Pokémon TCG - Resumo da Rotação de 2023

Logo da coleção Scarlet & Violet

Anualmente, o formato Padrão do Pokémon TCG passa pela rotação, uma data a partir da qual as cartas há mais tempo no formato deixam de ser oficialmente válidas. Em 2022, em contraste com o usual, a rotação não aconteceu e foi, posteriormente, definida para o dia 14 de abril de 2023.

Desta vez, as cartas com marca de regulamentação D serão rotacionadas. Assim, os jogadores já podem se preparar de antemão para adaptar suas estratégias às perdas iminente e se despedir de baralhos que deixarão de existir. 

Neste textos, falaremos sobre algumas das mudanças mais relevantes no formato, organizadas por coleção. 

O que fica no formato? 

Antes de começar a comentar o que sai do formato, é necessário deixar claro o que fica. Cartas com quaisquer das marcas seguintes à D, ou seja, marcas E, F, G..., seguem intocadas até a próxima rotação, esperada para 2024. Isso inclui cartas D reimpressas posteriormente em outras coleções.

Para deixar claro, a marca de regulamentação é um símbolo encontrado no canto inferior esquerdo de todas as cartas lançadas a partir do bloco Espada e Escudo.

Espada e Escudo 1

Lançada no início de 2020, Espada e Escudo estreou o bloco de mesmo nome e é a mais antiga coleção no Padrão atualmente. Várias de suas cartas tiveram alta relevância durante o bloco, entre as quais é possível destacar:

Marine

Marine

Conhecida por causar alegrias e, especialmente, tristezas, Marine foi durante a maior parte de sua "vida útil" a única maneira viável de alterar a mão do oponente (efeito chamado de disrupt) e comprar cartas simultaneamente. Por isso, foi peça fundamental de diversos baralhos, com bom uso até hoje.

Popular também entre os colecionadores, com diferentes artes especiais, Marine com certeza deixará saudades. Contudo, já há boa alternativas disponíveis, como Juiz e Roxanne

Juiz Roxanne

Bola Rápida

Bola Rápida

Principal forma de busca de Pokémon Básico desde seu lançamento, Bola Rápida é, talvez, a peça que deixará mais saudade. Quase onipresente nos baralhos, ela também teve importância pelo "ônus" do descarte de uma carta da mão, aproveitado por algumas estratégias e combos.

Naturalmente, os jogadores não estarão totalmente desamparados. A amada Ultra Bola, mais versátil, voltou ao formato há pouco tempo, e a Bola Ninho terá retorno em Escarlate e Violeta 1. Ambas devem suprir bem as demandas, com auxílio de outras cartas.

Ultra Bola Bola de Ninho

Zacian V (SSH)

Zacian V

Espada e Escudo 1 teve mais destaque pelas cartas Treinador, mas o Pokémon Zacian V não poderia ficar de fora. Com uma excelente combinação de ataque e Habilidade, o lendário foi motor tanto para baralhos ofensivos, como ADP/Zacian, quanto para baralhos mais defensivos, como o Lucmetal/Zacian.

O reinado de Zacian durou até a rotação de 2021, quando ele perdeu os melhores parceiros e saiu dos grandes holofotes. De qualquer forma, o posto de um dos Pokémon mais vitoriosos dos últimos anos está garantido.

Linha de Inteleon (SSH)

Drizzile Inteleon

Se você é leitor frequente da Pokémon Blast News, deve estar cansado de conhecer a importância da linha evolutiva do Inteleon. Se não for o caso, falamos com detalhes sobre ela no texto Top 5 surpresas do bloco Espada e Escudo.

Apesar de ter perdido popularidade a partir de setembro de 2022, graças às mudanças promovidas pela coleção Origem Perdida, essa linha foi o motor de baralhos e transformou a forma como o Pokémon TCG foi jogado nos anos recentes e, por isso, foi o mais marcante do bloco.

Rixa Rebelde (Espada e Escudo 2)

Com lançamento no dia 1º de maio de 2020, Rixa Rebelde não conseguiu justificar todas as expectativas sobre si na época. Ainda assim, alguns elementos merecem ser citados:

Dragapult VMAX

Dragapult Vmax

Uma das estrelas da coleção, Dragapult VMAX esteve no topo do metagame durante dois períodos. 

O primeiro foi entre seu lançamento e o lançamento da coleção seguinte, Escuridão Incandescente, a qual será comentada a seguir. O segundo ocorreu apenas no ano seguinte, logo após a rotação de 2021, e interrompeu-se no lançamento de Golpe Fusão.

O grande responsável por esse ótimo desempenho foi o ataque Fantasma Max e a distribuição de dano fornecida por ele.

Rede de Recolhida

Rede de Recolhida

Para os amantes de baralhos com poucas ultra raras, Rede de Recolhida pode ser o maior prejuízo causado pela rotação. Ela é, até hoje, ferramenta crucial para determinados combos e estratégias, a exemplo dos decks baseados na Zona Perdida.

Por enquanto, não há candidatos substitutos à altura.

Escuridão Incandescente (Espada e Escudo 3)

Liberada cerca de 3 meses após a chegada de Rixa Rebelde, Escuridão Incandescente foi a coleção de marca D com mais Pokémon fortes competitivamente. São exemplos: 

Eternatus VMAX 

Eternatus Vmax

O emblemático Eternatus VMAX estreou como baralho a ser batido e manteve-se nas primeiras prateleiras até a rotação de 2021, cerca de um ano depois. 

Nesse período, foi um dos principais oponentes ao domínio dos GX Aliados, pois era capaz de nocauteá-los com a combinação entre a Habilidade Zona Eterna e o ataque Medo Sem Saída.

 Crobat V

Crobat V

Parte do sucesso do Eternatus e muitos outros decks deve-se, claro, ao Crobat V. Devido à Habilidade Artefato Sombrio, o morcego esteve presente em diversas listas, acelerando a compra de cartas e adicionando consistência. 

Hoje, no entanto, o uso do Crobat tem sido menos frequente, porque muitos baralhos têm mais sinergia com outras formas de alcançar os mesmo objetivos. 

Festa Maluca

Bunnelby Polteageist

Inspirado em Alice no País das Maravilhas, Festa Maluca foi por bastante tempo o baralho recomendado para iniciantes e jogadores que queriam gastar pouco. 

Baseado em Pokémon de 1 Prêmio e um potencial de dano alto nos turnos avançados, o baralho ganhou o carisma do público e teve até momentos de alta no metagame. 

A falta de recursos para consistência e a pluralidade de counters no formato não deixaram Festa Maluca ir muito longe, porém ele certamente deixará alguma saudade para muitos jogadores.

Vikavolt V 

Vikavolt V

Ao contrário dos demais, Vikavolt V aparece na lista mais pelo que poderia fazer no futuro do que pelo que fez até o presente.

O Pokémon elétrico chegou com altas expectativas sobre o ataque Raio Paralisante e teve certo brilho como peça do Pikarom, um dos baralhos mais vitoriosos do bloco Sol e Lua, rotacionado em 2021.

Após uma longa fase apagado, Vikavolt voltou aos holofotes com a vinda de um novo parceiro em Tempestade Prateada, o Regieleki VMAX, e com a ascensão de baralhos com fraqueza ao tipo Raio ou vulneráveis ao efeito do Raio Paralisante.

O desempenho atual é decente, mas, ao observar a inclusão de novos recursos para o tipo Raio em Escarlate e Violeta, encabeçados pelo Miraidon-ex, é difícil não ter a sensação de que a rotação vai tirar, do Vikavolt, os melhores dias de glória.

Regieleki Vmax Miraidon-ex

Outros

Naturalmente, muitas outras cartas das coleções acima poderiam ter sido citadas. 

Além disso, as coleções especiais Caminho do Campeão e Destinos Brilhantes, a coleção regular Voltagem Vívida e as promos de produtos selados foram pouco relevantes pro metagame individualmente, então não fariam jus a tópicos separados.

Outras peças úteis para o competitivo que deixarão o formato são:

  • Energia de Captura;
  • Energias Especiais dos tipos (Poderosa, Horripilante, Acelerada, Revestida etc.);
  • Raras Incríveis (Amazing Rares);
  • Balde Profundo;
  • Oranguru (SSH);
  • Quadra de Treino; 
  • Incenso de Evolução;
  • Rotom Fone;
  • Grande Sombrinha;
  • Capa de Dureza.

Conclusão

A rotação é um dos momentos chave da temporada no Pokémon TCG. A partir dela, decks morrem, nascem ou se renovam. Estar preparado e disposto a receber bem as transformações é o primeiro passo para se adaptar bem a elas.

Para mais conteúdo sobre Pokémon, mantenha-se atento à Pokémon Blast News, em especial a nossa página dedicada ao Trading Card Game!

Matheus Gomes

Estudante de desenvolvimento web e programação, Matheus dedica parte de seu tempo livre ao Pokémon Trading Card Game, principalmente como organizador de torneios online. Na PBN, busca familiarizar os leitores ao incrível mundo do TCG competitivo.

Sinta-se à vontade para comentar!

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال