Resumo das Temporadas do Anime



Ao lado dos jogos e mangás, o anime de Pokémon é um das maiores mídias da franquia.  Foi através do anime que Pokémon ganhou o mundo. O anime conta atualmente com 19 temporadas.





Temporada: 1ª
Título: Liga Índigo
Título Japonês: Pocket Monsters
Número de episódios: 81
Exibição no Brasil: Cartoon Network, Rede Record, RedeTV!, Tooncast


Ash Ketchum é um garoto de 10 anos que sonha em se tornar um Mestre Pokémon. Ao dormir demais no dia, Ash chega atrasado para receber seu primeiro Pokémon e descobre que todos os Pokémon já foram entregues a outros treinadores. O único Pokémon restante era um Pikachu, que não vai com a cara de Ash, inicialmente. Ao tentar capturar um Pidgey, Ash irrita um Spearow, que o ataca com seu bando. Ash rouba a bicicleta de uma garota para salvar Pikachu, mas acaba sendo salvo pelo mesmo, que ataca os Spearow com um golpe elétrico e os dois veêm um Pokémon desconhecido voar pelo arco-íris. Ao levar Pikachu para ser tratado no centro Pokémon, o lugar é atacado por Jessie, James e Meowth (membros da Equipe Rocket, um grupo de criminosos que rouba Pokémon raros e poderosos). Jessie tem um Ekane James um Koffing. Com a ajuda de Misty, dona da bicicleta, e de Pikachu, Ash derrota a Equipe Rocket, que passa a seguir o garoto por crer que o Pikachu dele é raro e poderoso, mas sempre falham em capturar o rato elétrico. Ao saber da Liga Pokémon, Ash passa a desafiar os ginásios da região de Kanto para conseguir insígnias.

O primeiro líder a ser enfrentado é Brock, da cidade de Pewter e usuário de Pokémon tipo Pedra. Ao vencê-lo, Brock passa a acompanhar Ash em sua jornada pois tem seu próprio sonho de se tornar um Criador Pokémon. Misty também passa a acompanhar Ash já que o treinador destruiu sua bicicleta, além disso ela também tem um sonho de se torna uma grande treinadora de Pokémon tipo Água. Misty também é a líder de ginásio de Cerulean, futuramente substituindo suas irmãs. O time de Ash vai aumentando com a captura de Caterpie (que rapidamente evolui para Metapod e Butterfree en seguida), Pidgeotto, Bulbasaur, Squirtle e Charmander. Ash desafia o Tenente Surge, líder de Vermilion e usuário de Pokémon elétricos, mas perde para seu Raichu. É nesse momento que seu Pikachu decide que quer ficar mais forte sem precisar evoluir. Ash vence Surge numa revanche depois de treinar Pikachu.

Quando Ash captura um Krabby, o Pokémon é mandado automaticamente para o Professor Carvalho, pois Ash já tinha seis Pokémon consigo, e esse era o limite que um treinador pode ter. Depois o Butterfree de Ash conhece uma Butterfree fêmea e é libertado pelo treinador para ficar com ela. A vaga de Butterfree é ocupada temporariamente por um Hanter que seguiu Ash quando o treinador foi a Cidade de Lavender pegar um Pokémon fantasma após perder para Sabrina, líder de ginapsio de Saffron usuário de Pokémon psíquicos. Quando Ash venceu a partida, Haunter ficou com Sabrina. Ash então captura um Primeape, mas o deixa com outra pessoa que o treina para competições de Pokémon lutadores. Ash também consegue mais insígnias nas batalhas contra Erika, líder de Celadon usuária do tipo planta e Koga, líder de Fuchsia usuário do tipo venenoso. O Ekans de Jessie evolui para Arbok e o Koffing de James para Weezing. Ash também captura um Muk e trinta Tauros e manda todos para o Professor Carvalho.

O Charmander de Ash evolui para Charmeleon e passa a ignorar as ordens do treinador. Depois de evoluir novamente para Charizard, ele perde totalmente o respeito pelo garoto. Ash também acha um ovo de Pokémon, do qual nasce o misterioso Togepi, que fica com Misty. Apesar de não obedecer o treinador, Charizard vence a batalha contra Blaine, líder do ginásio de Cinnabar usuário de Pokémon de fogo. Depois Ash vence a Equipe Rocket no ginásio de Viridian, já que o trio de vilões estava substituindo seu chefe Giovanni, usuário de Pokémon de terra, no ginásio.

Com as oito insígnias, Ash parte para o Planato Índigo, onde acontece a Liga Pokémon e onde Ash conhece Ritchie, seu novo amigo e rival na liga. Ash e Ritchie batalham nas oitavas de final e batalha termina com a vitória de Ritchie. A mãe de Ash organiza uma festa para o filho e lá, o Professor Carvalho pede que Ash e companhia vão às Ilhas Laranja pegar um objeto para ele. No caminho, o grupo de Spearow que atacou Ash no começo de sua aventura o ataca de novo, dessa vez com um dos Spearow evoluído para Fearow. O Pidgeotto de Ash evolui para Pidgeot e é deixado com um grupo de Pigdey e Pidgeotto para protegê-los.


Curiosidades


Devido ao incidente com o episódio do Porygon, os especiais de natal acabaram sendo exibidos fora de ordem no Japão e no resto do mundo deixando um erro cronológico na série.

Outros episódios importantes como o do dia da princesa e da lenda de Dratini foram exibidos fora de ordem ou banidos nos Estados Unidos causando mais furos na cronologia.

A ideia original era que Ash capturasse Bulbasaur, Brock capturasse Charmander e Misty capturasse Squirtle, mas os reoteiristas decidiram dar os três Pokémon iniciais da região para Ash.



Temporada: 2ª
Título: Aventuras nas Ilhas Laranja
Título Japonês: Pocket Monsters - Episódio do Arquipélago Laranja
Número de episódios: 35
Exibição no Brasil: Cartoon Network, Rede Record, RedeTV!, Tooncast


Ash, Misty e Brock partem para a Ilha Valencia no Arquipélago Laranja, com a Equipe Rocket ainda o perseguindo. Lá eles conhecem a Professora Ivy que entrega uma Pokébola misteriosa a Ash, a Pokébola GS, e pede que ele a entregue ao Professor Carvalho, já que ela não consegue mandar o objeto por teletransporte. Brock deixa o grupo e fica com a professora. Ash e Misty conhecem um treinador chamado Tracey que passa a viajar com eles. Ash captura um Lapras bebê, que se separou de seu bando, e também fica sabendo de uma competição chamada Liga Laranja que envolve desafiar o ginásio das Ilhas Laranjas, coletar as insígnia e batalhar contra o campeão. Ash informa o Professor Carvalho que vai demorar um pouco para voltar à Pallet e lhe entregar a Pokébola GS pois vai participar da Liga Laranja.

O primeiro desafio de ginásio é contra Cissy na Ilha Mikan, onde ocorre uma disputa de tiro a alvo e uma corrida pela água. Ash consegue a primeira das quatro insígnia necessárias. O segundo desafio é contra Danny na Ilha Navel. O desafio consiste na construção de um trenó de gelo e numa corrida de trenó montanha abaixo, e Ash vence.Pouco depois do desafio ao segundo ginásio, Ash captura um Snorlax e Tracey captura um Scyther. As passa a ficar arrogante nas batalhas até conhecer Prima, membro da Elite dos 4, que lhe dá uma lição sobre batalhar.

O terceiro desafio de ginásio nas Ilha Laranja é uma batalha Pokémon de 3x3 contra Ruddy, na Ilha Trovita, onde Ash consegue a terceira insígnia. Depois de uma batalha contra o Poliwhrath de um treinador, o Charizard de Ash não fica bem e é salvo pelo treinador. Charizard passa a respeitar e obedecer Ash depois disso. O quarto e último desafio de ginásio é uma batalha dupla contra Luana na Ilha Kumquat. Com as quatro insígnias, Ash ganha o direito de desafiar Drake, o campeão da Liga Laranja.

A batalha contra Drake é de 6x6. Ash usa Pikachu, Charizard, Bulbasaur, Squirtle, Lapras e Tauros contra Dragonite, Ditto, Onix, Gengar, Venusaur e Electabuzz de Drake. Depois de uma btalha difícil. Ash vence e se torna campeão da Liga Laranja. Depois do fim do desafio, Ash encontra a família perdida de seu Lapras e liberta o Pokémon. Ao chegar em Pallet, Ash descobre que Brock está vivendo em sua casa depois de algo acontecer entre ele e a Professora Ivy. Ash entrega a Pokébola Gs ao Professor Carvalho, que conta que Gary está se preparando para uma competição na região de Johto. Ash e Gary batalham mas Ash acaba perdendo e resolve entrar na Liga Johto. Tracey fica em Pallet no laboratório do Professor Carvalho e Brock volta a acompanha Ash e Misty na viagem. Como Ash vai para Johto, o Professor Carvalho lhe dá a Pokébola GS e pede que ele a entregue a Kurt, na cidade Azalea.


Curiosidade

Mesmo o anime nunca mostrando o desafio de um treinador contra a Elite dos 4, a Liga Laranja adaptou essa parte importante dos jogos a maneira do anime.


Temporada: 3ª
Título: A Jornada Johto
Título Japonês: Pocket Monsters - Episódio Ouro e Prata
Número de episódios: 41
Exibição no Brasil: Cartoon Network, Rede Record, RedeTV!, Tooncast

Ash, Misty e Brock chegam na cidade de New Bark, na região de Johto, ainda sendo seguidos pela Equipe Rocket, e conhecem o Prfessor Elm, aluno do Professor Carvalho. Depois de se inscrever na Liga Johto, Ash captura um Heracross, que o seguiu após Ash e companhia o ajudarem, e uma Chikorita. Acontece a primeira batalha de ginásio na cidade Violeta contra Falkner, especialista no tipo voador. Mais tarde, Heracross fica no laboratório do Professor Carvalho.

Pouco depois do ginásio, Ash chega ao Vale Charisífico, um lar para Charizard selvagens. O Charizard de Ash não é aceito no vale inicialmente, mas depois de aceito Ash o deixa lá para ficar mais forte. Depois disso ele consegue um Cyndaquil.

Ao chegar na cidade Azalea, Ash e companhia conhecem Kurt e lhe dão a Pokébola GS para que ele tente descobrir mais coisas sobre ela. Enquanto esperam resultados, o grupo vai ao ginásio de Azalea, onde Ash batalha contra Bugsy, especialista no tipo inseto e consegue suas segunda insígnia. Kurt não descobre nada novo sobre a Pokébola GS mas fica de avisar caso consiga algo. O trio continua a jornada por Johto. Ash consegue um Totodile e um Nocktowl.


Curiosidades

Como a fase Johto do anime foi feita para durar muito enquanto não havia um novo jogo da franquia, e como Misty e Brick não tinham competições como a Liga Pokémon para participar, a fase Johto é a que mais tem episódio fillers.

O arco envolvendo a Pokébola GS se iniciaria no fim dessa temporada caso tivessem seguido a linha dos jogos e não houvesse aquele problema com o Celebi sendo usado no quarto filme.

Mesmo tendo sido adquirido de forma acidental, o Wobbuffet de Jessie se tornou um dos Pokémon mais populares do anime.



Temporada: 4ª
Título: Campeões da Liga Johto
Título Japonês: Pocket Monsters - Episódio Ouro e Prata
Número de episódios: 52
Exibição no Brasil: Cartoon Network, Rede Record, RedeTV!, Tooncast


Ash e companhia chegam na cidade de Quinhão Dourado, onde acontecerá a terceira batalha de ginásio de Ash. A líder de ginásio Whitney, especialista no tipo normal, consegue vencer Ash com sua Miltank na primeira vez mas perde para ele numa revanche. O Golbat de Brock evolui para Crobat e o Poliwag de Misty evolui para Poliwhirl.

Ao chegar em Eckruteak, local do quarto ginásio, Ash descobre que o Pokémon estranho que ele viu no começo de sua jornada se chama Ho-oh. A batalha de ginásio contra Morty, especialista no tipo fantasma, terminha com a vitória de Ash, que conquista a quarta insígnia. Depois disso a Chikorita de Ash evolui para Bayleef.

O trio se dirige à cidade de Olivine, onde Ash tenta desafiar o ginásio. A líder de lá, Jasmine, não pode batalhar pois o Ampharos que cuida do farol da cidade está doente. Ela aconselha que Ash vá para o ginásio ds cidade de Cianwood e acompanhe sua assistente que vai até lá pegar um remédio para o Ampharos. Em Cianwood, Ash enfrenta Chuck, líder do ginpasio e usuário de Pokémon lutador. Com a vitória de Ash, o grupo volta a Olivine.

Curiosidades

Durante essa fase, diversos fatores levaram o anime Pokémon a perder a popularidade no Japão como o excesso de fillers e a repetição de histórias. Nessa época, Digimon conquistava as TV's ao redor do mundo.

O fato da Miltank de Whitney derrotar os três Pokémon de Ash no ginásio é referência ao fato de que nos jogos a Miltank de Whitney era um dos Pokémon mais difíceis de se derrotar até então.


Temporada: 5ª
Título: Master Quest
Título Japonês: Pocket Monsters - Episódio Ouro e Prata
Número de episódios: 52
Exibição no Brasil: Cartoon Network, Rede Globo, RedeTV!, Tooncast

No caminho para Olivine, o grupo de Ash passa pelas Ilhas Redemoinho, onde reencontram Ritchie e ajudam um Lugia a salvar seu filhote da Equipe Rocket. Misty consegue capturar um Corsola.

Quando trio chega em Olivine, acontece a batalha de Ash contra Jasmine, usuária do tipo metal. O Professor Carvalho pede que Ash lhe empreste seu Bulbasaur para acalmar os Pokémon em seu laboratório; Bulbasaur fica na laboratório agindo como líder dos Pokémon de lá. Ash consegue um ovo de Pokémon do qual nasce um Phanpy.

Ash e companhia ajudam Lance, campeão da Liga, a deter a Equipe Rocket, que está causando problemas no Lago da Fúria. Ash consegue derrotar o líder de ginásio de Mahogany, Pryce, mestre do tipo gelo, e consegue mais uma insígnia.O trio reencontra o Professor Elm que pede que o grupo leve um ovo Pokémon roubado de volta para a mãe. Do ovo nasce um Larvitar, que se assusta fácil mas que se sente bem com Ash.

Acontece a batalha de ginásio de Blackthor contra Clair, mestra do tipo dragão. Ash consegue a oitava e última insígnia necessária para entrar pra Liga Johto. O grupo chega no Monte de Prata onde Ash devolve Larvitar pra sua mãe. A Liga Johto acontece e Ash finalmente batalha conta Gary e vence. Entretanto, Ash perde para um treinador chamado Harisson, da região de Hoenn. O grupo volta para Kanto. Ash dá uma bicicleta nova para Misty, que volta para Cerulean. Brock volta para Pewter e Ash vai para Pallet. Ao ver novamente Ho-oh, Ash decide ir para Hoenn, mas dessa vez levará apenas o Pikachu e deixa todos os outros Pokémon com o Professor Carvalho. Ash chega em Hoenn mas é atacado pela Equipe Rocket. Pikachu fica doente.


Curiosidade

Sempre que a RedeTV! terminava de exibir a quarta temporada do anime, ela pulava direto para a oitava temporada deixando os telespectadores sem ver o final da Liga Johto e o começo da Liga Hoenn. Isso se deve ao fato de que, na época, a dona dos direitos de exibição da quinta à sétima temporadas pertencia a Rede Globo, que não queria vendê-los. Só depois de alguns anos a Rede Globo vendeu os direitos da quinta temporada.

Há quem jure que assistiu o episódio banido da caverna de gelo dublado na Rede Record. Mas sabemos que isso é impossível.



Temporada: 6ª
Título: Avançado
Título Japonês: Pocket Monsters - Geração Avançada
Número de episódios: 40
Exibição no Brasil: Cartoon Network, Rede Globo, Tooncast

May, uma treinadora iniciante, está para começar sua jornada Pokémon e vai para a cidade Littleroot pegar seu primeiro Pokémon. Ash está em Littleroot e pede ajuda ao Pokémon Hoenn para curar seu Pikachu. May e Ash são atacados pela equipe Rocket mas Pikachu se recupera e consegue derrotá-los, mas acidentalmente destrói a bicicleta de May. May escolhe um Torchic como seu primeiro Pokémon e acompanha Ash até a cidade de Petalburgh. No caminho, Ash e May conhecem um grupo criminoso chamado Equipe Magma, que está procurando um Pokémon antigo. Na cidade de Petalburgh, Ash descobre que May é filha do líder de ginásio da cidade, Nornan, usuário do tipo normal, mas não consegue batalhar contra ele por não ter três Pokémon consigo. O irmão de May, Max, passa a viajar com a dupla mesmo não tendo idade para ser um treinador; Brock também aparece e os quatro viajam juntos.

Ash captura um Treecko e um Tailow. A Equipe Rocket liberta seus Arbk e Weezing e captura um Seviper e um Cacnea. Brock captura um Lotad. May fica sabendo que acontecerão Concursos Pokémon em Hoenn para o Grande Festival e resolve participar delas coletando fitas ao invés de insígnia pela região. May e Jessie pegam, cada uma, um Wurmple. O grupo chega em Rutsboro onde Ash vence a líder do ginásio, Roxane, especialista no topo pedra. O Wurmple de May evolui ppara Silcoon e Beautifly, enquanto o de Jessie vira um Cascoon e Dustox.Um outro grupo criminoso surge em Hoenn: a Equipe Aqua, rival da Equipe Magma. Ash captura um Corphish e Borck pega um Mudkip.

O grupo chega na cidade de Dewford onde Ash batalha contra Brawly, líder do  ginásio do tipo lutador. Depois de conseguir a insígnia, o grupo vai até a cidade de Slateport, onde May faz sua estréia nos concursos. Lá ela conhece Drew, seu novo rival na competição, e acaba perdendo para ele. A Equipe Magma aparece de novo e ataca o Museu Oceânico de Slateport. Na cidade de Mauville, Ash enfrenta Watson, líder do ginásio do tipo elétrico.


Curiosidades

Apesar da Rede Globo não possuir mais os direitos de exibição dessa temporada, a RedeTV! não os comprou assim como a sétima temporada.

Essa foi a última temporada com o segmento "Quem é Esse Pokémon", que foi substituído na temporada seguinte. O segmento só voltou na 14ª temporada.



Temporada: 7ª
Título: Desafio Avançado
Título Japonês: Pocket Monsters - Geração Avançada
Número de episódios: 52
Exibição no Brasil: Cartoon Network, Rede Globo, Tooncast


Continuando a jornada em Hoenn, Ash e companhia reencontram Misty. O Togepi de Misty evolui para Togetic e fica no Reino da Miragem para proteger os Togepi de lá. Ash, Brock, May e Max continuam a jornada enquanto Misty volta para casa. May captura um Skitty. Na cidade de Fallabor, May consegue sua primeira fita de torneio. Acontece um novo ataque das Equipes Aqua e Magma. Ash vence a líder de ginásio de Fallabor, Flannery, usuráio do tipo fogo, também captura um Torkoal e seu Treecko evolui para Grovyle. O Lotad de Brock evolui para Lombre. May consegue mais uma fita de torneio. O grupo volta à Petalburgh onde Ash batalha contra Norman e ganha a quinta insígnia. May pega um Bulbasaur.

O Tailow de Ash evolui para Swellow e o Torchic de May evolui para Combusken. A Equipe Aqua reaparece e tenta conseguir dados dos antigos Pokémon lendários Groudon e Kyogre. James captura um Chimeco. Acontece a batalha de Ash cona a lider de ginásio de Fortress, Winona, usuário de Pokémon voadores. May consegue mais uma fita.



Temporada: 8ª
Título: Batalha Avançada
Título Japonês: Pocket Monsters - Geração Avançada
Número de episódios: 52
Exibição no Brasil: Cartoon Network, RedeTV!, Tooncast

As Equipes Aqua e Magma capturam Groudon e Kyogre, que começam a batalhar um contra o outro. Ash e companhia, com a ajuda de Lance, conseguem parar os dois Pokémon e deter os planos dos dois grupos. As duas equipes encerram suas atividades. Ash batalha no ginásio de Mossdeep numa batalha em dupla contra os líderes Tate e Lisa, especialistas no tipo psíquico. Ash batalha contra Drake, da Elite dos 4 de Hoenn. May conhece um novo rival, Harley, e consegue sua quarta fita. O Lombre de Brock evolui para Ludicolo. Ash captura um Snorunt. Ash vence o líder de ginásio de Sootopolis, Juan, mestre do tipo água e consegue sua oitava e última insígnia. May consegue sua quinta e última fita. Ash conhece um novo rival, Morrison.

Começa o Grande Festival de Hoenn. May batalha contra Harley e vence, mas perde logo depois para Drew. O Snorunt de Ash evolui para Glaile durante o Grande Festival. Um novo rival de Ash, Tyson, aparece. Começa a Liga Hoenn. Ash vence Morrison mas é derrotado por Tyson, que vence a competição depois. O grupo se separa. Ash chega na cidade de Viridian, Ash batalha contra Agatha, da Elite dos 4 e nova líder do ginásio local. Ele também conhece Scott, que lhe fala da Batalha da Fronteira. O grupo se reencontra em Pallet. Ash parte para desafiar a Batalha da Fronteira e May passa a coletar novas fitas em Kanto.

Ash deixa seu Torkoal e Glaile com o Professor e leva seu Phanpy consigo, enquanto May deixa seu Bulbasaur com o professor e ganha um Squirtle dele. O Skitty e Beautifly de May ficaram em sua casa. Ash vence o Cérebro da Fronteira Noland, da Fábrica de Batalha, e ganha seu primeiro símbolo da fronteira. May consegue sua primeira fita de torneio de Kanto.



Curiosidades

Trazer Ash e companhia, assim como o Grande Fetival e a Batalha da Fronteira, para a região de Kanto se deve ao fato de que: os jogos de Hoenn e Kanto acontecem ao mesmo tempo; os jogos FireRed e LeafGreen terem sido um sucesso e se passarem em Kanto, apesar do jogo mais recente na época ser Emerald que se passa em Hoenn.

A dublagem do anime, em especial a tradução dos golpes, não estava agradando os fãs então o antigo site PokéPlus passou a ajudar a Centauro na tradução dos ataques, itens e outros termos do anime ao fim dessa temporada.




Temporada: 9ª
Título: Batlaha da Fronteira
Título Japonês: Pocket Monsters - Geração Avançada
Número de episódios: 47
Exibição no Brasil: Cartoon Network, Rede Globo, Tooncast

Continuando as aventura de Ash e companhia pela região de Kanto. James deixa seu Chimeco em casa e passa a andar com um Mime Jr. O Mudkip de Brock evolui para Marshtomp. May ganha um ovo de Pokémon. Ash batalha contra Greta, Cérebro da Fonteira da Arena de Batalha e ganha seu segundo símbolo. May ganha sua segunda fita de torneio. Ash vence Tucker, Cérebro da Fronteira do Dome de Batalha.

O Phanpy de Ash evolui para Donphan. Brock captura um Bonsly, e um Eevee sai do ovo de May. Ash vence Lucy, Cérebro da Fronteira do Pico de Batalha. O Grovyle de Ash evolui para Sceptile. May ganha mais uma fita. Ash vence Spencer, Cérebro da Fronteira do Palácio de Batalha. Brock participa de um Torneio Pokémon, do qual May sai vencedora e leva a fita. Ash peprde uma batalha para Anabel, Cérebro da Fronteira da Torre de Batalha, mas vence na revanche e ganha mais um símbolo. May ganha sua última fita e se qualifica para o Grande Festival. Ash é possuído por um espírito e batalha contra Brandon, Cérebro da Fronteira da Pirâmide de batalha, e é derrotado e liberto. A Pirâmide de batalha muda de localização e Ash continua a viagem para ter uma revanche.

O Grande Festival acontece. May consegue vencer Harley e Drew mas perde para outra treinadora. Durante o Grande Festival, Ash captura um Aipom. Ash tem uma revanche contra Brandon mas perde novamente. Para a terceira abtalha contra Brandon, Ash chama seu Squirtle, Bulbasur e Charizard e, junto com Pikachu, consegue vencer Brandon. Ash ouve falar sobre uma região ao norte de Kanto chamada Sinnoh. Ash e May participam de um último torneio e se enfrentam na final, terminando a batalha em empate. O grupo se separa. Ash reencontra Gary, que veio de Sinnoh. Os dois batalham e Gary vence. Ash decide deixar todos os seu Pokémon, exceto Pikachu, no laboratório do Professor Carvalho e vai para Sinnoh. Aipom segue Ash e vai para Sinnoh junto dele e de Pikachu.

Curiosidades

A partir dessa temporada, o anime deixou de ter um segmento de intervalo como o "Quem é esse Pokémon" e o "Escolha do Treinador".

Apesar do Pikachu do Ash conseguir aprender a usar a Investida Trovão por treino, isso ó impossível nos jogos, já que esse é um ataque que o Pikachu só aprende se já tiver nascido com ele e se o pai ou mãe estiver segurando a Orbe Relâmpago na hora do cruzamento.



Temporada: 10ª
Título: Diamante e Pérola
Título Japonês: Pocket Monsters - Diamante e Pérola
Número de episódios: 51
Exibição no Brasil: Cartoon Network, RedeTV! Tooncast

Dawn é um nova treinadora que está para começar sua jornada. Ela fica de encontrar o Porofessor Rowan no laboratório dele mas acaba se perdendo. O Professor Rowan a encontra e a leva ao laboratório. Quando chegam lá, eles descobrem que alguns dos Pokémon que foram separados para que ela escolhesse fugiram e parte para encontrá-los. Dawn encontra o Piplup que fugiu e os dois são atacados por um bando de Ariados. Juntos, os dois derrotam os Ariados e veem a silhueta de um Pokémon desconhecido no Lago Verdade. Dawn escolhe Piplup como seu parceiro e começa sua jornada. Em paralelo, Ash, Pikachu e Aipom chegam à Sinnoh. Após um ataque da Equipe Rocket, Pikachu é separado de Ash e acaba encontrando Dawn e destruindo sua bicicleta. Procurando pelo Pikachu, Ash reencontra Brock e captura um Starly. Ash conhece um treinador chamado Paul, que acaba se tornando seu rival.

Ash se encontra com Dawn e recupera seu Pikachu. Ele e Paul tem uma batalha de 3x3 que acaba em empate. Dawn passa a acompanhar Ash e Brock em sua jornada em busca de fitas de torneio para o Grande Festival. O trio conhece um treinador chamado Nando. Ash tenta convencer Nadno a entrar apara a Liga Sinnoh, enquanto Dawn tenta convencê-lo a participar do Grande Festival. Nando escolhe participar dos dois e se torna rival de Ash e de Dawn. Ash captura um Turtwig. Brock captura um Croagunk. Dawn captura um Buneary. O Starly de Ash evolui para Staravia. O Bonsly de Brock evolui para Sudowoodo. Dawn conhece uma nova amiga e rival, Zoey, que a vence num torneio. O trio chega em Oreburgh onde Ash vê Paul batalhando contra Roark, líder do ginásio e especialista no tipo pedra. Ash se irrita com o modo como Paul trata seus Pokémon. Quando Ash batalha contra Roark, com Paul assistindo, ele perde e treina para uma revanche. Ash vence na segunda vez e consegue a sua primeira insígnia. Dawn captura um Pachirisu. Brock ganha um ovo de Pokémon.

 O trio dá de cara com uma caçadora de Pokémon chamada Caçadora J. Dawn encontra um amigo de infância chamado Kenny, que também se torna seu rival nos torneios. Dawn ganha sua primeira fita. Dawn captura um Buizel. Lucian, da Elite dos 4 de Sinnoh, aparece e ajuda Dawn a compreender e conquistar Buizel. Um grupo criminoso chamado Equipe Galática aparece. Ash derrota Gardenia, líder de ginásio de Eterna, especialista do tipo planta e consegue mais uma insígnia. Um Happiny sai do ovo que Brock ganhou. O trio conhece Cynthia, campeã de Sinnoh, que batalha contra Paul e o derrota. A Caçadora J reaparece. Acontece outro torneio do qual Dawn participa mas não consegue passar da rodada de apresentação. Aparece um novo rival para Ash, Conway. Paul abandona seu Chimchar, o qual ele considera fraco. Chimchar é acolhido por Ash e entra para sua equipe.

Curiosidades
A fase Dimante e Pérola faz várias referências a série original do anime.

Toda a história envolvendo os Ariados, a rebeldia de Piplup, o salvamento que o pequeno realiza e a aparição do Pokémon desconhecido são claras referências ao primeiro episódio do anime.

Essa é a única temporada que possui o mesmo título tanto em inglês quanto em japonês.

Paul foi um treinador que dividiu a opinião dos fãs do anime quanto ao modo de treinar e tratar seus Pokémon, e acabou por se tornar um dos rivais de Ash preferidos dos fãs.



Temporada: 11ª
Título: Batalha Dimensional
Título Japonês: Pocket Monsters - Diamante e Pérola
Número de episódios: 52
Exibição no Brasil: Cartoon Network, RedeTV!, Tooncast



Seguindo uma sugestão de Zoey, Ash e Dawn troca seu Aipom e Buizel um com o outro. A Equipe Galática investiga os Unown nas Ruínas de Solaceon. James deixa seu Cacnea para ser criado por Gardenia. O Aipom de Dawn evolui para Ambipom. Jessie consegue ganhar uma fita de torneio. Dwan perde a confiança em si mesma quando não se qualifica de novo em um torneio. Ash captura um Gligar. Dawn tenta uma batalha de ginásio contra Maylene, líder do ginásio de Vielstone e especialista no tipo lutador, mas perde. Ash batalha contra Maylene e consegue a insígnia depois de um empate. O grupo enfrenta a Equipe Galática em Vielstone. Ash e companhia ajudam um Patrulheiro Pokémon a salvar um Riolu da Caçadora J. Jessie liberta seu Dustox. Acontece a Copa Wallace no Lago Valor. May aparece para competir na Copa Wallace. Ash vê um Pokémon misterioso no Lago Valor. May e Dawn se enfrentam na final da Copa Wallace. Dawn vence a Copa Wallace e ganha sua segunda fita de torneio. Jessie captura um Yanma, que evolui para Yanmega. Dawn captura um Swinub. Ash batalha conta Montanha, líder do ginásio de Pastoria e usuário do tipo água.

Ash ganha uma Presa Navalha de Paul e a usa para evoluir seu Gligar para Gliscor depois de ajudá-lo a superar seus medos. Ash tem uma batalha não oficial contra a líder de ginásio de Hearthome, Fantina, usuária do tipo fantasma. Dawn ganha sua terceira fita de torneio. O grupo reencontra Cynthia e conhece Cyrus. É revelado que os Pokémon que Dawn e Ash viram nos Lagos Verdade e Valor são Mesprit e Azelf. A Equipe Galática rouba a Orbe de Brilhante e a Orbe de Diamante. O grupo conhece Aaron, da Elite dos 4 de Sinnoh. O Turtwig de Ash evolui para Grotle. Ash conhece mais um rival, Barry.  Jessie ganha mais uma fita. Ash vence Fantina e ganha sua quinta insígnia. O Swinub de Dawn evolui para Piloswine.


Curiosidades

A fase Diamante e Pérola foi a que mais introduziu rivais para os protagonistas até então. Paul, Zoey, Nando, Kenny, Conway, Barry, Ursula e Jessie como Jesselina.

O momento em que Jessie liberta seu Dustox é uma homenagem ao episódio em que Ash liberta seu Butterfree.

Na versão dublada do anime, Aipom era referido como macho mas ao evoluir para Ambipom passou a ser referido como fêmea.

A teoria de que Ash está em coma surgiu durante essa temporada.

Temporada: 12ª
Título: Batalhas Galáticas
Título Japonês: Pocket Monsters - Diamante e Pérola
Número de episódios: 52
Exibição no Brasil: Cartoon Network, RedeTV!


Depois de evoluir, o Piloswine de Dawn passa a desobedecê-la e evolui novamente para Mamoswine. Ash derrota o líder de ginásio de Canalave, Byron, usuário do tipo metal. Acontece um novo ataque da Equipe Galática. Dawn conhece uma nova rival, Ursula. O Staravia de Ash evolui para Staraptor. Dawn consegue recuperar o respeito de seu Mamoswine. Dawn deixa sua Ampibom com outra pessoa para torná-la uma campeã de Ping Pong. Ash batalha contra a líder de ginásio de Snowpoint, Candace, especialista do tipo gelo. A Caçadora J tenta pegar Regigigas. Ash e seus amigos conhecem Looker no Lago Perspicácia. Brock vê Uxie no Lago Perspicácia. Ash e Paul batalham e o Chimchar de Ash evolui para Monferno. O grupo descobre que Looker é membro da Polícia Internacional e investigando a Equipe Galática. Dawn ganha um ovo de Pokémon do qual nasce um Cyndaquil. James vence um torneio e dá a fita para Jessie.

A Equipe Galática constrói a corrente vermelha. A Caçadora J consegue capturar Mesprit, Azelf e Uxie para a Equipe Galática, mas sua nave é destruída com ela dentro. Cyrus se revela líder da Equipe Galática e usa a corrente vermelha para controlar Dialga e Palkia. Ash e companhia conseguem libertar os três guardiões dos lagos. Cyrus perde o controle de Dialga e Palkia e desaparece num portal feito por eles. A Equipe Galática é presa. Ash deixa Gliscor para treinar por um tempo. Ash captura um Gible.


Curiosidades

Embora muitos presumam que a Caçadora J tenha sobrevivido, o destino dela nunca foi esclarecido pelos roteiristas.

A evolução de Swinub em Piloswine e logo depois para Mamoswine, além da desobediência do Pokémon com a treinadora, é outra referência a primeira temporada. No caso, com o Charmander de Ash.

Nessa época, começaram a surgir boatos de que Ash venceria a Liga Sinnoh e seria substituído por outro protagonista na temporada seguinte.

Essa foi a última temporada do anime a ser exibida na TV aberta




Temporada: 13ª
Título: DP - Vencedores da Liga Sinnoh
Título Japonês: Pocket Monsters - Diamante e Pérola
Número de episódios: 34
Exibição no Brasil: Cartoon Network


Dawn consegue ganhar sua quinta e última fita de torneio. O grupo conhece Fint, da Elite dos 4 de Sinnoh. Ash ajuda Volkner, líder de ginásio de Sunyshore e usuário do tipo elétrico, a recuperar seu interesse por batalhas. O Grotle de Ash evolui para Torterra. Jessie ganha sua quarta fita. Ash batalha contra Bertha, da Elite dos 4 de Sinnoh, mas perde. Dawn conehce uma princesa chamada Saria que é igualzinha a ela. Sarvia troca de lugar com Dawn, participa de um tornei, vence, entrega a fita para Jessie e dá sua Togekiss para Dawn. O Monferno de Ash evolui para Infernape. O Grande Fetival acontece no Lago Valor. Dawn, Zoey, Nando, Ursula e Jessie se qualificam para o Grande Festival, enquanto Kenny não consegue passar. Dawn vence Ursula e Jessie e vai para a final. Zoey vence Nando e vai para a final. Zoey vence Dawn na final do Grande Festival. Ash vence Volkner e ganha sua oitava insígnia.


Acontece a Liga Sinnoh. Ash chama seus Pokémon que estão com o Professor Carvalho para participar da Liga. O Cyndaquil de Ash evolui para Quilava. O Gliscor de Ash também volta para a liga. Paul derrota Barry na liga. Ash vence Nando, Conway e Paul na liga. Surge um treinador chamado Tobias, que possui um Darkrai. Ash batalha contra Tobias. O Darkrai de Tobias derrota o Heracross, Torkoal e Gible de Ash e é derrotado pelo Sceptile. Tobias envia um Latios que derrota Sceptile e Swellow e empata com Pikachu. Tobias vence a Liga Sinnoh. A Happiny de Brock evolui pra Chansey e Brock decide se tornar um Doutor Pokémon. O grupo se separa.


Curiosidades

Embora os fãs tentem descobrir, nunca foi revelada qual era a equipe completa de Tobias, ou se ele tinha mais que dois Pokémon.

Essa foi a única temporada que não mostrou a chegada de Ash em Pallet e seu reencontro com sua mãe e seus Pokémon, já que não era necessário. O máximo que mostra é Ash preste a chegar na cidade.


Foi a primeira temporada onde todos os membros da Elite dos 4 e a Campeã, apareceram.



Temporada: 14ª
Título: Branco e Preto
Título Japonês: Pocket Monsters - Best Wishes
Número de episódios: 48
Exibição no Brasil: Cartoon Network

Ash faz uma viajem para a região de Unova com sua mãe e o Professor Carvalho, lá Ash conhece a Professor Juniper. Pikachu é atingido por um ataque do Pokémon lendário Zekrom e perde sua eletricidade. Sem seus ataques elétricos, Pikachu é derrotado numa batalha com um treinador chamado Trip, que acaba por se tornar rival de Ash. Ash fica sabendo da Liga Unova e decide participar, se despedindo de sua mãe e do Professor Carvalho, que voltam para Palett. A Equipe Rocket deixou todos os seus Pokémon, menos Meowth, no quartel general da organização. Jessie captura um Woobat.

 Ash conhece uma treinadora chamada Iris, que o acompanha até a cidade de Striaton onde Ash planeja ter sua primeira batalha de ginásio da região. Iris possui um Axel e sonha em se tornar uma Mestra de Dragões. Ash captura uma Pidove, um Oshawoot e um Tepig. Ash batalha contra os três líderes de ginásio de Striaton Cilan, Chili e Chress cada um usando um Pokémon de água, fogo ou planta. Cilan, que também é um Especialista Pokémon, sugere que ele, Ash e Irís passem a viajar juntos por Unova. Ash captura uma Snivy. Cilan captura um Dweble. Ash ganha um ovo de Pokémon. Ash conhece sua primeira rival de Unova, Bianca. Ash batalha contra Lenora, líder de ginpasio de Nacrene e usuária do tipo normal. O ovo que Ash ganhou choca e nasce um Scraggy. Ash captura um Sewaddle. A Pidove de Ashevolui para Tranquill. Ash batalha contra Burgh, líder de ginásio de Castelia usuário do tipo inseto. O Sewaddle de Ash evolui para Swadloon. Ash conhece um novo rival, Stephan. Ash tem uma outra batalha contra Trip, que acaba empatada. Ash captura um Palpitoad e um Roggenrola. Cilan captura um Stunfisk. Iris conhece uma rival, Georgia. Cilan também conhece uma rival, Burgundy.


Curiosidades

O fato dos acompanhantes de Ash serem líderes de ginásio (pelo menos nos jogos) é uma homenagem ao fato de Brock e Misty, primeiros acompanhantes de Ash, também serem líderes de ginásio.

Outra referência da primeira temporada é o fato do Tepig de Ash ter sido abandonado anteriormente por outro treinador, assim como o Charmander.

É a primeira vez depois de Johto que Ash captura todos os três Pokémon iniciais da região.

Logo após o anúncio da série, surgiram teorias de que essa poderia ser a última temporada com o Ash, já que a expressão Best Whishes pode ser usada como uma saudação de despedida.



Temporada: 15ª
Título: Preto e Branco - Destinos Rivais
Título Japonês: Pocket Monsters - Best Wishes + Best Wishes 2ª Temporada
Número de episódios: 47
Exibição no Brasil: Cartoon Network


Ash batalha com a líder de gináasio de Nimbasa, Elesa, usuário do tipo elétrico. O grupo conhece Alder, campeão de Unova. Ash e Alder batalham mas não chegam a terminar a batalha. O trio encontra os Pokémon lendários Thundurus, Landorus e Tornadus. Ash batalha contra Clay, líder de ginásio de Driftveil e mestre do tipo terra. Na batalha, o Roggenrola de Ash evolui para Boldore. O Dwebble de Cilan evolui para Crustle. O grupo conhece o pai, da Professor Juniper, o Professor Cedric Juniper. Ash captura um Krokorok. O grupo chega a Mistralton, onde a líder de ginásio, Skyla, não faz mais batlhas e julga se o treinador merece a indígnia baseada nos Pokémon que ele possui e ela julga se podem derrotar seus Pokémon. Cilan batalha contra Skyla mas perde. Ash vence Skyla, apesar dela dizer que poderia derrotá-lo. O Swadloon de Ash evolui para Leavanny. O Tepig de Ash evolui para Pignite ao batalhar contra seu antigo treinador. Ash batalha conta Brycen, líder de ginásio de Icirrus, mestre do tipo gelo. Ash batalha contra Roxie, líder de ginásio de Virbank, usuária do tipo venenoso. Ash reencontra Dawn e Cynthia. O grupo encontra o Pokémon lendário Meloetta, que passa a acompanhá-los. Iris captura um Dragonite. O Krokorok de Ash evolui para Krookodile. Ash conhece um novo rival, Cameron. Dawn deixa o grupo para viajar para Johto, onde acontecerá outra Copa Wallace. A Equipe Rocket organiza um ataque em Unova. Giovanni, íder da Equipe Rocket, reaparece e usa o poder de Meloetta para controlar os Pokémon lendários Thundurus, Tornadus e Landorus. Ash e companhia conseguem para a Equipe Rocket e acalmar os Pokémon lendários. A Equipe Rocket volta para Kanto. Meleotta se despede do grupo.

Curiosidade

Marlon foi o primeiro líder de ginásio que Ash não desafiou

É a primeira vez que Ash captura mantem mais de seis Pokémon no time e vai trocando a equipe.


Temporada: 16ª
Título: Preto e Branco - Aventuras em Unova/Aventuras em Unova e Mais Além
Título Japonês: Pocket Monsters - Best Wishes 2ª Temporada + Episódio N + Aventuras Decolora
Número de episódios: 45
Exibição no Brasil: Cartoon Network

A Liga Unova finalmente começa. Ash vence Trip e Stephan, enquanto Cameron vence Bianca. Ash batalha contra Cameron, mas perde depois do Riolu de Cameron evoluir para Lucario. O grupo vai para a cidade de Nuvema. A Equipe Rocket captura uma Amooguss e um Frilish.O grupo conhece um rapaz chamado N. Ash reencontra Looker. N reaparece e passa a viajar com o grupo. Charizard retorna ao time de Ash. O grupo descobre que N era parte de um grupo criminosos chamado Equipe Plasma. Colress, da Equipe Plasma, toma o controlo sobre o Pikachu de Ash até que N lhe entrega Pedra da Luz. O líder da Equipe Plasma, Gethsis, aparece e desperta o Pokémon lendário Reshiram. Ash e companhia impedem que Gethsis consiga controlar Reshiram e a Equipe Plasma é presa por Looker. N vai embora. Ash e companhia viajam para Kanto passando pelas Ilhas Decolore. O grupo conehce uma repóter chamada Alexa, da região de Kalos, que passa a companhá-los até Kanto. Iris e Cilan deixam Ash e vão para Johto. Depois de chegar em Palle, Ash decide ir para Kalos e vai com Alexa para a região. Os Pokémon que a Equipe Rocket capturou em Unova são deixados no quatel general da organização. O Wobbuffet de Jessie volta.

Curiosidades

Foi a primeira vez em que uma temporada muda de nome no Japão antes da geração chegar ao fim.

A tradução de golpes, que vinha sendo utilizada desde a nona temporada, foi mudada por decisão da The Pokémon Company International.

Temporada: 17ª
Título: A Série XY
Título Japonês: Pocket Monsters XY
Número de episódios: 48
Exibição no Brasil: Cartoon Network

Tendo chegado à cidade de Lumiose na região de Kalos, Ash está pronto para desafiar seu primeiro ginásio. Ao chegar no ginásio, Ash é barrado pelo líder, que não aceita o desafio e diz que Ash precisa de quatro insígnias para batalhar contra ele. Ash conhece um garoto inventor chamado Clemont e sua irmã Bonnie, que ainda não é uma treinadora. Ash e Clemont começam uma batalha mas são interrompidos pela Equipe Rocket, que tenta pegar o Pikachu.Pikachu é salvo por um Froakie, que é levado por Ash, Clemont e Bonnie para o laboratório do Professor Sycamore. O Professor explica que está estudando um novo tipo de evolução, chamado Mega Evolução. A Equipe Rocket usa um dispositivo para controlar o Garchomp dpo Professor Sycamore, mas perde o controlo sobre ele, que foge descontrolado para a Torre Prisma. Ash o Garchomp junto com o Froakie mas se joga da torre para salvar ser Pikachu. Os dois são salvos por um homem misterioso que tem um Mega Blaziken. Ash captura o Froakie. Sem poder desafiar o ginásio de Lumiose, Ash parte para Santalune, onde a irmã de Alexia é líder de ginásio. Clemont e Bonnie passam a acompanhar Ash. Uma jovem chamada Serena, está treinando com sua mãe para se tornar uma corredora de Rhyhorn. Ele vê uma reportagem no telejornal sobre o incidente na Torre Prisma e reconhece Ash, a quem Serena conheceu quando pequena. Ela vai a cidade de Lumiose para começar uma jornada e escolhe um Fennekin como seu primeiro Pokémon. Ash captura um Fletchling. James captura um Inkay. Clemont captura um Dedenne para Bonnie.

O grupo chega na cidade de Santalune, onde Ash batalha contra a irmã de Alexa, Viola, líder do ginásio usuária do tipo inseto. Serena chega no ginásio a tempo de ver a batalha de Ash e Viola, que acaba com a vitória da líder de ginásio. Ash reencontra Serena, mas não se lembra da garota. Depois de treinar, Ash tem uma revanche contra Viola e ganha sua primeira insígnia em Kalos. Serena passa a viajar com o grupo. Ela sente algo por Ash, mas não diz nada. De volta a Lumiose, Ash e Serena conhecem o pai de Clamont e Bonnie, Meyer, e descobrem que o inventor é o líder de ginásio de Lumiose, usuário do  tipo elétrico. Clemont havia construído um robô, Clembot, para ajudá-lo no ginásio, mas um incidente fez com que Clembot saísse de controle, assumisse o ginásio e expulsasse Clemont e Bonnie do local. Desde então Clemont tem treinado para enfrentar Clembot e recuperar o ginásio. Clemont recupera o ginásio e o controle sobre Clembot. Ash decide que vai lutar contra Clemont no ginásio quando tiver conseguido as quatro insígnia que era necessária inicialmente para o desafio. Clemont também captura um Chespin.  Meyer é mostrado como o homem mascarado que salvou Ash na Torre Prisma, o Blazinken Mascarado. Jessie captura um Pumpkaboo.

O grupo e a Equipe Rocket são atacados e hipnotizados por um Malamar maligno que planeja reformular o mundo. Juntos eles conseguem deter o Malamar. O grupo chega ao Castelo de Batalha, onde conhecem o líder de ginásio de Cyllage, Grant, especialista no tipo pedra. Ash passa a treinar para desafiar Grant no ginásio depois de vê-lo batalhando conta Viola. Quando Ash chega a Cyllage, ele consegue vencer Grant e ganhar sua segunda insígnia.

Ash batalha contra uma garota chamada Korrina, que se revela líder de ginásio de Shalour, especialista no tipo lutador. Korrina revela que está indo até a cidade Geosenge procurar uma Lucarionite, que fará seu Lucario mega evoluir. O grupo passa a acompanhar Korrina até Geosensg. Korrina consegue a Lucarionite,mas seu Lucario perde o controle quando mega evolui. O avô de Korrina a manda para treinar com uma mulher chamada Mabel, que lhe ajudará a controlar a Mega Evolução.Depoi sde treinar co Mabele controlar a Mega Evolução, Korrina volta para o ginásio onde estará esperando o desafio de Ash. Ash captura um Hawlucha.

Aconselhados pelo Professor Sycamore, Ash e companhia entram no Acampamento de Verão Pokémon, onde conhecem Tierno, Shauna e Trevor. Shauna apresenta as Exibições Pokémon a Serena. Tierno se torna rival de Ash e Shauna se torna rival de Serena. As Exibições Pokémon são uma competição exclusiva para garota, onde as participantes fazem apresentações com os Pokémon e tentam ganhar as Chaves da Princesa, para se tornar Rainha de Kalos. Serena resolve se tornar uma Performer Pokémon e participar das Exibições Pokémon. Jessie também decide se tornar uma Performer usando outro nome. Ash batalha contra Korrina no ginásio de Shalorur e ganha a terceira insígnia. Serena captura um Pancham. Clemont reencotra um Shyn, agora evoluído em Luxio, que conheceu quando pequeno. Clemont captura o Luxio.

Curiosidade

É a primeira vez que Ash não captura o Pokémon inicial de planta da região.



Temporada: 18ª
Título: A Série XY - Missão Kalos
Título Japonês: Pocket Monsters XY
Número de episódios: 45
Exibição no Brasil: Cartoon Network

O Froakie de Ash evolui para Frogadier. O grupo conhece a mãe de Serena, Grace, que inicialmente não quer que a filha continue sua viajem. O grupo e a Equipe Rocket reencontram o Malamar maligno. Ash captura um Goomy. O grupo chega em Coumarine onde Ash vence o líder de ginásio, Ramos, usuário do tipo planta. Serena participa de sua primeira Exibição Pokémon. Depois de cometer um erro e perder a competição, Serena corta o cabelo e muda de visual. O Goomy de Ash evolui para Sliggoo. O Luxio de Clemont evolui para Luxray. Clemont volta para Lumiose para se preparar para sua batlha contra Ash, que já tem as quatro insígnias. A Fennekin de Serena evolui para Braixen. O Sliggoo de Ash evolui para Goodra. O grupo chega a Lumiose onde reencontra Clemont. Ash e Clemont recomeçam a batlha que tiveram quando se conheceram. Ash vence a batalha de ginásio e ganha sua quinta insígnia. O grupo continua a viajem. Depois de um ataque da Equipe Rocket, o Professor Sycamor concegue mega evoluir seu Garchomp. Ele descobre que o pai de Clemont e Bonnie é o Blaziken Mascarados, mas não conta a ninguém. O grupo chega num pântano que era o antigo lar do Gooodra de Ash, que está sob ataque de um grupo de Pokémon. Ash ajuda a resolver o problema com os Pokémon e deixa seu Goodra para cuidar dos seus antigos amigos no pântano. O grupo chega na cidade de Laverre, onde Ash conhce seu novo rival Sawyer. Sawyer batalha contra a líder de ginásio de Laverre, Valerie, especialista no tipo fada, mas perde. Ash consegue vencer Valerie e ganhar a insígnia. Ash encontra um ovo de Pokémon do qual nasce um Noibat, que Ash captura e o ensina a voar. Serena consegue sua primeira Chave da Princesa. A Pumpkaboo de Jessie evolui para Gourgeist. O grupo reencotnra Tevor, que está tentando tirar um foto do Pokémon lendário Moltres. O Fletchinder de Ash evolui para Talonflame para salvar Ash de um ataque de Moltres. O grupo chega na cidade de Anistar. Serena captura um Eevee. Serena consegue ganhar sua segunda Chave da Princesa. O grupo conhece a líder de ginásio de Anistar, Olympia, especialista no tipo psíquico. Ela fala sobre o passado do Frogadier de Ash e diz que o Pokémon despertará um grande Pokémon. Ela também fala sobre uma grande crise que cairá sobre Kalos. Ash vence Olympia e ganha sua sétima insígnia. O grupo parte para Snowbelle.

Curiosidade

É a primeira vez que uma temporada japonesa termina sem que Ash tenha conseguido as oito insígnias.


Temporada: 19ª
Título: A Série XYZ
Título Japonês: Pocket Monsters XY & Z
Número de episódios: EM ABERTO
Exibição no Brasil: INÉDITO NO PAÍS

Um Pokémon é caçado por um grupo misterioso. Esse grupo é a Equipe Labareda. Eles se referem ao Pokémon como Z-2. No laboratório da Equipe Labareda há outro Pokémon chamado de Z-1 por eles. Z-1 escapa do laboratório e foge. Z-2 também consegue fugir. Z-1 encontra Ash, Serena, Clemont e Bonnie. As Pokédex de Ash e Serena não reconhecem Z-1. Bonnie dá o apelido de Squish para Z-1. A Equipe Labareda tenta recapturar Squish mas é impedida por Ash e companhia. O Frogadier de Ash evolui para Greninja e assume uma outra forma temporariamente. Jessie ganha sua primeira Chave da Princesa. O grupo chega na Caverna onde são atacados pela Equipe Labareda. Squish deixa o grupo e foge. Ele se comunica teletapicamente com Z-2. O grupo reencontra Squish. O Eevee de Serena evolui para Sylveon.

Continua

3 comentários:

  1. Fantástico!

    Quanto a essa parte: "Curiosidade - Kalos Quest

    É a primeira vez que uma temporada japonesa termina sem que Ash tenha conseguido as oito insígnias."

    É a primeira vez que uma temporada japonesa termina ou que uma segunda temporada japonesa termina?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A temporada XY terminou. Quando começou a temporada XY e Z Ash ainda tinha sete insígnias. No caso de Pokémon Best Whishes, Ash conseguiu as oito insígnias e só depois começou Best Whishes Season 2

      Excluir
  2. Ficou legal, mas dá uma revisada no texto, porque está com alguns erros!

    ResponderExcluir

Seu comentário será publicado após a aprovação.
Comentários pejorativos e desviados do assunto abordado no post serão automaticamente excluídos.

A PBN agradece a sua participação!