MissingNo - O Glitch Mais Famoso do Mundo Pokémon

Pokémon MissingNo.

Texto atualizado por: João Meireles

MissingNo. é um Glitch em forma de Pokémon presente nos primeiros jogos da franquia. Ele se tornou muito famoso por ser uma falha que acaba sendo útil ao jogador, pois após a batalha contra ele, o seu sexto item é multiplicado para até 128. Sim, ter muitas Master Balls era possível sem fazer uso de GameShark ou trapaças além do que está presente no jogo.

Você pode fazer o processo para encontrá-lo em Pokémon Red, Blue e Green, inclusive nas versões para o Nintendo 3DS. Em Pokémon Yellow, você o encontra realizando o Glitch para encontrar o Mew que será detalhado em outro post.

Glitch Master Ball

História e teorias

O Glitch tem origem em uma sucessão de eventos que o jogador deve realizar e, após essa sequência específica, o jogo entra em uma espécie de colapso e o Pokémon sem número aparece. De acordo com programadores, o bug ocorre por uma falha na ausência de informações sobre encontros de Pokémon no litoral das ilhas Cinnabar e Seafoam.

Ao conversar com o senhor que faz o tutorial de captura em Veridian, o nome do jogador vai para o buffer de dados e isso faz com que o jogo procure informações através do sistema hexadecimal. Ao se dirigir rapidamente para as ilhas e usar surf no litoral, como o jogo está em colapso, o "Missing Number" acaba aparecendo.

Desde o início, a Nintendo se pronunciou alertando os jogadores que o encontro com MissingNo. podia afetar os dados do seu jogo, porém a curiosidade dos fãs é maior. Um dos efeitos permanentes no jogo é o Hall of Fame que fica corrompido a despeito da multiplicação dos itens.

Passo a passo

Para promover o encontro, você deve ter conseguido o HM 02 Fly e HM 03 Surf, além de ter conquistado as insígnias que liberam essas habilidades. Coloque o item que deseja multiplicar em sexto na sua lista. Para mudar os itens de ordem, use o botão Select.

1 - Fale com o senhor ao norte de Viridian, diga "No" e assista ao tutorial de como capturar um Pokémon.


2 - Assim que encerrar o tutorial, use Fly para Cinnabar.


3 - Em Cinnabar, use Surf e fique indo para cima e para baixo nesse lugar.


Você pode visualizar esse curto passo a passo neste vídeo.

Após derrotá-lo, verifique no menu seu sexto item e perceba que ele multiplicou por um número indecifrável. É 128. Ele não aparece claramente pois o limite de itens na primeira geração era 99.

Agora com "infinitas" Master Balls e Rare Candies, será mais fácil sua jornada.
 

O MissingNo. pode ser capturado?

Sim, MissingNo. pode ser capturado e ele funciona como um Pokémon normal, mas como é um glitch, ele cria distorções nos Pokémon que batalha contra, além de poder corromper todo o seu Save. Ele possui Water Gun e Sky Attack, além de poder aprender diversos TMs e HMs.

Ele também pode ser transferido para Pokémon Stadium, assumindo a forma de um boneco Substitute.

O site Serebii tem uma ficha especial para ele. Você pode acessá-la aqui.

Conclusões

Por fim, entendemos que MissingNo é uma falha do jogo entre tantas outras, mas que por multiplicar seus itens acaba tendo uma vantagem muito grande em ser utilizado. Por outro lado, pode corromper seu save e os elementos do jogo.

E você leitor, já encontrou o MissingNo.? Você acha que é uma trapaça ou uma mecânica válida?

44 Comentários

Sinta-se à vontade para comentar!

  1. Eu acho que o Missingno é a fusão de Gastly e Haunter.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claro q não, é pidgey e haunter!

      Excluir
  2. quando criaram as primeiras versões
    R/B/G/Y a gamefreak eliminou muitos pokemons, mas como não poderiam eliminar missingNO(se eliminassem iriam estragar o jogo)
    então decidiram esconde-lo(missingNO deveria ser a quarta ave lendária) e por isso missingNO faz bugs e glitchs quando é capturado.

    ResponderExcluir
  3. missingNo não tem nada a ver com 4 ave lendaria

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem, isso já foi revelado.

      Excluir
    2. O missingno é o dinossauro do super Mario compare o tamanho

      Excluir
  4. tem gente q acha q o missingno tem haver com o yoshi ou com o koopa troopa.

    ResponderExcluir
  5. o missingno ou o m tem haver com o filhote de kangaskhan

    ResponderExcluir
  6. como encontro missingNo na forma de fóssil de aerodáctil?

    ResponderExcluir
  7. Eu acho que missngNO e como se fosse o coração do jogo e por isso quando apagado o jogo não funciona mais...

    Esta e a minha opinião...

    ResponderExcluir
  8. quando vi o missngNO eu capiturei e vi o Hall of Fame deu a mesma imagen nao tinha os meus so o missngNO e um outro pokemon negro e tinha amusica misteriosa meus pokemons disaparencerao

    ResponderExcluir
  9. Pela experiência nos jogos de gameboy e outros, acredito que MissingNo, significa Missing No, ou seja, Falta o número (ou o número do pokemon é "0"), tanto que que aparece como 000, um bug sistêmico do jogo que é atribuir o valor "0" para variável que controla a numeração dos pokemons, causa entre outras anomalias, o jogo ir buscar imagem para o pokemon de nº 0, resulta não em uma imagem, e sim um emaranhado de dados, pois quem construiu o jogo não colocou imagem para o pokemon 000.

    Espero que tenha esclarecido um pouco.

    ResponderExcluir
  10. missigno e um passaro procure pokemon missigno no google

    ResponderExcluir
  11. ei vcs ja foram em glitc city?,eu ja fui fui no hall da fama e meu tempo pulou para 666 horas e 13 minutos de jogo,assustador os dois numeros do azar!

    ResponderExcluir
  12. A hipótese mais provável é a do Cubone, devido ao facto de o fantasma em Lavander Town ser na realidade um(a) Marowak e ser uma das formas do Missingno. Como a Nintendo não queria assuntos de orfãos em jogos para crianças, ela moveu o código do Marowak que evoluia para Kangaskhan para um número vazio, ou seja o 0, pois não tinha tempo de o apagar.
    Na Pokédex, a descriçao do Cubone até é sobre ele usar o cabeça fossilizada da sua mãe. Além disso o Cubone revela muitas semelhanças com a cria de que a Kangaskhan trás na sua bolsa, pois na sua cabeça fossilizada tem uma espécie de dois ossos na zona onde deviam estar as orelhas ou cornos, coisas que a Kangaskhan tem e a sua cria também.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade, com a chegada dos jogos pokemon X&Y, foram adicionadas as mega evoluções. Dentre elas Kangashkan. Em sua forma mega evoluída, basicamente seu filhote sai de sua bolsa, e lá sua cor era um azul bebê. Se você olhar, nem a forma original nem shiny de um cubone (e marowak)sã verdes (e mesmo se não fosse verde, até hoje, em nenhum jogo nem anime nem filme de toda a franquia, nunca mostrou nada que pudesse resultar a mudança de coloração de um pokemon sem ser shiny, pois nenhuma fruto poderia resultar na tal coloração. O clima explicaria, mas por que apenas o bebê ficaria azulzinho e a mamãe não?) , então, seu filhote seria basicamente um acréscimo ao jogo, como se ele não fosse oficial, pois Kangashkan não possuí (atualmente) nenhuma pré evolução, então seria estranho isso. Além disso,

      Excluir
  13. Bem... No meu ver, o MissingNo é apenas um Glitch. É um espaço vazio no jogo que precisava ser fechado, ou o jogo não funcionaria. Daí, eles colocaram aquele espaço malfeito e atribuiram o número 000.
    Aquela coisa do Hall da Fama talvez seja uma piadinha de algum produtor com um senso de humor macabro. Ou talvez não.
    Nunca saberemos de certeza...

    ResponderExcluir
  14. No jogo tower defense do pkemon quando eles coloca lá em soma eles colocam o alguma coisa para usar códigos um dia eles colocaram o missingNo eu achava que era um bug mais eu vi a reportagem eu pirei porque eu usei o código dele

    ResponderExcluir
  15. Eu acho que o missigno E O Yoishi Pois O Yochi parece um pokemon E Tambem na abertura De Pokemon Ta Escrito Yoshi Com Letras Trocadas Tava Escrito Yochi

    ResponderExcluir
  16. acho que missingNO deve ser um pokemon que nao quiseram(como os starters do SS, HG, G , e S versions), ou deixaram assim como Munna para usar futuramente, como podem deixar pra usar em X e Y, a imagen de M em d tem olhos, faces,skins, assim como em um jogo chamado Shadow of the colossus, apagaram o defeituoso, mas bugs o trazem de volta ou ele um bonus ou piadinha dos produtores,só a nintendo e a pokemon company sabem...

    ResponderExcluir
  17. Eu só sei de uma coisa. Que a melhor coisa desse MissingNo era mata-lo e fazer com que o sexto item na sua lista multiplica-se várias vezes. Assim dava pra ter infinitas Master Bolas e infinitos Rare Candys hehehehe

    ResponderExcluir
  18. o minsigno devia ser mesmo a quarta ave lendaria mas n tem nada a ver com o cubone
    so que quando foi criado minsigno se parecia muito com yoshi e teriam que deletado do jogo mas ia ficar com um espaço vazio no jogo e colocaram uma serie de tarefas que antes ninguem sabiam qual eram para n revelar o minsigno e colocaram no numero 000 que ja e escondido

    ResponderExcluir
  19. O Missigno pode ser um pokemon misterioso e defeituoso
    como no SOTC o BlackBird e misterioso e defeituoso pois
    e um colosso com problemas de deletamento igual ao Missigno
    pokemon também com problemas de deletamento e misterioso.

    ResponderExcluir
  20. missigno em soul silver: coloquei um mew e um venonat no day care e recebi um ovo. o ovo chocou com 100 passos e nasceu o missingno com o nome de ---------

    ResponderExcluir
  21. Tambem acho que é a 4 ave lendaria

    ResponderExcluir
  22. O missing NO era para ser a quarta ave lendaria pois se vc jogoupokemon gold ou silver de gameboy cube vc vai ver que ele é o numero 252 mas no pokemon emerald sap ou ruby eles colocaram o treecko entao em todos os jogos online sempre colocam o treecko e por fim os jogos onlines fazem a historia errada deve se jogar nos jogos emulados para vc saber e por fim pessoal sera que o caminhao tem haver com isso aquele que fica em vermilion eu sem desconfiei
    daquilo

    ResponderExcluir
  23. A quarta ave lendária dizem ser o Lugia,eu sei,é esquisito,mas é.Eu fiz o que o cara fez,aconteceu tudo menos o barulho.
    Queria ver se era ruim mesmo :/

    ResponderExcluir
  24. O nome da matéria está errado. É MissingNo e está "Missigno"

    ResponderExcluir
  25. minha teoria sobre ele seria que a nintendo gostaria de criar mais de 151 pokémon, porem, eles deletaram essas "ideias" e, como no sonic 2, os sprites mortos vazaram no cartucho de r g b y e se transformaram no glitch.

    ResponderExcluir
  26. Bem mais simples que todas essas especulações, acho que o MissingNo é nada mais, nada menos que o Ho-Oh. Por quê? Oras, O Ho-Oh era um pokémon que seria da 1ª geração, mas acharam melhor levá-lo pra segunda. Uma pista inegável de que o Ho-Oh já havia sido concebido, foi sua aparição no primeiro episódio do anime. Logo, ele foi inserido no jogo, porém, deletá-lo ia causar um contratempo, então foi movido para o lugar 0 da pokedéx, e quando o jogo procura pelo sprite 0 não o acha, ou seja, glitch visual. Acho ainda que o Sprite do Ho-Oh ainda está em pokémon Red, em algum lugar...

    ResponderExcluir
  27. missigno deve ser uma mistura de pokemons , ou seja um erro ,e como a nintendo naõ queria admitir o erro , suponho que tenham colocado essa fusao louca numa pasta do jogo e botaram o n 0 e o motivo dos sons horrriveis devem ser alugum problema que deve ter dado ao mesmo tempo que deu errado a construçao do pokemon misterioso mas eu acho que esse [ MISSINGNO] deve ser ou um pokemon da 2 gereçao que nao deu certo e que talves deve ter sido colocado nas geraçoes atuais . mas isso é só teoria .

    ResponderExcluir
  28. o missingno em Crystal: estava no meu pc jogando o meu amado, idolatrado inoxidavel crystal... a batalha ontra Eusine em Cianwood City, eestava jogando bem, mas o emulador pifou, resultado: o jogo perdeu o segmento de dados e calculos... o q aconteceu? Derrubei o Drowzee, otimo... vez de derrubar o Electrode dele quilava! Mas, o emulador chuchou, então vieram as mensagens: "Eusine sent out Electrode!" "Will Igor change pokemon?" Eu: "NO", ate ai tudo bem, mas Eusine continuou e enviou uma criatura chamada SDCjjjYY, e a mensagem foi "FDbb MMnnkn Hdxcjb ExrX!!5$" então apreceu uma mensagem que desligou jogo! Descriçao da criatura: Uma fusão roxa e escura de Electrode, Hunter, Gengar e Geodude, com uma faixa cortando o rosto q tinha o Olho de Shinigami ou seja la oq fosse aquilo. Aconteceu msm comigo, é serio

    ResponderExcluir
  29. MissingNo é um pokemon deletado que á quem diga ser um cubone sem cranio na cabeça e ao mesmo tempo o bebe da kangaskan

    ResponderExcluir
  30. MissingNO = quarta ave lendária que controlaria Zapdos, Moltres e Articuno (sim, Lugia é um ursupador)
    'M = filho de kangaskan sem o cranio de sua mãe

    ResponderExcluir
  31. eu acho que o missingNO é uma especie de banco de dados usado para numerar os pokemon mas quando tentaram excluir o ho-oh pois preferiram ele na segunda geraçao ou algo parecido acabou fazendo o banco de dados apagar o que já tinha feito resultando no missigNO pois o sistema foi feito para criar numeraçoes e nao apagalas

    ResponderExcluir
  32. Ele não passa de um bug dos jogos R/B/G iniciais mas depois da reação dos jogadores e da fama que esse fato ganhou resolveram colocar ele nos outros games só pra zoar e encabular os jogadores. É de fato um erro de programação do jogo mas suas aparições no jogos atuais é proposital.

    ResponderExcluir
  33. Bem pessoal eu sei q pod parecer besteira mas como esse tal MissingNo foi supostamente encontra-se nesta ilha a teoria da 4 ave e do mar poderia ser o lugia mas sim uma copia do lugia pela a eqpe roquet como mewtwo d mew poderia ser o shadown lugia pois apesar de aparecer em varias imgens nunca foi ao anime uma esplicacao, acharam melhor n coloca o ep no anime por ficar enjuativo como se fosse mais um mewtwo, o lugia sodow tbm esplica a cor roxa pramin n tem nada a ver com cubone e quengaskan.

    essa foi minha teoria espero q tenha ajudado

    ResponderExcluir
  34. Seria Missingno uma Ultra Beast/UB

    ResponderExcluir
  35. A verdade ninquem sabe quem é o missingno

    ResponderExcluir
  36. Missingno é um erro de progamação do jogo 'Pokémon Red/Blue'.
    Posso explicar :
    Quando você conversa com o velho que te ensina a capturar pokemon (Depois da eite 4) começa uma progamação. essa progamação faz com que aconteça uma batalha pokémon sem mesmo andar ou correr na grama ou usar Surf (Surfar) na água. Isso cria uma progamação de batalha. Seafom Islands e Cinnabar Island (você terá que voar pra lá) não tem uma certa progamação de batalhas pokemon em grama. Pela óbvia razão de não existir grama , então quando você vai pra lá se você achar um pokémon , devido a progamação de batalha fora de água e grama. ele vai escolher um pokémon inexistente. colocando seu nome como um pokémon o id 000 (sem id) e o nome MissingNo , traduzindo Número Perdido (ID PERDIDO) e quando você entrar na água. a progamação do jogo falha e esse pokémon perdido/corrompido entra na batalha. corrompendo o jogo. nivel das batalhas etc... Criando um sprite aleatório que é como conhecemos ele hoje.

    ResponderExcluir
  37. MissingNo é assustador

    ResponderExcluir
  38. Queria o MissingNo no PokémonGo

    ResponderExcluir
  39. O missingno é o resultado quando um gastly possui seu console

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال