Esclarecendo: O que esperar competitivamente das novas megaevoluções? (Parte 3) + Primal Reversion

Nos últimos dias, uma onda de informações de Pokémon Omega Ruby e Alpha Sapphire surgiu. Com essa onda, foram divulgadas três novas megaevoluções (Gallade, Camerupt e Sharpedo), além de conhecermos mais ou menos como funcionam as reversões primais de Groudon e Kyogre. E com o surgimento das megas, decidi fazer a terceira parte dessa matéria de suposições da forma como cada uma delas atuará em batalha, assim como seus possíveis stats. Todas as informações que eu usarei aqui são retiradas do site oficial de Pokémon OR/AS. Lembrando que podem conferir a parte 1 AQUI e a parte 2 AQUI. Vamos lá?

Mega Gallade


Tipos: Lutador / Psíquico
Habilidade: Inner Focus (protege o Pokémon de sofrer Flinch).

O que muda em relação à forma normal?

Gallade vinha sendo umas das mega formas mais esperadas desde o lançamento de Mega Gardevoir. Todos aguardavam como seria sua interpretação em batalha e, mais que isso, a aparência. Na forma normal, Gallade é dono de uma boa base de ataque, além de uma defesa especial extremamente alta. Sua velocidade é bem reduzida, impedindo que exerça uma função de sweeper, limitando-se a ser um tank com resistência especial e ofensiva física. Fora isso, seus demais stats possuem valores mínimos. Segundo informações divulgadas pelo site oficial dos remakes, suas maiores diferenças serão justamente nos stats mais óbvios e imaginados: ataque e velocidade. Com um relativo boost em sua agilidade, Mega Gallade poderá começar a ameaçar alguns adversários em campo, já que conta com ainda mais força física do que o normal. Possivelmente, ele se tornará um Pokémon de grande rapidez, mas nada que seja imbatível. Cogita-se que Mega Gallade fique atrás de grandes counters, como Talonflame e Ninjask. Seus problemas em defesa física se mantêm. Particularmente, eu sou bastante cético e desanimado com essa megaevolução. Se de um lado, ele não me surpreende em stats; por outro, desacredito em sua performance em campo ser de destaque, especialmente com eventuais ameaças de Will-o-Wisp vindos de Pokémon como Sableye.

Quando vi Mega Gallade pela primeira vez, suspeitei de uma possibilidade de habilidade: uma forma adaptada de Pixilate de Mega Gardevoir (assim como Normalize, Aerilate, Refrigerate) e que transformasse golpes normais em tipos lutadores, compensando o fato de Close Combat ser seu único STAB lutador aprendido por nível. Infelizmente, errei bastante nisso. No lugar de criarem uma dualidade entre Gallade e Gardevoir, a escolha foi o estranho Inner Focus. Através dessa habilidade, ele não pode sofrer recuo (flinch) em batalha. E qual o problema desse benefício? Sendo um Pokémon de grande velocidade, ele não será atingido rapidamente por golpes como Rock Slide ou Thunder Fang para que sofra flinch, salvos alguns poucos casos. Logo, o único movimento de flinch que atingiria Mega Gallade seria Fake Out, graças à prioridade.

Possível base de stats (aproximações considerando os dados fornecidos pela Pokémon Company):

  • HP - 68
  • Ataque - 165
  • Defesa - 75
  • Ataque especial - 65
  • Defesa especial - 125
  • Velocidade - 120
  • Total: 618

Mega Camerupt


Tipos: Fogo / Terra
Habilidade: Sheer Force (remove o efeito adicional de golpes para aumentar o poder)

O que muda em relação à forma normal?

Quando me perguntaram o que achei das novas megaevoluções, a primeira coisa que disse foi: me apaixonei pela cara hilária de Mega Camerupt. É sério, esse Pokémon ficou muito engraçado. Nada no design dele é tão chamativo e parece até ruim visualmente, mas esse tom dado à aparência dele me deixou cativado. Como sabem, Camerupt é um Pokémon de características pouco definidas em combate. Por mais que se aproveite de grandes bases de ataque (ofensiva mista) e de uma boa habilidade defensiva (Solid Rock reduz o dano causado por golpes super efetivos em 25%), ele não é capaz de defender bem e nem de atacar, já que sua velocidade não permite que tenha tempo para isso. E o que muda de Camerupt para Mega Camerupt? Segundo informações divulgadas pelo site oficial, todos os seus stats terão aumentos mais ou menos iguais, enquanto sua velocidade cairá ainda mais (uma observação: notaram a quantidade de Pokémon que vêm perdendo velocidade quando megaevoluem?). Mas o que isso indica em batalha? Que Mega Camerupt será extremamente perigoso. Mesmo sendo lento ao extremo, será uma peça difícil de ser retirada de campo, considerando seu boost defensivo. E o pior é o poder que passa a ter e que permite com que ataque de todas as direções. Mega Camerupt se torna mais um dos pivots em Pokémon, ficando bastante semelhante a Mega Swampert e até mesmo a Ferrothorn ou Jellicent.

Ao megaevoluir, Camerupt perde suas habilidades, principalmente a boa Solid Rock, para ter Sheer Force. Com essa nova, ele terá ainda mais poder de fogo. Sheer Force é responsável por retirar os efeitos secundários de golpes e aumentar seu potencial em 30%. Para ficar mais simples de entender, vamos supor que Mega Camerupt use um Earth Power. Em condições normais, esse golpe tem 90 de poder e pode diminuir a defesa especial do oponente. Mas com a aplicação de Sheer Force, juntamente com a STAB, ele sobe para 175 pontos. Bom demais, não é mesmo? Derrotar Pokémon com esse formato de stats é bastante difícil e, mais do que isso, é complicado resistir, principalmente dentro de Trick Room.

Possível base de stats (aproximações considerando os dados fornecidos pela Pokémon Company):

  • HP - 70
  • Ataque - 125
  • Defesa - 100
  • Ataque especial - 130
  • Defesa especial - 105
  • Velocidade - 30
  • Total: 560

Mega Sharpedo


Tipos: Água / Noturno
Habilidade: Strong Jaw (aumenta o poder de golpes de presa)

O que muda em relação à forma normal?

Muito se especulava em torno de Mega Camerupt e Mega Sharpedo devido às aparições de Maxie e Archie, líderes das equipes vilãs em Hoenn, munidos de Key Stones. E os boatos se confirmaram: cada um deles terá uma dessas megaevoluções. Durante todos esses dias, o que mais li nos grupos e páginas foi "cadê o resto do corpo de Mega Sharpedo?". Lembrem-se que ele é um torpedo e torpedos não têm "caudas" :P . Sharpedo, apesar da boa habilidade Speed Boost, nunca foi um grande ás em combate. Suas baixíssimas defesas (40 em cada) faziam com que caísse rapidamente e sequer pudesse aproveitar o bônus de velocidade, além do altíssimo ataque. Com o surgimento da megaevolução, o que muda em sua forma de atuar em batalha? Quase nada. Seus stats serão delineados e tenderão para um único lado: agilidade combinada com força para derrotar o adversário em um único golpe. Entretanto, suas defesas continuam sem cooperar em sua estratégia. Até esse momento, é dito que Mega Sharpedo terá um aumento em todos os stats, com maior atenção para ataque. Essa parece a mesma fórmula usada em Mega Sceptile: um Pokémon perigosíssimo e capaz de derrubar qualquer oponente. O problema é que ambos sofrem com qualquer dano recebido. A baixíssima defesa de Sharpedo não conseguirá segurar qualquer golpe que ele sofra. E já sabem como ele deverá atuar: tentar ao máximo possível provocar OHKO. Caso ele não derrube o oponente em um único golpe, dificilmente conseguirá se manter em batalha por mais de um turno.

Mesmo com a problemática da defesa, Mega Sharpedo tem um ponto interessante. Como vocês sabem, a nova velocidade de um Pokémon não é aplicada no turno em que ele megaevolui. Sharpedo poderá, tranquilamente, esperar para receber o bônus de Speed Boost em sua forma normal e, só depois, megaevoluir, tornando-se um Pokémon ainda mais ágil. Assim que assume a evolução, sua habilidade é trocada para Strong Jaw, responsável por aumentar o poder de golpes baseados em mordida / presas (Bite, Crunch, Thunder Fang, Fire Fang, Ice Fang e Poison Fang). Para um Pokémon com tamanhas presas, é de se imaginar que sua mordida seja implacável. Só que temos uma questão mal resolvida: atualmente, Sharpedo só aprende três dos seis golpes que têm aumento de poder - Bite, que é praticamente descartável competitivamente, Ice Fang e Crunch. Provavelmente, os demais somente serão acessados por meio de tutores em OR/AS.

Possível base de stats (aproximações considerando os dados fornecidos pela Pokémon Company):

  • HP - 70
  • Ataque - 150
  • Defesa - 60
  • Ataque especial - 105
  • Defesa especial - 60
  • Velocidade - 115
  • Total: 560

Primal Groudon e Primal Kyogre


O que tenho para falar em primeiro lugar a respeito de Primal Groudon e Primal Kyogre não envolve diretamente seu posicionamento em batalha (apesar dessa também ser uma pauta a se pensar). Há muito tempo, algumas discussões envolvendo as tiers da Smogon estão sendo feitas. De um lado, surgem as ideias de que se posicione alguns Pokémon entre Uber e OverUsed (uma espécie de Borderline para comportar aquelas espécies que não são fortes o bastante para Uber, mas centralizam muito em OU). É claro que esse é mais um anseio por parte dos treinadores do que por parte da cúpula da Smogon. Do outro lado, Primal Groudon e Primal Kyogre reavivam uma discussão a respeito de Pokémon que centralizam até mesmo em Uber. Isso começou a ser falado há um tempo envolvendo Mega Gengar. Ele seria responsável por prejudicar a jogabilidade de Arceus, Mewtwo ou Darkrai, por exemplo. Agora, imaginem o seguinte: Groudon e Kyogre já são dois dos mais poderosos dentro dessa tier. E o que as reversões primais parecem provocar? Até esse momento, nada foi falado sobre aumentos de stats. O que se sabe é que serão similares a uma megaevolução. Por esse motivo, cogita-se aumentos no poder de Primal Groudon e Primal Kyogre. Além disso, suas novas habilidades são versões adaptadas das velhas Drought e Drizzle, sobrepondo quaisquer espécies de climas e, em algumas vezes, movimentos que serviriam para countear. Esses motivos nos fazem prever que ambos serão extremamente OP. Cabe lembrarmos que são mais especulações do que fatos. Tudo depende dos caminhos que a Game Freak traçar em torno deles. Provisoriamente, é mencionado que as habilidades Desolate Land e Primordial Sea não serão permitidas em nenhum torneio.


Mas e aí, será que muda alguma coisa em batalha quando pensamos nas reversões primais? Completamente. E não apenas nas possíveis alterações de stats (segundo o site oficial, Primal Groudon terá altíssimas bases de ataque e defesa; já Primal Kyogre conta com bastante ataque especial), como também na aplicação que suas habilidades trazem. Aqui mesmo na PBN, foi postada uma notícia que explica mais ou menos a aplicação delas em combate. Ambas funcionam como Drought e Drizzle, incluindo os mesmos benefícios envolvendo Weather Ball, golpes de fogo e água, alterações em Solar Bem e Synthesis, precisão de Fire Blast, Hurricane e Thunder, dentre outros. A diferença é que Desolate Land chamará um sol extremamente forte e que fará a supressão de todo e qualquer clima simples (chuva, sol, granizo, tempestade de areia), anulando também a eficácia de golpes do tipo água. Primordial Sea atua de forma parecida, chamando uma chuva pesada e que anula quaisquer climas simples, bem como golpes do tipo fogo. Essas habilidades permanecem ativas em campo durante todo o tempo que Primal Groudon e Primal Kyogre se mantenham em luta. Assim que são chamados para a Pokébola ou derrotados, o sol forte ou a chuva pesada desaparecem. Aparentemente, não existem maneiras de eliminá-las. Possivelmente, Desolate Land e Primordial Sea serão anuladas quando estiverem uma na presença da outra ou, até mesmo, ambas serão capazes de se sobrepor. Outra maneira de extingui-las é por meio da mencionada megaevolução de Rayquaza. Em sua forma normal, Rayquaza possui Air Lock, responsável por eliminar quaisquer climas da batalha. A megaevolução ou reversão primal que ganhará deve manter essa mesma capacidade.

Agora, me digam: o que vocês esperam das novas megaevoluções e das reversões primais? Já escolherem qual usar? Deixem comentários fazendo observações a respeito desses Pokémon.

28 Comentários

Sinta-se à vontade para comentar!

  1. Will, não tem como não amar você e todas as suas postagens... a análise dessa semana foi fantástica e agora esse post sensacional e esclarecedor! Ficou muito bom! Eu particularmente, me decepcionei com as megas liberadas recentemente, principalmente Gallade... apesar de tudo, esperava que ele fosse ser surpreendente! Por tudo isso, em OR/AS eu acredito que terei Altaria (não, não é a Lopunny) como mega mais usada, não apenas pela exclusiva combinação de tipos que é muito boa e os stats equilibrados, mas também pq aquela fofura toda me cativa!!! *-*

    Will, eu já nem sei que elogio usar! Vou ficar repetitivo: vc é o melhor!! <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Awn, bobo. <3 Ainda tinha mais matérias para essa semana, mas não consegui postar. Estou meio que igual a você. Quanto mais megas eu vejo, mais desanimado eu fico (com algumas exceções, como o Camerupt). Ah, farei questão de desafiar o seu Mega Altaria. Jurava que você tentaria seguir pelo lado da Lopunny. :P

      E eu repito também: você é sempre um amor! <3

      Excluir
    2. Mas obviamente eu ainda terei Lopunny - aquele seu set com Magic Coat, Switcheroo, Drain Punch e Return é BOM DEMAIS!!! E ela ainda vai ter as orelhinhas felpudas que eu adoro! *-*

      Se eu batalhar com você, tenho certeza de que vou perder... na versão Emerald, estou tendo o maior trabalho pra treinar meu Armaldo, imagina encarar você... mas eu toparia só pelo privilégio! ;3

      Aquilo que mais tem me empolgado sobre a chegada de OR/AS e de Mega Altaria é o retorno dos Contests... vocês da PBN podiam fazer uma matéria/postagem sobre eles! :p

      Bjão, Will! Continue o excelente trabalho... sou seu fã número 1!!

      Excluir
    3. Will e Thiago, vocês são gays?Sem preconceito nenhum, tenho uma filha lésbica rs e eu e minha esposa lidamos muito bem com isso e ela traz a namorada pra casa e namora normalmente aqui, só estou perguntando por curiosidade!:)

      Excluir
    4. Ah, agora mesmo que faço questão de enfrentar esse duo fofo de Lopunny e Mega Altaria. É muita fofura em apenas uma batalha, não tem como isso. :3

      Que nada, não sou tão bom assim em batalha. Cada dia que passa, aprendo um pouquinho também e vou adicionando ao meu repertório de treinador. Vou lembrar de te cobrar essa batalha todos os dias, hein!? PS: Armaldo é incrível!

      Finalmente, dá pra entrar em um concurso semelhante aos que acontecem no anime. A dinâmica deles parece cada vez melhor. É uma boa ideia! Vou sugerir para o pessoal das matérias de jogos. Um beijo enorme pra ti e muito obrigado por estar sempre acompanhando! <3

      Anônimo, eu sou sim. ^^

      Excluir
    5. Eu adorei essa nova rodada de talento com Mega Evolução reagindo ao público!! *-* Só não sei se manterão a ideia de Appeal e Jam ou se usarão o padrão de Voltage da geração IV...

      Sim, Anônimo, eu sou! E sua filha tem sorte, muita sorte!

      Excluir
    6. Pode ser que essa história de Spectacular Contest mude a figura toda dos concursos. Talvez seja uma mecânica ainda mais diferente do que as que conhecemos em Hoenn e Sinnoh. Só sei que quero muito ser um coordenador. :3

      Excluir
  2. Primal Groudon será muito OP, com sua habilidade sua única fraqueza será ground já que fica imune a water, o único pokémon que consigo pensar como counter dele é o Primal Kyogre entrando na batalha depois dele e ativando Primordial Sea, mas mesmo assim ainda corre o risco de levar um solar beam na cara.
    Enquanto a Kyogre ele não se beneficia tanto quanto Groudon da nova habilidade, mas vai ser muito interessante usa-lo em batalhas em dupla, por exemplo, kyogre + Genesect, a habilidade de Kyogre deixa Genesect imune a sua única fraqueza: fire, tornando-os uma combinação perigosa.
    Mega Gallade acabou não dando muita sorte com sua habilidade, mas creio que será um bom mega na medida do possível, seu maior defeito a velocidade acabou sendo corrigido, mas talonflame e cia. vão para-lo sem dificuldades.
    Mega Camerupt acabou se tornando meu mega favorito, sério como não gostar desse sorriso lindo, ele será um pokémon bem perigoso em trick room e doubles, com as defesas reforçados ele deve ficar bem bulky.
    Mega Shapredo continua o mesmo feijão com arroz só que mais reforçado, usar protect para pegar o bônus de speed boost e depois mega evoluir será uma estratégia interessante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso considerando que as habilidades podem se sobrepor, né? Imagina se nem assim elas possam ser retiradas de batalha. A Desolate Land do Groudon se mantendo em campo acabaria até mesmo com o Kyogre. Primal Groudon vai ser terrível em batalha. Precisaremos de um Pokémon extremamente poderoso pra acabarmos com ele. Isso sobre a chuva forte sim, essencial em duplas e trios. E é sempre uma boa fórmula pra batalhas assim trazermos alguma indução de clima, imagina uma indução tão forte.

      Dessas três novas megas, a única que realmente salta bem em batalha é Mega Camerupt. Como você mesmo disse, Mega Sharpedo é feijão com arroz e Mega Gallade é bem mal construído. Tantos outros Pokémon comuns em OU e UU mesmo serão capazes de barrá-lo.

      Excluir
  3. Cara, gosto de suas analises pq vc sempre da o devido valor aos Pokémon de fogo, Pokémon lento não é muito bem visto, ainda mais do tipo fogo q é bem fácil de terem "predadores" do tipo fogo em seus times ( a maioria usa um Pokémon de água e bem veloz em seus times mistos), mas o poder do Pokémon do fogo vai alem da sua força bruta( tem q ser bruto quando não se tem muita defesa) mas tbm da pra ser "técnico", will vc citou que os Pokémon tem perdido velocidade ao mega evoluir, mas reparou q a maioria tem sido defensivos ?, acho q isso q tem faltado em Pokémon, os Pokémon defensivos serem mais valorizados, cara, não só tão viciado em PVP, mas as vezes brinco com meus times de tipo fogo(geralmente me dou MUITO BEM oor que entendo do tipo fogo e consigo combinar variedades de atake) e um Pokémon meu q é lento e defensivo q se da muito bem é o Magcargo, outro Pokémon de fogo q é pouco valorizado, graças a ele eu comecei investir em defensivos.
    Adorei o Mega Camerupt com essa cara de sádico safadão, com esse poder aumentado então.... não preciso falar nada, quando o jogo chegar, seu poder vai falar por si só.
    Cara e o "Primal" Groudon ? (GRAÇAS A ARCEUS, A TYR E A RAAVA ele finalmente ganhou o tipo FOGO) elevai ser quase imbatível, em me lembro de quando foi revelado seu tipo, muitos idiotas falaram q qualquer gota d'água mataria ele, eu rebati dizendo que a habilidade dele ainda não tinha sido revelada, e para não esquecerem q Pokémon de fogo sempre tem uma carta na manga, por mais vulnerável q possam parecer, e que achava que ele ainda poderia usar o solar bean em 1 turno mesmo com a nova habilidade, novamente rebateram q ele é físico, o solar bean não faria muito, bom, descordei, mesmo "físico" o solar bean dele normal da uma machucada. e disse q é bem provável q ele não ganhe só ATK, mas ganhe SP.ATK tbm... muitos duvidaram de mim e riram, dito e feito, o q eu falei aconteceu e ainda melhor q eu esperava pois ele vai ser IMUNE a água , a do Kyogre não é muito lucro pois ele não é fraco contra fogo, mas o Groudon tomaria 4X de água, ele vai ser quase imbatível, se baseando no tipo "Terra/Fogo" ele receberia dano 1x de 10 tipos (Normal, Planta, Psíquico Lutador, Voador, Gelo, Pedra, Dragão, Noturno e Fantasma), resistente a 5 tipos (Fada, Inseto, Fogo, Venenoso e Metal) , Imune a 2 tipos (Elétrico e Água) e fraco apenas a Terrestre 2X ( fiz esses cálculos baseando no Camerupt q é tipo Fogo/Terrestre + a Habilidade do "Primal" Groudon) . resumindo.... vai ser um monstro quase imbatível !!!!
    Obrigado e desculpe escrever muito,e tbm desculpe se houve algum equivoco meu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sabe o que acontece? É comum que os treinadores fiquem muito atrelados aos mesmos Pokémon e à mesma estratégia: montar times que se baseiam em espécies com bastante ataque/ataque especial e uma velocidade altíssima. Isso permitiria que soltassem OHKO pra todos os lados. Mas o buraco competitivo é mais embaixo. Quanto mais lento é o Pokémon, maior seu bônus em ataques e defesas, sobrepondo bem esses sweepers e ainda counteando a estratégia. O bom desses Pokémon defensivos aparecendo cada vez mais é que eles ganham participação competitiva grande, como foi o caso de Mandibuzz e Mega Venusaur. Fazem os treinadores pensarem mais em estratégias cada vez mais rebuscadas. Noooossa, eu amo o Magcargo! Fogo é meu segundo tipo favorito e é uma pena que alguns deles sejam desvalorizados.

      Primal Groudon é o fogo máximo que poderia existir. Nunca imaginei que ele conseguiria um benefício tão grande em batalha e com tamanha utilidade. Apenas esperando para ver como isso tudo será em batalha. Quero muito testar em breve. Eu que agradeço pelo comentário, obrigado!

      Excluir
  4. Acredito que Rayquaza e Zygarde são dois Pokémon lendários bastante similares. Ambos desempenham a função de "mantenedores da ordem do mundo Pokémon" e acredito que, como Kyurem + Zekrom ou Reshiram, existirá alguma forma de juntar o poder desse dois Pokémon para criar um Pokémon forte o suficiente para deter o poder de qualquer Pokémon que altere as condições do clima ou aumente seu poder por essas condições.
    Imaginem um Rayquazygarde ou Zygarayquade! Ou o Zygarde vira uma pedra ou item pra fundir com Rayquaza (ou vice-versa, parece que o Zygarde tem uns "protótipos de asa" que poderão se adaptar e virar asas em forma de cabeça de Rayquaza, tipo uns jet-packs) - viajei, eu sei.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que o problema das fusões Pokémon é que foram mal recebidas pelo público. Os Kyurem em batalha são lindos, mas a ideia de fundir com Reshiram e Zekrom não parece ter cativado tanto a maior parte dos jogadores. Só por isso mesmo que duvido que algo assim venha a existir. Mas com toda certeza vem muito mais a respeito de Rayquaza e Zygarde por aí.

      Excluir
  5. A precisão do Fire Blast não é alterada pelo clima,
    "...precisão de Fire Blast, Hurricane e Thunder, dentre outros."
    e analise muito boa do mega Camerupt S2

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tbm achei perfeito a análise do Mega Camerupt

      Excluir
    2. Vish, é verdade. xD Passei a vida toda achando que era alterada, já que existe a relação sol e golpes de fogo. Você destruiu minha infância. :'( Brincadeira! Muito obrigado, gente!

      Excluir
  6. Estou curioso para ver como vai funcionar um Sharpedo com Protect,Ice Fang,Crunch e Waterfall. O Protect garante aumento de speed com a habilidade speed boost, depois podemos mega evolui-lo e atacar com um dos outros 3 ataques, sendo que o Crunch faz um dano enorme em alguns pokemons psiquicos que costumam ter boas defesas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Imagino que esse vá ser o set mais comum pra ele, pelo menos no início e considerando a atual configuração dele em batalha.

      Excluir
  7. Se eu não usar Mega Camerupt Me mato!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E quero ver deixando bem forte, hein!? xD

      Excluir
    2. eu tenho um numel top 6 shiny kkk

      Excluir
    3. O máximo que tenho é um Numel numa Heavy Ball. Chateado :'(

      Excluir
  8. Will trazendo sempre um ótimo conteúdo para seus fãs (sim sou seu fã).
    sobre Mega Gallade, eu ainda acredito muito na sua capacidade ofensiva, imagina um set com Bulky Up e Drain Punch, com certeza vai dar muita dor de cabeça!
    o caso de Camerupt assemelha-se muito ao do Mega Abomasnow, ganhou uma capacidade ofensiva mista e um bom bost na defesa, mas os dois ainda pecam com seus types ridiculamente frágeis, deixando assim, os boosts em defesa quase inúteis.
    Já Mega Sharpedo foi minha maior decepção, não importa o quanto fique rápido e destruidor, sempre vai morrer por um Mach Punch, e até um Brave Bird do Talon.
    E as Primal Forms eu não tenho idéia do que imaginar, se Groudon e Kyogre ganharem boosts em seus stats nem Arceus aguenta s: Mas acredito que a Game Freak já pensou nessa questão, até porque Mewtwo ganhou duas megas e mesmo assim não ficou invencível.
    só me decepcione por Kyogre não ter ganhado o tipo ice, sua primal form, na minha opinião, ganhou alguns ''traços'' do tipo ice, como sua coloração azul clara e tal, assim como Primal Groudon ganhou, obviamente, traços do tipo fogo.
    Me decepcionei também porque achei que Primal Groudon e Primal Kyogre representassem dois períodos da terra: a grande estiagem, no início da nossa galáxia, quando a terra era bombardeada por fortes radiações solares, e o periodo glacial (se Kyogre tivesse ganhado o tipo gelo).
    Mas isso são só especulações minhas, e desculpa pelo texo extenso kkkk
    - Guilherme

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, um fã! xD Muito obrigado, Guilherme! Fico feliz que esteja gostando e acompanhando minhas matérias aqui no site. Mega Gallade vai ter que ser muito pensado quando for colocado em batalha. Talvez, fique muito bem após um bom Baton Pass ou mesmo com o Bulk Up que você falou. Apesar disso, desacredito demais nele. Não sei se dará conta de reagir bem em combate diante de tantos e tantos Pokémon perigosos pra ele (caso mais específico do Talonflame, Azumarill, Mawile, todos sendo counters bons pra Mega Gallade).

      Felizmente, o Mega Camerupt não recebe aquele leque gigantesco de fraquezas. Esse pode ser seu melhor ponto em batalha. O problema é a desvantagem quádrupla ao tipo água e esse ser um dos mais comuns competitivamente. Por isso, sinto falta de Solid Rock nele. Daria pra tentar segurar, nem que fosse um pouquinho, esses golpes aquáticos.

      Não sei bem até que ponto essas reversões primais caminham. Elas parecem afiar muito a capacidade de Groudon e Kyogre. Claro que não serão impossíveis de derrotar, só que causam infinitas dúvidas a respeito de sua performance. Eu imaginava que Primal Kyogre receberia o tipo metálico. Não sei porque, mas acho que ele combina com metais.

      Excluir
  9. Muito boa matéria! Já planejava usar o Mega Camerupt, e depois que li sobre ele aqui, me animei mais ainda!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado! Quero vê-lo muito bem treinado e forte. xD

      Excluir
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال