Mangá Pokémon Adventures - Arco Emerald

Pokémon Adventures Emerald

Depois do final dramático do arco Fire Red e Leaf Green em Pokémon Adventures, somos transportados de volta a Hoenn, com a apresentação de uma nova atração na forma da Batalha da Fronteira. Scott, criador da instalação, convidou sete poderosos treinadores para assumirem os postos de cérebros da fronteira, líderes de suas devidas instalações: Noland, Lucy, Greta, Brandon, Spencer, Tucker e Anabel. Cada um é responsável por um dos edifícios deste complexo que tem como objetivo testar aspectos diferentes de um treinador, assim como nos jogos.

Brandon, com uma informação dada a ele por Scott, capturou os três lendários golem de Hoenn: Regirock, Regice Registeel, enquanto Anabel conseguiu pegar a besta elétrica de Johto, Raikou. A apenas uma semana da grande abertura, todos estão se preparando para mostrar as instalações à imprensa quando um jovem de roupas folgadas chamado Emerald chega (graças a uma carona de Latios e Latias). O garoto diz não gostar dos Pokémon e sim das batalhas, e chega ao local do desafio sem nenhum Pokémon próprio, mas com uma habilidade única de identificar o local de origem e a partir disso conseguir acalmar o Pokémon. Depois de usar esse poder para salvar um jornalista de um Sudowoodo enfurecido, Emerald acaba estragando uma coletiva de imprensa com um desafio aos cérebros da fronteira.

Emerald planeja conquistar o desafio em uma semana ao vencer uma das instalações por dia. Scott acredita ser uma ótima ideia para demonstrar o potencial da Batalha da Fronteira aos jornalistas e permite que o garoto siga com seu objetivo. Ele começa seu desafio pela Battle Factory, comandada por Noland, onde todas as batalhas devem ser feitas com Pokémon alugados. O garoto demonstra muita habilidade em combate e acaba vitorioso, mas não antes de ter que lidar com um Sceptile descontrolado que ele precisa acalmar com sua técnica especial. Depois do desafio, Emerald revela que teve que capturar o Sceptile e que ele não era um dos Pokémon disponíveis para aluguel, o que significava que alguém estava interferindo.

Pokémon Adventures Emerald Batalha da Fronteira

No segundo dia, Emerald vai testar sua sorte contra Lucy na Battle Pyke, onde o treinador passa por diversas salas com eventos aleatórios, escolhendo apenas com base em dicas que são dadas por criadas. Emerald recebe os Pokémon que deseja de sua patrocinadora secreta e, novamente, sai vitorioso depois de uma acirrada batalha. Enquanto isso, Noland estava verificando os Pokémon alugados de seu prédio, mas é atacado por uma figura misteriosa utilizando uma armadura e uma espada que acaba roubando todos os Pokémon disponíveis.

Depois de vencer, o garoto conversa com uma das criadas - que na verdade era Latias usando seus poderes psíquicos para que a percebam como uma humana - e revela para ela que identificou mais Pokémon se comportando de forma estranha durante sua exploração do edifício. Ele, então, vai para as salas onde os encontrou e os acalma, mostrando para seu amigo jornalista que para realizar esse feito ele utiliza amostras de solo das rotas onde os Pokémon nasceram.

O próximo a ser desafiado é Brandon na Battle Pyramid, prédio que é internamente um labirinto escuro que muda a cada rodada e precisa ser escalado até o topo. Emerald desvenda o enigma várias vezes até ter os requisitos para lutar contra Brandon e seu trio de lendários. Utilizando as regras da instalação sobre coleta de itens durante a exploração da pirâmide, Emerald consegue vencer graças a um Revive que consegue usar em seu Sceptile enquanto Brandon havia se distraído por uma estranha luz no céu.

Os outros cérebros da fronteira chegam logo após a batalha, acusando Emerald de ser quem atacou Noland e roubou os Pokémon alugáveis, tendo Sceptile como prova. Emerald, utilizando uma Pokédex, explica que ele é inocente e na verdade está em uma missão para capturar o Pokémon mítico Jirachi, conhecido como o Pokémon desejo. O Pokémon só ficará desperto durante aquela semana e, por isso, o garoto aproveitou para desafiar a batalha da fronteira, já que era seu sonho.

Jirachi e a ameaça de Guile

Pokémon Adventures Emerald

Emerald segue para Artisan Cave, uma caverna cheia de Smeargle onde Jirachi irá aparecer naquele dia, seguido pelos cérebros da fronteira que querem o vigiar para confirmar se ele diz a verdade. Emerald, guiado por sua patrocinadora, Crystal, tenta se concentrar em capturar o Pokémon mítico, mas é atrapalhado pela figura em armadura, que se revela como Guile Hideout e se utiliza dos Pokémon roubados e de sua espada que pode refletir ataques de Pokémon para frustrar a tentativa do garoto e causar problemas para os outros treinadores. Jirachi foge, assim como Guile, e os treinadores voltam para a batalha da fronteira. Emerald segue para seu próximo desafio na Battle Arena, onde o vencedor da Batalha é escolhido por um juiz depois de analisar três turnos da batalha.

Emerald luta contra Greta enquanto Anabel questiona Scott sobre ter conhecimento do despertar de Jirachi e da ameaça de Guile, e o proprietário revela que realmente tinha conhecimento disso através do Professor Carvalho e que não revelou a eles para eles pudessem utilizar isso para se fortalecer. O garoto acaba vencendo Greta, mas só depois de motivar e torcer por seu Sceptile.

O garoto, que não descansava desde seu desafio a Lucy, começa a dormir quase instantaneamente e é levado para um quarto por Greta e também pelo jornalista que ele havia salvo. Os dois acabam descobrindo, ao tentar trocar suas roupas por um pijama, que Emerald é muito pequeno e utiliza sapatos plataforma e extensores para seus braços e pernas. Todd, o jornalista, pede para Greta que ela finja que nunca o viu daquela forma e os Pokémon que Emerald havia capturado no local, Sceptile, Sudowoodo e Dusclops começam uma competição para demonstrar seu amor por seu treinador, que acorda e revela a Todd que aquela foi a primeira vez que torceu e animou um Pokémon. Ao mesmo tempo, Noland, que já havia se recuperado um pouco, começa a tentar decifrar um arquivo criptografado da Equipe Rocket sobre Jirachi com Brandon, descobrindo que para ter seu pedido atendido pelo Pokémon, é necessário olhar em seu terceiro olho.

Guile e Jirachi 

No outro dia, Emerald desafia o Battle Dome, que segue uma estrutura de torneio e, diferente dos outros prédios que utilizam treinadores virtuais, conta com batalhas contra pessoas reais convidadas para a ilha. Emerald acaba se encontrando com Ruby e Sapphire, os outros Pokédex holders de Hoenn que haviam vindo para proteger uma carga importante e auxiliar Emerald em sua jornada depois de terem ajudado a salvar a região de ser destruída por Groudon e Kyogre. Emerald não aceita a ajuda e se concentra no torneio, mas os dois treinadores também se inscrevem no torneio e chegam até as semifinais, com Ruby sendo derrotado por Emerald e nos revelando que o Sceptile que ele carrega é o mesmo que fazia parte do Trio de iniciais com seu Swampert e o Blaziken de Sapphire. A garota é derrotada pelo cérebro da instalação, deixando a final entre Emerald e Tucker. Emerald se recusa a admitir gostar de seus Pokémon que o adoram e pede para trocá-los antes da batalha contra seu adversário, que permite, mas isso acaba resultando em sua derrota.

Os demais cérebros da fronteira encontraram uma forma de identificar o próximo local onde Jirachi aparecerá, mas Guile chega primeiro e captura o Pokémon mítico. Emerald vai para o Battle Palace de Spencer, onde planeja vencê-lo primeiro para conseguir completar seu sonho dentro da semana, mas descobre que nas batalhas desse prédio o treinador deve deixar os seus Pokémon escolher os golpes. Devido a situação com Guile, o garoto deixa apenas seus Pokémon mais confiáveis e os encarrega de vencer enquanto se dirige para a Battle Tower juntamente com Ruby e Sapphire para enfrentar o vilão.

Pokémon Emerald monstro Kyogre

Os três portadores de Pokédex e Noland escalam até o topo da torre e Emerald tem que batalhar contra Anabel, controlada psiquicamente por Guile, que a faz de refém para que Noland revele o segredo de como Jirachi realizará o pedido. Guile se revela como sendo, na verdade, Archie, ex-líder da equipe Aqua que havia desaparecido. Noland conta o segredo ao vilão para proteger sua amiga e Guile pede ao Pokémon mítico por um poderoso monstro marinho que assume uma forma similar a Kyogre, com poder para destruir tudo em seu caminho.

O retorno de aliados poderosos

Portadores da Pokédex petrificados

Latios
aparece e leva Anabel e Noland para um lugar seguro e Gold e Crystal aparecem para ajudá-los, revelando que os outros cinco treinadores com Pokédex foram petrificados e por isso precisam de um desejo de Jirachi para salvá-los. Os treinadores de Johto dão aos de Hoenn um método para ensinar os golpes supremos Explosão de Chamas, Hidro Canhão e Planta Mortal aos seus Pokémon iniciais, o que seria o único meio de derrotar essa criatura feita de água. Quando vai sair para ganhar o tempo necessário para que aprendam os golpes, Gold encarrega Emerald de fazer o pedido a Jirachi, já que foi ele quem passou mais tempo junto do Pokémon entre todos eles.

No treinamento, Emerald se abre com Ruby e Sapphire, revelando-se sem seus salto alto e braços extensíveis, contando sua história e sobre como criou essa nova imagem para fugir do bullying que sofria por sua pequena estatura e utilizar os Pokémon para ajudá-lo, o que o fez se recusar a gostar deles. Descobrimos que a pedra que ele utiliza em sua testa foi uma tentativa de controlar o Pokémon lendário Rayquaza, bem como que ele foi morar na academia onde Crystal ajudava, admirando-a e querendo receber uma Pokédex como ela.

O pequeno garoto só consegue ter seu pedido realizado por Jirachi quando admite que, na verdade, não gosta das batalhas, mas sim dos Pokémon e de quem gosta deles. Com os outros portadores da Pokédex livres da petrificação, todos se unem para atacar o monstro marinho com os golpes definitivos, contando também com Pika, Chuchu e Pichu utilizando uma Investida trovão conjunta para frustrar os planos de Guile, que utiliza todos os Pokémon que havia roubado apenas para serem acalmados por Emerald.

Ao ter sua armadura quebrada, o vilão revela que era ela que o mantinha vivo e que, quando desapareceu, foi juntamente com Maxie para outro lugar estranho onde teve que lutar contra o ex-líder da Equipe Magma para saber quem permaneceria vivo. Ao tentar recuperar os pedaços da armadura para se manter vivo por mais tempo, Archie desaparece novamente.

O final feliz

Pokémon Emerald

Tudo começa a voltar ao normal com a ajuda de todos e Emerald acorda no último dia para realizar seu objetivo de ter sua revanche contra o Battle Dome e conquistar a Batalha da Fronteira. Red sugere um torneio com todos os portadores de Pokédex e Scott acha a ideia fabulosa, tendo realizado um último pedido a Jirachi para que as instalações recebessem milhares de visitantes!

Emerald é um arco que inicialmente desconexo, mas que por fim acaba amarrando as pontas dos arcos anteriores e conectando a história de todas as regiões até agora de uma forma intensa e explosiva, com batalhas muito interessantes enquanto deixa mistérios para serem explorados no futuro.

João Pedro L. Bravo

Formado em Comunicação Social pela UnB, é fã da franquia desde pequeno, começando sua jornada no Crystal. Ávido colecionador de jogos, caçador de shiny e leitor do mangá.

Sinta-se à vontade para comentar!

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال