobertura, essencialmente contra Pokémon dos tipos lutador e noturno, adicionando-se a possibilidade de diminuir o ataque do alvo. Igualmente, Fire Fang garante cobertura. Tanto ela quanto Thunder Fang e Ice Fang possuem dois efeitos secundários cada: flinch e queimadura, paralisia ou congelamento, respectivamente.

Eu quero ser seu cão
- Taunt
- Sucker Punch
- Toxic
- Protect
Item: Leftovers
Habilidade: Intimidate / Moxie
IVs: 31 / 31 / 31 / X / 31 / 31
EVs: 252 HP, 200 DEF, 56 SP DEF
Nature: Impish
E que tal seguirmos por um caminho totalmente oposto ao do primeiro set? Antes de atacarmos diretamente o adversário, podemos pensar em uma Mightyena que mais atrapalhe sua vida. Quase todos os movimentos aqui são de status, ou seja, não têm função direta de dano. No primeiro slot, temos Taunt. Esse movimento é bastante comum competitivamente. O objetivo dele é impedir que o oponente utilize qualquer movimento de status. Em outras palavras, ele somente poderá atacar. Através disso, surge a possibilidade do uso de Sucker Punch. Esse é um golpe de prioridade (cobre a baixa velocidade) e que depende do adversário atacar Mightyena. Caso o oponente use um golpe de status, Sucker Punch falha; mas lembram-se de Taunt? Ele faz com que o golpe sempre funcione. Seu terceiro movimento é Toxic, uma maneira alternativa de causar danos progressivos sem depender diretamente das bases ofensivas. Por fim, Protect é uma opção para garantir a ativação de Toxic por mais tempo e receber o benefício vindo do item Leftovers.

Poucas, poucas pulgas
- Roar / Yawn
- Protect
- Super Fang (B2W2)
- Foul Play (B2W2)
Item: Leftovers
Habilidade: Intimidate
IVs: 31 / 0 / 31 / X / 31 / 31
EVs: 252 HP, 128 DEF, 128 SP DEF
Nature: Bold / Calm
Apesar de Mightyena possuir uma base de ataque relativamente estável, é possível escolhermos movimentos que não necessariamente utilizem sua ofensiva física para provocar dano. No terceiro set de hoje, apenas contamos com golpes que não dependem da alta força do Pokémon. Como primeiro movimento, a escolha cabe entre Roar e Yawn. Ambos funcionam com efeito phazer/hazer em batalha, ou seja, de uma forma ou de outra provocam a saída do adversário de campo. Esse tipo de estratégia é ideal para momentos em que algum Pokémon que esteja na batalha tenha aumentado muito seus stats e torna-se excessivamente poderoso. Yawn forma uma boa aliança com Protect, para preservar Mightyena enquanto o alvo sonolento dorme. Em seu terceiro slot, contamos com a presença de Super Fang, já usada na semana anterior. Esse golpe somente pode ser obtido por move tutor em Black 2 ou White 2. Sua função é retirar metade do HP atual de quem for atingido por ele, ou seja, quanto mais cedo for usado, mais dano causará. No último slot, Foul Play é uma opção interessante. Esse movimento aumenta seu poder conforme o ataque de Mightyena for menor que o do adversário.

Só venha comigo se quer se perder por aí
- Substitute
- Swagger
- Crunch
- Play Rough / Fire Fang
Item: Sitrus Berry / Leftovers
Habilidade: Moxie
IVs: 31 / 31 / 31 / X / 31 / 31
EVs: 252 HP, 252 ATK, 4 DEF
Nature: Adamant / Impish
E chegamos ao nosso último set da XnálYse de hoje. Como sabem, Swagger não é mais permitido em torneios que usem regras Smogon. Entretanto, nada impede que possamos usá-lo em competições abertas ou n o VGC (Video Game Championships - oficial da Nintendo, que possui normas próprias). A combinação mais básica do set é Substitute + Swagger. Através desse modelo, Mightyena pode se prevenir de golpes adversários e atacar enquanto está escondido em uma proteção. O funcionamento de Swagger joga a competição em um quesito de sorte: o Pokémon atingido ficará confuso e terá seu ataque aumentado. E onde está a sorte? A partir da confusão, ele pode se bater (o dano de confusão é físico) ou atingir Mightyena. Em ambos os casos, com um poder maior. Isso quer dizer que será possível ou se derrotar ou derrotar o oponente de forma aleatória. Como terceiro movimento, a escolha é o STAB Crunch e sua eficiência em combate. No último slot, temos a presença das coberturas de Play Rough e Fire Fang.

          

Outros movimentos importantes:
- Me First, Torment, Embargo, Iron Tail (B2W2)

Checks, counters e considerações finais: 
- No atual cenário de competitivo de Pokémon, as fadas ganharam um grande espaço e são recorrentes em quase todos os times (exemplos são Gardevoir, Mawile e Azumarill). Pensando nisso, alguns dos melhores companheiros para Migthyena são Steelix e Toxicroak.

- Dentro de sua tier, seu principal rival é, de longe, Pangoro. Esse Pokémon é capaz de lidar com Mightyena com relativa facilidade. Outras opções são Whimsicott,

- Mightyena é um Pokémon que eu me simpatizo muito. Quem acompanhou o canal do Mr Lupa pode ver que o emprego de uma foi crucial em seu time de Emerald. A maneira como esse Pokémon se comporta em batalha é relativamente interessante quando comparamos aos mais comuns de Hoenn. Apesar de estar atualmente em NU, é uma peça que pode atuar nas mais diversas tiers com segurança.

E chegamos ao fim de mais uma análise, pessoal. Deixem muitos comentários dizendo o que acham do Mightyena, se planejam usá-lo em seus times de OR/AS. Comentem também contando os times inteiros que trarão para a jornada, além de sugestões para análises nas outras semanas. Não se esqueçam de participar do torneio da XnálYse. Obrigado a todos e até mais!

- Acesse a última análise comigo: Bibarel
- Acesse a última análise com o Drago: Xerneas e Yveltal
- Confira todas as nossas análises

38 Comentários

Sinta-se à vontade para comentar!

  1. Will, pq vc saiu da liga da PBN?? Estava ansioso pra entrar e te desafiar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saí por conta da forma que o Daniel sempre foi ignorante e, principalmente, por não ouvir opinião de ninguém, deixar tudo de qualquer jeito. Aí acabou sendo melhor. Mas oh, podemos batalhar mesmo assim. xD

      Excluir
  2. kkkkkkkk Poucas poucas pulgas, isso é muuuuito velho, do tempo que Yugioh ainda era febre no Brasil :p
    Curti a análise, gostaria muito de usá-lo em OU, acha que consigo me sair bem com ele??
    Pras próximas análises gostaria de recomendar Plusle e Minun, Swalot, Cacturne e Delcatty <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E o pior é que eu assistia a essa novela já grandinho. Agora, eu me sinto velho. HAHA

      Eu imagino que consiga usar sim, só precisa ter bastante cuidado com toda a montagem do time. Mightyena é um Pokémon bacana, mas muito frágil e esse acaba sendo seu maior contratempo em campo. Oh, Plusle e Minun já passavam pela minha cabeça.

      Excluir
    2. Wow, você realmente tá velho.... Brincadeira kkkkkkkkkkkkk
      Me recomenda um bom parceiro pra ele no OU, Will? ^^

      Excluir
    3. HAHAHAHA Ahhhh não, fica aí me humilhando só porque sou um pouquinho mais velho. :'( Acho que uma boa opção em OU / UU ao lado dele seria Diancie, outros também válidos são Scizor e Excadrill.

      Excluir
  3. Cara, vc ouve Pethit *O*

    ResponderExcluir
  4. Finalmente! Will suas analises são excelentes gostei muito desses sets e fiquei muito contente de vc realizar meu pedido obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tá vendo? Não esqueço os pedidos nunca. xD Eu que agradeço tanto pelo elogio quanto por ter participado sugerindo.

      Excluir
  5. Faz do spiritomb , só perde pra fada e tem ataques contra ela

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por enquanto, apenas Pokémon de Hoenn celebrando os remakes. Depois, ele é uma ótima opção.

      Excluir
  6. não acho o Mightyena muito util os stats dele são muito baixos pra um tipo dark Hydreigon,Umbreon ou Absol acharia melhor
    e poderia fazer analise do absol pf?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também gosto bastante do Umbreon em batalha. Só que Mightyena surpreende por ser um Pokémon tão "bobo" e recorrente. Ele é quase quesito surpresa mesmo. Obrigado pela sugestão!

      Excluir
  7. faz um do forretress

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nas próximas semanas, faremos apenas Pokémon de Hoenn. Mas logo, logo o Forretress aparece aqui.

      Excluir
  8. Glalie (Mega) pf

    ResponderExcluir
  9. ótima análise , faz da beautifly e da dustox?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado! Algumas pessoas já tinham me pedido os dois. Quem sabe eles não surgem aqui nas próximas semanas? xD

      Excluir
  10. Will, que XnálYse surpreendente!
    nunca parei pra pensar num uso competitivo para Mightyena mas você conseguiu, e triunfou. Todos esses sets são bem úteis e se encaixam facilmente em muitos times.
    queria fazer uma sujestão: gostaria que você desse algumas dicas de como usá-lo corretamente, ou falar sobre alguns suportes que possa ''potencializar'' o pokemon, como por exemplo, o set com Choice Scarf fucionaria muito bem com um suporte de Stealth Rock ou Spikes, pois facilitaria a queda do pokemon e também a ativação de Moxie.
    Enfim, sua análise foi maravilhosa, e com certeza vou usá-lo em meu time UU (que parece mais a OU de BW)
    E eu gostaria muito também que você fizesse uma análise do Swellow, um dos meus pássaros favoritos (só perde para o Noctow., pena que ele perdeu de vez seu posto de ''pássaro rápido e destruidor'' para o Talon, na verdade, após o aparecimento do Talon ele caiu de vez no esquecimento :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Guilherme! Eu me surpreendo bastante quando escrevo as análises, também fico na expectativa que um Pokémon não possa oferecer tanto, mas ele traz coisas bem legais pra campo e fico com vontade de testar tudo. Uma pessoa, há algumas semanas, sugeriu que o quadro fizesse algo nesse sentido que você tá falando. Só que acaba sendo uma associação maior do Team Builder, do Kinho. Acho que pode ser uma boa aliança dos quadros pra trazermos essas montagens mais fortes posteriormente. Quero que me conte depois então como Mightyena se saiu no seu time, curioso pra saber se ele se encaixou bem. Swellow é meio esquecido mesmo, apesar daquela velocidade gigantesca + Guts + Facade. É uma combinação perigosa. Mas ele deve voltar aos holofotes com a chegada de OR/AS agora. Obrigado mais uma vez e anotei suas dicas todas!

      Excluir
    2. Tinha me esquecido que esse era o papel do Kinho, mas não deixa de ser uma boa dica!
      Enfim, usei Mightyena e realmente ele me deu bons resultados, contei com o suporte de Sticky Web e Stealth Rock, meu set foi assim:
      Nature: Jolly
      Item: Life Orb
      - Crunch
      -Play Rough
      -Ice Fang
      - Sucker Punch
      Pensei que teria muitos problemas com as fadas, e tive! por isso coloquei Jirachi no meu time, pra lhe dar com elas e também aproveitar a presença de Sticky para exercer sua magnífica funçao de para-flincher.
      Enfim, Mightyena me surpreendeu muito (e também aos meus adversarios), com certeza foi usa-lo quem sabe em algum torneio :3

      Excluir
    3. Claro, é uma excelente dica! Acredito que o Roar de Mightyena seja uma excelente aliança com os hazards, mas você criou uma função que eu não tinha imaginado anteriormente e só percebi agora. Gostei muito desse formato. O grande pró de lidar com fadas é que ele ainda conta com golpes de fogo (caso de Mawile), veneno e metal.

      Excluir
  11. faz do zangoose

    ResponderExcluir
  12. Faz uma análise do Wiscash...

    ResponderExcluir
  13. Bela analise gostei bastante da forma como o balançeas.te.
    Eu tenho uma sey que querias que desses a tua opiniao.
    O pokemon e o ninjask tem a habilidade seepd boost e tem adamant nature
    Para os ataques pensei em
    Protect
    X-scissor
    Dig
    Aerial ace ou night slash
    Os 2 primeiros na tem surpresa eu quanto ao dig pensei nesse ataque porque cobre a fraqueza contra tipo rock e da.me um torno para me defender e para aumentar.lhe o speed e quanto ao outro tenho duvida ainda
    Qual e a tua opiniao?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado! Ninjask é um Pokémon bem amplo quanto a sets e estratégias. Quase sempre que eu o vejo em batalha é com uma combinação de Substitute + Swords Dance + Baton Pass + X-Scissor. Dentro da sua ideia, acho que Aerial Ace pode encaixar bem. Além de nunca falhar, a STAB garante o poder do golpe. Acredito que seu X-Scissor possa, eventualmente, ser substituído por U-turn também. Mas depende muito do que for propor na batalha. A presença de Swords Dance também pode acontecer, porque aí você consegue um Pokémon muito rápido e bem forte.

      Excluir
  14. Faz uma análise do Exploud por favor

    ResponderExcluir
  15. Will, sei que não tem nada a ver com o post, mas pode me ajudar com uma estratégia pra Lapras com Perish Song pra usar em OU? Não consigo pensar em nada bom, nem numa distribuição adequada de EVs :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem tudo a ver com o post. xD Eu acho Lapras um Pokémon incrível. A possibilidade de tankar com especial ou físico é excelente em campo. Pra Perish Song, eu sugiro algo mais ou menos assim:
      - Perish Song
      - Protect
      - Whirpool
      - Freeze Dry / Ice Shard
      EVs: 108 HP, 200 DEF, 200 SP DEF

      Gosto desse formato, porque o Lapras fica muito resistente e consegue prender o adversário em campo com Whirpool até Perish Song fazer algum efeito. Enquanto isso, pode ir atacando e se protegendo.

      Excluir
    2. Ah, obrigado, Will *--* Qual habilidade me recomenda?

      Excluir
    3. Por nada. ^^ Eu acho Water Absorb uma opção melhor, mas Shell Armor também é legal.

      Excluir
  16. flygon por favor

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال