Mangá Pokémon Adventures - Arco FireRed e LeafGreen

Mangá Pokémon Adventures - Arco FireRed e LeafGreen

Assim como a franquia de videogames, o universo do mangá Pokémon é vasto e repleto de enredos que foram construídos ao longo dos anos. A vantagem de um mundo compartilhado, nos quais os personagens convivem e interagem entre si, abre inúmeras maneiras para os autores terem a autonomia de criar histórias cada vez melhores.

Pokémon Adventures se destaca pelo fato da história seguir uma ordem cronológica acompanhando as gerações dos consoles e, além disso, sempre apresentando novos personagens. Da mesma forma, a obra possui a liberdade de resgatar velhos conhecidos e incluí-los na saga atual. E com isso em mente, seguindo o sucesso da sua contraparte digital, surge no início de 2004 o arco FireRed e LeafGreen, sendo o primeiro remake que aparece no mangá. Passando por ilhas misteriosas e indo até o espaço, o quinto arco nos apresenta personagens consagrados em meio de novos mistérios.

Ilhas Sevii: uma nova região, em um antigo continente

Seis meses após os acontecimentos do quarto arco (Ruby e Sapphire), Red e Blue retornam à cidade de Pallet, em Kanto, após uma convocação do Professor Carvalho. Ao chegar no laboratório, eles se deparam com um lugar vazio, uma mensagem pedindo para eles devolverem suas Pokédex, além do Tri-Pass - um passe para embarcarem no porto de Vermilion rumo às ilhas Sevii. Entretanto, uma sombra misteriosa ataca nossa dupla de protagonistas! O ataque dura pouco tempo e o inimigo foge, confusos com o ocorrido, mas confiando na mensagem do professor, os dois partem para a cidade portuária. 

Já em Vermilion, novamente somos apresentados a Green que, a bordo do Seagallop, ela também é vítima da criatura sombria. Uma luta intensa se inicia e no ato de desespero ela tenta visualizar o inimigo através do seu Silph Scope. A batalha se estende e, chegando na primeira ilha, o misterioso adversário ataca os pais da garota, que a aguardavam no porto ansiosos pelo reencontro. Green, imóvel, observa seus pais serem engolidos por uma sombra e desmaia logo em seguida. Red e Blue chegam tarde demais e encontram sua amiga desacordada, porém agora há uma pista! As imagens coletadas pelo Silph Scope revelam um Pokémon nunca visto antes.  

O plot inicial da história é bem construído, e logo nas primeiras páginas somos apresentados a um novo mistério e convidados a explorar uma nova região, em um antigo continente. Fora isso, sendo já familiarizados com os protagonistas, não é necessário uma introdução longa para entrarmos no contexto da história, dando espaço para os autores criarem um enredo atrativo logo nas primeiras páginas. 

Fora o trio principal, também retorna nosso amado criador da rede de computadores, Bill. Ele tem um papel secundário e serve como um importante suporte para a trama. Da mesma forma, novos personagens surgem. Ultima, uma anciã residente das ilhas Sevii aparece disposta a ensinar golpes especiais: Explosão de Chamas para o tipo fogo, Planta Mortal para o tipo grama, e Hidro Canhão para o tipo água. Interessante ver que essa introdução do move tutor, presente nos games, foi feita de maneira natural e se encaixando perfeitamente na história. Arquipélago adentro, a aventura então segue. 

Pokémon FireRed LeafGreen - Ataque misterioso
Um ataque surpresa de uma criatura misteriosa.

Deoxys e o retorno da Equipe Rocket

Como em todo arco, uma equipe inimiga surge como antagonista. Nada mais justo que aqui tenha o retorno da primeira organização de vilões da série. Giovanni reaparece como o chefe e, abaixo dele, somos apresentados aos novos executivos Carr, Orm e Sird, conhecidos como as Três Bestas, que trarão problemas a Red, Blue e Green. O plano é simples: usar a criatura misteriosa, revelada como Deoxys, para o uso de Giovanni. Aqui a fórmula se repete, nada que fuja aos antigos arcos. A equipe vilã tentará usar um Pokémon poderoso para alcançar seus planos, algo previsível e, sinceramente, já esperado. 

Por outro lado, a aparição de Lorelei é uma surpresa positiva! Natural das ilhas Sevii, a integrante da elite dos quatros surge para se unir a Red e seus amigos para impedir a ação dos Rockets. Com uma nova aliada, novos golpes e Blue recuperada, chegou a hora do embate e o grupo se separa ao longo do arquipélago. Lorelei avança para a sétima ilha, Blue duela contra Orm na sexta ilha e Red, na quinta ilha enfrenta Carr. 

As batalhas seguem e Carr revela que eles raptaram o Professor Carvalho, forçando todos a irem para ilhas Sevii, pois é dito que Deoxys é atraído pelas as Pokédex de Pallet. Ao falar isso, o Pokémon até então desconhecido ataca Red, encurralando-o e mostrando todo o seu poder. Ao longo do duelo Deoxys mostra uma característica peculiar e inimaginável, causando surpresa em Red - o Pokémon altera sua forma de acordo com o rumo da luta, alterando também suas habilidades. Diante de tudo isso, a derrota do campeão acontece de maneira avassaladora. Aproveitando-se da luta recém terminada, Giovanni consegue localizar Deoxys e o captura, agora tendo sua ferramenta em mãos ele estar mais perto do seu objetivo. 

Segredos e revelações 

Com pouco espaço para muitas explicações, a segunda metade da obra corre contra o tempo para fechar a maioria das pontas soltas, mas escorrega na organização das ideias podendo levar o leitor a ter pequenas confusões. Os acontecimentos seguem em ritmo acelerado após a captura de Deoxys pela equipe Rocket. O principal objetivo de Giovanni é revelado e não... não é dominar o mundo. O plano é usar os poderes do seu novo Pokémon para localizar seu filho perdido, uma ideia nobre todavia usando meios obscuros. 

Em meio ao transtorno da derrota, vemos a desesperança estampada na face de Red, até que o antigo companheiro de Blaine, Mewtwo, surge oferecendo uma nova aliança e trazendo a confiança que o nosso protagonista necessitava. Agora, juntos, eles se unem com seus aliados a fim de invadir o quartel general da equipe Rocket. 

Envolto a tantas informações, alguns pontos chaves da história se misturam com as cenas de ação. A primeira grande revelação é que o filho de Giovanni se encontra na cidade de Viridian - sua terra natal. Reconhecemos logo a silhueta que é mostrada. Kanto e Johto sempre andam lado a lado e é revelado que nosso protagonista Silver é o verdadeiro herdeiro dos Rockets. O treinador estava em uma jornada buscando informações sobre o seu passado e acabou indo em direção a cidade do ginásio da terra, no caminho, passando pela icônica floresta, acaba encontrando Yellow (a nossa telepata favorita) que decide o auxiliar. 

A verdade sobre Deoxys

Muito se especulava sobre os segredos de Deoxys, seja sua origem, a capacidade de alterar sua forma ou a razão dele ser atraído pelas Pokédex de Pallet. Tantas perguntas que são respondidas nos capítulos finais. 

Após a invasão ao quartel da equipe Rocket, Red consegue perseguir Giovanni até Viridian, onde é armado o palco para o confronto final: Red e Mewtwo contra Giovanni e Deoxys. Durante o confronto é revelado que Deoxys, literalmente, não pertence aquele mundo. Um vírus presente em um meteoro, que foi exposto constantemente a radiação espacial, é a origem desse misterioso Pokémon. Esse meteoro caiu na região de Hoen e foi levado ao centro espacial de Mossdeep, porém aproveitando o caos deixado pela equipe Magma, o time de Giovanni foi capaz de roubar o fragmento sideral.

Agora, o maior segredo da história vem à tona - não existe apenas um Deoxys, mas sim dois. Haviam dois vírus atrelados ao meteoro e, assim, duas criaturas foram desenvolvidas. O Organismo 1 foi aquele que atacou Red, Blue e Green no início do arco, atraindo-os até as ilhas Sevii, uma vez que o Organismo 2 possui uma ligação com os portadores da Pokédex. Ou melhor, uma ligação apenas com Red! Durante os acontecimentos do arco Yellow, Giovanni foi capaz de obter uma amostra de sangue de Red, a qual foi absorvida pelo Organismo 2, criando, então, uma forte ligação com o campeão. O Deoxys capturado nas ilhas Sevii é o Organismo 2, o paradeiro do outro é desconhecido - segundo Sird ele foi descartado.

Além disso, é possível controlar a sua mudança de forma através do clima, especialmente o de Hoenn. Usando as pedras Ruby e Sapphire é possível recriar o clima dessa região em qualquer lugar, com isso, Deoxys é capaz de usar livremente suas quatro formas:

  1. Forma normal: um estado em que todos os seus atributos estão equilibrados;
  2. Forma de ataque: seu poder ofensivo encontra-se no máximo;
  3. Forma de defesa: ideal para bloquear qualquer ataque;
  4. Forma de velocidade: deixando-o tão veloz que, praticamente, o torna invisível.

A batalha final é um dos momentos de mais ação na série, com reviravoltas e revelações ocorrendo a todo instante. A fluidez presente em arcos anteriores até se perde, obrigando a uma leitura atenta para não se atrapalhar em meio a tanta informação. 

Deoxys - Alternância de formas
Deoxys e sua misteriosa habilidade.

Desfecho enigmático

Uma batalha feroz é travada, porém a ligação entre Red e Mewtwo é mais forte e a dupla sai vitoriosa. Em meio aos destroços da luta, Giovanni lamenta sua relação com Silver e o Organismo 2 é libertado, saindo em busca do seu companheiro perdido. Tudo segue para um final padrão até Sird aparecer querendo capturar o Deoxys ferido. Red, Blue, Green, Yellow e Silver se atiram em direção a um misterioso raio, buscando proteger o Pokémon mítico, e acabam sendo petrificados, finalizando dessa forma (para surpresa de muitos) o quinto arco.

Pokémon FireRed LeafGreen - Protagonistas petrificados
Um final em aberto para um arco repleto de revelações

Nesse retorno a Kanto pudemos esclarecer algumas questões que surgiram anteriormente, ao mesmo tempo que outras foram criadas. Destaque para o passado de Green e Silver que finalmente foi exposto (embora o reencontro da treinadora com seus pais tenha sido escanteado), além da introdução do Pokémon mítico de Hoenn. 

A obra no geral é consistente e usa muito bem o universo de Pokémon Adventures, tendo como pontos fortes um início cativante e um final enigmático, levando o leitor a seguir acompanhando-a. Por outro lado, a quantidade de informações é muito superior em relação ao número de páginas reservadas ao arco. A história é acelerada, com constantes acontecimentos correndo em paralelo, algo que pode causar estranheza. Um arco curto e intenso, dedicado a responder questões pendentes e instigando a criação de novas gerações, assim é Pokémon FireRed e LeafGreen. Nostálgico (como deve ser) e relevante para a sequência do mangá.

Vini

Natalense raiz, cresceu cantarolando aberturas de animes. Colecionador de mangás e apaixonado por pokémon! Frustrado por não ter completado o álbum de figurinhas, mas realizado por ter o pôster do primeiro filme.

Sinta-se à vontade para comentar!

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال