Torneio da XnálYse: Pokémon XplosYon Cup (ATUALIZADO com prêmios)



Boa noite, pessoal! Tudo bom com vocês? Hoje não é dia de XnálYse, mas queria fazer um anúncio bastante legal para vocês. O quadro, em parceria com toda a PBN, vai promover um torneio de batalhas em X/Y. Com organização minha e do Hick, realizaremos um torneio Pokémon aberto ao público, ou seja, todos os fãs poderão participar. Para saberem sobre as inscrições e regras, cliquem em "continue lendo".

Inscrições

Para se inscreverem, acessem o link abaixo e preencham o formulário com informações. A lista de participantes será divulgada no próximo domingo (26/10) aqui mesmo na PBN. Fiquem ligados para saberem se foram escolhidos. Existe a possibilidade de serem 32 ou 64 desafiantes, tudo depende do ritmo das inscrições. Leiam atentamente as regras antes de se inscreverem.

https://docs.google.com/forms/d/1ZaJUw_rOlS5ULRrY4dc5TkDzLlRyvCh3aB0pGf-nctk/viewform

Obs: é necessário copiar e colar o link no navegador. A PBN ainda está com alguns problemas de proteção de links.

Regras


Pokémon XplosYon Cup

Pokémon XnálYse – Pokémon Blast News 2014

A XnálYse apresenta seu primeiro torneio oficial aberto a todo o público que prestigia a Pokémon Blast News. A Pokémon  XplosYon Cup consiste em uma competição em duas fases e que testa ao máximo o potencial  dos treinadores que ingressam nas batalhas.  Todas as regras foram criadas com o objetivo de estabelecermos um desafio de avaliação das habilidades dos jogadores de Pokémon.

1 – FASES DA POKÉMON XPLOSYON CUP
O torneio acontece em duas diferentes fases, sendo conhecidas como Fase X e Fase Y. Cada uma delas possui regras próprias quanto ao formato das batalhas e número de Pokémon a serem usados.

1.1. Fase X
A primeira fase é um torneio de acúmulo de pontos. Todos os 32 desafiantes serão divididos em 8 grupos com 4 pessoas em cada. Em todos os grupos, os integrantes batalharão entre si (obrigatoriamente, o treinador enfrentará todos os outros três companheiros), acumulando pontos. Ao final das três rodadas de batalhas, cada uma delas acontecendo em uma semana, os dois melhores posicionados em cada grupo avançarão para a Fase Y.

1.1.1. Sobre o acúmulo de pontos
Sempre que participar de uma batalha, o desafiante receberá pontos de acordo com seu desempenho. A distribuição de formas funciona da seguinte maneira:

VITÓRIA – 3 pontos
EMPATE – 2 pontos
DERROTA – 1 ponto

1.1.2. Sobre a divisão dos grupos
Os desafiantes serão alocados de acordo com a tabela abaixo: 


A divisão dos  participantes acontecerá através de sorteio previamente realizado. Não será permitida a mudança de grupo em hipótese alguma. Ao começo do torneio, será divulgada a ordem das batalhas e o prazo com que deverão acontecer.

1.1.3. Empate e critérios de desempate
Será considerada empatada uma batalha em que aconteça alguma das situações:
- Na última rodada, o último Pokémon de ambos os treinadores cair, independentemente do resultado apresentado pelo jogo;
- Caso os dois treinadores não compareçam no prazo determinado.

Ao final da Fase X, se houver empate no número de pontos dos treinadores, 
serão aplicados os seguintes critérios de desempate nessa ordem:
- Número de batalhas realizadas – o treinador que comparecer ao maior número de batalhas será mais bem posicionado;
- Número de Pokémon perdidos na terceira batalha – o treinador que perdeu menos Pokémon no terceiro combate será mais bem posicionado ; 
- Persistindo o empate, as posições serão sorteadas.

1.1.4. Sobre as batalhas
Todas as batalhas na Fase X serão duplas (um só treinador usando dois Pokémon por vez em campo). Cada treinador entrará no combate com quatro Pokémon que estejam entre os seis inscritos. Em outras palavras, as batalhas são doubles em 4 X 4.

1.2. Fase Y
A segunda fase reúne os 16 participantes que avançaram a partir da X. De agora em diante, o torneio muda seu formato para uma competição “mata-mata”. Os desafiantes serão posicionados em um modelo de chaves de acordo com seu desempenho e grupo na primeira fase.  A disposição das batalhas acontecerá da seguinte maneira:
- O primeiro colocado de um grupo batalhará contra o segundo do grupo seguinte. Enquanto o segundo do primeiro grupo batalhará contra o primeiro do seguinte.

1º FROAKIE X 2º MUDKIP
1º PIKACHU X 2º FENNEKIN
1º TORCHIC X 2º TREECKO
1º CHESPIN X 2º EEVEE
2º FROAKIE X 1º MUDKIP
2º PIKACHU X 1º FENNEKIN
2º TORCHIC X 1º TREECKO
2º CHESPIN X 1º EEVEE

Conforme as batalhas se desenrolarem, os vencedores avançarão e se enfrentarão. Na próxima tabela, é possível ver o esquema de chaves que será usado.


1.2.1. Sobre as batalhas
Na Fase Y, ao contrário da Fase X, as batalhas acontecem em formato single e de 6 X 6.

2 – BANIMENTOS E PERMISSÕES

2.1. Pokémon banidos
Não serão permitidos os seguintes Pokémon em nenhuma fase do torneio:

Kanto:
- Mew
- Mewtwo

Johto:
- Lugia
- Ho-oh
- Celebi

Hoenn:
- Blaziken (Speed Boost)
- Latias
- Latios
- Kyogre
- Groudon
- Rayquaza
- Jirachi
- Deoxys (todas as formas)

Sinnoh:
- Dialga
- Palkia
- Regigigas
- Giratina (todas as formas)
- Cresselia
- Darkrai 
- Shaymin (Sky)
- Arceus (todas as formas)

Unova:
- Victini
- Reshiram
- Zekrom
- Kyurem (todas as formas)
- Meloetta (todas as formas)
- Genesect

Kalos:
- Aegislash
- Xerneas
- Yveltal
- Zygarde
- Diancie
- Hoopa
- Volcanion

2.2. Itens banidos
Não é permitido o uso dos itens:
- Lax Incense
- Soul Dew
- Leppa Berry
- Wide Lens
- Blazikenite
- Mewtwonite X
- Mewtwonite Y
- Latiasite
- Latiosite
- Lucarionite
- Gengarite
- Mawilite
- Kangaskhanite

2.3. Habilidades banidas
Não é permitido o uso das habilidades:
- Moody
- Sand Veil
- Snow Cloak

2.4. Movimentos banidos
Não é permitido o uso dos movimentos:
- Fissure
- Guillotine
- Horn Drill
- Sheer Cold
- Recycle
- Minimize 
- Double Team
- Swagger
- Flatter

2.5. Demais cláusulas
- É permitido o uso de shinies;
- Não é permitido o uso de dois Pokémon com o mesmo número na Pokédex;
- É livre o uso da megaevolução, desde que não sejam as que dependam das mega stones listadas anteriormente;
- Cláusula de sono: somente um único Pokémon pode ser colocado para dormir no time do adversário por movimentos como Spore e Sleep Powder;
- Só é permitido que um único Pokémon na equipe use Baton Pass;
- É livre o uso de movimentos de restauração, como Rest, Soft-Boiled ou Roost, sem restrições;
- Não existem restrições quanto aos demais problemas de status, como envenenamento e paralisia.

3 – PUNIÇÕES
Sempre que ocorrer algum descumprimento de regras ou comportamento inadequado por parte dos participantes, serão aplicadas punições diretas em seus pontos acumulados na Fase X ou eliminação na Fase Y. As punições serão divididas da seguinte maneira: 

- LEVES (perda de 1 ponto na Fase X ou advertência na Fase Y): são faltas relacionadas ao descumprimento das regras listadas no item 2.5 e de grande quantidade de quedas na conexão da batalha. Caso aconteçam na primeira fase, acarretam a perda de 1 ponto no placar do grupo. Se ocorrer na segunda fase, o participante será advertido. O acúmulo de três advertências acarretará eliminação instantânea;
-  MEDIANAS (perda de 2 pontos na Fase X ou o equivalente a duas advertências na fase Y): faltas medianas se relacionam ao descumprimento de regras de itens, habilidades, movimentos e comportamentos parcialmente inadequados. Caso ocorra na primeira fase, o participante perde 2 pontos. Se acontecer  na segunda fase, o desafiante recebe o equivalente a duas advertências leves. 
- GRAVES (eliminação): a eliminação direta está relacionada ao mau comportamento dos participantes durante o torneio. Comentários agressivos, ofensivos, preconceituosos, ausência de espírito esportivo culminam na eliminação. Em algumas circunstâncias, quando o participante sentir que alguma punição não foi adequada, deverá recorrer aos membros organizadores do torneio (Will Fernandes e Luis Henrick). Eles debaterão a respeito e dirão se cabe ou não puni-lo.

4 – TIME DO DESAFIANTE E BATALHAS
- O desafiante poderá inscrever Pokémon diferentes para as duas fases da Pokémon XplosYon Cup. Na Fase X, poderão ser inscritos de 4 a 6 Pokémon. Na Fase Y, é permitido que se inscreva de 6 a  8 Pokémon. Ressaltamos que os Pokémon não obrigatoriamente precisam ser os mesmos em ambas as fases. Também, é possível que se use os mesmos em fases diferentes.
- Dentre os 6 a 14 Pokémon inscritos, incluindo as duas fases, existem algumas especificidades: ao menos um deles deverá ter sido analisado pela XnálYse, ou dois pertencentes à região de Hoenn ou ainda um que tenha sido analisado e também seja de Hoenn. Abaixo, estão listados todos os Pokémon da XnálYse e que se encaixam nessa regra:

Abomasnow, Accelgor, Ariados, Aromatisse, Aurorus, Bibarel, Blastoise, Braviary, Chansey, Charizard, Chesnaught, Dedenne, Delphox, Ditto, Dragalge, Drapion, Drifblim, Emboar, Empoleon, Escavalier, Garchomp, Gardevoir, Gourgeist, Greninja, Gyarados, Hawlucha, Hydreigon, Infernape, Kangaskhan, Lilligant, Lopunny, Lucario, Mandibuzz, Marowak, Pangoro, Salamence, Samurott, Serperior, Slurpuff, Torterra, Trevenant, Tropius, Tyranitar, Tyrantrum, Unown, Venusaur, Wobbuffet.

- As batalhas devem acontecer conforme a disponibilidade dos treinadores. Cada uma das rodadas dura uma semana, para que todos possam ter seus tempos melhor organizados. Ao final de cada um dos combates, os códigos deverão ser salvos. Todos os vídeos ficam à disponibilidade da Pokémon Blast News para que possam, eventualmente, ser divulgados através do canal no YouTube (TV Batalha!).

5 – DISPOSIÇÕES FINAIS, PARTICIPAÇÃO E PRÊMIOS
- Todos os participantes da Pokémon XplosYon Cup deverão preencher um formulário com suas informações pessoais e que estará disponível no site da PBN. Devido ao número de inscrições que podemos receber, os 32 membros escolhidos virão a partir de um sorteio. A lista dos selecionados será divulgada através do site e também pela página  do Facebook.  De  acordo  com  as inscrições, também  será  possível  que  a  quantidade  de  selecionados  passe  de32  para  64.  Caso  aconteça  a alteração  nos  números,  todas  as  regras  serão mantidas. A mudança se relaciona à adição de mais oito grupos.
- Para os vencedores da XplosYon Cup, a distribuição será a seguinte:

1º LUGAR - RAYQUAZA SHINY COMPETITIVO NA CHERISH BALL
2º LUGAR - SHARPEDO SHINY COMPETITIVO
3º LUGAR - CRESSELIA DE COLEÇÃO (NÃO COMPETITIVO)

E é isso aí, pessoal. Espero que todos participem desse torneio novo na PBN. Lembrando que todas as batalhas serão agendadas através do Facebook por meio de um grupo. Assim que a lista de escolhidos for divulgada, fiquem ligados na caixa de mensagens. Até mais! o/

12 comentários:

  1. pq não podera ter alguns mega ? nego apelar com charizard vai poder né ? problema é da GF q criou, ate alguns não lendários estão proibidos, blazikem com a habilidade oculta banido, então todas ocultas deveriam ser banidas, e todos megas, fala sério,muito injusto isso,que se dane q tem status muito altos, ou qualquer coisa do tipo,mas esse tipo de torneio só discrimina de uma forma ridicula os Pokémon....




    Faz o seguinte,cria um torneio de Magikarp, mas só com Splash.... se bobear ate o splash vai ser banido no torneio de vcs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O torneio reúne regras tanto da competição oficial da Nintendo quanto da Smogon. Todas foram pensadas de forma a não prejudicar nenhum treinador em qualquer momento da competição. Se você realmente mergulhar no cenário competitivo de Pokémon, entenderá a razão de cada uma delas. Vários dos banimentos de megaevoluções já foram explicados aqui na PBN. Não é baseado em stats que se constrói um caderno de regras, vai muito além.

      Excluir
  2. hick e wil, sobre as pessoas que se inscreveram pra uma vaga na PBN, quando vão divulgar as pessoas que foram selecionadas ? foi mal ta perguntando aqui, mas é q vcs são únicos q respondem alguma coisa nesse site,

    ResponderExcluir
  3. eskece essa pergunta, finalmente acabaram de postar sobre as vagas na pbn.

    ResponderExcluir
  4. Eu não vou participar mais tenho pena de quem queria usa alguma coisa que esta banida.

    ResponderExcluir
  5. Eu acho certo essas regras serem aplicadas no torneio,usar pokémons com status muito altos acabam estragando a forma de batalhar com outros treinadores e seria meio que injusto

    ResponderExcluir
  6. Já me inscrevi. Acho que n vou nem passar da X KKKKK

    ResponderExcluir
  7. Eu esqueci mais ou menos a equipe q fiz pra primeira fase, como descobro agr? :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Assim que todos entrarem no grupo, poderá me mandar mensagem e te falarei quais são. xD

      Excluir
  8. outros premios shit cara, é so ir no grupo do lupa do face e pedi pros caras fazerem o pokemon q tu quer por ps, a maioria faz sem cobrar nada, o melhor é premios raros, como eventos raros, vcs estao apoiando o hack e n to gostano disso, pensem um pouco, façam com q vaila a pena participar dessa competição, eu ficaria feliz em um evento de um gengar(por exemplo) adamant, 1 iv em attack, seria otimo, esse negocio de usar isso no competitivo torna o jogo chato, deixa as pessoas fazerem como eu e poucos fazem, deixar no PC, se sentir orgulhoso por ter aquele evento raro, dana-se se é competitivo ou nao, as pessoas deviam criar vergonha e breedar e n usar ps.

    ResponderExcluir
  9. A titulo de curiosidade, caso eu consiga o 1° lugar eu posso optar por receber o rayquaza na cor normal? ( particularmente eu acho o shiny dele estranho)
    E vai existir alguma premiação do 4° ao 10° colocado?

    ResponderExcluir

Seu comentário será publicado após a aprovação.
Comentários pejorativos e desviados do assunto abordado no post serão automaticamente excluídos.

A PBN agradece a sua participação!