Tipo Gelo (Ice Type)

Pokémon tipo Gelo (Ice)

Introduzido na 1ª Geração, o tipo Gelo contava, inicialmente, com 5 Pokémon. Muitos deles foram surgindo conforme novas Gerações foram lançadas, hoje atingindo a marca de 57 representantes. A 5ª Geração foi a que mais lançou Pokémon de Gelo (7). Por outro lado, a 1ª Geração foi aquela em que mais Movimentos do tipo foram adicionados (6). Atualmente, esse número já aumentou para 32. No Trading Card Game (TCG), Gelo está incluído no tipo Água. Em inglês, o tipo Gelo é chamado de Ice Type.

Vantagens e Desvantagens do Tipo Gelo

  • É super efetivo contra: Dragão, Voador, Planta e Terrestre
  • É pouco efetivo contra: Fogo, Gelo, Aço e Água
  • Não tem efeito contra: ---
  • Tem resistência a: Gelo
  • Tem fraqueza a: Lutador, Fogo, Pedra e Aço
  • É imune a: ---

Movimentos do Tipo Gelo

Geração Movimento Categoria Poder Precisão PP Descrição
I Aurora Beam Special 65 100% 20 O alvo é atingido por um feixe de cor do arco-íris. Isso também pode diminuir a estatística de Ataque do alvo.
I Blizzard Special 110 70% 5 Uma nevasca uivante é convocada para atingir o Pokémon adversário. Isso também pode deixar o Pokémon adversário congelado.
I Haze Status - - 30 O usuário cria uma névoa que elimina todas as mudanças de estatísticas entre todos os Pokémon envolvidos na batalha.
I Ice Beam Special 90 100% 10 O alvo é atingido por um congelante raio de energia. Isso também pode deixar o alvo congelado.
I Ice Punch Physical 75 100% 15 O alvo é socado com um punho de gelo. Isso também pode deixar o alvo congelado.
I Mist Status - - 30 O usuário cobre a si mesmo e seus aliados em uma névoa branca que evita que qualquer uma de suas estatísticas seja reduzida por cinco turnos.
II Icy Wind Special 55 95% 15 O usuário ataca com uma rajada de ar frio. Isso também diminui a estatística de velocidade do Pokémon adversário.
II Powder Snow Special 40 1 25 O usuário ataca com uma rajada arrepiante de neve em pó. Isso também pode congelar o Pokémon adversário.
III Hail Status - - 10 O usuário invoca uma tempestade de granizo com duração de cinco turnos. Causa danos a todos os Pokémon, exceto os tipo Gelo.
III Ice Ball Physical 30 90% 20 O usuário ataca o alvo por cinco turnos. O poder do movimento aumenta cada vez que acerta.
III Icicle Spear Physical 25 100% 30 O usuário lança pingentes de gelo pontiagudos no alvo de duas a cinco vezes seguidas.
III Sheer Cold Special - 30% 5 O alvo desmaia instantaneamente. É menos provável que acerte o alvo se for usado por outro Pokémon do que tipos gelo.
IV Avalanche Physical 60 100% 10 O poder desse movimento é dobrado se o usuário foi ferido pelo alvo no mesmo turno.
IV Ice Fang Physical 65 95% 15 O usuário morde com presas infundidas de frio. Isso também pode fazer o alvo recuar ou deixá-lo congelado.
IV Ice Shard Physical 40 100% 30 O usuário congela rapidamente pedaços de gelo e os arremessa no alvo. Este movimento sempre vai primeiro.
V Freeze Shock Physical 140 90% 5 No segundo turno, o usuário atinge o alvo com gelo eletricamente carregado. Isso também pode deixar o alvo com paralisia.
V Frost Breath Special 60 90% 10 O usuário sopra seu hálito frio no alvo. Esse ataque sempre resulta em um acerto crítico.
V Glaciate Special 65 95% 10 O usuário ataca soprando ar gelado contra o Pokémon adversário. Isso diminui sua estatística de velocidade.
V Ice Burn Special 140 90% 5 No segundo turno, um vento congelante e gélido cerca o alvo. Isso pode causar queimaduras no alvo.
V Icicle Crash Physical 85 90% 10 O usuário ataca lançando grandes pedaços de gelo no alvo. Isso também pode fazer o alvo recuar.
VI Freeze-Dry Special 70 100% 20 O usuário resfria rapidamente o alvo. Isso também pode deixar o alvo congelado. Este movimento é super eficaz em alvos do tipos Água.
VII Aurora Veil Status - - 20 Este movimento reduz o dano de movimentos físicos e especiais por cinco turnos. Isso pode ser usado apenas em uma tempestade de granizo.
VII Freezy Frost Special 90 100% 15 O usuário ataca com um cristal feito de névoa congelada e fria. Ele elimina todas as mudanças de estatísticas entre todos os Pokémon envolvidos na batalha.
VII Ice Hammer Physical 100 90% 10 O usuário balança e bate com seu punho forte e pesado. No entanto, diminui a velocidade do usuário.
VII Subzero Slammer Physical - - 1 O usuário diminui drasticamente a temperatura usando seu Z-Power e congela o alvo com força total. O poder varia, dependendo do movimento original.
VII Subzero Slammer Special - - 1 O usuário diminui drasticamente a temperatura usando seu Z-Power e congela o alvo com força total. O poder varia, dependendo do movimento original.
VIII Glacial Lance Physical 130 100% 5 O usuário ataca lançando uma lança de gelo envolta em uma nevasca no Pokémon adversário.
VIII G-Max Resonance Physical - - 3 Um ataque do tipo Gelo usado pelo Lapras Gigantamax . Este movimento reduz o dano recebido por cinco turnos.
VIII G-Max Resonance Special - - 3 Um ataque do tipo Gelo usado pelo Lapras Gigantamax . Este movimento reduz o dano recebido por cinco turnos.
VIII Max Hailstorm Physical - - 3 Este é um ataque do tipo Gelo usado por Pokémon Dynamax. O usuário invoca uma tempestade de granizo com duração de cinco turnos.
VIII Max Hailstorm Special - - 3 Este é um ataque do tipo Gelo usado por Pokémon Dynamax. O usuário invoca uma tempestade de granizo com duração de cinco turnos.
VIII Triple Axel Physical 20 90% 10 Um ataque de três chutes consecutivos que se torna mais poderoso a cada acerto bem-sucedido.

Pokémon Tipo Gelo

Pokémon Gelo Tipo Puro

# Ícone Nome
37 Vulpix Forma de Alola
351 Castform Snowy Form
361 Snorunt
362 Glalie
362 Mega Glalie
378 Regice
471 Glaceon
554 Darumaka Forma de Galar
555 Darmanitan Forma de Galar
582 Vanilite
583 Vanillish
584 Vanilluxe
613 Cubchoo
614 Beartic
615 Criogonal
712 Bergmite
713 Avalugg
875 Eiscue Ice Face
875 Eiscue Noice Face
896 Glastrier

Pokémon com Gelo Tipo Primário

# Ícone Nome Tipo 1 Tipo 2
27 Sandshrew Forma de Alola
28 Sandslash Forma de Alola
38 Ninetales
122 Mr. Mime Forma de Galar
124 Jynx
144 Articuno
220 Swinub
221 Piloswine
225 Delibird
238 Smoochum
363 Spheal
364 Sealeo
365 Walrein
473 Mamoswine
478 Froslass
555 Darmanitan Zen Mode Forma de Galar
866 Mr. Rime
872 Snom
873 Frosmoth

Pokémon com Gelo Tipo Secundário

# Ícone Nome Tipo 1 Tipo 2
87 Dewgong
91 Cloyster
131 Lapras
131 Gigantamax Lapras
215 Sneasel
459 Snover
460 Abomasnow
460 Mega Abosmanow
461 Weavile
479 Frost Rotom
646 Kyurem White
646 Kyurem Black
698 Amaura
699 Aurorus
740 Crabominable
881 Arctozolt
883 Arctovish
898 Ice Rider Calyrex

Especialistas do Tipo Gelo

Lorelei

Lorelei é uma Treinadora do tipo Gelo e Membro da Elite 4 de Indigo.

Pryce

Pryce é o Líder do Ginásio da Cidade de Mahogany, conhecido oficialmente como Ginásio Mahogany. Ele é especialista em Pokémon do tipo Gelo e dá a insígnia da geleira aos treinadores que o derrotam.

Glacia

Glacia é uma Treinadora do tipo Gelo e Membro da Elite 4 de Hoenn.

Candice

Candice é a Líder do Ginásio da Cidade de Snowpoint, conhecido oficialmente como o Ginásio Snowpoint. Ela entrega a insígnia da geleira para os treinadores que a derrotam. Ela também é especialista em Pokémon do tipo Gelo.

Brycen

Brycen é um ator e Líder do Ginásio da Cidade de Icirrus, conhecido oficialmente como Ginásio Icirrus. Ele é especialista em Pokémon do tipo Gelo e dá a insígnia de congelamento para os treinadores que o derrotam.

Zinzolin

Zinzolin é um dos Sete Sábios da Equipe Plasma.

Wulfric

Wulfric é o Líder do Ginásio da Cidade de Snowbelle, conhecido oficialmente como Ginásio Snowbelle. Ele é especialista em Pokémon do tipo Gelo e dá a insígnia do iceberg para os treinadores que o derrotam.

Sina

Sina é uma das Assistentes do Professor Sycamore, e muitas vezes aparece junto com o outro assistente, Dexio. Ela é especialista em Pokémon do tipo Gelo.

Melony

Melony é a Líder do Ginásio da Cidade de Circhester, conhecido oficialmente como Estádio de Circhester. Ela é especialista em Pokémon do tipo Gelo e dá a Insígnia de gelo aos treinadores que a derrotam. Em Pokémon Sword, seu filho Gordie assume seu lugar como Líder do Ginásio de Circhester.

Habilidades do Tipo Gelo

Habilidades que interagem com Tipo Gelo

Geração Habilidade Descrição
III Refrigerate Movimentos de tipo Normal se tornam Movimentos de tipo Gelo
VI Thick Fat Aumenta a resistência a Movimentos de tipo Fogo e Gelo

Habilidades Exclusivas do Tipo Gelo

Geração Habilidade Descrição
IV Snow Cloak Aumenta a chance de evasão em uma tempestade de granizo
IV Snow Warning O Pokémon invoca uma tempestade de granizo ao entrar em uma batalha
VI Refrigerate Movimentos de tipo Normal se tornam Movimentos de tipo Gelo
VII Slush Rush Aumenta a Velocidade do Pokémon em uma tempestade de granizo

Itens do Tipo Gelo

Nome Descrição
Chill Drive Uma cassetete a ser guardada por Genesect. Muda o movimento Techno Blast do Genesect para que se torne do tipo Gelo.
Ice Gem Uma joia com essência de gelo. Quando segurada, fortalece o poder de um movimento do tipo Gelo uma vez.
Ice Memory Um disco de memória que contém dados do tipo Gelo. Muda o tipo do usuário se for segurado por uma determinada espécie de Pokémon.
Icicle Plate Um item que deve ser segurado por um Pokémon. É uma placa de pedra que aumenta o poder dos golpes do tipo Gelo.
Icium Z Converte Z-Power em cristais que atualizam golpes do tipo Gelo para Z-Moves do tipo Gelo.
Never-Melt Ice Um item que deve ser segurado por um Pokémon. É um pedaço de gelo que repele o calor e aumenta o poder dos movimentos do tipo Gelo.
Snowball Um item que deve ser segurado por um Pokémon. Aumenta a estatística de Ataque se o portador for atingido por um ataque do tipo Gelo. Só pode ser usado uma vez.
Yache Berry Se segurado por um Pokémon, esta Berry diminuirá os danos sofridos por um ataque super efetivo do tipo Gelo.

Curiosidades do Tipo Gelo

  • Na Geração I, nenhum Pokémon do tipo Gelo era capaz de evoluir. Eles estavam no estágio final de sua linha evolutiva ou não faziam parte de uma. O primeiro tipo Gelo que pôde evoluir durante sua estreia foi Swinub.
  • Embora o tipo Gelo exista desde a Geração I, os Pokémon tipo Gelo puro não foram introduzidos até a Geração III
  • De acordo com o site oficial de Pokémon, a temperatura mais fria conhecida alcançada por um Pokémon do tipo Gelo é -300ºC (cerca de -508ºF), atingido por Ice Rider Calyrex. Essa temperatura não pode ser atingida no mundo real.
  • Alola é a única região da série principal a não apresentar um especialista em tipo Gelo
  • O tipo Gelo é o único tipo que é supereficaz contra o tipo Voador e Planta e não resiste a eles
  • Ataques do tipo Gelo são resistidos por todos os tipos aos quais os Pokémon de tipo Água resistem

19 Comentários

Sinta-se à vontade para comentar!

  1. E essa foi a matéria sobre o tipo Ice!

    E, como dito na matéria de Flying (logo abaixo), o próximo tipo é PSYCHIC. Votem nos tipos que vocês querem ver depois aqui comentando! E comentem também dando sugestões, críticas, etc.

    Até a próxima, pessoal ^^

    ResponderExcluir
  2. Queria fazer um pedido a vocês: se encontrarem na internet imagens legais dos Pokémon Psíquicos, postem o link nos comentários, porque está bem difícil achar uma imagem boa. Valeu ^^

    ResponderExcluir
  3. Você já fez do tipo fire?Se não vou querer tipo fire!

    ResponderExcluir
  4. Estória?Não seria história?

    ResponderExcluir
  5. Realmente muito díficil trazer imagens de tipo psychic mas consegui algumas:
    http://25.media.tumblr.com/tumblr_lx53v3WOHs1qkfp6vo1_500.jpg http://24.media.tumblr.com/tumblr_ljedgauFIm1qdwy1io1_500.png
    http://icycomplexstyle.files.wordpress.com/2010/07/9a190f28505c9175dd6d9675821a9bfa.jpg

    ResponderExcluir
  6. Gostei ^^ Ótima matéria como sempre. É realmente uma pena várias combinações de tipo ice terem tantas fraquezas, por isso não costumo captura-los =/ mas mesmo assim já zerei Black2 e Platinun com um Weavile no time x) Mas o meu tipo ice preferido é o Kyurem S2
    Se eu encontrar alguma imagem legal de pokemons psíquicos eu posto aqui ;)

    ResponderExcluir
  7. Sua matéria e ótima Nekko, depois do tipo Psíquico poste o do tipo Lutador.

    ResponderExcluir
  8. Nekko, eu procurei uma imagem do tipo psychic, mas só achei essa da caitlim e alguns tipos psychic, num sei se ajudei mas tá ai o site:

    http://www.google.com.br/imgres?q=pokemon+tipo+psychic&start=107&um=1&hl=pt-BR&sa=N&biw=1366&bih=643&tbm=isch&tbnid=4shb6SXNp1c6uM:&imgrefurl=http://www.tumblr.com/tagged/psychic%2520type%2520pokemon%3Flanguage%3Dpt_BR&docid=C_5-sFE0Z1dCLM&imgurl=http://25.media.tumblr.com/tumblr_mai8orcSYf1rbggcto1_500.jpg&w=500&h=408&ei=S75NUavtEsbl0QGzpoHwCA&zoom=1&ved=1t:3588,r:12,s:100,i:40&iact=rc&dur=668&page=5&tbnh=193&tbnw=225&ndsp=31&tx=138&ty=80

    ResponderExcluir
  9. Depois do psychic, quero tipo fighting! Hariyama <3

    ResponderExcluir
  10. Anônimo das 23:30 --> 'Estória' é uma história com o fim de divertir seus ouvintes, leitores ou, no caso de Pokémon, jogadores ^^

    Anônimos das 23:44 e das 11:41 --> Muito obrigado pela imagens, mas acho que não me expressei direito. Eu preciso mesmo é de imagens que mostrem vários Pokémon Psíquicos juntos, imagem legais pra colocar bem no início ou bem no fim da matéria, assim como faço com todos os tipos. Mas valeu!

    Fernanda --> Realmente o tipo Ice não foi feito pra defesa... Mas, em compensação, no ataque ele é excelente! Porque não experimenta colocar um Lapras ou um Vanilluxe na sua equipe da próxima vez que jogar?

    ResponderExcluir
  11. Nem sabia que Vanilluxe era bom LOL Pra mim era apenas um sorvete com vida -q
    To jogando FireRed (de novo) dessa vez vou por um Lapras na equipe.
    Tá dificil conseguir imagens legais =/
    A melhorzinha que achei foi essa: http://th03.deviantart.net/fs71/PRE/f/2012/236/b/d/pokemon_spectrum___psychic_by_eyeofxana-d41qg9w.jpg

    ResponderExcluir
  12. Fernanda --> É, Vanilluxe também não é dos meus Pokémon preferidos... Valeu pela imagem, era a que eu já estava pensando em usar ^^

    ResponderExcluir
  13. Quero mais tipos gelo na 6° geração!!

    ResponderExcluir
  14. Espero mais pokemon do tipo gelo na 6° geração!!

    ResponderExcluir
  15. Danilo --> Vamos esperar, quem sabe apareçam bastante tipo Gelo? ˆˆ

    ResponderExcluir
  16. quais ataques o vaniluxe ganha a partir do lv.61 ?

    ResponderExcluir
  17. Anônimo (24/07 - 11:42) --> Para saber mais sobre Vanilluxe em batalha, leia o artigo http://www.poke-blast-news.net/2011/10/moveset-vaniluxe.html ^^ Caso haja mais algum Pokémon em que você tenha interesse, visite a página http://www.poke-blast-news.net/2010/09/analises-pbn.html

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال