Mecânicas de Pokémon VGC - Climas


Por: Marcelo Yoshimura (Instagram)

Algumas novidades foram introduzidas na segunda geração e uma das mais importantes foi os diferentes tipos de clima nas batalhas Pokémon. Da terceira geração em diante, eles também podem ser encontrados conforme o jogador explora determinada área em determinados horários durante a gameplay. Esta mecânica pode impactar moves, causar dano e até alterar stats de Pokémon, sendo relacionada a movimentos, habilidades e itens. Como times podem ser construídos usando estratégias baseadas em tipos de clima, o tema torna-se altamente relevante no cenário competitivo, então é imprescindível conhecê-los!

Tipos de clima e seus efeitos em batalha


Há 4 tipos de clima presentes atualmente, cada um com duração de 5 turnos em batalha. Ao longo de todos os jogos houve outros, como o Extremely Harsh Sunlight na sexta geração, mas o foco aqui são os jogos mais recentes. Sendo assim, os climas são:

Rain

Pokémon Rain Weather

Quando o clima Rain é ativado, chove no campo de batalha. Os seus efeitos são:

  • Aumenta em 50% o dano de ataques do tipo Water (Água)
  • Diminui em 50% o dano de ataques do tipo Fire (Fogo)
  • Reduz pela metade o poder dos moves Solar Beam e Solar Blade
  • Muda o tipo do move Weather Ball para Water e dobra o seu poder
  • Faz com que os moves Morning Sun, Synthesis e Moonlight recuperem apenas 1/4 do HP máximo do usuário
  • Faz com que a precisão dos moves Thunder e Hurricane seja de 100%
  • Ativa as habilidades Swift Sim (dobra a velocidade do Pokémon), Forecast (muda a forma de Castform para a Rainy Form), Dry Skin (o Pokémon recupera 1/8 do seu HP máximo ao final de cada turno), Rain Dish (o Pokémon recupera 1/16 do seu HP máximo ao final de cada turno), Hydratation (cura qualquer status condition não volátil, como poison ou burn, ao final de cada turno)

Harsh Sunlight

Pokémon Harsh Sunlight Weather

Quando o clima Harsh Sunlight é ativado, o sol brilha forte no campo de batalha. Os seus efeitos são:

  • Aumenta em 50% o dano de ataques do tipo Fire (Fogo)
  • Diminui em 50% o dano de ataques do tipo Water (Água)
  • Os moves Solar Beam e Solar Blade não necessitam do turno de carregamento
  • Muda o tipo do move Weather Ball para Fire e dobra o seu poder
  • Faz com que os moves Morning Sun, Synthesis e Moonlight recuperem 2/3 do HP máximo do usuário
  • Diminui a precisão dos moves Thunder e Hurricane para 50%
  • Previne Pokémon de serem congelados, apesar de não reverter o status dos que haviam sido congelados antes de o sol ser ativado
  • Pokémon com a habilidade Harvest têm 100% de chance de recuperar a berry consumida
  • Ativa as habilidades Chlorophyll (dobra a velocidade do Pokémon), Forecast (muda a forma de Castform para a Sunny Form), Dry Skin (o Pokémon perde 1/8 do seu máximo HP ao final de cada turno), Leaf Guard (previne que o Pokémon seja afetado por qualquer status condition não volátil, inclusive derivados de Flame Orb e Toxic Orb), Solar Power (aumenta o Special Attack do Pokémon em 50%, mas ele perde 1/8 do seu HP máximo ao final de cada turno) e Flower Gift (permite que Cherrim mude sua forma para a Sunshine Form e aumenta seu Attack e Special Defense – e de seu aliado – em 50% ).

Sandstorm

Pokémon Sandstorm Weather

Quando o clima Sandstorm é ativado, uma tempestade de areia toma conta do campo de batalha. Os seus efeitos são:

  • Ao final de cada turno, cada Pokémon sofre um dano equivalente a 1/16 do seu HP máximo, exceto os que possuem os tipos Rock (Pedra), Ground (Terrestre) ou Steel (Aço), e que tenham as habilidades Sand Force, Sand Rush, Sand Veil, Magic Guard e Overcoat.
  • A partir da quarta geração, aumenta em 50% a Special Defense dos Pokémon do tipo Rock
  • A partir da terceira geração, reduz pela metade o poder dos moves Solar Beam e Solar Blade
  • Muda o tipo do move Weather Ball para Rock e dobra o seu poder
  • Faz com que os moves Morning Sun, Synthesis e Moonlight recuperem apenas 1/4 do HP máximo do usuário
  • Faz com que o move Shore Up recupere 2/3 do HP máximo do usuário
  • Ativa as habilidades Sand Force (aumenta em 30% o poder de ataques do tipo Rock, Ground e Steel), Sand Rush (dobra a velocidade do Pokémon), Sand Veil (a precisão de qualquer move usado contra o Pokémon com essa habilidade é modificada por um fator de 4/5)

Hail

Pokémon Hail Weather

Quando o clima Hail é ativado, pequenas pedras de gelo caem no campo de batalha (introduzido na terceira geração). Os seus efeitos são:

  • Ao final de cada turno, cada Pokémon sofre um dano equivalente a 1/16 do seu HP máximo, exceto os que possuem o tipo Ice (Gelo) e que tenham as habilidades Ice Body, Snow Cloak, Magic Guard e Overcoat
  • Reduz pela metade o poder dos moves Solar Beam e Solar Blade
  • Muda o tipo do move Weather Ball para Ice e dobra o seu poder
  • Faz com que os moves Morning Sun, Synthesis e Moonlight recuperem apenas 1/4 do HP máximo do usuário
  • A partir da quarta geração, faz com que a precisão do move Blizzard seja de 100%
  • Permite o uso do move Aurora Veil, que tem seus efeitos mantidos mesmo após a Hail acabar
  • Ativa as habilidades Slush Rush (dobra a velocidade do Pokémon), Forecast (muda a forma de Castform para a Snowy Form), Ice Body (o Pokémon recupera 1/16 do seu HP máximo ao final de cada turno) e Snow Cloak (a precisão de qualquer move usado contra o Pokémon com essa habilidade é modificada por um fator de 4/5).

As habilidades Air Lock e Cloud Nine anulam os efeitos climáticos.

Como invocar os Climas

Os climas podem ser invocados em batalha utilizando determinados moves ou habilidades. São eles:


  • Rain - ativado pelo move Rain Dance ou pela habilidade Drizzle


  • Harsh Sunlight - ativado pelo move Sunny Day ou pela habilidade Drought


  • Sandstorm - ativado pelo move Sandstorm ou pelas habilidades Sand Stream e Sand Spit


  • Hail - ativado pelo move Hail ou pela habilidade Snow Warning

Vale lembrar que se dois ou mais Pokémon com habilidades climáticas são lançados simultaneamente ao campo de batalha, o clima prevalente será o do Pokémon mais lento.

Max Moves

Na oitava geração, houve o advento das formas Dynamax e, com elas, os Max Moves. Além de causar danos, eles têm efeitos secundários e alguns podem desencadear mudanças de clima. Os moves de tipo Água se transformam em Max Geyser e invocam Rain, como o Rain Dance; moves de tipo Fogo se transformam em Max Flare e ativam Harsh Sunlight, como o Sunny Day; moves de tipo Pedra se transformam em Max Rockfall e trazem Sandstorm, como o move homônimo; moves de tipo Gelo se transformam em Max Hailstorm e dão início a Hail.



Itens

Há itens que podem prolongar os efeitos dos climas de 5 para 8 turnos, sendo eles:


  • Damp Rock - Prolonga os efeitos de Rain
  • Heat Rock - Prolonga os efeitos de Harsh Sunlight
  • Smooth Rock - Prolonga os efeitos de Sandstorm
  • Icy Rock - Prolonga os efeitos de Hail

Existe também um item que previne o usuário de sofrer danos provenientes de Hail e Sandstorm e garante imunidade a powder e spore moves: o Safety Googles.


Cenário competitivo


Os times baseados em clima são populares no VGC e têm sido muito utilizados em Pokémon Sword & Shield. Mas o que deve ser levado em consideração na hora de criá-los?

Primeiramente, é necessário estabelecer o clima de alguma forma e, para isso, é mais comum a utilização de Pokémon com habilidades que o tragam instantaneamente, chamados de ativadores. Os Pokémon mais utilizados variam de acordo com a season em que o jogo se encontra, times com Tyranitar foram populares no início da oitava geração, já Kyogre e Groudon são facilmente encontrados desde que Pokémon restritos sejam permitidos. Uma alternativa para ativar o clima é usar algum Pokémon com a habilidade Prankster (moves que não causam dano têm prioridade) e que tenham acesso aos moves já mencionados, como Whimsicott com Sunny Day ou Tornadus com Rain Dance. O papel de cada Pokémon, se ofensivo ou suporte, varia de acordo com a proposta do time.

Para aproveitar as condições de maneira mais satisfatória, Pokémon com habilidades relacionadas aos climas devem ser utilizados. Alguns são muito presentes no metagame, como os sweepers Excadrill em times de Sandstorm ou Venusaur em times de Sunlight. Os weather abusers também são sempre recomendados, sendo os Pokémon que ganham vantagem com o clima – como Pokémon do tipo Water em times de Rain, que ganham um aumento de 50% em ataques desse mesmo tipo. O resto do time deve ser escolhido para neutralizar as potenciais fraquezas que esses Pokémon possam ter, bem como o moveset, que deve tirar máxima vantagem da situação.


Como bom exemplo de time climático sólido, pode ser mencionado o time de Leonardo Bonanomi acima, vencedor da Pokémon Global Exhibition 2021. Construído com foco em Harsh Sunlight, o encarregado de estabelecê-lo é Groudon, também forte ofensivamente pelo aspecto físico, ao lado dos bons aliados Charizard e Venusaur, que exploram muito bem o clima com suas habilidades. Regieleki é capaz de prover boa cobertura contra os tipos Water e Flying, além de controlar a velocidade do adversário com seu Electroweb. Umbreon consegue lidar com special sweepers, já que tem acesso a Snarl e boa resistência. Incineroar também tira proveito do clima, que aumenta em 50% seus ataques de fogo e pode ser muito útil contra sweepers físicos, pois possui a habilidade Intimidate.

Para mais detalhes, o team report do time de Leonardo pode ser encontrado neste link.

Então é isso! Times de clima são divertidos, né? Gosto deles porque, às vezes, Pokémon pouco usuais acabam sendo viáveis e se destacando. Fiquem ligados nos nossos artigos, aproveitem que os torneios presenciais estão voltando e acompanhem a comunidade VGC Brasil.

Danilo Andretta

Doutorando em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas, acompanha a franquia Pokémon desde pequeno e entrou na PBN com 14 anos com o sonho de construir o maior portal brasileiro de Pokémon. Fã do anime Pokémon e dos jogos principais da franquia, dedica as horas vagas produzindo conteúdo na PBN e interagindo com os leitores nas redes sociais.

Sinta-se à vontade para comentar!

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال