Como Jogar TCG


Confiram todas as dicas dadas pela Copag!



Como começar o jogo?

1. Embaralhe o baralho de 60 cards e tire sete cards.

2. Verifique se você possui algum Pokémon Básico em suas mãos.

E se você não possuir um card Pokémon Básico em suas mãos? Nesse caso, mostre sua mão ao adversário, embaralhe com os outros cards do baralho e tire sete cards novos. Seu adversário continuará sua preparação e poderá optar por tirar um card adicional depois de reservar seus Cards Premiados. Se você ainda não tiver nenhum card Pokémon Básico em suas mãos, repita esse processo. No entanto, seu adversário poderá tirar um card adicional cada vez que você fizer isso!

3. Coloque um dos seus Pokémon Básicos olhando para baixo na sua frente como o seu Pokémon Ativo.

4. Coloque até cinco Pokémon Básicos da sua mão na sua Bancada, voltados para baixo.

5. Os jogadores reservam seus seis Cards Premiados.

6. Jogue uma moeda para decidir quem será o primeiro. O jogador que vencer será o primeiro.

7. Todos os jogadores agora jogam com seus Pokémon Ativos e com os que estão nas Bancadas, olhando para cima.



O que você pode fazer durante uma rodada?


1. Tire um card: Você começa sua rodada tirando um card (se seu baralho estiver vazio no início da sua rodada e você não puder tirar um card, o jogo acabará e seu adversário será o vencedor).

2. Coloque Pokémon Básicos em sua Bancada (quantos quiser)


Escolha um card Pokémon Básico em suas mãos e coloque-o voltada para cima em sua Bancada. Você nunca pode ter mais de cinco Pokémon em sua Bancada. Portanto, só pode colocar um novo Pokémon Básico lá se a Bancada tiver quatro ou menos Pokémon. Se seus Pokémon Ativos forem vencidos (ou deixarem o jogo por qualquer outro motivo), você terá que substituí-lo imediatamente por um Pokémon da sua Bancada (ou perder o jogo).

3. Evolua Pokémon (quantos quiser)


Se você tiver um card em suas mãos dizendo “Evolui de...” e for o nome de um Pokémon que você já tiver no jogo, jogue esse card para o Pokémon ... Isso se chama “evoluir” um Pokémon. Quando um Pokémon evolui, mantém todos os cards associados a ele (cards Energia, cards Evolução etc.) e todos os danos que já tinha. No entanto, os antigos ataques, Poké-Powers e Poké- Bodies do Pokémon do qual ele evoluiu desaparecerão. Todos os demais aspectos do Pokémon também desaparecem, como Condições especiais ou qualquer outra coisa que possa ser resultado de um ataque anterior de algum Pokémon.

4. Atribua 1 card Energia a 1 de seus Pokémon (somente uma vez por rodada)


Tire um card Energia de suas mãos e coloque-o sob um dos seus Pokémon que estiverem no jogo. Pode ser seu Pokémon Ativo ou um dos que estiverem na Bancada, mas não em ambos.

5. Jogue cards de Treinador (quantos quiser) e jogue cards de Torcedor e de Estádio (somente um de cada)


Na primeira rodada do jogo, o primeiro jogador não poderá jogar nenhum card de Treinador, Torcedor ou Estádio que tiver em suas mãos. Ao jogar um card de Treinador, faça o que ele diz e, em seguida, coloque-o na pilha de descarte.

6. Retire seu Pokémon Ativo (apenas uma vez por rodada)


Para retirar seu Pokémon Ativo, descarte um card Energia dele para cada listado como Custo de Retirada. Se não houver nenhum como Custo de Retirada, ela será gratuita. Então, você poderá trocá-la por um Pokémon da sua Bancada. Mantenha contadores de danos, cards Evolução e Energy (além dos que você teve que descartar) com cada Pokémon ao trocá-los. Pokémon adormecidos ou paralisados não podem ser retirados. Quando seus Pokémon Ativos vão para a sua Bancada (retirados ou de alguma outra maneira), alguns de seus aspectos desaparecem— Condições especiais (Adormecido, Queimado, Confuso, Paralisado e Envenenado) e todos os demais aspectos que não sejam danos, que possam ser resultantes de um ataque anterior de algum Pokémon. Mesmo que faça a retirada, você poderá atacar em tal rodada com o novo Pokémon Ativo.

7. Use Poké-Powers (quantos quiser)


Alguns Pokémon possuem “Poké-Powers” especiais que podem usar no jogo. Muitos desses poderes podem ser usados antes de você atacar. Cada Poké- Power é diferente. Assim, leia-os atentamente para saber como cada um deles funciona.



Como atacar?

Ao atacar, você coloca contadores de danos nos Pokémon Ativos do seu adversário (também chamados de “Pokémon de Defesa”). Essa é a última coisa que você pode fazer durante a sua rodada. Você pode atacar apenas uma vez durante sua rodada (se seu Pokémon tiver dois ataques, poderá usar somente um deles em cada rodada). Diga o nome do ataque que está usando e siga as demais etapas abaixo.

1. Verifique se possui Energia suficiente em seus Pokémon Ativos para atacar

Você só poderá usar um ataque se tiver ao menos a quantidade necessária de Energia em seu Pokémon Ativo.

2. Verifique a Fraqueza e a Resistência dos Pokémon de seu adversário


Alguns Pokémon possuem Fraqueza ou Resistência a Pokémon de determinados tipos(por exemplo, Bulbasaur possui uma fraqueza em relação ao Pokémon de Fogo). Verifique se o Pokémon de Defesa possui Fraqueza ou Resistência ao tipo de Pokémon atacante. Se o ataque causar algum dano, o Pokémon de Defesa sofrerá mais danos causados por um Pokémon em relação ao qual possui uma Fraqueza, e menos danos causados por um Pokémon em relação ao qual possui uma Resistência. Quando um Pokémon que está na Bancada for danificado, não aplique Fraqueza ou Resistência.

3. Coloque contadores de danos nos Pokémon de seu adversário


Ao atacar, coloque um contador de danos no Pokémon Ativo de seu adversário para cada dez danos causados pelos ataques do seu Pokémon (escritos à direita do nome do ataque). Se um ataque indicar que você deve fazer outra coisa, faça-o também!

4. Verifique se venceu os Pokémon de seu adversário

Se um Pokémon tiver um total de danos ao menos igual a seus Pontos de ataque (por exemplo cinco ou mais contadores de danos em um Pokémon com 50 HP), ele será vencido imediatamente.

5. Tire um card premiado se venceu os Pokémon de seu adversário

Sempre que você vencer o Pokémon de seu adversário, ele colocará seu card Pokémon e todos os cards associados a ele (cards Evolução, cards Energia e assim por diante) na pilha de descarte. Então, você escolherá um dos seus prêmios (você fará isso mesmo que seu adversário tenha vencido seu próprio Pokémon ou se ele tiver sido vencido entre as rodadas!) e o colocará em suas mãos. Depois disso, seu adversário deverá substituir seu Pokémon Ativo por um Pokémon de sua Bancada. (Se a Bancada de seu adversário estiver vazia, você vencerá!) Se seus Pokémon Ativos, bem como os de seu adversário, forem vencidos ao mesmo tempo, o jogador que estiver com a rodada atual substituirá seu Pokémon por último. O jogador que estiver com a rodada atual também escolherá seu Card Premiado por último.

Geralmente, o ataque não depende da ordem na qual você faz isso. No entanto, se for esse o caso, é assim que você saberá: Primeiro, pague todos os custos (descartando cards Energia, por exemplo). Depois, aplique efeitos ao Pokémon de ataque. Em seguida, aplique Fraqueza e Resistência ao Pokémon de Defesa. Por fim, aplique outros efeitos ao Pokémon de Defesa.



Como saber se você venceu?

Você vencerá o jogo se:

1. Coletar todos os seus Cards Premiados (colete os Cards Premiados à medida que os Pokémon de seu adversário forem vencidos).

2. Vencer o último Pokémon de seu adversário que estiver no jogo.

3. Seu adversário ficar sem cards quando for tirar um card no início da rodada.

Neste vídeo você poderá encontrar todas as regras de maneira muito explicado e de fácil entendimento. Este vídeo foi o campeão do concurso de vídeos da Copag onde o tema era as próprias regras do TCG:




Perguntas Frequentes

Em que ordem você ataca?

Os passos para vocês poderem atacar estão escritos a seguir. Algumas vezes a ordem que você faz as coisas não importa, mas outras são bens complicadas, para saber como usar siga os passos a seguir:
a) Anuncie o ataque que o seu Pokémon Ativo está usando. Certifique-se de que o seu Pokémon tenha cartas de Energia suficientes ligadas a ele, para poder usar este ataque.
b) Se necessário, faça as escolhas requeridas pelo ataque. Por exemplo, o ataque de Amnésia do Poliwhirl diz: "Escolha um dos ataques do Pokémon Defensor". Neste caso, você faz a sua escolha neste momento.
c) Se necessário, faça o que o ataque manda você fazer para poder usá-lo. Por exemplo, o ataque Brasa do Charmander, exige que você descarte um carta de Energia {R} para poder usá-lo, então se quiser usar aquele ataque, você precisa descartá-la.
d) Se necessário, aplique quaisquer efeitos que possam alterar ou cancelar o ataque. (Por exemplo: no último turno, o seu Pokémon foi atingido pelo Ataque de Areia do Sandshrew. Aquele ataque diz que, se você tentar atacar com aquele Pokémon durante o seu próximo turno, você deve tirar "cara ou coroa" e se der "coroa", o ataque do seu Pokémon não faz efeito. Portanto, você deve tirar "cara ou coroa" para ver se o ataque vai ser bem sucedido ou não.)
e) Se o seu Pokémon Ativo está Confuso, verifique se o ataque dele funciona ou falha.
f) Faça o que o ataque diz. Cause o dano primeiro, depois os outros efeitos e, finalmente, Nocauteie quaisquer Pokémon que tenham sofrido uma quantidade de dano maior ou igual aos Pontos de Vida deles.
Como você calcula o dano?
Normalmente, o dano causado por um ataque não depende da ordem em que você ataca, mas se você precisar avaliar um ataque no qual acontecem muitas coisas diferentes que podem alterar o dano, siga estes passos nesta ordem (pule todos os passos que não se aplicam ao seu ataque):
a) Comece com o dano básico. Ele está indicado à direita do ataque, expresso por um número, ou um número associado com um símbolo (x, -, +, ou ?) que é a quantidade de dano que o texto do ataque o instrui a causar.
b) Aplique quaisquer efeitos do Pokémon Ativo que afetem o dano básico causado. Aí então, se o dano básico for 0 (ou se o ataque não causar dano algum), pare de calcular o dano. Você já terminou. Caso contrário, continue seguindo estes passos.
c) Dobre o dano causado se o Pokémon Defensor tiver Fraqueza em relação ao tipo do Pokémon atacante.
d) Subtraia 30 pontos de dano se o Pokémon Defensor tiver Resistência ao tipo do Pokémon atacante.
e) Calcule os efeitos dos cards de Treinador ligadas ao Pokémon atacante.
f) Calcule os efeitos dos cards de Treinador ligadas ao Pokémon Defensor.
g) Aplique quaisquer outros efeitos relevantes, resultantes do último ataque do Pokémon Defensor (por exemplo, o Endurecimento do Onix), ou de Poderes Pokémon.
h) Para cada 10 pontos de dano que o ataque causa, coloque um marcador de dano em cima do Pokémon Defensor (se, neste momento, você descobrir que o dano causado pelo ataque foi menor do que 0, não faça nada).
i) Agora que o dano foi calculado, se o ataque causar algum outro efeito além do dano, aplique-o agora.
Como você Recua usando Energia Incolor Dupla
Pagar o Custo para Recuar pode se tornar confuso com os cards de Energia Dupla. É assim que isto funciona: descarte os cards de Energia um a um, até que você tenha pagado pelo Custo para Recuar (ou, talvez, que você tenha ultrapassado o custo). Uma vez que tenha pagado o custo, você não pode descartar mais cards. Por exemplo, suponha que o seu Pokémon tem um Custo para Recuar igual a {o} {o} e ele tem dois cards de Energia {F} e um card de Energia {o} {o} ligados a ele. Você pode pagar este Custo para Recuar de várias formas - descartando {o} {o}, ou descartando dois {F}, ou ainda, descartando {F} primeiro e então {o} {o}. No entanto, você não pode descartar todos os seus três cards.
O que acontece se você não puder fazer o que o card o instrui?
Algumas vezes, um card lhe diz para comprar mais cards do que os que estão no seu deck, ou para procurar por cards que você não tem no seu deck. Se isto acontecer, faça o que você puder (compre tantos cards quanto forem possíveis, ou pegue os cards que estão no seu deck) e continue jogando normalmente. Lembre-se de que você perde o jogo se não puder comprar um card no início do seu turno; no entanto, você não perde o jogo se não puder cumprir as instruções de um card que faz com que você compre mais cards.
O que acontece se nenhum dos dois jogadores recebe um Pokémon Básico dentre os seus primeiros 7 cards?
Quando os 2 jogadores não ganham nenhum Pokémon básico dentre os seus 7 primeiros cards os 2 devem colocar as cards no deck , embaralhá-lo e puxar novas 7 cards  se só 1 dos jogadores não tiver nenhum Pokémon ele faz isso repetidamente até ganhar pelo menos 1  e o outro que já tem o Pokémon pode comprar ate 2 cards extras
O que acontece se os dois jogadores vencem ao mesmo tempo?
Você vence se recebe o seu último Prêmio, ou se o seu oponente não tem como substituir o Pokémon Nocauteado dele por outro do Banco. O que pode acontecer, também, é que os dois jogadores "vençam", de uma destas formas, ao mesmo tempo. Se isto acontecer, dispute uma partida com decisão por Morte Súbita. No entanto, se você vencer das duas formas descritas acima e o seu oponente só vencer de uma delas, você é o vencedor!
O que é Morte Súbita?
Se houver necessidade de decidir pela Morte Súbita, jogue uma nova partida de Pokémon, mas dessa vez cada jogador só usa 1 Prêmio, ao invés dos costumeiros 6. Exceto pelo número de Prêmios, trate a decisão por Morte Súbita como uma nova partida de Pokémon: arrume tudo de novo e tire "cara ou coroa" para ver quem joga primeiro. O vencedor desta partida é o vencedor geral. Pode acontecer que essa nova partida também chegue a um impasse. Nesse caso, continue jogando partidas com decisão por Morte Súbita até que alguém vença.

2 comentários:

  1. Gostei! Vou comprar um Deck - Black & White - Tornado Verde pra treinar mais. me aguardem, TCG's!

    ResponderExcluir
  2. Qnt custa mais ou menos? vem qnts cartas em cada embalagem?

    ResponderExcluir

Seu comentário será publicado após a aprovação.
Comentários pejorativos e desviados do assunto abordado no post serão automaticamente excluídos.

A PBN agradece a sua participação!