Dicas de Shuffle: O segredo da coroa em Pokémon Shuffle e como ganhar EXP! [3DS e Mobile]

Olá, galerinha!

Dando continuidade à nossas dicas, hoje vem o terceiro post! Você quer subir de nível rapidamente? Quer aprender a ganhar EXP fácil? Já reparou no Pokémon coroado ao finalizar uma fase? Trago a vocês as melhores estratégias do mundo para ganhar experiência e botar seu Pokémon no nível MAX, seja ele 10, 15 ou 20. =P

Agora que você já ficou MILIONÁRIO e JOSÉ RICO no Shuffle, que tal ter os Pokémon mais fortes também? De que adianta ter 99999 coins se todos os seus Pokémon são level 1? Adianta muita coisa, na verdade. Enfim, vamos botar esses PokéPreguiçosos para trabalhar! Sem ofensa, Slaking. =3


O Mewtwo coroado!


A coroa


   Vocês já devem ter reparado que, sempre que você vence uma fase, seus Pokémon ganham experiência e um deles é coroado, certo? Vamos usar a imagem abaixo como referência.

Ganhando experiência depois de uma fase! (autor: WhatNot303)

   A coroa é um bônus de experiência concedido ao Pokémon do seu time que teve a maior quantidade de ícones removidos através de matches! Ela concede o dobro de experiência ao Pokémon vencedor.

   Detalhas sobre a coroa:
  • O bônus da coroa é concedido apenas se você VENCER a fase. Se você perder a fase, você ainda ganha a experiência normal, mas ninguém é coroado. A experiência que você ganha ao perder depende da porcentagem de vida que você tirou do Pokémon. Se a fase dá 20 de EXP e você só abaixou o HP do Pokémon da fase até a metade (50%), você só ganha 10 de EXP.
  • Se o Pokémon é removido através de Quirky, Quirky+ ou por um megaefeito, ele NÃO conta para o cálculo da coroa. Os ícones de Pokémon apagados pelo Mega Mewtwo Y ou pelo Mega Lucario, por exemplo, não são contabilizados.
  • Um Pokémon só ganha a coroa se você fizer muitas matches dele ou elas forem decorrentes de combo.
  • É possível não ganhar a coroa mesmo vencendo a fase, mas isso só acontece em casos raríssimos, como nas fases que você não usa os Pokémon que estão no seu time, as fases no estilo puzzle (quebra-cabeça).
  • DIFICILMENTE UMA MEGAEVOLUÇÃO É COROADA. Isso é muito importante, os ícones de mega demoram mais para aparecer no board, são mais raros. Por outro lado, esses Megas frequentemente "roubam" a coroa para si: Sceptile, Blaziken, Swampert, Mega Mewtwo X, Slowbro, Sharpedo, Heracross etc. Todas as megaevoluções que possuem o megaefeito delas (se multiplicam em campo) quase sempre ganham a coroa.
  • O bônus da coroa se junta ao bônus do Exp. Points x1.5. Então, esse Pokémon vai ganhar o TRIPLO da experiência da fase.

   Mas e agora, como controlar o bônus da coroa? Excelente pergunta! Como os Pokémon "absorvidos" pelos Megas não contam, você pode usá-los para direcionar a coroa a um Pokémon específico (créditos ao autor da imagem do Garchomp). Ou seja, com Mega Rayquaza, Groudon, Kyogre e Zygarde no time, a coroa sempre vai para o Zygarde! Com Mega Mewtwo Y, Cresselia, Slowbro e Garchomp, a coroa sempre vai para o Garchomp! Com Mega Salamence, Pidgey, Pidove e Ledyba, a coroa é sempre da Ledyba! E assim vai.

  Itens de EXP


   Alguns itens facilitam a vida do jogador e nos poupam de treinar um Pokémon eternamente. Embora um deles certamente tenha trazido ainda mais níveis para treinar... Enfim, os itens são esses:


Em japonês, é sério?! Como você quer que eu entenda?
   Calma lá, os cinco itens de experiência são doces, embora não seja tão doce consegui-los... As três balas são os EXP Boosters S/M/L, o pequeno dá 50 de EXP para um Pokémon, o médio dá 200 e o grande dá 1000! Eles podem ser ganhados através dos Mission Cards, Pokémon Safari, algumas outras fases especiais e no Survival Mode!

   Os dois pirulitos são o Level Up (sem fita amarela) e o Raise MAX Level (com fita amarela). Os pirulitos de Level Up são, na minha opinião, o segundo item mais raro do jogo. Extremamente raros, é bom guardá-los e não usar de qualquer jeito. Antigamente, havia um consenso de que o melhor uso do Level Up era dá-lo a um Pokémon no Level 14 para atingir o MAX (Level 15), mas recentemente foram introduzidos alguns Pokémon que podem chegar ao Level 20 (que dá muito, muito, muito³ trabalho), como o Mewtwo, o Machamp, o Scyther (?) e o Masquerain (????????). Escolhas estranhas, confesso. Porém, devo dizer que Machamp e Mewtwo são disparados os Pokémon mais fortes do jogo, então o sacrifício é recompensado. Sendo assim, muita gente passou a só usar o Level Up para ir do 18 para o 19 e do 19 para o 20. Nunca use um Level Up se o seu Pokémon está abaixo do Level 14, por favor, não compensa. Outro detalhe do Level Up é que é melhor usá-lo assim que seu Pokémon avança de nível, se você usá-lo quando ele estiver prestes a avançar de nível, você estará desperdiçando o potencial do item.

   Bom, já que falamos de Level 15 e Level 20, é aqui que entra o pirulito de Raise MAX Level, responsável pelas noites maldormidas dos veteranos de Shuffle. Esse item não te dá experiência nenhuma, ele apenas "destrava" ou "libera" novos níveis para você. Um Pokémon no Level 10 está normalmente no Level MAX. Se você der um RML para ele, o nível máximo passa a ser 11, então você tem que treiná-lo para ir do Level 10 ao Level 11 (que é o novo MAX, se você só deu 1 RML). A maioria dos Pokémon que consomem RMLs come 5, alguns comem 3 (Zoroark) e outros comem 10 (Machamp, Mewtwo). É um investimento caro e a longo prazo.


   Mas espera aí, você não falou em ganhar EXP fácil? Cadê? Está na próxima seção. =P

  Ganhando EXP


   Vou colocar tudo em tópicos porque facilita a minha vida, facilita a leitura e todos ficam felizes! Saca só:
  • A experiência em Shuffle já foi mais difícil de entender, mas hoje é fácil. Você pode ver quanto ganha em cada fase e quanto falta para o próximo nível.
  • Em geral, os Expert Stages dão 10 de EXP, os Special Stages podem dar 0, 1, 3, 5 (mais comum) ou 10 de EXP e os Main Stages dão EXP baseados no número de turnos que a fase tem. Algumas fases principais podem fugir a essa regra, principalmente no Mobile, que ganha um pouco menos de EXP nas fases.
  • Competitions e o Meowth de Domingo não dão EXP. O Wobbuffet e o Carnivine dão 1 de EXP (sim, é absurdo mesmo). Algumas fases específicas de Safari podem dar um valor mais alto de EXP, como a da Starmie (acredito que seja 100 de EXP), mas como você não sabe que Pokémon vai aparecer no Safari, eu não recomendo treinar neles.
   Mas e quais são as melhores fases para treinar, jovem treinador? São essas aqui, olha:
  • SPECIAL STAGE EEVEE: Também conhecido como roleta dos Skill Boosters. Essa fase dá incríveis 100 de EXP. Se você usar um time forte, usando só Lutadores, por exemplo, você não precisa de Move +5, mas se você estiver treinando outros Pokémon, é bom usar, até porque as Disruptions do Eevee são meio... imprevisíveis. Então você pode se dar muito bem ou se dar muito mal. Altamente recomendado comprar o Exp. Points x1.5 aqui. Não use Jewel se você não derrotar o Eevee, a menos, é claro, que ele tenha te dado 3 caixas de presente, então nesse caso você pode querer usar uma Jewel, mas não recomendo muito.
  • VICTINI: A glória, a felicidade absoluta, a manifestação da perfeição. SEMPRE compre o Exp. Points x1.5 para jogar essa fase! A última atualização de Natal DOBROU a EXP do Victini permanentemente. Agora, essa fase dá 1000 de EXP! Se você usar o item, todos ganham 1500 de EXP! E seu Pokémon coroado ganha inacreditáveis 3000 de EXP! Eu amo essa fase, na boa. Se você já é experiente, não deve precisar do Move +5, mas ele é útil caso você queira manipular as matches para fazer sempre as combinações com um Pokémon, para aumentar as chances de ele ganhar a coroa.
  • MAIN STAGE BUNEARY: Disponível cedo no jogo, em Night Festival (stage 21), é a primeira oportunidade de ganhar EXP constantemente e todos os dias. A fase dá 30 de EXP no 3DS e 25 de EXP no Mobile. Habilidades como Rock Break, ou efeitos como o do Mega Venusaur e do Mega Aerodactyl podem ser úteis, mas é uma fase muito fácil de vencer.
  • MAIN STAGE AMPHAROS: Se o Meowth de Isla Azul (stage 37) é o rei das coins, o Ampharos de Castle Noapte (stage 130) é o rei da EXP. Ele concede 50 de EXP no 3DS e 45 de EXP no Mobile. O campo começa como um tabuleiro de xadrez com as barreiras de gelo, então Barrier Bash é interessante. Após 15 turnos, o Ampharos começa a invocar Flaaffy no campo, então Eject se torna útil. Uma estratégia comum é usar um Pokémon com Mind Zap para atrasar a Disruption e resetar o countdown para 15 novamente. O Mega Garchomp pode te ajudar a finalizar a fase rapidamente.
  • MAIN STAGE SNORLAX: É melhor que o Ampharos, mas muito mais difícil de vencer para pouca EXP a mais. A fase do Snorlax de Pedra Valley (stage 183) dá 55 de EXP no 3DS e 50 de EXP no Mobile. As disruptions incluem caixas de madeira durante a maior parte da fase e linhas inteiras de blocos de metal quando o HP do Snorlax fica baixo. Particularmente, eu treinaria só Pokémon do Tipo Lutador ou muito poderosos aqui. Como Mega, o Lucario, o Steelix, o Aerodactyl, o Medicham e o Alakazam são úteis. Você pode usar Mega Rayquaza para gerar combos. É bom ter um Pokémon com algum tipo de Block Smash+, como o Gallade, ou habilidades que aumentam dano em combo, como o Pummel do Lucario, ou até golpes fortes, como o Power of 4+ do Keldeo Resolute ou o Risk-Taker do Machamp (com Skill Swap).
  • SPECIAL STAGE WOBBUFFET/CARNIVINE: Eu não tenho a menor paciência para treinar aqui. Os itens são de graça e não custa hearts para jogar, você pode finalizar essa fase em 20 segundos consistentemente. Mas você precisa de paciência, porque a fase só dá 1 de EXP. Só rindo, mesmo. O Pokémon coroado ganha 2 de EXP, olha que legal! As pessoas costumam jogar essa fase enquanto estão regenerando hearts, é uma forma de passar o tempo e ainda conseguir um pouquinho (bem pouquinho mesmo) de EXP.
  • SURVIVAL MODE: Esse aqui é só pra pro player. Só quem é top consegue! O objetivo é conseguir chegar o mais distante possível sem gastar moedas. Jogar nesse modo custa 3 hearts, cada fase vencida dá 20 coins, e você ganha EXP Boosters ao vencer determinados níveis. Você ganha 1 EXP Booster S no level 10, 2 EXP Booster S no level 20, 3 EXP Booster S no level 30, 1 EXP Booster M no level 35, 2 EXP Booster M no level 40, 3 EXP Booster M no level 45 e 1 EXP Booster L no level 50. Ou seja, as recompensas são melhores e mais frequentes à medida que você progride. Se você ganhar os 50 níveis, você consegue 2500 de EXP para distribuir entre os Pokémon. Como a fase custa 3 hearts, você precisa chegar, no mínimo, no level 40 para ser superior ao Ampharos, já que usar 3 hearts no Ampharos dá 750 de EXP no 3DS (50+50+50+100) e 675 de EXP no Mobile (45+45+45+90).

   Bom, pessoal, é isso! Espero que essas dicas tenham ajudado vocês a planejar melhor o treinamento dos seus Pokémon. Happy Shufflin'! =D







Eu vou ficar muito, muuuito feliz se você clicar aqui! Olha:

 Crônicas de Bolso    Cápsula do Tempo



Sinta-se à vontade para comentar!

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال